Neuralink de Elon Musk quer meter sensores no cérebro humano já em 2020
Entender e controlar o cérebro humano parece ser cada vez mais a ambição do próprio homem. Hoje já demos a conhecer um novo supercomputador da Intel que o pretende imitar, mas a visão de Elon Musk tinha que ir mais longe.
Num projeto desenvolvido pela Neuralink, quer colocar sensores ligados ao cérebro já no próximo ano.
A ficção científica chega à vida real
A Neuralink, empresa apoiada pelo excêntrico Elon Musk, foi criada para atuar na área de investigação ligada à medicina. Depois de anos de testes e avanços na tecnologia, a empresa diz estar pronta pra implantar sensores no cérebro humano já no próximo ano.
Este implante de linhas profundas será feito, indicam, através de um robô "semelhante a uma máquina de costura".
Tudo aquilo que vimos em séries como Black Mirror parece que vai começar a acontecer em breve, na vida real.
Até ao momento, os implantes apenas foram aplicados em ratos de laboratório. Nomeadamente, 1500 elétrodos foram implantados e todos eles estarão a ser analisados de forma a se perceber quais podem ou não ser aplicados nos cérebros humanos.
Os objetivos da Neuralink de Elon Musk
Apesar de tudo parecer demasiado ficcionado, a verdade é que o propósito da empresa é bastante válido. O seu primeiro objetivo passa restaurar partes do cérebro de forma a recuperar algumas incapacidades de pessoas com algum tipo de deficiência. Nomeadamente, amputados, invisuais, mudos ou surdos. Tendo estes sido alguns dos exemplos referidos.
Ligar o cérebro à máquina poderá ser a única forma do ser humano evoluir face à evolução da própria inteligência artificial, segundo afirmações do próprio Elon Musk. Assim se explicam todos os esforços nesta área por parte de alguns dos projetos que apoia.
A imagem acima é representada forma como os sensores poderão ser implantados. Uma agulha irá perfurar o cérebro e deixar um pequeno fio (indicado por uma seta branca na última imagem). O fio cerebral (sensor) terá um diâmetro de um quarto do diâmetro de um fio de cabelo. Depois de aplicado os sensores irão captar informações e transmiti-las para um recetor que ficará colocado na superfície do crânio.
Para analisar a informação e comunicar com o cérebro tudo será feito sem fios, eventualmente via Bluetooth, como foi indicado na apresentação.
Um longo caminho de investigação
Tudo parece estar bem planeado. Mas, a verdade é que ainda não se sabe como é que tal tecnologia irá funcionar ligada ao homem. Quanto tempo os sensores irão durar no cérebro humano, como irão atuar... nada se sabe.
Todo o longo evento pode ser assistido através deste vídeo.
Este artigo tem mais de um ano
Obrigado Elon, por fazeres a raça humana evoluir e melhorar.
… espera, falta acrescentar a seguir a “evoluir” —–> “roboticamente”!!!!!!!!!!
Será mesmo?
Sim, sim…pois, pois…
Não obrigada, perfiro me manter Humano até a último. está perto o fim da liberdade mental. daqui uns anos não estou a monitorizar Máquinas na rede mas sim cerebros humanos.
“Não obrigada”, se não precisares, há quem precise. Quem não vê, não ouve, não anda correctamente, vai agradecer todas estas melhorias.
Concordo com o que dizes, mas se de depois de um grave acidente perderes as capacidades de visão se calhar irias ponderar a tua afirmação caso a implantação destes sensores te desse a capacidade de voltar a ver o mundo.
Pode até ser verdade mas as intenções são muito obvias além disso.
As tuas talvez.
toda inovação abre muitos precedentes por exemplo : tv , durante o período do auge ela mentiu e criou falsos costumes que só prejudicou a humanidade desde então, Smartphone, os sinais do vicio já são presentes mas os resultados ainda não chegaram a publico . Para mi o neurolink não passa de um telemóvel dentro da cabeça
Este gajo é o maior teatro de actualidade. Tudo Fake. David Copperfield de hoje.
Os Tesla são falsos? Os side boosters do foguetão Falcon Heavy que são reutilizáveis são falsos?
Essa para mim é nova.
Esses caras da tecnologia tem síndrome de Deus
Mas ao contrário de deus, estes “caras” existem e fazem coisas acontecerem
Não seja fanboy, Elon Musk é cara de negocio, para ele você não passa de $$$$$$$$$$$$$$ que sofrera as consequências do futuro não será ele e sim o gado que o segue .
Tudo tão futuristico e depois comunicação via Bluetooth? Isso é tão ano 2000 e pouco… -.-‘
ha uns anos lembro-me de ver um documentario no discovery ou national geographic onde mostravam como um cego poderia voltar a ve rusando um implante ligado à zona do cerebro responsavel pela visão e usando de uma camara. A visão nao era perfeita e o sujeito (um cego) afirmava que conseguia ver silhoetas.. algo fantastico para alguém que nunca viu na vida.
Esta ideia dos implantes não é nova, do ponto de vista médico, mas poderá ser uma excelente ferramenta para questões do dia-a-dia. O ser humano evoluio bastante principalmente quando começou a usar ferramentas para facilitar o seu dia-a-dia. O medo dos chips e implantes está muito relaccionado com os filmes que vemos, os livros que lemos, e o medo – normal – do desconhecido. Com a IA é a mesma coisa.. inventa-se algo que pode vir a revolucionar o mundo e começam as teorias de que temos uma SKYNET ou que toda agente vai para o desemprego..
Os implantes serão, com certeza, uma excelente ferramenta, principalmente para uso medico (imaginem doencas como Alzheimer. por exemplo, com esta solucao.)
O problema todo e que as pessoas fazem muita expectativa por nada ficando logo após frustrados pelo marketing falso.
Não sei se marketing falso… Só sei que faz o que promete… Mais ano menos ano, mas faz… E uma coisa é certa, está no caminho certo criando as empresas que vão dominar a tecnologia, partilhando o conhecimento entre elas… E não existe ninguém até hoje no mundo com a visão dele… Daí todos os novos empresários quererem ser os novos Elon… Mas ainda bem pra aumentar a competitividade e os preços diminuírem, pois n tenho dinheiro pra um Tesla.. quem sabe, daqui a 5 anos e em 2 mão lol
Vamos aguarda e torcemos que seja verdade e que o mundo seja lindo, colorido sem doenças, pobreza , mortes, destruição do meio ambiente, catástrofes natural / humana etc……….
Está descansado que o mundo acaba antes de a raça humana conseguir encontrar o caminho certo …