PplWare Mobile

O coração humano afinal regenera: descoberta pode mudar o tratamento dos ataques cardíacos

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Max says:

    “Enfarte do miocárdio (ataque cardíaco), é a obstrução de uma artéria coronária que impede o fluxo sanguíneo para parte do músculo cardíaco (miocárdio), causando a morte (necrose) celular por falta de oxigénio”.
    “A mitose dos cardiomiócitos refere-se ao processo de divisão celular das células do músculo cardíaco (os cardiomiócitos)”. “Durante o desenvolvimento fetal, os cardiomiócitos dividem-se ativamente para formar o coração. No entanto, logo após o nascimento, estas células perdem quase toda a sua capacidade de fazer mitose. Nos adultos, a taxa de renovação dos cardiomiócitos é extremamente baixa (estimada em menos de 1% ao ano).”
    A questão do artigo, que não é nova, é se o músculo cardíaco se pode regenerar, ou seja, substituir as células mortas pelo enfarte, “induzindo os cardiomiócitos adultos a entrar de novo em mitose de forma segura”.
    O estudo vai nesse sentido e conclui que:
    “O desenvolvimento futuro de terapêuticas para aumentar esse potencial mitótico intrínseco pode levar a novos tratamentos que revertam a insuficiência cardíaca via regeneração cardíaca.”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.