Quantcast
PplWare Mobile

Neuralink: Elon Musk quer “ligar” o cérebro ao PC

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Mambo says:

    Apesar de não serem muito conhecidos, a Darpa, tem projeto a decorrer nesse campo, julgo que, aprovados no contexto da Iniciativa do ex-presidente Barack Obama, a que deram o nome de década do cérebro. Nela propõem-se a encontrar a cura, em 10 anos, para a maioria das doenças mentais actualmente incuráveis. Do ponto de vista militar, a alternativa a futuras armas autónomas, serão as armas controladas directamente pelo cérebro, também ele melhorado pela ligação a computadores.
    Parece ficção cientifica, mas se pensar-mos que já se conseguiu devolver a visão e a audição a crianças, através de implantes que se ligavam ao cerebro, podemos perceber que não se está a começar do zero.

  2. int3 says:

    Quando é que as pessoas não percebem que a vida humana não é um algoritmo nem matemático?
    Neurónios funcionam de uma maneira totalmente diferente de um circuito.
    Leiam o livro love and math de edward frenkel e percebam porquê é que a IA nunca na vida irá alcançar o poder humano.

    • Pedro says:

      Essa frase foi dita ao longo de toda a História sobre coisas tão simples como electricidade, comunicações sem fio, aviões etç. Nunca diga nunca, nunca!

      • Yuras says:

        Sim, mas aqui estamos a elevar noutro patamar. Saber que o cerebro humano é das coisas mais complexas do mundo e que não sabemos nem metade daquilo que pode fazer. Da mesma maneira, que só conhecemos <10% de todo o oceano. Uma coisa é produzir electricidade com energia, outra coisa é isto. Se conseguirem, é preciso uma tecnologia muito mais avançada que a actual.

        • Obobopo says:

          Tem que se começar por algum lado, talvez este projeto acabará por se revelar um falhanço no seu objetivo principal, mas como o artigo disse a investigação pode ajudar em outras doenças. E mesmo que não haja nenhum progresso, será suficiente para se aprender o que não fazer…

      • Yuras says:

        AHAHAHH! Obg por me fazeres rir, lol

    • MAguiar says:

      Comunicação de pulsos elétricos no cérebros não passa de algoritmos quânticos, o universo é regido por emaranhado de números.

  3. Informático Amador says:

    Investigação medica é bom, desde que não se deixe corromper como algumas grandes industrias farmacêuticas que diz-se, verdade ou mentira, tentam atrasar investigações em áreas como tratamento de cancro e não só, para não perderem o rendoso negócio de medicamentos.

    • José Rodrigues says:

      Isso era verdade para a sida e outras patologias, para o cancro há muito que há cura, o único problema é a eficiência dela e o que te faz ao resto dos orgãos.

      • Yuras says:

        E os intresses capitais. Há muito tratamento que não está alcance de todos, a não ser, como ajudas. Contudo, não vamos queixar porque, o pais mais, supostamente, desenvolvido, nem planos de saude (em condições) ao povo tem. Toda a gente sabe o pais em questão.

        • José Rodrigues says:

          Discordo, muitos desses tratamentos têm efectivamente tanta rentabilidade porque a maioria dos estados os comparticipa ou paga na totalidade, o que permite aos grandes laboratórios abusarem no valor que pedem pelos tratamentos, sabem se ninguém ficará sem acesso e que receberão bom dinheiro por eles.
          O formato desse país é para onde estamos a caminhar, muitos sistemas de saúde pura e simplesmente não têm capacidade financeira para se suportarem com padrões elevados de qualidade, daí a toda a gente ir para serviços privados, a vantagem é que com essa massificação os valores dos seguros diminuem em muito, o que é só vantajoso para todos. Em Lisboa só “pobres” vão ao público, qualquer família de classe média tem seguro de saúde.

  4. Str says:

    Bem, por este andar daqui a 700 ou 800 anos o conceito de ensino e aprendizagem/instrução vai mudar e muito. As mentes serão programadas, carregadas de instruções, ao estilo do que se viu no Matrix, “Quero aprender a pilotar um helicóptero, ok não há problema,faz se o download das instruções e “injecta-se”a informação no cérebro. Trigonometria? Ah é na boa vais aquele site sacas e bota abaixo. Claro que se assim for muita coisa irá mudar e quem quiser aceder a informação talvez tenha de pagar e muito

    • Lumia 630 DS says:

      A Evoluçao do ser humano, qua do visto ha 40 anos, ja se nota e bem em varios sentidos. Isto porque com a evolução, e consequente reprodução, o homem e a mulher, transmitem informação no ADN, às crianças que geram. Hoje temos crianças muito mais evoluídas do que eramos ha 20/40anos. Fruto da evolução, da aprendizagem. Quando hoje se diz que as crianças ja nascem ensinadas, o ADN ja la esta. Elon Musk vai juntar o util ao agradável. Veremos, no futuro….

      • Str says:

        Não concordo quando dizem que elas já nascem ensinadas, mas respeito a opinião. Acho que esse “ensino” não é mais do que a curiosidade natural das crianças. Nasci em 80 e na minha infância não havia consolas e telemóveis para se mexer mais se existissem deixe lá que a nossa curiosidade também se voltava para aí, porque as crianças são assim mesmo curiosas. Naquela altura tínhamos que ter engenho, não havia muito para brincar portanto jogava-se a bola, desmontava-se o radio só para ver o que tinha dentro, e faziam-se carrinhos de rolamentos. Lembro-me quando a primeira disquete me veio para as mãos tive de desmontar aquela cena para ver bem aquela tape porque aquela nesga que se via não me chegava eheheheh. Já hoje o engenho não é tão estimulado, porque a tecnologia esta tão massificada e acessível que a curiosidade está toda voltada para os tablets consolas jogos e afins.

        • Yuras says:

          Concordo, as crinças são mais evoluídas porque tem acesso a mais informação que antigamente. Simples, hoje em dia, tu sabes que A e B são amigos porque viste na TV, antigamente não sabias nada e acreditavas no que dizias, por vezes mal, porque não havia meios de transmissão.

        • M3mn0t says:

          +1 😉 Não acrescento nem uma virgula!

      • Vlad says:

        @Lumia 630 DS
        Lá por o nosso conhecimento ter aumentado brutalmente nos tempos modernos, isso não significa que tenha havido um aumento na capacidade do cérebro. Na realidade o nosso cérebro nos ultimos 1000 anos pouco evoluiu.

    • RF says:

      Por este andar não é daqui a 700 ou 800 anos.. mas sim daqui a 70 ou 80 anos! A tecnologia que tínhamos há 10 anos atrás é que temos hoje em dia… faz com que 2007 aparente ser um passado longínquo!

    • José Rodrigues says:

      700 anos? Mete 50 nisso. A nível biónico eu diria mesmo 10 anos.

  5. Rick says:

    Este Homem é de outro mundo.
    Pena haver poucos visionários como ele.

  6. RF says:

    Elon Musk = Nikola Tesla ou Albert Einstein ou Thomas Edison e tantos outros, do tempo moderno! Ainda bem que de tempos em tempos lá aparece um géniozinho para evoluirmos um pouco!

    • a says:

      RF, eu percebo o que queres dizer, mas Elon Musk nunca na vida pode ser comparado aos nomes que falas, porque a “pequena” difenca reside no facto deste Elon ter apenas visoes e nunca na vida fez nada (sozinho), enquanto os outros fizeram as coisas sozinhos ou apenas com a ajuda de mais uma ou outra pessoa. Se queres comparar este homem com alguem, fa-lo comparativamente a Julio Verne e similares.

      • censo says:

        E não te esqueças de outro pormenor: este quer ganhar dinheiro!

      • s says:

        quem achas que criou o paypal? (com a ajuda de mais um como tu dizes, porque so assim deve ter valor). Para alem de ter aprendido a programar sozinho e ainda bem novo. Nao fales de alguem como se conhecesses quando nunca o viste na vida sequer! (nem eu, mas bastou uma pequena pesquisa para saber isto).

  7. eachtime says:

    It’s a human revolution

  8. Hugo Vieira says:

    Steve Jobs o maior genio e agr o filho continua

    • José Rodrigues says:

      Tomara o Jobs, esse só queria alimentar o ego dele conseguinte cifrões a troco de produtos que se dizem revolucionários e que mudariam a vida das pessoas. O Musk efectivamente vende ideias que mudam a vida das pessoas, pessoas ricas, mas muda 😉

  9. Márcio Lima says:

    Nunca mais desenvolve o MK1, pá!

    Estou mortinho para ver a primeira versão ironman suit de verdade 🙂

  10. Alvega says:

    Elon Musk, again ?
    Estou deveras tentado a escrever ao Srº para saber da sua disponibilidade para ser padrinho dos meus filhos, ou a indagar do seu interesse a desposar uma filha minha. Como MORTAL, isso me daria por inerência o acesso a galeria dos IMORTAIS, certo ?
    Com as comparações feitas por outros users a figuras relevantes e ímpares da historia, fiquei baralhado, que fez até hoje Elon Musk, para constar da tabela ?
    Fez….isso…pois….nada…nada não, manda fazer, já não é mau.

    Como povo, Portugal, sempre se deixou deslumbrar por tudo o que vinha do exterior, se no inicio do sec. 20, o CHIQUE , era falar Francês e ter ido ou frequentar Paris, já no Sec. 21 ler Inglês ou seguir os expl. emanados dos EUA ou G.Britain, é agora o grande desiderato, poderão argumentar, que é dai que provem as NOVIDADES; eu diria antes: EFEITO MANADA, é conhecido e descrito, proficuamente.

    • a says:

      Alvega, comentario que me fez rir ….. e assino por baixo 🙂
      Em cima, referi que apenas podia ser comparado a Julio Verne apenas pela “visao” ou sonhos, mas se pensar um pouco, acho que nem isso, porque ao menos Verne ainda escreveu os livros, este Elon nada faz a nao ser ter dinheiro e comprar empresas que TENTEM concretizar o que ele gostaria de ter… mas isso no fundo é o que todos os chefes querem, querem muito sem saber fazer e que mandam os seus empregados fazerem…… ja agora, digo o mesmo sobre o Steve Jobs…. e um ou outro chefe que ja tive antes LOL….

      • a says:

        Espera la, acabei de ler o Wikipedia e tenho que dar o braco a torcer…. afinal este gajo tem o dinheiro que tem hoje devido ao seu proprio credito…. inicialmente criou a empresa Zip2 (e seus produtos/servico) e dps da sua venda (bastante lucro) seguiu a mesma logica de criar novas empresas para mais tarde lucrar com a sua venda…. Ok, nao inventou nada para a humanidade, mas pelo menos o que tem hoje é causa da seu trabalho e não herança de familia.

        • Nuno says:

          +/- foi o pai que lhe emprestou dinheiro para começar a sua empresa. Nem todos os pais o podem fazer. Existe um documentário no youtube sobre ele.

  11. Pai de Burro says:

    “permitindo assim ligar o cérebro humano às máquinas.”
    Nao bastava a recente (ou talvez nao), mania de colocar o homem a competir com as maquinas, pelo TRABALHO, e eis que o próximo passo é os HÍBRIDOS.
    Os puristas da tecnologia, devem estar irritados, como podem MISTURAR, um animal, CHEIO de DEFEITOS, com algo que é INFALÍVEL e IMORTAL !!
    Deixem-me fazer uma PREVISÃO, o celebro a ser utilizado numa maquina toda XPTO, vai ser de….claro quem mais poderia ser. Elon Musk.
    Os ditadores, nao sao de geração expontanea, vao-se assenhoreando do lugar, com a complacência dos restantes. Foi a 70 anos atrás que um deles teve milhões de seguidores a elege-lo, resultado….GUERRA. Pasme-se que nessa altura foi dado um grande salto em frente na tecnologia, e métodos de produção. Pelas piores razoes.

  12. Toni says:

    Quando isto acontecer, já tenho aqui de lado uma dram de 256k para fazer backup do cérebro do meu chefe.

    • Vítor M. says:

      Não será RAM a mais? Depois ele irá exigir muito mais 😀

      Claro que caminhamos para o futuro biónico, esse é o destino até pelo que vemos da evolução da tecnologia na medicina. Há dias vimos um Implante de coração artificial…

  13. Amilcar Alho says:

    E as pessoas que não têm cérebro…? Vão ligar o PC ao quê…?!
    É que conheço tantas nesta situação… Tadinhas…

    • vrc says:

      Tadinhas não…estas são as mais favorecidas, sempre online não necessitam do cérebro para pensar. Para mim esse é o grande perigo, em vez de controlarmos a máquina, passamos nós a ser controlados por ela.
      Por isso, acho que primeiro devíamos rever o nosso conceito de humanidade. Aliado a todo o potencial tecnológico o cérebro poderá ser duplamente perigoso…porque sempre o foi e parece que vai continuar a ser. Mas também, é maravilhoso e criativo, por isso também pode ser duplamente poderoso em todo o seu potencial progressivo e altruísta.
      Questionei-me agora, onde é que os egípcios ligaram a cabeça para construírem as suas pirâmides, que estão de pé, para aí 4000 ou 4500 anos, ou mais? eheheh
      Sejam felizes com as vossas cabecinhas.

  14. Jose says:

    Nem sabem onde estao se metendo

  15. djofight says:

    veremos, eu já nem digo nada… mas não acredito que a evolução médica seja o objectivo mas sim um pretexto. O q evoluiria a IA se pudesse ter “acesso” ao cerebro?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.