Vivemos num Universo Real ou numa simulação?
Nunca pensou que poderá, esta realidade em que vivemos, ser um universo criado por software a correr num supercomputador altamente avançado?
Estas "possibilidades", agora levantadas, decorrem de um recente artigo da Science Advances sobre a simulação da física quântica. Uma revista dedicada à ciência extrapolou a partir daqui e sugere que, para armazenar informação de poucas centenas de eletrões, era necessário memória de um computador composta com mais átomos do que os que existem no universo - assim, simular o universo é impossível. Será?
Dentro da nossa compreensão atual da realidade física, existem certos problemas quânticos que não podem ser simulados num computador clássico recorrendo a um algoritmo quântico específico, porque exigiria, como referido, uma enormidade de memória.
Mas será que isso significa que não necessitamos de ter receio de sermos apenas avatares controlados por uma máquina?
Pese o facto de ser um assunto um pouco "abstrato" para os padrões da realidade do mundo e, como tal, este assunto parece até ridículo, a verdade é que os autores do estudo, Zohar Ringel, da Universidade Hebraica de Jerusalém (Israel) e Dmitry Kovrizhin, da Universidade de Oxford (Reino Unido) disseram ao portal New Scientist que estão um pouco surpresos com as conclusões que alguma imprensa retirou deste assunto.
Para estes investigadores, perguntar se vivemos numa simulação ou não nem sequer é uma questão científica.
A hipótese de simulação tem vindo a ganhar destaque desde 2002, quando Nick Bostrom, filósofo também da Universidade de Oxford, afirmou que um computador com a massa de um planeta, e capaz de fazer 1042 cálculos por segundo, poderia simular toda a história mental da humanidade usando menos de um milhão do seu poder de processamento por segundo.
As ideias de Bostrom levaram magnatas da tecnologia, como Elon Musk, a teorizar que existe apenas uma hipótese num bilhão que realmente vivemos na realidade. É muito mais provável sermos apenas dados a circular dentro do supercomputador de alguém. A ideia de uma realidade simulada levanta, claro, questões de livre arbítrio e se a humanidade controla ou não o próprio destino.
Mas devemos preocupar-nos com uma questão da qual não temos informações suficientes para responder? Não seria este um tema mais filosófico do que matemático?
Para mim, a questão de ‘estamos a viver numa simulação’, e qualquer resposta a ela, é ridículo. O artigo de Bostrom pressupõe que existe uma participação de uma civilização hiper-avançada na simulação do passado. Normalmente, só olhamos para a frente com computadores. Com toda a probabilidade, os nossos descendentes pós-humanos não se importariam o suficiente para simular uma realidade para nós.
Referiu Marcelo Gleiser, do Dartmouth College (EUA).
Além disso, tentar responder a essas perguntas com base nos nossos conhecimentos e máquinas atuais é arriscado. Os computadores quânticos – se e quando se tornarem verdadeiramente operacionais – podem ser muito mais versáteis do que podemos imaginar neste momento.
Se estivéssemos numa simulação, teríamos pouca ideia de como as leis da física no “mundo real” seriam, se a mecânica quântica governa ou não, e que tipo de computação seria possível fora dos limites da nossa simulação.
Na minha opinião, a questão é muito mais ficção do que ciência.
Conclui Gleiser.
Embora seja um tema que nos leva para um campo da imaginação, de uma realidade da fantasia, a verdade é que não temos como comprovar que vivemos num mundo real e que não fazemos parte de uma teatro simulado por máquinas tão potentes como aquelas que um dia saberemos que irão existir. Apenas há teorias, mas podemos ser apenas personagens de um trabalho do programador.
Este artigo tem mais de um ano
Por acaso já me ocorreu isso pela cabeça várias vezes. Assumindo os ‘déjà vu’ como um erro de software
loooooool. bela definição.
É so suster a respiração 5 minutos e já descobre…
E isso já não estará pré-determinado, tal como pensar neste assunto?
é fisicamente impossível morrer simplesmente por “suster a respiração por 5 minutos” 😉
Não se eu te ajudar 😉
Num mundo de brainwashing pelo menos.
Já internaram esquizofrénicos por ideias delirantes menores xD
Ah,ah,ah,a melhor do dia. 😀 😀
Fez-me rir!
Philip K. Dick já afirmava essa teoria.
Criámos uma ciência baseada no real, no palpável, no material, no que se toca, no que se pode medir e pesar.
Conhecemos o que é material e que não podemos penetrar e/ou simultaneamente ocupar. Mas também conhecemos o imaterial: as ondas, etc. VIVEMOS NUM MUNDO REAL, SIMULADO OU NÃO… NÃO INTERESSA… É REAL PARA NÓS. E AS LEIS DA FÍSICA MAIS CEDO OU MAIS TARDE DECIFRARÁ.
Se existe uma impotência de simular este mundo? PRIMEIRAMENTE NASCE DA LIMITAÇÃO DA NOSSA MENTE; que não consegue recuar para um período anterior à nossa existência.
calma.
tens física e matemática multidimensional no qual não consegues tocar nem sentir ou medir e pesar e porém é muito provável ou quase certo que existe.
a hipótese da simulação é tão válida como qualquer outra questão porque segundo a física quântica não é necessário existir algo quando não há nenhum observador.
Tudo o que disseste está implícito no que eu disse!
De acordo!
exactamente: “tão válida como qualquer outra”! a minha hipótese é que é uma maçã! Tão válida e tão merecedora de avaliação como essa!! honest to god!
Como tu dizes e eu posso adiantar um pouco mais abstratamente.
Este o conceito da fé de uma qualquer religião
Quem nos criou;
De onde viémos;
E para onde vamos.
Só falta mesmo a criação de uma figura divina O Programador.
Crentes, agnósticos e ateus desta nova religião já começam a surgir.
Nisto vou buscar as pipocas e vamos ver no que vai dar.
Até porque o Caos é sempre mais interessante do que a Ordem.
Já agora vale a pena pensar nisto.
Ateus e religiosos se eclipsam mutuamente.
Desde que vi o Matrix comecei a equacionar essa possibilidade.
Ou o Westworld
lol… isso ja sao filmes a mais…
A ser verdade, quero estrangular o gajo responsável pela minha programação!!
O que se passa é que o que comes contem a informação vital sob a forma de vibrações
e essas vibrações são como programas de computador que comunicam com o corpo e com o espirito
Os nutrientes são o menino de recados do criador
is that simple
Não existe matéria!
Vivemos na Matrix… 😉
Que nunca façam um killall …
parece que esta para breve…
ou que falhe a electricidade… ahahahahah
Vocês tem andado a ver o Matrix. Também muita vezes questiono se não será esse o futuro, a fusão da tecnologia no humano ou o humano na tecnologia, nem sei bem, ou fazer uma cópia digital da informação armazenada no nosso cérebro, digitalizar o nosso ser alma ou lá o que queiram chamar.
Podes ver isto:
http://www.dailymotion.com/video/x5ryqq5 (Year Million S01E03)
Deu no National Geographic no domingo passado.
Dá que pensar… E se cruzares isso com segurança informática, hackers, crackers, … ainda dá mais que pensar!
É perfeitamente possivel, ha 20 anos atras os computadores eram mais fracos que uma calculadora atual
Logo o que iremos poder fazer daqui a 100-200 anos? Algo tao massivo como um planeta sim poderia fazer uma realidade virtual perfeitamente
E claro a pergunta final, quem faz o estudo e no fim conclui que nao é possivel quem lhe garante que nao é um computador (ou matrix) que lhe esta a fazer ter essa conclusao ou manipular os dados que possam ter feitos num computador?
O pessoal tambem so fala em estilo filme Matrix, porque não pode ser mais o estilo do filme TRON ?
É porque no filme Matrix as pessoas ficam conectadas fisicamente ao computador; já em Tron, elas a matéria desaparece e a pessoa é digitalizada dentro daquela realidade. É estranho, para onde foi o corpo do criador de Tron?
Quando refiro o TRON é mais ao todo o povo que esta la digital e não ao criador
Pode-se dizer o mesmo por ex do SIMS
E se for como Code Lyoko, em que a morte é simplesmente uma desvirtualização?
Talvez a frase “conhecer o Criador” seja literal..
Excelente artigo,comendador.Mas que me utrapassa este assunto(e muito !!),lá isso ultrapassa… 🙂
Já agora,aproveito para referir que mais um voto meu lá consta na votação para os melhores Blogs do ano(categoria Inovação e Tecnologia).Não falhei um só dia,visto que só se pode votar por uma vez de 24 em 24 horas.Malta,não se esqueçam e votem também.É uma maneira muito simples de agradecer a quem muito merece,ok ?? Um abraço a todos. 🙂
Num universo simulado? Muito provavelmente não: https://www.sciencealert.com/quantum-complexity-rules-out-our-universe-as-a-computer-simulation
Alguem daqui ja se perguntou se sabe quem é na realidade, qual é o seu caminho, o que foi que a sua alma se pre dispos a vir ca aprender. Todos temos uma identidade e essa identidade é o nosso primeiro e segundo nome, a nossa data de nascimento, mais uma pista pois vem determinar para que fim viemos a este mundo. A lei do universo é incrível de cada ser humano se lembra se da sua vida anterior, todos reencarnamos vivemos várias vidas, evoluindo nossa alma ate chegarmos a um ponto onde se fecham ciclos de vida e abrem se outros. Se chamam de Universo, DEUS, matrix, etc o ser humano so acredita no que os olhos vem mas deve de acreditar mais na sua voz interior de que chamamos de espirito guia essa sim é a nossa voz interior que devemos ouvir. O mundo ta cada vez pior e somos nos que o fazemos assim todos os dias pela ganancia, poder. Mas aos olhos dum universo de DEUS nao passamos de po cosmico pois quando morremos viramos po e so resta nossa alma.
define “alma” e qual o método que usaste para demonstrar a sua existência.
E se esta simulação é apenas de uma entidade, mais propriamente tu que estás a ler isto… Consegues provar que os outros à tua volta existem da mesma forma que tu existes?
Um papel na língua já fez muita gente pensar o mesmo. Mas concordo, questionar tudo é sinónimo de inteligência, na minha opinião.
Já repararam porque estão a remover as cabines telefónicas todas?
Para não termos a possibilidade de nos retirarmos para a vida real.
:O
David Icke já fala (e escreve) acerca desse assunto desde há uns bons anos, ele diz vivermos num matrix. Pessoalmente acredito no oposto, que somos personagens dum criador e estamos enquanto humanos e na maioria estragando tudo aquilo que ele pretendia de nós mas já por isso nos foi concedido livre arbítrio. Existe sim um matrix possível de aceder, chamo-lhe projeção astral. Quem já não acredita em espiritualidade ou chakras (e não me refiro a religião), pode experimentar dmt com a diferença que provavelmente será iludido, mas deve igualmente conseguir comunicar com entidades doutros planos 😀
Sim, os filmes Matrix foram bons filmes, embora só para apreciadores do género. Mas pensando no que aconteceu aos irmãos realizadores, que foram todos reprogramados para serem agora irmãs…
Matrix só há um.
Queres conversa…
Coders responsáveis pelo meu avatar… se estiverem a ler esta mensagem: quero um update!!!! Mandem-me MP e dar-vos-ei os detalhes e… já agora, posso ganhar o euromilhões?
O autor esteve a ver o national geographic ontem à noite!! lol
Boas. Por acaso não, o artigo como podes ver na fonte é anterior ao programa, mas coincidência estive a ver sim esse programa 😀 e lá está, o pplware sempre enquadrado com o futuro 😉 Que achaste da forma como apresentaram o tema?
Não é difícil de entender. Basta pensar no número de vezes que morremos a jogar Wolfenstein ou outro FPS para perceber porque a II Guerra Mundial foi tão longa.
Alguém já tentou imaginar a vida do agente Blazkowicz? 🙂
Podendo parecer ridiculo o que irei dizer mas,… como e’ que conseguem computorizar a ideia do Amor (ao proximo, a alguem, a um animal). Sentimentos que podem levar a autodestruicao ou comportamentos “anormais”. Sera possivel pre-determinar isso? Nao sera esse o nosso porto de abrigo antes de pensarmos que somos robots?
Faz lembrar o sketch ” a minha vida dava um filme indiano”…eheh..Gato fedorento.
O Primeiro-Ministro quando o acordaram por causa dos incêndios do fim-de-semana, ficou muito chateado, porque estava profundamente envolvido no mundo virtual cor-de-rosa!!!!!!
“Estas “possibilidades”, agora levantadas, decorrem de um recente artigo..” — isto já era falado em 1977.. e o primeiro a explicar esta possibilidade foi altamente “gozado” na altura.. investiguem.. antes de escrever estas coisas. https://www.youtube.com/watch?v=-TKY1G6l8pQ
Estás enganado. Isto da ficção cientifica tem séculos, já no tempo dos descobrimentos se olhava para as estrelas 😉 mas com o aparecimento da computação quântica, certas linhas filosóficas tornaram-se menos “impossíveis” e com algum fundo de curiosidade factual. Ainda ontem à noite, e podes ir ver no histórico e rever o programa, o National Geografic apresentou um programa dedicado a este tema (e não só) com informações e teorias muito interessantes. Pesquisa e vais ver que há muita matérias recente sobre o assunto.
Eu só disse que esta teoria da “realidade simulada” não é nova.. e que já em 1977 se falava nessa possibilidade. Não tem nada a ver com ficção cientifica, computação quântica ou olhar para as estrelas.
Somos Virtuais? Somos mas é maluquinhos. É o que dá querermos novas tecnologias à força.
Se fossemos virtuais, não precisaríamos de nos alimentar, e muita coisas mais. Alias não me quero alongar mais, pois já sou doido que baste. Basta-me pensar no Universo, de onde não encontro respostas a muitas coisas.
Então tudo o que aprendemos sobre evolução do universo, está posto em causa. Então isto (a vida e morte) tudo é uma farsa. Tome juízo. No real, o melhor é arranjar um bom guião para uma série de ficção televisiva com este argumento, e, aí verá realmente o real ($).
Mente tão fechada jesus lol
Se não consegues explicar a origem do universo, nem o que existe depois da morte (que há partida seriam coisas lógicas) porquê tanta apreensão em admitir diferentes teorias da nossa existência?
A realidade é que o ser humano tem uma fértil imaginação.
Provavelmente o ser humano já é uma máquina quântica, entretanto sem esta função activa a espera da próxima grande evolução da humanidade.
Se somos uma simulação , então, quem nos programa também é uma simulação de alguém ?
Isto deu-me vontade de ir abrir máquinas virtuais umas dentro das outras. Lol
Penso que a ideia que tem que existir um hyper ultra computador capaz de controlar cada partícula subatómica não é necessária. Talvez todo o universo obedeça uma única lei que pode ser simples e a partir de uma estrutura inicial, com o decorrer do tempo podemos obter um universo de grande complexidade. Seria como ter o ADN que possui todo o programa de como cada ser evoluirá.
https://www.youtube.com/watch?v=o_CyMqQBO8w
😀
Agora imaginem que nós estamos a avançar nesse sentido. Ou seja, esse sistema hyper avançado está a simular aquilo que ele próprio é capaz de fazer. Um mundo virtual dentro de outro mundo virtual capaz de gerar a realidade, sem que esta saiba que não é real…:) O que vai acontecer quando esta suposta realidade souber que é virtual? Enfim…
“Se fossemos virtuais, não precisaríamos de nos alimentar, e muita coisas mais.”
Nos Sims tens uma barrinha a dizer que tens de os alimentar se não eles “morrem”.
//Fly away;
Parabens pelo artigo. Primeiro a humanidade criou os deuses para explicar o inesplicavel na altura, passado essa fase e agora com toda a evoluçao tecnologica, está tentada a explicar mais uma vez o que não compreende, o universo e os seus misterios! Na minha opinião não existe nenhuma simulação por parte de seres mais evoluidos com recurso a um computador equivalente a um planeta (isto soa mesmo ridiculo) para simular a nossa existênçia! Alias isso somos nos que procuramos atingir, com os jogos, VR etc a nossa existência é real e infelizmente curta, mas nada de preocupante num universo dinamico como o que já conhecemos! Imaginem que somo um grao de areia numa praia, que é transportado de um lado para outro pela maré, somos isso no universo! PS o grao de areia equivale ao nosso planeta… nós nem contamos!
Wellcome to the Matrix 😀
Hoje já sabemos geneticamente alterar sementes de plantas , miguem pensa em construir uma planta ou uma arvore , é mais fácil semear .
A virtualização a uma escala universal seria impossível , é mais fácil manipular a semente e planta-la , por isso ainda nos falta muito conhecimento para ser adquirido .
Um dia quando tivermos a capacidade do dobramento do espaço-tempo não deveremos ir no caminho da colonização mas no caminho do conhecimento .
Simulacron 3 – Daniel F Galouye (livro)
e respectivos filmes, baseados no mesmo
World on Wire – Rainer Werner Fassbinder
13th Floor – Josef Rusnak
Estão a esquecer a impressao em 3D já é possivel imprimir objetos com volume é só juntar a realidade virtual e secalhar mais alguma tecnologia que ainda nao conhecemos + um super mega hiper nanoprocessador e tudo aparece processado como nos queremos e necessitamos ver para que nos sentirmos bem quando algo corre mal apenas sao virus tal qual como conhecemos hoje em dia que nos afetam depois ou o que acontece e tratado ou acaba por ali game over entendem esta será a verdade, mas quando descobrirem ou alias o futuro longínquo ja o sabe. Pensem nos OVNIS que aparecem e dasaparecem num ápice nao e ao acaso que os EUA sabem a verdade sobre isto tudo apenas sao seres humanos que viajam no tempo e espaço dentro de uma realidade virtual e que veem dizer o que twm de ser feito para alterar alguma coisa que tem a haver com desenrolar da nossa história. Tentem entender o que se passa é só observar no vais e nao vai ate ser dada a ordem para tal. Abraços.
O que quis dizer na última frase foi que tentem entender o que se passa é só observar que tudo o que tem que acontecer espera que seja dada uma ordem que vem de uma ideia ou ordem que e dada à pessoa ora isso tem de vir de algum lado. Ora a ideia e uma imagem que corre no pensamento da pessoa de onde virá?
Alguém já leu sobre o vácuo quântico. Vácuo quântico seria o espaço no qual aparentemente não existe nada para um observador qualquer, mas que contém uma quantidade mínima de energia, campos eletromagnéticos e gravitacionais principalmente e partículas virtuais (partículas de força) interagindo entre si. No mundo quântico quando se a um observador o observado se comporta de modo diferente de como agi quando não esta sendo observado.
O determinismo é o assassinato do livre arbítrio. Somos marionetes nas mãos manipuladoras de um qualquer SUPER Computador que ALGORITMOU CADA SER TERRESTRE? “Quem” anda a gozar de nós e com o nosso ser?
Prefiro o incompreensivel livre arbítrio.
Bom, já cá só faltava esta…
Depois dos terraplanistas e restantes negacionistas ainda vamos juntar esta?
Vai lá vai… o Covid está a fazer mais estragos do que eu imaginava.
Eu acho que é impossível vivermos em uma simulação, pois um supercomputador não tem capacidade para processar a estupidez de algumas pessoas…