NASA: Sonda espacial Juno detecta imagem de golfinho na superfície de Júpiter (vídeo)
A NASA tem a sua sonda Juno a orbitar Júpiter, o maior planeta do sistema solar. Nas suas passagens, a nave da agência americana tem captado imagens fabulosas, como por exemplo fotografias da Mancha vermelha ou imagens de uma impressionante tempestade.
Desta vez, a sonda captou o que parece ser a forma de um golfinho nas densas nuvens do gigante gasoso.
Júpiter tem-nos brindado com vários acontecimentos que mostram o quanto desconhecemos este que é o maior planeta do sistema solar. Desta vez, embora sendo mais de curiosidade do que de relevância científica, a sonda Juno da NASA detetou a forma de um golfinho na superfície de Júpiter.
Esta deteção aconteceu durante a sua missão científica de observar a superfície e os fenómenos do maior planeta do sistema solar.
Segundo os cientistas que observaram as leituras da nave espacial, devido a um impacto de Júpiter há 4,5 mil milhões de anos com um planeta então ainda em formação, o núcleo do planeta gasoso tornou-se menos denso e mais extenso do que deveria ser.
Mesmo que esse impacto tenha acontecido há 4,5 mil milhões de anos, "ainda pode levar muitos, muitos milhões de anos para que o material pesado volte a se estabelecer num núcleo denso", explicaram os investigadores que estão a acompanhar tudo o que a sonda Juno tem captado.
Juno mudou a forma de olhar para Júpiter
A NASA lançou a sonda Juno a 5 de agosto de 2011, a partir do Cabo Canaveral, na Florida. Depois de mais de 300 milhões de quilómetros a cruzar o espaço, a nave chegou ao planeta gigante em julho de 2016. Desde então, as imagens e a informação recolhida permitiu conhecer dados de Júpiter “de tirar o fôlego”.
A título de curiosidade, Juno foi a primeira missão que levou uma nave movida a energia solar comandada a partir da Terra.
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: NASA
Fonte: Gulf Today
Chama-se de pareidolia e é um fenómemo psicológico relativamente comum no qual um estimulo visual ou sonoro é interpretado como algo com significado. É o que acontece aqui. São nuvens, mas nós vemos um golfinho.
Deixa a NASA saber que você falou que é pareidolia. Pareidolia é só prá nós. Para a NASA é uma descoberto científica sensacional.
Está aqui o comunicado da NASA em relação à nuvem: https://www.nasa.gov/image-feature/jpl/dolphin-in-the-jovian-clouds
Em lado nenhum a classifica como “descoberta científica sensacional”. Limita-se a datar, a descrever o aspeto da nuvem e a localizá-la no globo joviano.
Exatamente, como tal é referido que “ Desta vez, embora sendo mais de curiosidade do que de relevância científica, a sonda Juno da NASA detetou a forma de um golfinho na superfície de Júpiter.”…
Não sabe brincar, não desce pro play.
Se fosse um OVNI, a NASA já dizia logo é pareidolia.
E eu que pensava que era uma imagem feita por extraterrestres.
Lol, sim Justino, é exactamente isso mas o importante nisto tudo – na minha opinião – é o motivo. A verdade é que, para a NASA, isto não passa de publicidade. Mas afinal, por onde estamos a saber do sucedido ? 😉
Megalodolphin