Wagyu: Carne mais cara do mundo impressa em 3D
Há algum tempo, os cientistas começaram a tentar criar versões artificiais de carne, por forma a reunir soluções e alternativas à verdadeira. Recentemente, um grupo de cientistas japoneses revelou a primeira impressão 3D do mundo de carne wagyu.
Oriunda do Japão, a carne wagyu corresponde às quatro raças japonesas de gado de corte e é considerada a mais cara do mundo.
Um grupo de cientistas da Osaka University fabricou a primeira carne de vaca wagyu do mundo, imprimindo-a em 3D. Para isso, de acordo com um comunicado de imprensa, utilizou células estaminais isoladas do gado japonês. O produto final aparenta ser um bife com músculo, gordura e vasos sanguíneos.
Pelo aspeto muito semelhante ao mármore, promovido pela gordura intramuscular, a carne wagyu é das mais caras e procuradas do mundo. Afinal são essas camadas de gordura que lhe concedem o sabor e textura distinta. Ora, por estas razões, a sua impressão em 3D é altamente complexa.
Uma equipa de cientistas conseguiu reproduzir a qualidade específica da carne wagyu, através de uma técnica especial. Os investigadores utilizaram dois tipos de células: de satélite bovinas e estaminais derivadas de adiposas.
Depois de incubarem e moldarem as células até se tornarem em vários tipos – processo necessário para gerar fibras individuais para músculo, gordura e vasos sanguíneos -, empilharam-nas em 3D para se assemelharem ao aspeto da carne wagyu.
Posteriormente, os cientistas adaptaram uma técnica para criar doces japoneses e cortaram o material empilhado, perpendicularmente. Dessa forma, criaram fatias de carne wagyu. Segundo os cientistas, este método pode ser utilizado para criar outros tipos de estruturas complexas.
Ao melhorar esta tecnologia, será possível não só reproduzir estruturas complexas de carne, tais como o belo sashi da carne de wagyu, mas também fazer ajustamentos subtis aos componentes de gordura e músculo.
Disse Michiya Matsusaki, autora do estudo publicado na Nature Communications.
Embora a equipa não tenha mencionado o valor a que seriam vendidos e o tempo associado à produção dos bifes de carne wagyu impressos em 3D, o sucesso da experiência é, certamente, promissor. Afinal, esta poderia ser uma forma muito mais sustentável de satisfazer a procura.
Este artigo tem mais de um ano
Espectacular . Não se esqueçam do bacon também 🙂 . E já agora do Tofu para os vegan
Não comia esta carne por nada deste mundo.Não deve ter sabor nenhum,mas nenhum mesmo.
Nem eu, mas eles vao arranjar uma forma de proibir e a unica soluçao é comeres esta carne. Espera para veres! O pessoal tem o que merece, ninguem abre os olhos a tempo.
eu tambem penso assim, mas, tenho a certeza que um dia vou estar a comer dessa carne sem saber. chamam-lhe futuro, evolução eu sei lá que mais, mas a verdade é que a vomos papar.
comes pior e não sabes
Nossa que nojo, que valente porcaria, não comia nem que me pagassem. É isto que querem para o futuro, carne arteficial? Agora sim é que vão haver mais doenças e vírus por aí…cambada de doentes mentais.
Mais doenças e vírus? Como se todo o processo é supervisionado em laboratório? A carne só é boa quando um animal dá a sua vida por ela? A tecnologia pode ainda não estar no ponto, mas mais uns anos e isto será mainstream. É também uma opção muito mais sustentável para o planeta
***artificial
Segundo entendi foi utilizada matéria animal…….
Por isso é que a nimais como tu não deviam poluir o planeta
Lol que comentário mais imbecil. A todos os níveis. Acho que não acertaste uma afirmação. Até as de opinião própria não são válidas pois nunca provaste para fazer tal crítica.
Dito por um indivíduo que conhece muito bem o Japão, as vacas que produzem esse tipo de carne têm direito a sessões de massagem várias vezes ao dia, durante toda a vida e até serem abatidas, sendo essa uma das razões para o preço muito elevado desse tipo de carne. Ao que parece as massagens garantem uma dispersão uniforme dos veios de gordura na carne que com esse tratamento fica muito tenra, possuindo um sabor e textura incomparáveis. Existem nichos de mercado neste mundo ao alcance de pessoas endinheiradas que nem nos passam pela ideia.
Com tanta massagem gostosa assim , as vacas só podiam ficar umas “fofinhas”.
Será o futuro quando o preço conseguir ser competitivo.
Estamos ainda no início.
Mas depressa comia tofu com molho mitsu do que esta carne!!
Se vos metessem um bife impresso à frente sem dizerem a origem mamavam-no e pagavam-no sem saberem de nada, como fazem no resto dos restaurantes!
Interessa é o preço xD
Houve (+40 anos) um caso neste distrito onde o restaurante fazia pratos com coelho e vendia-os mais baratos que a concorrência, até aqui nenhum problema!! Certo dia o dono mandou fazer obras e os trabalhadores descobriram que os coelhos afinal eram gatos!!
Ahah verdade. E muitos daqui devem ter comido cavalo por vaca eheh
Com gordura daquela maneira? Enfiava o prato nas trombas do cozinheiro que a preparou …
Não sabes o que é gordura boa está visto 😀
Idiotice