Sol disparou contra a Terra uma bola de plasma, após explosão de uma mancha solar ‘morta’
O Sol, que está no seu 25.º ciclo, mostra-se com muita atividade e com repetidas explosões de grande magnitude atingindo a Terra. Estas bolas de plasma que chegam ao nosso planeta fazem os seus estragos, como vimos recentemente, quando meia centena de satélites Starlink foram destruídos.
Agora, o "cadáver" de uma mancha solar, que explodiu na segunda-feira (11 de abril), desencadeou uma ejeção em massa de material que se dirige na nossa direção.
O Sol disparou contra a Terra
Recentemente uma destas ejeções de massa coronal fez explodir 49 satélites da rede Starlink, projeto da SpaceX. Apesar de ser uma atividade "normal" da nossa estrela, o Sol no seu 25.º ciclo parece estar muito mais ativo.
A explosão vem por cortesia de uma mancha solar morta chamada AR2987, de acordo com SpaceWeather.com. A explosão da mancha solar libertou cargas de energia sob a forma de radiação, o que também levou a uma ejeção de massa coronal (EMC) - bolas explosivas de material solar - ambas as quais poderiam estimular luzes mais intensas do norte na atmosfera superior da Terra.
De acordo com o SpaceWeather, é provável que o material nesta EMC tenha um impacto na Terra a 14 de abril.
Manchas solares "mortas" são perigosas?
As manchas solares são regiões escuras na superfície da estrela. São causadas por intenso fluxo magnético do interior da estrela. Estas manchas são temporárias e podem durar de horas a meses em qualquer lugar.
Segundo referiu Philip Judge, um físico solar no Observatório de Alta Altitude do Centro Nacional de Investigação Atmosférica (NCAR), a ideia de uma mancha solar "morta" é mais poética do que científica. Contudo, a convecção do Sol separa estas manchas, deixando no seu rasto pedaços magneticamente perturbados de superfície solar silenciosa.
Seja qual for o futuro de AR2987, a mancha solar libertou uma chama solar de classe C às 5:21 de segunda-feira (11 de abril), hora universal. Tais erupções ocorrem quando os campos de plasma e campos magnéticos acima da mancha solar cedem sob tensão. Assim, estas explosões aceleram para fora do Sol, porque se fosse para dentro, encontrariam material denso.
Respondendo à questão, de facto estas explosões, por norma, não são perigosas. Aliás, as erupções da classe C são bastante comuns e raramente causam qualquer impacto direto na Terra. Por vezes, como na erupção atual, as erupções solares podem desencadear ejeções de massa coronal, que são enormes erupções de plasma e campos magnéticos da nossa estrela que viajam para o espaço a milhões de quilómetros por hora.
As erupções solares de classe C raramente despoletam EMCs, de acordo com SpaceWeatherLive, e quando o fazem, as EMCs são normalmente lentas e fracas.
A Terra tem um escudo de proteção
Quando as EMCs atingem o campo magnético que rodeia a Terra, as partículas carregadas dentro da ejeção podem percorrer as linhas do campo magnético que emanam dos polos Norte e Sul e interagir com os gases na atmosfera, libertando energia sob a forma de fotões.
Nessa altura são criadas cortinas mutáveis e deslumbrantes conhecidas como a aurora - as luzes do Norte e do Sul.
Sharing all 1689 photos from 1126pm to 1234am last night with no editing. I started out with 5 second exposures. As the aurora brightened and sped up I lowered, eventually getting to 1 second exposures at 43 seconds in to this video. pic.twitter.com/PXOtZrr5hR
— Don Moore (@capture907) April 11, 2022
Durante os tempos de silêncio na superfície do Sol, um fluxo de partículas conhecido como vento solar é suficiente para desencadear a aurora nas regiões polares. Durante uma grande EMC, a maior perturbação do campo magnético do planeta significa que a aurora pode aparecer numa gama muito mais vasta.
Conforme foi referido, no final de março, uma chamada EMC canibal correu em direção à Terra, desencadeando a aurora no Canadá, norte dos EUA, e a Nova Zelândia.
A EMC libertada na segunda-feira pode produzir uma pequena tempestade geomagnética (G1) no próximo dia 14 de abril, o que significa que pode haver pequenos impactos nas operações dos satélites e fracas flutuações na rede elétrica, de acordo com SpaceWeather.
Este artigo tem mais de um ano
Estou sem LTE desde manhã em qualquer ponto da cidade. Provavelmente já começou a afectar serviços
O núcleo do nosso MACRO ÁTOMO que chamam primitivamente de nosso SISTEMA SOLAR, há bastante espaço-tempo, encontra-se em MAIORES ATIVIDADES.
Isso mais que comprova que o nosso PLANETA, não vem enfrentando apenas um AQUECIMENTO GLOBAL provocado diretamente pelo homem… E sim, um SUPER AQUECIMENTO MACROCÓSMICO!
A VERDADE SOBRE O EFEITO ESTUFA E SERÍSSIMAS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS:
No centro do nosso 3° MACRO ELEMENTO ORBITAL = PLANETA-H3 e não TERRA uma vez que TERRA sempre foi e sempre será apenas uma das 5 UNIDADES ELEMENTARES CÓSMICAS como FOGO, ÁGUA, AR e EC também são, e não PLANETA:
Existe o TEAT = TRANSFORMADOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR que chamam primitivamente de NÚCLEO DE FOGO… Que através de seus POLOS PP e PN positivo e negativo chamados de POLO NORTE e POLO SUL… Recebe energia cósmica pulsada pelo DEAT = DISTRIBUIDOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR que como os antigos egípcios, ainda chamam primitivamente e indevidamente, de DEUS SOL.
O TEAT = TRANSFORMADOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR que fica no centro do nosso PLANETA, transforma essa energia cósmica pulsada em ENERGIA TÉRMICA… Repulsa… Aquecendo o fundo dos oceanos e tudo mais.
Como todos já sabem vem ocorrendo MAIORES ATIVIDADES no DEAT = INDEVIDAMENTE DEUS SOL… Provocando consequentemente também MAIORES ATIVIDADES no TEAT = TRANSFORMADOR que fica no centro do nosso PLANETA… Aquecendo mais e mais o fundo dos oceanos… Derretendo as CALOTAS POLARES E GELEIRAS… Transformando ÁGUA SÓLIDA em LÍQUIDA… Líquida em VAPOR DE ÁGUA… Que retida por diversas camadas que envolvem nosso PLANETA dentre essas a de OZÔNIO:
Provoca EFEITO ESTUFA… E ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS seríssimas!
Simplificando para entendimento mais amplo:
Quando a FONTE TRANSFORMADORA do teu LAPTOP, ao invés de receber 110 Volts suportável até 120, alternadamente recebe um pouco mais… Ela esquenta mais ou não?
QUE TODOS SAIBAM:
O que chamam erradamente de MUNDO MATERIAL ou UNIVERSO MATERIAL, na verdade é UM MACRO SISTEMA ELETROMAGNÉTICO… Interligado não por primitivos sistemas de fios e sim através de PULSOS ELETROMAGNÉTICOS EMITIDOS… Infinitamente mais avançados, do que se conhece como WI-FI.
Que todos saibam também:
Não estamos vivendo apenas um AQUECIMENTO GLOBAL provocado diretamente pelo homem, e sim: um AQUECIMENTO MACROCÓSMICO!
Até brinco perguntando para os que tentam explicar as seríssimas ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS, que estamos vivendo:
Qual a quantidade de lenha e tamanho da fogueira que estão fazendo, para aquecer o fundo do ÁRTICO e sua SUPERFÍCIE?
Assim sendo, a verdade sobre as seríssimas ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS, só chegou em nosso PLANETA, no dia 10.03.2015.
No meu blogger digo também, quais as providências corretas que deveriam ser tomadas para abrandamento do SUPER AQUECIMENTO… Desse MACRO CORPO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, que chamam erradamente de MUNDO MATERIAL ou UNIVERSO MATERIAL.
Para vocês que são inteligentes de facto, digo:
Abram vossas cabeças, e pensem fora da caixa.
JOSÉ BONIFÁCIO “BONI” // “Brasileiro, descendente direto de genialíssimos nobres portugueses // OITAVO GUARDIÃO DO VERDADEIRO CONHECIMENTO AVANÇADO.