Orca: Maior central de captura de CO2 e está na Islândia
já ouviu falar no projeto Orca? De acordo com as informações recentes, é urgente definir políticas para equilibrar o desgaste a que o planeta tem vindo a ser sujeito. Alguns países já assumiram compromissos tendo como meta 2030, mas, por exemplo, no caso da Europa, um estudo revela que está atrasada 21 anos.
Recentemente foi inaugurada na Islândia a maior central do mundo de captura de CO2 . O objetivo é absorver até quatro mil toneladas de dióxido de carbono por ano.
Chama-se Orca e o objetivo é ser um equipamento amigo do ambiente. De acordo com informações, este equipamento terá a capacidade de retirar até quatro mil toneladas de dióxido de carbono do ar por ano, o que corresponde às emissões anuais de cerca de 870 carros. Este projeto é visto como vital para limitar o aquecimento global.
Como é que a Orca funciona e ajuda o ambiente ao nível do CO2?
Como referido, a Orca conseguirá fazer captura de ar, possível assim extrair o dióxido de carbono da atmosfera. Tal tecnologia é vital para limitar o aquecimento global, que tem sido responsável por causar mais ondas de calor, incêndios florestais, inundações e aumento do nível do mar.
Segundo dados da Agência Internacional de Energia (AIE), em 2020 as emissões globais de CO2 totalizaram 31,5 mil milhões de toneladas.
Segundo revela a RR, a "Orca" é constituída por oito grandes recipientes, semelhantes em aparência aos usados na indústria naval, que empregam filtros e ventiladores de alta tecnologia para extrair dióxido de carbono. O composto químico isolado é então misturado com água e bombeado para o subsolo, onde lentamente se transformará em rocha. Ambas as tecnologias são alimentadas por energia renovável proveniente de uma central geotérmica próxima.
Atualmente existem apenas 15 centrais capazes de fazer este procedimento. Estas são responsáveis pela captura de mais de nove mil toneladas de CO2 por ano. A nova central poderá fazer com que esse valor possa chegar às 13 mil toneladas.
Este artigo tem mais de um ano
“De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos EUA, equivale às emissões de cerca de 870 carros”.
(Fonte: The Guardian).
o que? quatro mil toneladas de dióxido de carbono por ano?
A média de CO2 dos veículos em Portugal é 133,7g/km, se multiplicamos por 870 carros e dividirmos pelas 4 mil toneladas dá uma média anual de pouco mais de 34000KM.
Eu não faço essa média por ano, mas conheço que faça mais por isso os números não me parecem que estejam muito longe da realidade.
Pois nunca percebi como é que o meu carro que consome +-6 litros de gasóleo (+-6000 gramas) a cada 100 kms, expele 120 gramas de co2 por Km.
O CO2 resulta da combustão do gasóleo, ou seja, da mistura do combustível com o O2 (oxigénio). Do gasóleo vem apenas o átomo de carbono.
Normal que nos EUA sejam menos
Os carros por lá usados e permitidos consomem mais e emitem mais gases.
Na Islândia ? Isto dava jeito era na India ou na China
Avariavam logo coitadas
E eram de certeza alimentadas a partir de uma central a carvão.
+1
Hihi, ridículo mas lucrativo esquema.
Ainda não percebi como geram lucro.
Vendem as pedras Lol
Geram lucro a partir do dinheiro dos contribuintes que são forçados a pagar e do “mercado” do carbono.
Quem financia o mercado de carbono são as empresas que poluem e não os contribuintes. Pagam a externalidade da poluição
Portugal emitiu em 2018, 51 mil toneladas.
Pronto, agora é só construir 9 milhões destas coisas e temos o problema resolvido! 😉
Faz melhor as contas.
Confesso que quando fiz as contas não reparei que as emissões mundiais vinham mencionadas no artigo e tendo-as procurado na net encontrei o valor de 36,4 mil milhões de toneladas em 2019*. Ora feitas as contas e arredondado ao milhão deu-me os meus 9 milhões de centrais.
Acima de tudo, espero que o meu comentário tenha transmitido a visão do elefante na sala, i.e. que infelizmente estas centrais são uma gota no oceano!
Já alguns Zés deste Mundo preferem olhar antes para a pulga na orelha do elefante e dar valor ao acessório, leia-se às contas de dividir! Apesar disso parabéns pela leitura atenta do meu comentário!
* https://www.publico.pt/2020/12/11/ciencia/noticia/emissoes-mundiais-dioxido-carbono-reducao-historica-7-devido-pandemia-1942589
Queres matar as plantas Hélio? :)))
Isto é pessoal que nunca ouviu falar em plantas, arvores, florestas e coisas afins
Isto dá mais dinheiro do que andar a plantar arbustos…
A Islândia devido à sua orografia e geografia é o país com menos floresta da Europa. Por isso para eles não é uma solução (apesar de estarem a trabalhar nisso). Só mostra quando à frente estes países estão.
A Islândia já foi um país coberto por florestas mas foi tudo mandado abaixo.
Em todo a area florestal está a diminuir.
Andar a fazer florestas de betao para captar CO2 não faz muito sentido. Sem falar que uma floresta dura seculos/milenios, estas centrais 10/20 anos transforma-se em entulho.
Já para não falar que captar CO2 é talvez o menor dos beneficio de uma floresta.
“Em todo a area florestal está a diminuir.”
O que estás para aí a dizer. O mundo está ficar mais verde.
Quais são as florestas que estão a aumentar? Nos últimos anos qual foi a percentagem florestal que aumentou a nível global?
Pastos, plantações, campos de golfe são zonas verdes mas não são florestas.
Islândia é um país bastante verde. praticamente não tem florestas
Seja como for no local onde se situa a dita estaçao nao me parece que seja o terreno ideal para a plantaçao de plantas e arbustos , e ja agora quantas plantas e arbustos serao necessarios para a mesma capacidade de co2 , e tambem ja agora esses ditos arbustos devem carecer de mao de obra e nao me parece que haja assim tantos samaritanos que queiram fazer o trabalho de graça
E estas centrais, nascem de forma espontanea ou sao feitas por samaritanos?
E estas centrais também precisam de mão de obra e filtros novos de certeza…
A typical tree can absorb around 21 kilograms of carbon dioxide (CO2) per year
Portanto 1000 árvores conseguem capturar 2,1Toneladas de co2 por ano. Se as contas não me falham são necessárias 2.000.000 de árvores para capturar o mesmo que esta central.
Tipicamente podem ser plantadas entre 1000 a 2500 árvores por hectare. o que dá 1000ha ou seja 10 km2.
Na maioria dos países ficaria mais barato plantar as árvores, pois podem durar 100 anos (sempre a trabalhar) e ainda produzem madeira que pode ser utilizada na produção de diversos produtos.
As árvores reduzem a possibilidade de cheias, secas, temperaturas extremas, entre outras coisas.
É bom que coloquem estas coisas ao pé de chaminés de CO2, aliás, viram a chaminé direto para o subsolo para virar pedra, assim nem precisam capturar.
É contraproducente haver uns a colocar CO2 no ar para os outros tirarem. Também dá, mas seria mais eficiente ir à fonte do que ao ar.
Só o CO2 libertado para fabricar e montar todos os componentes desta central libertou imenso CO2.
Parece que não existem árvores, cujas vantagens são todas, nomeadamente reduzir o albedo, aumentar a retenção de água à superfície e subsolo (regride a erosão), aumenta a permeabilidade do solo, promove protecção para outras espécies (tanto da flora como na fauna), ou seja, promover o ecossistema e a biodiversidade.
isto ou é estupidez ou há uma intenção (conjunto de interesses) por detrás!
Como poderemos confiar nestes cientistas que sustentam argumentos dos políticos (estes que pagam aos cientistas) ?
Ou seja projecto falhado ?
Eu também sou a favor das árvores em detrimento destas centrais… agora o que era preciso, era NÃO QUEIMAREM O RAIO DAS FLORESTAS TODAS!
Phoneix pplware podem explicar-me porque razao todos os meus comentarios ficam a aguardar moderacao ? Sou algum alvo a abater ? Obrigado.
Só havia um…este .)
Sim aqui so havia um comentario mas o facto e que todos os comentarios que faco agora ficam a aguardar moderacao. Alguma razao especial para isso acontecer ? E que antes nao acontecia.