NASA quer tornar o espaço mais acessível a todos
Chegar ao espaço, seja fisicamente, seja através de trabalho em Terra para criar estruturas para o atingir, são cenários que requerem um elevado investimento tanto pessoal quanto monetário, afastando desde logo uma elevada potencial força de trabalho na área. A NASA, que é a grande referência nesta temática, pretende, no entanto, tornar o espaço mais acessível a todos, diminuindo as desigualdades e aumentando as oportunidades.
Esta ideia faz parte do Plano de Ação de Equidade da agência espacial.
O Plano de Ação de Equidade da NASA
Integrado no seu Plano de Ação de Equidade, a NASA pretende criar mais oportunidades relacionadas ao espaço. Significa isto, que a agência do governo federal dos Estados Unidos quer trabalhar junto das comunidades carentes e sub-representadas, com o objetivo amplo que melhorar a igualdade racial no país.
A agência diz que o seu Plano permitirá acompanhar interna e externamente o progresso na melhoria da diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade.
São quatro as áreas essenciais em que se foca. Em primeiro lugar, destaca-se a ambição de aumentar a integração e utilização de empreiteiros e empresas de comunidades carentes e expandir a equidade no processo de contratação da NASA.
Outra das medidas passa por polir a forma como são atribuídos subsídios e criados acordos de cooperação para promover oportunidades, acesso e representação para comunidades carentes.
Há ainda a necessidade de aproveitamento dos dados das ciências da Terra e socioeconómicos para ajudar a mitigar os desafios ambientais em comunidades carentes. Por fim, destaca-se a promoção e expansão dos direitos civis a estes grupos.
Para chegar a esta população, a NASA pretende realizar de mais eventos para envolver estes grupos, aumentando o alcance e o ensino, oferecendo às pequenas empresas mais oportunidades de contrato. A agência também pretende quebrar as barreiras linguísticas, atualizando o seu plano de acesso ao idioma e expandindo a acessibilidade para populações com proficiência limitada em inglês, começando com comunicações em espanhol.
A NASA tem planos para voltar a colocar pessoas na Lua em 2025 e, através do programa Artemis, quer levar a primeira mulher e uma pessoa negra a pisar a lua pela primeira vez, havendo já uma lista diversificada de nomes elegível para tal.
Este artigo tem mais de um ano
Deviam dar igualmente oportunidade a toda a comunidade LGTVHD+ e mandá-los pro espaço!