Saiba a razão pela qual nunca deve adiar o seu alarme de manhã
De manhã, quando estamos ensonados e aparentemente sem energia para nos levantarmos, é tentador clicar no botão e adiar o alarme. Contudo, esta investigadora explicou a razão pela qual nunca devemos fazê-lo...
Ouvir o alarme que nos avisa que é hora de nos levantarmos nem sempre é fácil e há dias em que custa realmente erguer o corpo e começar o dia. Por isso, a tentação de adiar esse momento, ainda que seja em apenas alguns minutos, é grande. E, convenhamos, para muitos, será uma atitude frequente.
Apesar de ser comum, segundo Mel Robbins, uma investigadora, autora e podcaster, nunca devemos clicar no botão e adiar o alarme. É através do Instagram, e recorrendo à neurociência, que explica a razão pela qual essa atitude pode ser prejudicial.
Num vídeo partilhado pelo @successminutes, Robbins explica que o problema se descreve a partir da inércia do sono. Isto nada mais é do que um estado intermediário no qual funcionamos de forma mais lenta e que ocorre alguns minutos após o despertar.
Segundo a investigadora, a neurociência explica que, quando o alarme toca, o nosso cérebro desperta e entra na chamada inércia do sono.
Contudo, o adiamento do alarme, que fará com que volte a tocar em 5 ou 10 minutos, por exemplo, faz com que voltemos a dormir e com que incentivemos o cérebro a começar um novo ciclo de sono - estes duram entre 75 e 90 minutos, normalmente.
Ora, quando o alarme volta a soar, poucos minutos depois, é possível que estejamos a interromper um desses ciclos de sono. Aliás, é esta a razão que explica um acordar sobressaltado e, muitas vezes, uma sensação de exaustão e de noite mal dormida. Na verdade, é apenas uma consequência do botão para adiar o alarme.
Embora esta partilha seja interessante, importa ressalvar que o sono é um tópico muito complexo.
Este artigo tem mais de um ano
Eu já me vacinei contra essa tentativa de adiar, deixo o alarme longe para que quando toca, tenho de me levantar para o calar, antigamente estava mesmo há mão, adiava mais 5 ou 10m e resultado, entrava muitas vezes em sono profundo que já podia cair a casa que ao segundo toque já não ouvia nada, quando dava por isso já tinha passado muitas vezes mais de 1 h , e lá ia eu a correr e pimba atrasado ao chegar o destino, tive de mudar essa politica de dormir com o despertador ao pé…
E eu tive 3 filhos… Nunca mais precisei de alarme
+1 (mas quando eram mais pequenos)…
Aos fins de semana era quando se levantavam mais cedo… nos dias de escola era uma guerra para os acordar…
pois eu também já tive , e cresceram e agora vivem nas casas deles, logo, o despertador voltou a ser preciso…
Lolol
Essa Técnica comigo não funciona porque o oiço o alarme longe e acabo por o ouvir cada vez mais longe… O truque é mesmo adormecer sem TV e quando ouvir o despertador, longe ou perto, sentar-me de imediato na cama. Ai ja estou com um vitoria face ao “adiar”.
Compreendo, mas como não somos todos iguais, cada um de nós temos de estudar a opção melhor, e infelizmente conheço pessoas com situação semelhante há sua, o alarme toca e toca e faz de conta que não se passa nada, se não existir lá outra pessoa não se levantam…
Tenho o relógio corporal tão programado que acordo sempre antes do despertador. O despertador apenas serve para avisar de parar de mexer no telemóvel e levantar. 😉
Lol.. experimenta marcarem-te uma reunião presencial no Porto às 10h ou teres de apanhar um voo às 7-8h, uma dessas uma vez por semana é suficiente para desprogramar qualquer um. Maioria das noites durmo 5-6h e tenho que por 10 despertadores de 5 em 5 min
Com teletrabalho e uma filhota de 4 anos nunca mais precisei de despertador. Dá tempo de tudo e ainda estou pronto para a daily das 9:30
WTF?!
Recomendo a app Alarmy, dá para definir tarefas que temos de fazer para desligar o alarme, por exemplo tirar uma foto a um sítio da casa. Assim obriga mesmo a levantar e, eventualmente, sair do quarto.
Os despertadores antes de se usar relógios. Mas como é que os despertadores sabiam a hora?
https://viva-porto.pt/wp-content/uploads/2022/08/despertadores_humanis1_THEVINTAGESPOT.jpg