PplWare Mobile

SpaceX – A corrida a Marte deverá começar já em 2019


Maria Inês Coelho

Gestora de conteúdo e de redes sociais do Pplware. Mestre em Economia, foi o fascínio pelo universo da tecnologia e da comunicação que falou mais alto.

Destaques PPLWARE

23 Respostas

  1. Hugo Gomes says:

    Se tivermos uma terceira guerra mundial. O ping vai logo para a lua o trumpinas para marte e nos ca ficamos a aturar a radiação

    • pintor says:

      Eu acho que é mais quando tivermos e não se tivermos.

    • Rui says:

      Efectivamente nunca estivemos tão perto de uma 3ª Guerra Mundial desde a crise do mísseis em Cuba, como agora. Principalmente depois da Rússia anexar a Crimeia e o leste da Ucrãnia. Com o que se passa na Síria, o que se passou na Turquia…….
      Depois também não ajuda nada termos um Presidente Russo Imperialista, que tenta reerguer o bloco de leste, temos um louco na Casa Branca, um anormal na Coreia do Norte, um Presidente Vitalício na China…….. não vejo bom senso em nenhuma destas 4 potências nucleares (apesar das provocações aos vizinhos, a China ainda será o mais moderado!).

  2. Helder says:

    O Elon devia era meter-se no foguetão junto com os fanboys e por-se em Marte e depois voltar com o foguetão para baixo para levar mais fanboys.

  3. Donisto says:

    Corrijam o nome do foguetão Sff, BFR significa “Big FALCON Rocket”, não a asneira que decidiram usar (embora toda a gente saiba que esse era o objetivo do nome)

    • Não há nada a corrigir… só falando com Musk primeiro 🙂

      • scddc says:

        O nome oficial Big Falcon Rocket. O Big fucking rocket é a piada de Elon (assim como S3X na Tesla) mas não é o nome oficial, não é o nome para ser usado numa notícia (no máximo uma linha a referir a piada).

        • Donisto says:

          Não vale a pena, Big Falcon Rocket é o nome oficial e, se não estou em erro, foi anunciado pela presidente da SpaceX, Gwynne Shotwell. Acho que quem fez o artigo não pensou que uma empresa como a SpaceX ia por a palavra “Fucking” explicita no nome de algo tão importante como o BFR.

          É comum a empresas do Musk fazerem umas brincadeiras semelhantes, mas não o vão fazer explicitamente, especialmente em algo que vai ser utilizado, não só por empresas privados, como por organizações governamentais.

          Mas pronto, o que se pode fazer…

    • sd says:

      oh chefe o nome está certo. aliás não poderiam ter escolhido nome melhor, visto que será o maior foguetão lançado.

  4. GM says:

    “Big FALCON Rocket” é o nome politicamente correcto. O outro, é o verdadeiro ;)!

  5. joão pereira says:

    Por mim podem ir toda essa malta para lá. Não fazem cá falta nenhuma.

  6. Wishmaster says:

    Mas qual 3.ª Guerra Mundial? LOL Não vai existir terceira guerra mundial nenhuma, pelo menos a típica guerra de mísseis e muito menos uma guerra nuclear.
    As guerras já não são travadas directamente, logo, esqueçam o conceito que ainda têm de guerra, como a que sucedeu há 70 anos.

    As guerras são locais (em que duas ou mais super potências se guerreiam mas apoiando facções. Aqui podemos afirmar que está em curso uma guerra fria, sim, entre os EUA e a Rússia, já dura há anos!!! Os EUA querem o domínio do Médio Oriente para ganhar posição sobre a Rússia. A Rússia sabe disto, então apoia os líderes desses países. Na Síria, por exemplo, Assad (ELEITO DEMOCRATICAMENTE) é visto pelo Ocidente como um ditador, visão incutida pelos EUA. Na verdade, Assad nacionalizou a produção de petróleo e o Ocidente – EUA e França – não gostam disso…Os EUA apoiam os rebeldes juntamente com Israel; a Rússia apoia Assad juntamente com outros países).
    Além de conflitos armados locais, as guerras são digitais e económicas.
    Nenhum país e líder é suficientemente louco para iniciar um conflito militar directo contra outro país de grande poder bélico, por exemplo EUA – Rússia, EUA-China.
    Mesmo com os apelidados “loucos” nos EUA e na Coreia do Norte, eles não são assim tão loucos 😉
    Por exemplo, acham mesmo que o Kim vai usar um míssil balístico de grande alcance contra os EUA??? Nunca na vida! Mesmo que os faça, o propósito da Coreia é defender-se. Se o fizesse, era aniquilada logo de seguida.

    Mesmo os líderes “loucos” sabem que um conflito dessa magnitude só traria destruição. Não existiriam vencedores desta guerra e mesmo os sobreviventes estariam em grandes dificuldades devido à radiação entre outros factores, destruição da economia, etc….
    Portanto, III Guerra Mundial? Está muito, muito longe de acontecer 🙂

    Quanto ao espaço, bom…o Homem foi à Lua na década de 60 (a partir do pressuposto que foi mesmo nesta década e não mais tarde, sendo mais provável que só tenha ido mais tarde…).
    Que evolução viram em 60 anos? O Espaço não é para brincadeiras…Podia expor aqui os perigos do Espaço, mas o comentário ficaria enorme 😉
    Há razões para o Homem não sair do seu cantinho, não antes de 2100, podem ter a certeza, não antes de criar algo que lhe permita viajar a velocidades que lhe permitam deixar o nosso sistema solar. Não vale a pena colonizar o nosso sistema solar. Pensem que Marte nem sequer tem um campo magnético que lhe permita manter uma atmosfera. Sem isso, os ventos solares destróem qualquer atmosfera que o Homem tente lá criar…. Viver em ambiente controlado (tipo estufas)???? Demasiado perigoso. Marte é assolado por tempestades de areia, ou melhor, pó tão fino mas tão fino, que todo o equipamento tem que ser hermeticamente selado….Ao contrário da Terra, as tempestades de areia em Marte são mais severas, cobrem todo um hemisfério do planeta e podem durar anos………
    Há uns anos, o robot explorador da NASA (Rover Spirit) passou por dificuldade por causa de uma tempestade dessas, pois não recebia qualquer luz solar….
    Além disso, em Marte, as temperaturas oscilam entre os -87.º e os -5.º, portanto, não é muito agradável lá estar, principalmente quando os sistemas de aquecimento deixarem de funcionar 😉 😛
    O que Musk vai fazer é lançar para lá uns “caixotes” com alguns humanos dentro e basicamente vão ficar lá fechados. Isso é colonizar?
    Concluindo: 1.º passo para colonizar um planeta: encontra um planeta com condições para ser colonizado. 2.º passo para colonizar um planeta: desloca-te até ao planeta com condições para ser colonizado que encontraste.

    Obama disse que iam à Lua até 2020. Cancelaram o programa…lol Eu fiquei à espera para ver isso…Não acreditava.
    Obama disse que iam a Marte até 2030. Quero ver isso 🙂 😀
    Por alguma razão só enviam “robôzinhos”…Eu também não iria, livra-te! 😉

    • Rui says:

      Achas mesmo que uma guerra nuclear é completamente descabida?
      Obviamente que sim, ainda para mais podemos confiar profundamente nas pessoas sensatas e inteligentes que governam as principais potências nucleares, como o Czar Putin (que faz uma conferência de imprensa a pensar nas eleições locais, mas que faz uma apresentação de um novo míssil nuclear indetectável com animações a demonstrar que consegue atacar os Estados Unidos em qualquer lugar), depois temos outro sensato de nome Trump (que já ameaçou fazer desaparecer a Coreia do Norte, ameaça a Europa e a China com uma guerra comercial), temos ainda o lunático do Kim na Coreia do Norte, o Presidente vitalício na China……. obviamente que só podemos ficar descansados que não se passa nada!
      Parece que o financiamento da Rússia a partidos de extremistas passa-lhe ao lado e nem o incomodam! Ou a ajuda de um lunático a ganhar as eleições nos EUA!
      Já referi aqui e volto a referir, quando a Rússia anexou a Crimeia e apoderou-se de toda a marinha Ucraniana, as elites militares Russas fugiram misteriosamente para a Sibéria…. sabe dizer-me porquê?
      Já agora, investigue qual é a especialidade do actual Chefe de Estado Maior da Rússia, de nome Valeri Gerassimov!

    • JVC says:

      Master, ir à Lua é complicado, mas marte é muito mais difícil. A lua foi uma empreitada de uma década e apesar dos timings, não forçaram muito a coisa, porque não queriam perder ninguém. Com excepção da Apollo 1. Podiam ter aterrado da Apollo 10, mas decidiram que apenas iria acontecer na seguinte para garantir que não havia surpresas – já que milhares de coisas podiam correr mal.

      Convém não esquecer que tinham o mundo todo a acompanhar o progresso, Soviéticos principalmente.

  7. Miguel Costa says:

    O que ele vai começar a testar é a versão Grasshopper 2 do que explodiu em 2013, pelo menos problema que fez explodir 2 Falcon durante missões. Como o Falcon Heavy já devia estar a fazer 120 missões por mês, tal como foi previsto em 2011, neste momento deve fazer 2 a 3 em 2018, e 4 a 6 em 2019. Portanto, é giro ver as mentiras do Elon no que respeita a calendários. Podiam também ter noticiado que ele já recuou no anúncio de que vai enviar 2 humanos para uma missão de 9 dias em que vão orbitar a Lua em Setembro deste ano. Essa “missão” desapareceu de todos os lançamentos, até 2025, quer seja do Falcon 9 como do Falcon Heavy. Quando se nota o dia em que fizeram o anúncio ter sido o mesmo dia em que a NASA anunciou que iria enviar a Orion para ultrapassar a órbita da Lua e fazer 2 órbitas em volta da Lua antes de regressar à Terra, para comprovar o sistema, levanta-se a pergunta se não foi uma grandiosa mentira tendo em vista puxar os investidores para a SpaceX. Agora que o SLS se atrasou 1 ano, eis que o Elon volta a apresentar uma proposta com datas para ultrapassar a Orion… tal como apresentou o Falcon Heavy para enfrentar o Ares 1.

    • Técnico Meo says:

      Mas esse tom crítico é motivado porquê? A NASA tem feito melhor?

      Alguém além dele, está a combater anos e anos de atraso tecnológico no que toca ao espaço?

      Não percebo o ódio só progresso e muito menos ao sucesso do homem.

      Ninguém tem feito melhor.

      Tipicamente português….

      • GM says:

        Sem dúvida que tem avançado, e muito, a tecnologia. Veja-se o facto de conseguir fazer regressar à Terra os lançadores para futuras reutilizações. Foi simplesmente o primeiro, apesar do Jeff Bezzos também já ter conseguido o mesmo feito. No entanto, a NASA, está a evoluir o SLS e a ORION de forma mais discreta, e segura. Ir a Marte não é ir à loja da esquina. São 9 meses só de ida, com tudo o que é necessário, quer para ir, estar, e voltar. Estão a fazer tudo pausadamente, reflectido, para tentar ao máximo que nada escape. Por essa razão, de se fazer “à pressa”, nos anos 60, existiram os fracassos que se conhecem, fora os que nunca vieram a público, aquando a corrida à Lua. Isto claro, acreditando que deveras conseguiram o feito. Não digo que não, nem digo que sim, face às informações que estão disponíveis.

        • Gouveia says:

          https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/d/d6/584392main_M168000580LR_ap17_area.jpg/350px-584392main_M168000580LR_ap17_area.jpg

          A Ida à lua já foi provada
          Já vi provas mais nítidas, mas já não sei em que site foi, por isso foi o que arranjei melhor

        • JVC says:

          GM o único grande fracasso foi a Apollo 1 e obrigou a NASA a não ter pressas. Aliás, ainda se pensou em aterrar na superfície da lua na Apollo 10, mas por receio de perder mais gente, ficou apenas por um voo a baixa altitude (como estava estipulado no plano de voo) e a aterragem ficou adiada para a Apollo 11.

          Não esquecer que todos tinham os olhos postos na NASA. Russos, comunidade cientifica, imprensa, empresas, etc. Havia pouca margem para erros e o “Mercury”, “Gemini” e “Apollo” tinham um plano muito bem definido. Foram 10 anos de “baby steps”.

          Os russos por seu turno tiveram alguns atrasos no seu N1, esse sim envolvido em secretismo até mais tarde. Mas por picardias internas entre gabinetes de desenvolvimento e porque tinha uma filosofia diferente dos americanos teve muitos problemas e foi abandonado.

          Contudo, os seus motores foram utilizados mais tarde em rockets americanos sob licença. Não se perdeu tudo.

          Mas desejo todos os sucessos à Space X. Prefiro uma corrida espacial que uma corrida por armas indetetáveis. LOL

        • Woot! says:

          9 meses se forem devagar e os planetas não estiverem alinhados. Se fizerem as coisas como deve ser conseguem reduzir isso para 5-6 meses.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Blogs do Ano - Nomeado Inovação e Tecnologia