Starship SN10 de SpaceX aterra com êxito… mas depois explode
É caso para dizer que à terceira é de vez... mas ainda não foi perfeito! A SpaceX conseguiu aterrar com êxito a sua nave Starship, mas esta acabou por explodir alguns minutos a seguir. No entanto, fica para já o registo do mais recente protótipo da Starship, o SN10, ter conseguido realizar com sucesso o teste de alta altitude.
Vejam os vídeos.
Pela internet multiplicam-se as notícias sobre a aterragem com sucesso do SN10, o mais recente protótipo da Starship da empresa SpaceX. Tudo parecia uma "missão" de sucesso, mas o SN10 acabou por explodir uns minutos depois da sua aterragem.
De acordo com as informações, o foguete atingiu uma altitude de quase dez quilómetros, após uma descolagem suave. Na descida, a poucos metros da superfície, o foguete conseguiu ficar em posição de aterrado, tendo conseguido fazê-lo suavemente até ao solo.
Aterragem do protótipo SN10 da SpaceX
Aparentemente tudo estava a correr bem, só que passados alguns minutos o protótipo SN10 acabou por explodir, tal como aconteceu com o SN8 e SN9.
Oof. SN10 has decided to join SN8 and SN9.
Still a great advancement with the landing.
➡️https://t.co/bOsEo1u0u0 pic.twitter.com/RiXV6e3u04
— Chris B - NSF (@NASASpaceflight) March 3, 2021
O principal objetivo dos protótipos do foguete Starship da SpaceX é a realização de testes dos movimentos controlados para colocar o foguete em posição vertical e pousar. Ou seja, a manobra de 'bellyflop' na qual o foguete vai da posição horizontal para a vertical.
Os três motores Raptor na base são responsáveis por desacelerar a descida o máximo possível. De referir também que, comparativamente aos protótipos SN8 e SN9 que explodiram durante a aterragem, o SN10 apenas explodiu minutos depois.
A Starship consiste em dois elementos: uma nave espacial de 165 pés de altura (50 metros) chamada Starship e um foguete gigante conhecido como Super Heavy, ambos projetados para serem total e rapidamente reutilizáveis. Ambos serão movidos pelos motores Raptor de próxima geração da SpaceX - seis para a Starship e cerca de 30 para Super Heavy, revelou Elon Musk.
Este artigo tem mais de um ano
sem querer ser das consipirações, no momento da aterragem parece CGI
É assim que se sabe que é real 😉
parece que meteram um filtro do Instagram 😛
mas vendo os videos da malta a filmar, e sinceramente é muito menos cinemático mas mais incrivel.
Quando foi lançado o primeiro FH com o roadster a bordo, o proprio Elon Mush lançou a piada, que aquilo só poderia ser real porque parecia CGI de péssima qualidade.
Mas realmente no stream oficial, a aterragem, devido ao angulo, parece artificial, mas se vires a mesma aterragem pelos streams de amadores já consegues ver algo mais “normal”.
No video oficial, nota-se claramente que houve zoom! Logo fez parecer ser CGI!
Tenho que ver as filmagens amadoras.
Quanto a este SN10, excelente progresso!
Pronto para o SN11!
Quem é que já comprou o bilhete para Marte para o ano 2026?
Eu nem para a entrada de uma casa tenho dinheiro, quanto mais para marte 🙁
Incrivel conseguirem isto à terceira tentativa, mas aquelas landing legs sao uma autentica miseria “Mars here we go”, para quem quiser ver uma filmagem mais amadora e sem tanta mariquice vejam a do everyday astronaut.
Exato, as Landing Legs são o maior calcanhar de Aquiles da starship, contudo neste momento não é prioridade para os testes.
Foi um êxito explosivo.
Nada de novo em termos de tecnologia e engenharia , esta já existe a quase 30 anos.
DCXA, da antiga McDonnell Douglas.
Mas a esta escala é inovador .
Sim é como comparar um triciculo com um ferrari, o DCXA voo 12 metros é quase o que o foguetao de brincar do meu primo faz ahah este aqui esta a fazer testes a 10km o falcon9 vai orbital e volta e aterra, em termos de conceito já existe há muito tempo agr em termos de engenharia comparar isto com o DCXA é absurdo
O DCXA fez voos de 3km o que não chega nem perto do f9 ou do que a starship está a fazer mas fica a correcção
É um absurdo a Spacx ter o Falcon 9 a funcionar bem e este triste espetáculo com novas experiências e novas naves.
Para se andar de bicicleta primeiro é preciso cair muita vez para se saber andar bem. Simplesmente a eficácia, custos, capacidade de carga e simplicidade de circuito e reparação da starship está a ser um passo de gigante em muitas áreas. Usa aço de fácil aquisição e reparação, e combustíveis como oxigénio e metano de fácil aquisição / reprodução, na forma liquida! Depois a capacidade de carga será monumental, nada visto até agora. A naSa anda á não sei quantos anos com o programa artemis, não saem da cepa Torta. A spacex em 10 anos revolucionou o mercado do espaço. Não é pra todos
Sim é um escandalo uma renault 4l andar e funcionar bem e a renault continuar a testar modelos novos é uma autentica vergonha. Que mentalidade meu deus. A starship é para ser completamente reutilizavel e muito mais barata de produzir e voar para alem de que chega muito mais longe que o falcon 9
Absurdo é vir para aqui comentar isso sem perceber a diferença entre um Falcon 9 e o sistema Starship…
Realmente, é um absurdo testar e criar e recriar novas tecnologias!
Vamos parar no tempo e manter tudo como está!! Sem inovação!
Que absurdo!!
Falcon 9 funciona e ainda vai funcionar durante alguns anos.
e o espetáculo é apenas o teste para algo muito superior ao Falcon 9… em praticamente tudo:
maior, mais potente, mais reutilizável (totalmente), mais económico, projetado para ir mais longe (Falcon 9 fica-se pela orbita terreste).
Se o Falcon 9 já reduziu os custo de envio das dezenas de milhares para cerca de 2.000$/Kg, este espera-se que baixe apenas para algumas centenas!
Agora só falta treinar a eventual tripulação para sair antes do “boom”. 😀
A parte da explosão faz parte do festejo comemorativo!
Assim que a nave for tripulada os céticos religiosos virarão rapidamente crentes, vão rezar a viagem toda eheheh