Superimunidade poderá explicar como os morcegos conseguem carregar os coronavírus
Pensa-se que os coronavírus como o MERS-CoV, a Síndrome respiratória aguda grave (SARS-CoV) e, mais recentemente, o vírus SARS-CoV-2, causador da COVID-19, têm origem em morcegos. Embora estes vírus possam causar doenças graves e muitas vezes fatais nas pessoas, por razões não previamente bem compreendidas, os morcegos parecem estar ilesos.
Os cientistas sabem que os morcegos não se livram do vírus, contudo, estes não adoecem!
Coronavírus: Os morcegos são "super imunes"
Os cientistas estão intrigados, por que razão o vírus MERS não desliga as respostas imunitárias dos morcegos, como acontece nos humanos?
Numa investigação recentemente publicada em relatórios científicos, a equipa de cientistas da Universidade de Sascachevão (Canadá) demonstrou pela primeira vez que as células de um morcego castanho comedor de insetos podem ser persistentemente infetadas com o vírus MERS-CoV durante meses, devido a importantes adaptações tanto do morcego como do vírus, a trabalhar em conjunto.
Em vez de matar células de morcegos como o vírus mata células humanas, o vírus MERS-CoV entra numa relação de longo prazo com o hospedeiro, mantida pelo 'super' sistema imunitário único do morcego. Pensa-se que o SARS-CoV-2 funciona da mesma forma.
Referiu Misra, autor correspondente no artigo.
A "nova" vida dos morcegos pode ter espoletado a transmissão
Segundo Misra, o trabalho da equipa sugere que ‘stresses’ vividos pelos morcegos, como os mercados húmidos, outras doenças e possivelmente a perda de habitat podem ter um papel na transmissão do coronavírus para outras espécies.
Quando um morcego sofre de stress no seu sistema imunitário, perturba o equilíbrio entre o sistema imunitário e o vírus e permite que o vírus se multiplique.
Afirmou o cientista.
A investigação foi realizada no USask's Vaccine and Infectious Disease Organization-International Vaccine Centre (VIDO-InterVac). Esta é uma das maiores instalações de investigação de confinamento de nível 3 do mundo. Por trás está uma equipa de investigadores do USask's Western College of Veterinary Medicine e do VIDO-InterVac.
Vemos que o coronavírus MERS pode adaptar-se muito rapidamente a um determinado nicho e, embora não compreendamos completamente o que se passa, isto demonstra como os coronavírus são capazes de saltar de espécie para espécie sem esforço.
Esclareceu o cientista da VIDO-InterVac Darryl Falzarano, que liderou o estudo do morcego, desenvolveu o primeiro tratamento potencial para o MERS-CoV e está a liderar os esforços do VIDO-InterVac para desenvolver uma vacina contra a COVID-19.
Camelos e morcegos são os hospedeiros do vírus MERS-CoV
Até à data, o vírus SARS-CoV-2 infetou mais de 3,5 milhões de pessoas em todo o mundo e matou 7% das pessoas infetadas. Em contrapartida, o vírus MERS infetou cerca de 2500 pessoas em 2012, mas matou uma em cada três pessoas infetadas. Não existe vacina contra a SARS-CoV-2 nem contra o MERS. Embora os camelos sejam os hospedeiros intermediários conhecidos do MERS-CoV, suspeita-se que os morcegos sejam os hospedeiros ancestrais.
Segundo Misra, os coronavírus adaptam-se rapidamente às espécies que infetam. No entanto, pouco se sabe sobre as interações moleculares destes vírus com os seus hospedeiros morcegos naturais. Um estudo conduzido pelos EUA, em 2017, mostrou que os coronavírus dos morcegos podem persistir nos seus hospedeiros durante, pelo menos, quatro meses de hibernação.
Quando expostas ao vírus MERS, as células de morcegos adaptam-se. Estas não produzem proteínas causadoras de inflamação que são marcas de adoecer. No entanto, estas mantêm uma resposta antiviral natural, uma função que se desliga noutras espécies, incluindo os seres humanos. O cientista referiu que, simultaneamente, o vírus MERS também se adapta às células hospedeiras dos morcegos através da mutação muito rápida de um gene específico.
Num trabalho conjunto, estas adaptações resultam na permanência do vírus a longo prazo no morcego. Assim, este torna-se inofensivo até que algo - como a doença ou outros fatores de stress - restabeleça este delicado equilíbrio.
A equipa está agora a concentrar esforços para perceber como o vírus MERS, transmitido pelo morcego, se adapta à infeção e replicação em camelídeos e células humanas.
Esta informação pode ser crítica para prever o próximo vírus de morcego que irá causar uma pandemia.
Concluiu Misra.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Será que é um mecanismo simbiótico? Ou será que os vírus estão integrados na Natureza para poder dar cabo de espécies invasoras ou então que estão a estragar o planeta? Digo isto porque os predadores naturais ( excepto humanos ) dos morcegos os consomem e não contraem vírus. É possível que nós humanos, já fomos imunes, mas que como já não “precisamos de evoluir” ficámos mais fragilizados nesse aspecto… É a maneira da Natureza equilibrar as coisas… Será que posso admitir que os vírus potencialmente perigosos para nós, presentes e inertes em animais, são os anti-corpos do Planeta? xD
Gostei desse raciocínio, que não me parece muito distante do que poderá ser a verdade.
Bom raciocinio, para mim (deixando as teorias de lado), isto pode ter acontecido porque estamos a alterar as cadeias alimentares “naturais”. E pode ser um sistema que o “planeta” tem de se proteger disso.
Mas ainda tens dúvidas que o maior e mais perigoso virus é o ser humano ? Somos muitos, continuamos a nos multiplicar e portanto, não precisas de ir mais longe: nós enquanto espécie é que somos o problema.
Será que a leitura de W.G.Wells não te fez delirar?
Como o MERS matou pouco – a investigação foi praticamente parada.
Se tem avançado é muito provável que ajudasse à do SARS-CoV-2.
Dois bons artigos do “DN”:
https://www.dn.pt/mundo/china-nao-fecha-a-porta-a-missao-da-oms-para-investigar-origem-do-virus-12164322.html
https://www.dn.pt/vida-e-futuro/origem-do-novo-coronavirus-esta-a-faltar-uma-peca-do-puzzle-diz-investigador-12165974.html
Correção:
Como o SARS-Cov(o 1) e o MERS-CoV matou pouco – a investigação para encontrar uma vacina foi abandonada por falta de financiamento, por não ter mercado.
“A realidade é que, quando existe um mercado, existe uma solução. Hoje temos centenas de vacinas para os coronavírus, mas são todas para animais: porcos, galinhas, vacas etc.”
https://www.bbc.com/portuguese/internacional-52238530
Mas não eras tu que, dizias que o virus era de origem natural? Ou mudaste de opinião assim de forma repentina!? Posso estar enganado mas..
O que é que eu escrevi ou citei contraria a origem natural do vírus?
– Vírus criado em laboratório =>a um vírus juntar material de outro um vírus. A sequenciação genética do SARS-CoV-2 iria encontrar a sua presença – o que não se verificou.
– Vírus de origem natural => vírus de uma espécie animal que passa para outra e sofre modificações, antes de atingir os humanos. No caso do MERS o vírus terá passado dos morcegos para os camelos.
Desculpa, mas a MERS matou muito no entanto infectou poucos (cerca de 36% dos casos resulta em morte). O numero de infecções é que foi reduzido. O COV1, desapareceu e ainda não há explicação para isso.
Raios partam os morcegos.Detesto esses animais.Tenho-lhes uma raiva de morte.
E eles têm ” uma raiva de morte” por ti, e detestam-te. Porque és uma pessoa que nunca pensa em outras possibilidades, és um tipo fechado com uma mente totalmente fechada, que não esta apta para ver a realidade.
Os animais são os culpados, comer morcegos? comer cães? Gatos? Outros animais selvagens, a culpa é dos animais… Entraram em jaulas sozinhos. Ai esta a tua mente fechada.
Mas rapidamente chegasse a uma conclusão, de o porquê de seres uma mente fechada
«Sandokan É o herói de uma série de onze aventuras»
Boas series de fantasias e aventuras, e HEROIS!!
Perfeitamente normal, não te preocupes.
E no entanto são úteis a reduzir a proliferação dos insectos nocturnos…
Concordo,mas também são “úteis” na vasta proliferação de doenças por onde eles vivem.É verdade ou não é ?? Veja-se este muito infeliz caso do coronavírus. 😐
Mais uma vez o SANDOKAN a mandar disparates a toa… Tu já viste algum tigre, leão, morcego a ir para uma jaula, abrir-la e fechar-la a 7 chaves e ser posto a venda no mercado?
Acorda, o que tu dizes não tem sentido nenhum! É pena, devias abrir os olhos. Pois acredita quem é gozado és tu. Pela mente fechada que és.
A culpa é do morcego por tanto?
Posso não concordar totalmente da opinião do Sandokan, mas tu também pareces o iluminado! Abrir os olhos é para todos, TU incluido!
Não tem noção da quantidade de doenças que podem ser disseminadas pelos insetos, pois não?
Só digo isto (eu não acredito que tenha vindo de animais, sim os animais podem conter o vírus, mas não creio que tenham sido eles o causadores para a transmissão dos humanos, houve mão de alguém seja laboratórios entre outras entidade e organizações com interesses)
https: //www.jn.pt/mundo/investigador-a-beira-de-grande-descoberta-sobre-a-covid-19-foi-morto-a-tiro-12159083.html (estranho)
https: //observador.pt/2020/05/05/tres-quedas-em-duas-semanas-o-misterio-dos-hospitais-russos/
https: //www.bbc.com/portuguese/internacional-51411980
https: //www.noticiasaominuto.com/mundo/1462119/morreu-de-covid-19-homem-que-disse-que-virus-era-uma-jogada-politica
https: //observador.pt/2020/04/03/medica-que-alertou-a-china-para-a-pandemia-de-covid-19-esta-desaparecida/
https: //observador.pt/2020/04/19/nobel-frances-luc-montagnier-causa-polemica-ao-dizer-que-virus-da-covid-19-veio-de-laboratorio-chines/
Coincidências? Hahahaha são são, não são poucas! Claro foi o animal que causou isto, como se um laboratório não conseguisse fazer “spread” disto com alterações genéticas no gene etc etc.
Mas calma, é coincidências pessoal é coincidências… As cadeias de transmissões do virus na China foram diferentes dos da Italia, e dos de Italia foram diferentes dos de Portugal.
https: //expresso.pt/coronavirus/2020-05-01-Donald-Trump-diz-ter-fortes-indicios-de-que-o-virus-teve-origem-num-laboratorio-em-Wuhan-na-China
https: //www.noticiasaominuto.com/mundo/1473142/mike-pompeo-diz-agora-que-eua-nao-tem-certezas-sobre-origem-do-virus
Depois temos isto, dizem que foi e agora desmentem, depois dizem que foi e depois dizem que afinal não é bem assim. Interesses? Negociações? Desentendimentos? Conflitos? Com quem? Pois
Calma pessoal, por acaso alguém do governo chines e da elite foi infectado? Pequim? Xangai? O vírus é imune a deputados, governo chines e elite!?
Parece que sim, é normal pessoal essa gente desenvolve anticorpos assim que o virus aparece do nada, o Sistema Imunitário detectou a presença do virus antes de ele chegar e criou anticorpos.. Os gajos são uns ninjas! Habilidades poderosas, power level incrível, capaz de dissimular um kamehameha e fazer teletransporte.
Pesquisem por o canal “Conhecimento é poder coronavirus” tem la um video muito explicativo em relação a isso, fora os links que deixei a cima!
Mas calma pessoal, é tudo coincidências! Não vejam coisas onde elas não existem.. Não existe gente interesseira, não existe interesse por parte de laboratórios, governos, países, cientistas, empresas, organizações.. Interesses é ZERO. Eles querem é o nosso bem.
Se houvesse a cura para todas as doenças, tenho a certeza absoluta que todos iriam ficar felizes (laboratórios inclusivo, iriam manter-se abertos durante anos e anos! A produzir… Hmmmm deixa la ver… Vacinas? Medicamentos? Hmmm também não……. Whey protein? Nutela?)
Não vou por mais links, tem imensos é só pesquisar, o que não falta é evidências
Resta saber quem é o autor do crime, ohhhh wait isso nunca vai acontecer. É um crime perfeito, SEM CRIMINOSOS, sem rastos. Por isso é que é tão difícil provar que foi causado por X ou Y, é mais facil justificar que veio dos animais!
George Well (um user que costuma comentar aqui, já o fez diversas vezes sabe bem do que fala), acho que é assim o nome do mesmo, não sei.
Vá, mas isto é teorias da conspiração! Obviamente que NUNCA existiu interesses!
Só para terminar e deixar aquele, que faz muitos babar de raiva
https: //observador.pt/2014/07/18/queda-mh17-mata-mais-de-uma-centena-de-investigadores-que-procuravam-cura-da-sida/
Acidentes acontecem, claro que sim! Foi justamente num avião onde iam “alguns” investigadores que poderiam ter possíveis “curas” para a SIDA… O Avião despenhou-se, esqueceram-se da gasolina….
Deverás interessante! Bem, vá neste mundo não existe corrupção! Socrates, Zeinal Bava, entre outros são todos pessoas do bem, nunca existiu um unico corrupto no mundo e nem em Portugal!
E quem diz Portugal, diz pelo mundo fora. Interesses nunca! O bem estar da humanidade é a cereja no topo do bolo.
Não somos muitos os que seguimos o rasto do dinheiro para chegar à fonte (de control/o). Mas somos já um perigo para os sistemas.
Quando começastes a pôr esses links todos parei de ler. Já agora sintomas de Covid-19 que me atiraram para o hospital mas sem o tal problema pulmonar já eu os tive em Dezembro no Natal e os médicos a pensarem ser outra coisa. Ainda ontem soube de outro caso de um colega que teve em princípios de Novembro os mesmo sintomas e os médicos nada sabiam, ele teve mesmo dificuldades em respirar talvez porque é fumador. Quero dizer que isto que relato foi na UK e talvez por se ter confundido como pico da gripe sazonal o tivessem considerado como uma gripe de estação. O Corona só conseguiram identificar na China porque além da densidade populacional o pico sazonal ter passado e os doentes continuaram a ser cada vez mais. Pelos estudos feitos o vírus já sofreu mais de 180 mutações e se chegou à Europa em Outubro afinal onde ele nasceu quando na China o primeiro caso de contagio foi detetado em Novembro? Já agora esquece essa do Vírus fabricado em laboratório que isso é para meninos da primária, que acreditam em tudo. Já agora nem queira ter a experiência de apanhar o Covid-19 numa versão mais forte, porque vais sentir que um camião te passou por cima , vais perder +12 kilos em 10 dias, vais querer só ficar na cama, porque nem sentado te aguentas e no final desses 10 dias vais parecer um cão escanzelado e vais demorar um mês para te sentires recuperado. No mês passado até o meu filho e colegas do tempo da UofG , daqueles que não acreditavam que lhe acontece-se, como muitos na UK incluindo Boris, também passou pelo mesmo só que já com a tal versão rara de aparecem manchas nas mão e nos pés. Se isto fosse de Lab eles cientistas já tinham a vacina e não teriam deixado morrer tanta gente e não punham empresas à centenas a perder tempo e dinheiro à procura da vacina. Como diz no artigo Morcegos e Camelos, pode bem ter vindo do Norte de África junto com os migrantes.
Bom agora a sequencia disto tudo, levou a que governos todos juntos desde a China até ao país do Trampalhoso se aproveitassem da deixa para intimidar , meter medo e assim poderem manipular melhor o povo e enfraquece-lo como se os governantes fossem os verdadeiros senhores da razão, isso aí já é outra conversa
https: //observador.pt/2020/05/07/novo-estudo-diz-que-pandemia-pode-ter-comecado-a-6-de-outubro-e-identificou-198-mutacoes-do-virus/?fbclid=IwAR3o5sxMoqHS-LtKjPq9pwIddVnxvkofEaJIltCOvinUyO6lyBRvIDD0YZw
kodiakshadows, parei de lêr quando escreveste: “Quando começastes a pôr esses links todos parei de ler”
Isso só indica que não estás interessado em ouvir uma opinião diferente. Julgas-te senhor da verdade e queres que te oiçam, sem estares disposto a ouvir.
Check-mate PeterOak :D.
Há por aqui muitos senhores que tu sabem, mas na verdade nada sabem.
Agora em português
Links com pouco interesse isso é bom para quem não trabalha e se intretem com teorias da conspiração. Isso é bom para quem não faz nada em tempo de Moinas.
E os Protocollos dos Sábios de Sião???? Eles andam aí…..é só fumar haxixe e passamos a vê-los.
Afinal o Batman não é assim tão fraquinho! Numa guerra viral ele será o único a sobreviver.
claro, o bruce é rico. Wayne company deve ter um departamento para investigar virus 😀
ennnna , tantos link e entendidos… por favor conituem gosto de ler todos os vossos comentarios..
VÍRUS da COVID-19 : TRANSMISSÃO NATURAL VS PARTICIPAÇÃO HUMANA
TRANSMISSÃO NATURAL ISENTA DE PARTICIPAÇÂO HUMANA NA SUA ORIGEM
– Exemplos históricos não faltam da ultrapassagem da barreira das espécies ou contágio directo do animal ao humano ( peste negra, ébola, etc. ). É, aliás, uma ameaça no presente e no futuro.
PARTICIPAÇÃO HUMANA NA ORIGEM DA TRANSMISSÃO
– Ninguém é ingénuo para ignorar a existência de cientistas investigando alguns dos mais letais patógenos, manipulando-os e desenvolvendo-os ao nível da maior resistência nomeadamente em ordem à produção vacinas ou em experimentos de engenharia bioquímica, a par dos laboratórios militares secretos desenvolvendo armas biológicas, onde, apesar da biosegurança do nível 4 em todos eles – por alguma coisa será -, não é possível excluir um erro capaz de fazer escapar o patógeno e potenciar a transmissão deste designadamente ao próprio cientista e/ou comunidade, um equivalente da iatrogenia médica. Neste caso, o vírus transmitir-se-ia com participação humana na medida em que, sem esta, o patógeno não teria escapado e ultrapassado a barreira das espécies;
– Na R.P. China há dois laboratórios de nível P4 em Wuhan e Harbin e, extraordinária coincidência, foi nestas cidades que o surto mais eclodiu, na última houve até um reconfinamento, ademais, segundo a revista médica Lancet do final de Janeiro, 14 dos 41 primeiros infectados, incluindo o suposto paciente vector, não estiveram no mercado do marisco em Wuhan , aliás, as províncias onde mais abundam os animais e possíveis reservatórios sã́o Guangdong, Guangxi and Yunnan ;
– Amostras do coronavírus em animais não correspondem em 100% ao vírus da COVID-19 e ninguém até hoje provou inequivocamente qual o reservatório intermédio da transmissão, antes titubeiam entre o morcego, pangolim e até o cão, qualquer destes fazendo parte da ementa local desde tempos imemoriais e abundantes em outros continentes, no caso do morcego este nem sequer era comercializado no mercado do marisco de Wuhan nos dois anos anteriores à eclosão;
-Cientistas da Universidade e do Instituto de Tecnologia de Nova Deli, detectaram quatro inserções do vírus HIV no genoma do vírus da COVID-19;
– O prof. Luc Montagnier, com carreira feita no Instituto Pasteur, prémio Nobel por ter sequenciado o genoma do vírus HIV, tendo recentemente apreciado também o genoma do vírus da COVID-19 contando para tal com a colaboração de um ilustre matemático, detectou neste genoma um segmento do vírus do HIV aparentemente adicionado, cientista este que chegou a trabalhar na R.P. China conhecendo bem o grau de desenvolvimento e as metodologias locais, adiantando que tal acrescento teria sido feito no sentido da obtenção de uma vacina para o HIV, um exercício que apelidou de “aprendiz de feiticeiro ;
– A R.P. China procurou silenciar médicos e jornalistas que denunciaram a existência deste singular vírus, dando sinais de franca opacidade e de não conviver bem com a verdade ;
– O porta-voz da diplomacia chinesa, em extraordinárias declarações via Twitter, atribuiu a culpa ao exército americano, provando que as próprias autoridades chinesas não descartam uma participação humana no contágio ;
(no sentido da participação humana há mais factos pertinentes, mas abusaria do espaço do Pplware)
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Não pode ser excluída uma transmissão natural e directa do animal ao humano..
Todavia, uma participação humana na origem da transmissão também não será de descartar, se até o porta-voz da diplomacia chinesa não a descartou. Com efeito, está ao alcance da Ciência manipular vírus até para produzir armas biológicas e, “o que pode acontecer errado, vai acontecer errado no pior momento possível”, a exemplo do que aconteceu em Chernobyl. Ou estarão os laboratórios P4 imunes a erros ? Desde logo, é um erro utilizar vírus e bactérias para produzir as armas biológicas que efectivamente EXISTEM !.
VEREDICTO
Os réus : morcego, pangolim e cão, todos eles igualmente fontes de alimentação humana noutras latitudes (p.e. nas Celebes – Indonésia) aguardam o veredicto da V. costumada justiça a proferir atentando apenas ao que se pode extrair dos factos, isento do ruído das tensões políticas e da propaganda Trump vs R.P.China que não é matéria a julgamento nem meio de prova
Inocentes ou culpados ? Tem a palavra o Júri !
A República Popular da China libertou um vírus no seu próprio país, provocando um recuo no seu crescimento económico….tem cá uma lógica.
A tua forma de pensar tem cá uma lógica também, deixa-me que te diga! 🙂
Os meus agradecimentos pelo que escreves. Pela correção, educação, isenção e outros predicados tão justos. Já em outros artigos tinha apreciado as tuas opiniões.
Um seguidor….
Quero ver se alguém tem coragem de fazer um novo filme do Batman agora.
Volta Super-Homem, estás perdoado!
Ah,ah,ah !! 😀 😀 😀