Trump ataca produtos farmacêuticos: taxas de até 200% “muito em breve”
O segundo mandato de Donald Trump ficará marcado pela imposição de taxas a todo o mundo e pelos seus eventuais resultados. Em mais uma ameaça, o Presidente dos Estados Unidos informou sobre a imposição de tarifas de até 200% sobre os produtos farmacêuticos "muito em breve".
Na terça-feira, durante uma reunião, o Presidente dos Estados Unidos ameaçou a imposição de taxas de até 200% sobre os produtos farmacêuticos importados.
Com "taxas muito altas" em mente, Donald Trump avisou que estas taxas não entrariam imediatamente em vigor: "Vamos dar-lhes um certo tempo para se organizarem".
Segundo o secretário de Comércio, Howard Lutnick, à CNBC, após a reunião, os detalhes sobre as taxas a serem efetivamente impostas serão divulgados "no final do mês".
Com os produtos farmacêuticos e semicondutores, esses estudos estão a ser concluídos no final do mês e, então, o presidente definirá as suas políticas, e vou deixá-lo esperar para decidir como vai fazer isso.
Numa nota, citada pelo mesmo órgão de comunicação, o analista David Risinger, da Leerink Partners, disse acreditar que o anúncio é positivo para o setor, "porque as taxas não serão implementadas imediatamente... e não está claro se o governo vai implementá-las, no futuro".
Farmacêuticas alertam que taxas podem prejudicar pacientes
Conforme a informação, este é o comentário mais significativo de Trump sobre taxas específicas para produtos farmacêuticos desde abril, quando o seu governo iniciou uma investigação da chamada Section 232 sobre esses produtos.
A autoridade legal permite que o Secretário do Comércio investigue o impacto das importações na segurança nacional.
Para as empresas farmacêuticas, estas taxas altíssimas representariam um duro golpe. Afinal, muitas já alertaram que as taxas poderiam aumentar os custos, dissuadir investimentos nos Estados Unidos e perturbar a cadeia de abastecimento de medicamentos, colocando os pacientes em risco.
Cada dólar gasto em taxas é um dólar que não pode ser investido na produção americana ou no desenvolvimento de futuros tratamentos e curas para os pacientes.
Disse Alex Schriver, vice-presidente sénior de relações-públicas da PhRMA, o maior grupo de lobby da indústria no país, numa declaração.
Na perspetiva de Trump, por sua vez, as taxas incentivarão os grupos a transferir a sua produção para os Estados Unidos.





















Na prática, só está a dar mais uns tiros na classe média.
Quando falam no trump vem-me logo à memória a foto dele no fórum económico mundial, a apertar a mão ao patrão klaus.
Então e uma taxa sobre a estupidez, do Trump.
Isso seria infinito%.
A estupidez maior vai vir em breve, com a WW3.
Já se perdeu a vergonha, e ja começa a valer tudo.
E ao invés de darem lugar a diplomacia, dão prioridade a guerra deles, com o nosso dinheiro e sangue.
Eu já começo a pensar que a Russia sabia o que ai vinha, e pôs-se a caminho antes de acampassem na Russia, o que já fizeram até.
Disseram que ele era louco, que queria atacar a EU, mas vocês me dirão se não vai ser a EU a ataca-los a eles, pela 3ª vez em 1 século.
Não sei de que lado está a China, mas a China tem muito a perder, se a Russia cai,
Eu acho que o ataque ao Irão foi um aviso de tiro de partida á Russia.
Ainda vamos morrer todos queimados nessa loucura.
Os que sobrarem, façam o que deve ser feito.
Sobre esse lunatico do Trump e outros como ele, como a Merkel, Merz e mutos outros, a posição deles não é minimamente razoavel, nem responsavel.
Eu vejo crime em todo o lado.
Só desde 2022, vimos se calhar mais de 6 Países serem atacados.
+1 Concordo somos liderados por bando doente mentais psicopatas sendo Trump o mais moderado deles todos.
Putin ja conhece bem a corja psicotica dos lideres do mundo ocidental e sabe muito bem que nao pode confiar neles.
Quem não tem empatia pelo seu povo tem sempre traços de psicopata. Nem Trump nem Putin têm empatia pelo seu povo. Um pensa em si, em monetizar com cargo que tem, e nem pensa no efeito que as taxas alfandegárias irão ter sobre o seu povo, principalmente a clase média. O outro, alêm de monetizar com o cargo em esquema comparado a máfia, sonha com um imperialismo que já morreu há muito tempo, e que está a levar à destruição da economia, de muitas empresas e famílias.
os eua têm um rol enorme de países atacados, “intervencionados”, mudanças de regime quer por intervenção direta quer por patrocínio financeiro, militar e formativo a grupos terroristas, guerras por proxy, etc, desde o final da segunda guerra mundial.
neste momento estamos a falar de mais de 100 ações.
o mundo é que parece que só agora acordou e está a perceber essa realidade algo que se deve em muito ao facto de o trump ser um total desbocado (única coisa positiva) e precisamente à perda total da vergonha e da necessidade de esconder do público certas realidades.
aliás algum do público está hoje muito mais fácil de convencer do que há umas décadas atrás. hoje para arrasar o iraque não seria preciso inventar coisas como armas de destruição massiva, bastaria dizer que “o regime é opressor e está contra nós. vamos levar-lhes a democracia para que passem a estar do nosso lado”
Até teria pena das farmacêuticas se não soubesse que algo que poderiam vender por exemplo por 67 dólares vendem por exemplo por 2000 dólares, só porque no primeiro caso muitas vezes as seguradoras não vão suportar o custo, mas o custo absurdo já suportam.
As farmacêuticas têm margens tão gigantesca que podem absorver tais aumentos, a menos que queiram manter ou aumentar os lucros para os accionistas e poderão aproveitar para aumentar os preços de forma drástica, e quem não tiver dinheiro ou um bom seguro azarito.
Ou caso as farmacêuticas se sintam muito prejudicadas podem sempre sair do mercado dos EUA… não, não vai acontecer, pelo menos não por isto, na pior das piores hipóteses talvez deixassem de ter os produtos, mas eles simplesmente aumentam os preços e está resolvido, eles claramente não têm problemas morais com isso, quem não vai gostar são as seguradoras… sim, que a maior parte das pessoas provavelmente não conseguiriam pagar os preços de mercado.
A UE, lider do progresso e de pessoas inteligentes, não consegue criar um indústria farmaceutica para concorrer com a os USA? Até as vacinas covideiras que agora são deitadas ao lixo aos milhões (pois já nem os covideiros level 99 as querem) tiveram de ser compradas aos USA? Igual para medicamentos para doenças raras….
Por isso é que grande parte dos medicamentos dos USA são produzidos… na Europa e em concreto em Portugal também
Também os iphones são produzidos na china ou india ou tailandia…..
Apple é americana e se querem um têm de pagar bem.
As mais conhecidas
AstraZeneca: (UK/Sweden)
Bayer: (Germany)
GSK: (UK)
Novartis: (Switzerland)
Roche: (Switzerland)
Novo Nordisk: (Denmark)
Boehringer Ingelheim: (Germany)
Merck KGaA: (Germany)
GlaxoSmithKline(UK)
Existem centenas
Compreendo o que dizes, e não defendendo as farmacêuticas, um medicamento até ser considerado seguro para ser utilizado em humanos por norma demora décadas, alguém vai ter de pagar isso.
Eu sou doente crónico e estou a fazer um tratamento médico para o resto da minha vida que custa atualmente a todos nos vários milhares por mês, não sei se podia ou não ser vendido de forma mais barato, calculo que sim, mas até ser considerado seguro levou anos a ser desenvolvido.
quem vai pagar são os consumidores, caraças. É difícil perceber isso?! As seguradoras americanas simplesmente mudam as suas taxas de cobertura, como é lógico…
Quando são outros como a Europa, nunca é um ataque, são as taxas da felicidade.
É essa hipocrisia que me irrita.
A europa que é a rainha das taxa, impostos e multas é tudo por uma boa causa, os outros é porque são uns malvadões!
No entando, como sempre, estas taxas não vão entrar verdadeiramente em vigor, é mais um estratagema á Trump para conseguir o que sempre quis, ou seja, negociar os acordos.
O que ainda não compreenderam é que o Trump e companhia estão a juntar o valor das tarifas com o IVA como se fosse a mesma coisa, nos EUA também há taxa de IVA, como aqui varia de estado para estado.
Ele continua a dizer que há dezenas e dezenas de países a tlf para negociar, não diz é quais, ou seja, estão todas borrifar-se para ele, ao que parece apenas o Trump e seus seguidores é que ainda não perceberam que o mundo está a perder o respeito pelos EUA, infelizmente é uma pena, mal ou bem ainda são o garante de alguma estabilidade no mundo.
https://eco.sapo.pt/2025/07/07/ue-esta-mais-perto-de-um-acordo-de-principio-sobre-tarifas-com-os-eua/
Aliás, os acordos têm-lhe corrido mesmo bem. Art of the deal…
Eu posso te dizer que com esta brincadeira do trump a empresa farmacêutica para qual trabalhar , já está a cancelar lots de medicamentos na Europa para voltar aos USA visto é empresa americana .
E estamos a falar que cada batch o valor são 10/12milhoes .
E a margem é muito alta
Acho muito bem, tudo o que é medicamento deveria pertencer ao dominio publico medicamentos NUNCA deverião pertencer a um industria que é igual ao armamento a industria farmaceutica vide do lucro e dos clientes que não podem faltar. Existem 4 sectores que deveriam levar uma garnde volta os 3 primeiros funcionam em conjunto promovendo a doença:
1º agricultura
2 Alimentação
3º industria farmaceutica
4 º Material de Guerra