NASA mostra novas fotos do nascer e pôr-do-sol em Marte captadas pela sonda InSight
À medida que o tempo passa, as sondas que estudam Marte fornecem-nos uma visão mais "terrena" do solo do planeta vermelho. Depois de nos ser apresentados sons do ambiente, vibrações de possível sismo e informações meteorológicas, a sonda InSight, da NASA, captou várias imagens nítidas do amanhecer e pôr-do-sol no planeta.
O tweet da agência espacial norte-americana mostra imagens nítidas, muito "terrenas e familiares".
Buzz Aldrin, um dos primeiros humanos a pisar a Lua, com Neil Armstrong e Michael Collins, apelou aos EUA que iniciassem trabalhos para pôr em prática a ideia de uma "grande migração da humanidade para Marte", como questão de "derradeira sobrevivência" para os seres humanos. Esta mensagem foi deixada num artigo no Washington Post publicado na quarta-feira.
Marte é visto como a segunda casa para a humanidade?
O antigo astronauta da missão Apollo 11 não é o primeiro a olhar para o planeta vermelho como a salvação da espécie humana, há vários investigadores, cosmólogos e cientistas que também partilham dessa opinião. Assim, Marte terá de ser habitado, mas antes disso, teremos de conhecer bem o que nos poderá esperar.
Uma das funções entregues à Interior Exploration using Seismic Investigations, Geodesy and Heat Transport (InSight) é mostrar o astro como nunca o vimos. Dessa forma, as imagens captadas agora são de uma importância que provavelmente nos escape.
Assim, as impressionantes fotos, que nos mostram as nuvens marcianas, foram captadas nos dias 24 e 25 de abril. Estas tiveram ajuda das câmaras instaladas no braço robótico do veículo no solo.
Just a blissful day on #Mars as feathery clouds roll by me and the Sun shines on the horizon.
More: https://t.co/1SSsYjsNjz
Mars Weather: https://t.co/gqGuWiEtbx pic.twitter.com/q9UooHuqKQ— NASA InSight (@NASAInSight) May 1, 2019
Sol ainda mais longe
O Sol parece muito menor, do que aquilo que a nós, terrestres, estamos habituados. Contudo, essa diferença tem a ver com o facto do planeta vermelho estar localizado a 227,9 milhões de quilómetros da estrela. A Terra está a cerca de 150 milhões de quilómetros de distância.
What do sunrise and sunset look like on Mars? Check it out with the @NASAInSight lander >> https://t.co/Z0UlzSWLrp pic.twitter.com/sQeVFWfbtA
— NASA Marshall (@NASA_Marshall) May 1, 2019
Pequenas informações que observamos não nos dão conta da importância que elas têm para a investigação. No entanto, a NASA disponibilizou recursos para fazer disparos pelas 5h30 hora local e depois novamente por volta das 18h30. Como bónus, uma câmara sob o convés do veículo também captou nuvens a flutuar no céu de Marte ao pôr-do-sol.
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: NASA
Fonte: NASA
Olhem no canto direito superior e vejam um objecto não identificado a passar.
Na imagem GIF
nao é um, nada, sao 6…hic hic
😀 por acaso há já muitas pessoas a “apontar” esse OVNI. Eles andam por lá.
O pessoal vê ovnis até nos gifs!
Mas de qualquer forma é verdade, aparece mesmo um objeto no canto superior direito do gif. Ótima observação!
Na varanda da minha casa já é a segunda vez que vejo ovnis já ouvi dizer que ultimamente eles tem aumentado aparições nos céus