Save the date! Futuro da exploração espacial aterra em Lisboa nos dias 5 e 6 de outubro
É a última chamada para o desafio global que vai colocar frente a frente os futuros líderes da investigação científica. O NASA Space Apps Challenge decorre já este fim de semana, 5 e 6 de outubro, no Atlântica - Instituto Universitário, em Lisboa.
Este fim de semana, nos dias 5 e 6 de outubro, o NASA International Space Apps Challenge "aterra" na Atlântica - Instituto Universitário. Enquanto "Local Leader" do evento na região de Lisboa, este vai acolher uma hackathon de 48 horas no campus da Fábrica da Pólvora de Barcarena, em Oeiras.
A iniciativa decorre simultaneamente em todo o mundo, desafiando a comunidade internacional de tecnólogos, cientistas, estudantes, engenheiros e artistas, entre outros, a participar numa maratona global de desenvolvimento de apps.
Assumindo-se como uma oportunidade para jovens profissionais de todo o mundo mostrarem o seu talento, o NASA Space Apps Challenge incentiva à resolução colaborativa de problemas atuais da Terra e do espaço, fazendo uso dos dados abertos da NASA.
O evento destaca, este ano, o tema #HelioBigYear - uma iniciativa da NASA Heliophysics que está a decorrer até dezembro deste ano e que celebra a influência do Sol na Terra.
Profissionais do setor aeroespacial apoiam participantes
Estudantes do ensino secundário, universitário e profissional, professores, cientistas, artistas e entusiastas...
São cerca de 70 os participantes já inscritos na iniciativa que a Atlântica acolhe - incluindo mais de uma dezena de jovens dos quatro cantos do mundo que participam na iniciativa virtualmente –, que se propõem a explorar temas como a exploração de exoplanetas, jogos galácticos, ou os desafios climáticos.
Ao longo de dois dias de trabalho, que incluem também apresentações e workshops, os participantes vão contar com o apoio de especialistas de diversas empresas do setor.
No total, 10 mentores estarão disponíveis para aconselhar e guiar as equipas no desenvolvimento das suas ideias.
Os 10 Mentores
- Alexandra O’Neill - Doutorada em Gestão e docente da Licenciatura em Gestão de Transporte Aéreo na Atlântica - Instituto Universitário;
- Ana Pires - Investigadora do INESC TEC e astronauta análoga;
- Carla Rocha - Formadora em storytelling e vereadora da Câmara Municipal de Oeiras nas áreas da Comunicação, Turismo e Habitação Social;
- Fernando Lobinho - Associação Observatório Aeroespacial AMSAT-CT;
- Fernando Simões - Responsável de pesquisa e desenvolvimento da Active Space Technologies;
- Mariano Gonçalves - Associação Observatório Aeroespacial AMSAT-CT;
- Marta Cardoso - Responsável de Marketing da Unicorn Factory;
- Mauro Franqueira - Engenheiro aeroespacial e astronauta análogo;
- Nuno da Câmara Manoel - Comunicador de ciência no Pavilhão do Conhecimento/Ciência Viva;
- Patrícia Pinheiro - Engenheira aeronáutica e "local event leader" do NASA Space Apps Challenge.
As entidades e empresas envolvidas no desafio vão, além de acolher e orientar as equipas, "abrir portas" e proporcionar oportunidades de enriquecimento pessoal, académico e profissional aos participantes.
- A Active Space Technologies, por exemplo, vai disponibilizar meios para as três equipas melhor classificadas testarem provas de conceito dos seus projetos. A empresa vai ainda possibilitar uma visita guiada aos seus laboratórios em Coimbra, que três alunos da equipa vencedora realizem projetos de fim de curso sobre a temática aeroespacial, e que um elemento de cada equipa realize um estágio de verão na empresa.
- A Câmara Municipal de Oeiras compromete-se a promover a participação dos vencedores na Feira de Ciência de Oeiras, bem como uma entrevista para o Jornal de Ciência e Inovação.
- A Unicorn Factory propõe-se a apoiar a criação da melhor proposta de negócio proveniente da hackathon.
- Já a Atlântica - Instituto Universitário, enquanto "Local Leader" da iniciativa, contribui para a carteira de prémios com uma bolsa de estudos e descontos no processo de inscrição na oferta formativa.
Os seis Jurados
- André Dias - Diretor da Unidade Espacial no CEiiA;
- Elisabete Brigadeiro - Chefe de Divisão do Gabinete de Ciência e Inovação da Câmara Municipal de Oeiras;
- Fernando Lobinho - Associação Observatório Aeroespacial AMSAT-CT;
- Mariano Gonçalves - Associação Observatório Aeroespacial AMSAT-CT;
- Marta Cardoso - Responsável de Marketing da Unicorn Factory;
- Nuno da Câmara Manoel - Comunicador de ciência no Pavilhão do Conhecimento/Ciência Viva.
Atlântica, em Lisboa, promove primeira edição das Jornadas Aeroespaciais
O NASA Space Apps Challenge arranca este sábado, mas a Atlântica torna-se ponto de encontro para especialistas e líderes nas áreas aeroespacial e aeronáutica já a partir de hoje.
Reforçando o compromisso com as áreas da engenharia, da aeronáutica e da investigação, a Atlântica - a primeira instituição privada a oferecer uma licenciatura em Engenharia Aeronáutica - promove, hoje, dia 4 de outubro, a primeira edição das Jornadas Aeroespaciais.
A iniciativa, que passará a ser organizada anualmente, convida os participantes do desafio, assim como todos os interessados, a assistir a conversas, conferências ou mesas-redondas a partir das 16h00.
Nomes como Ana Pires, astronauta-análoga que estará também presente no NASA Space Apps Challenge enquanto mentora, Fernando Carvalho Rodrigues, considerado o "pai" do satélite português, ou Ricardo Conde, presidente da Agência Espacial Portuguesa, são alguns dos destaques do evento.
Os participantes serão convidados a refletir sobre temas como o futuro de Portugal na missão espacial ou as tendências, desafios e expectativas para o investimento e desenvolvimento da investigação espacial.
Outros momentos da programação incluem as intervenções de Paulo Portas, ex-vice-primeiro-ministro, José Neves, presidente do AED Cluster Portugal, e Isaltino Morais, presidente da Câmara Municipal de Oeiras.
Programa completo:
As inscrições para a hackathon continuam abertas, estando disponíveis aqui.