Parasita no cérebro pode influenciar ideologias políticas? Estudo diz que sim!
As ideologias políticas podem depender do contexto social, do contexto económico, do nível de formação, entre outros fatores, que influenciam a forma como percecionamos o mundo e a sociedade. Aparentemente, além disso, pode existir outro fator influenciador: um parasita.
Pode encontrar-se no cérebro dos seres humanos e, uma vez lá, pode influenciar a ideologia política com a qual mais simpatizamos.
Chama-se Toxoplasma gondii e é um parasita capaz de transformar as suas vítimas em marionetas, motivando-as a agir da forma que mais beneficia os seus próprios fins. De forma simples, é conhecido por manipular os animais que infeta. Embora seja muito comum em animais, como chimpanzés e ratos, não o é em humanos.
De acordo com um novo estudo realizado por cientistas da Charles University, de Praga, os seres humanos podem, afinal, ser influenciados por este Toxoplasma gondii, num campo um tanto inesperado: ideologia política. Desde sempre que entendemos a ideologia política como o resultado de uma série de influências socioeconómicas, mas parece haver mais um elemento.
Os autores analisaram a ideologia política e os padrões de voto de 2.315 pessoas, variando entre pessoas infetadas com Toxoplasma gondii e pessoas saudáveis. Além de terem detetado algumas diferenças entre homens e mulheres, em geral, os cientistas encontraram uma tendência para o neonacionalismo nas pessoas infetadas.
Toxoplasma gondii influencia animais e, aparentemente, humanos
As causas que motivam essa influência não são claras. No entanto, os autores do estudo suspeitam que possam estar relacionadas com um processo inflamatório. O Toxoplasma gondii é conhecido por causar toxoplasmose - uma doença que, embora leve, pode agravar-se e ser fatal em gatos e fetos humanos. Aliás, é por esta razão que as mulheres grávidas devem ser testadas para o parasita e, por forma a evitar o seu alojamento, são aconselhadas a restringir o consumo de alguns alimentos crus que podem contê-lo.
Por sua vez, os gatos são um dos hospedeiros favoritos, pelo que, embora o parasita possa infetar muitas outras espécies, procura uma forma de alcançar especificamente felinos. Isto, através do controlo do comportamento dos animais que infeta. Por exemplo, os ratos infetados com Toxoplasma gondii têm demonstrado perder qualquer medo dos gatos, sendo atraídos pela sua urina e tornando-se presas fáceis. O mesmo se aplica aos chimpanzés, para os quais o cheiro dos leopardos se torna atrativo.
Apesar de alguns comportamentos compulsivos serem associados à infeção, nos humanos, normalmente, não são detetados sintomas. Aliás, estima-se que um terço da população esteja infetada e a verdade é que, até agora, pensava-se que a grande maioria não apresentava sintomas. Isto, porque, afinal, os sintomas podem dar de si nas mesas de voto.
Uma cruz feita por um parasita
Os autores do novo estudo entrevistaram 2.315 pessoas relativamente à sua ideologia política, sendo que 477 delas estavam infetadas com Toxoplasma gondii. Depois de verificados fatores como o sexo, a idade e a área de residência, descobriram que havia uma tendência curiosa. Em primeiro lugar, as pessoas infetadas com o parasita tendiam para o tribalismo (ou neonacionalismo, que inclui posições como o populismo de direita, oposição à imigração, o nativismo e o euroceticismo) e possuíam pontuações baixas para o liberalismo cultural e o antiautoritarismo.
Além disso, o estudo encontrou algumas diferenças de género: alguns dos homens infetados com o parasita apresentavam uma ligeira associação negativa ao tribalismo, bem como uma maior preferência pela equidade económica e por uma sociedade menos competitiva. Por outro lado, quase todas as mulheres infetadas pontuaram mais alto no tribalismo e mais baixo no liberalismo cultural.
Importa referir que estudos anteriores mostraram que as pessoas toxoplasmose, independentemente do sexo, registaram uma pontuação mais baixa em relação à consciência e generosidade.
Posto isto, note que, como é claro, a ideologia política não é, de forma geral, motivada por um parasita, sendo-o, por sua vez, por um conjunto alargado de fatores. Ainda assim, é curioso perceber que, naqueles que alojam o Toxoplasma gondii, o parasita pode ser uma deles.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
A maioria dos Portugueses foram infectados pelo parasita “esquerda”
Isto não é brincadeira. Este parasita altera e pode alterar o humor das pessoas tendo ações e emoções.
Isto esta comprovado em animais. Por exemplo os ratos podem ser controlados por parasitas deixando os expostos aos gatos de forma propositada.
Lol
Desde quando os favoráveis à imigração não são favoráveis ao autoritarismo? Vê-se por todo o lado como censuram no Youtube, Twitter, além de propostas de lei passadas.
Favoráveis à imigração são os capitalistas, mais que quaisquer outros. Serve-lhes para repovoar o exército industrial de reserva e garantir sempre um excedente de mão de obra, de maneira a poderem dizer aquela frase arrasadora: “vês ali aqueles todos à espera do teu lugar?”
Eu ja tinha falado aqui diversas vezes…
A maioria dos medicos recusa-se a receitar antiparasitário. Dizem que não existe!
Eu antigamente levei um antiparasitário e hoje em dia depois dos anos 2005 para cima os medicos deixaram de receitar.
E se receitam são bem poucos. Bem poucos mesmos. Porque a maioria a resposta que diz é: “isso já nao existe, ja foi erradicado”.
Ou então mudam de assunto. Se os animais têm. Se os peixes têm. Se as plantas têm. Se em outras partes do planeta tem.
Porque não haveria de ter um ser humano? Já tinha falado nisso e dito diversas vezes.
Depois vem o Jane Doe e Hugo dizer que é mentira ou que não existe. Mais uma para a caixa destes dois.
Curioso, acerto mais que eles.
Malta, exijam ao vosso médico que façam desparasitação de 1 em 1 ano! Caso contrario basta dizer ” se não quiser receitar ou recusar-se a acreditar” irei mudar de médico.
Feito, eles mudam logo de ideias e pensam 2x. É que eles nem disfarçam , não passam a grande maioria e dizem ou fingem que não existe. Curioso que nos animais passam logo.
Ah e tal os animais andam no chão… E sim nos não apanhamos deles? Vice versa…
Mais uma prova como os parasitas são causadores de problemas de saúde.
Basta pesquisar protocolo Hulda Clark (muito famoso no mundo) utiliza Absinto, Cravinho da Índia e Casca de Nogueira que mata mais de 200 tipos de parasitas.
Convem fazer essa desparasitação de ano a ano se tiveres animais domésticos em casa, isso dito pela minha médica!
Nem todos os médicos são iguais, se calhares tiveste azar ou eu tenho sorte…
Podes ter a certeza que para mim, e para muitos colegas meus, era um favor que me fazias se mudasses de médico. Não há evidência científica que defenda a desparasitação por rotina e em massa, em humanos, muito menos adultos, em países onde essas infeções não são endémicas. A medicina moderna já pouco se baseia na experiência e muito menos na opinião do médico, logo, muito menos se baseia na opinião do doente ou daquilo que leste na internet. Não deixa de ser curioso que uns fujam das vacinas e dos medicamentos como o diabo da cruz, e outros avaliem a qualidade do médico pelo número de vezes que lhes receita antibiótico para uma constipação… ou um antiparasitário só porque sim. Já pensaste que podias fazer análises para saber se tens um parasita em vez de tomares um medicamento possivelmente desnecessário? Cumprimentos
Não sei em que médico andas, mas o meu de dois em dois anos recomenda-me metronidazol para os parasitas do sistema digestivo.
Por acaso já tinha pensado na falta de empatia dos liberais pelos outros até já tinha pensado que podia ser mesmo uma doença.
Ja ha muito tempo que vivemos sem livre arbítro mas os tugas sempre foram reba nho e isso viu se com o covid. Seguem tudo o que lhes dizem, os outros paises de leste da europa borrifaram se e agora vemos que cresceram mais do triplo economicamente que o portugalinho e afinal la não houve mais infectados ou mortos. Pois pensar da trabalho e seguir e mais facil. Mas alguem acredita que o universo existe?
“Mas alguem acredita que o universo existe?” Olhe,nem vale a pena dizer-lhe nada.O juízo não impera muito por aí,se me faço entender.
Eu nunca vi outra.Nem sequer sabia disto.Olhem,fiquei de boca aberta. 😐
Pior é que nesta loucura dos pet poucos sabem disto e de facto alguns têm comportamentos pouco ” acertivos ” …
Gosto muito de animais mas primeiro as pessoas …
Enfim, pessoas …
Agora é tratar-se quem precisa, ou quem esta infetado …
assim se explica o estado de portugal um antro de extremistas de esquerda
Olha um! cuidado com isso, pareces alucinado é melhor ires ao médico. Portugal está cheio é de pessoas que insistem em não votar, isso sim.
Não votar significa não defender os seus interesses económicos e de classe e permitir que o inimigo defenda os dele. O resultado disso é a miséria e um parlamento completamente alinhado com os interesses económicos do inimigo.
Não brinquem com este assunto!! É algo muito serio!! Algo que tem haver com controlo da mente é algo muito mais perigoso que uma bomba nuclear!!
Ui,nem diga nada. 🙂
Dado que os Alentejanos, que sempre votavam PCP e coisas afins , votam agora massivamente no Chega, quer me parecer que deve haver mais uma pandemia, desta vez no Alentejo.
Chamem já a Graça Freitas…
PorcoDoPunjab, o porco pandémico
Olhem,precisamos todos de um tipo de cápsula de descontaminação em casa.Kkk… 🙂
Andam aí tantos parasitas, só agora é que perceberam que era uma realidade? hmmm…
Biden, e a kamala Harris logo a seguir, foram as primeiras imagens que me vieram, quando li o título do artigo.
Os humanos já foram hackeados há milénio. Platão talvez tenha sido dos primeiros a escrever sobre isso. Só falta agora dizerem que é uma espécie de minhoca ou aranhiço acomodado no cérebro quem separa aquilo em que as pessoas acreditam daquilo em que não acreditam. E só interfere nas crenças políticas? E nas demais crenças, nada? Mais um plasma tóxico selectivo então… 😀
Ah, ok! Agora sim, está explicado porque há quem vote no Chega e em partidos de extrema direita (ou de extrema esquerda, é a mesma m*rda).
atencao: ” em geral, os cientistas encontraram uma tendência para o neonacionalismo nas pessoas infetadas.”
Esta frase nao coincide com o que está no estudo..
O estudo diz que: apesar da teoria de paises com mais prevalencia de parasitas terem regimes nacionalistas e autoritarios nao podemos concluir que ele faz a pessoas tenderem pra essas ideologias..apenas confirma o parasita pode influenciar ideologia politica…