Quantcast
PplWare Mobile

NASA descobre gelo à superfície da Lua

                                    
                                

Autor: Tomás Santiago


  1. Filipe says:

    E , dizem que pisaram solo lunar , retiraram amostras … etc. Uma treta , ainda hoje não sabem sequer a composição do solo lunar .

    • RM says:

      Porque pensas que o solo lunar é ou deveria ser igual em toda sua a superfície ?
      Foram à lua, tiraram algumas amostras, mas não exploraram toda a superfície pois não !?

    • Luis Reis says:

      Acredite que já lá foram e não foram só “retirar amostras”! O público não pode saber de certos segredos … xiuuuuu 🙂

    • Jose says:

      Caramba, o senhor deve alguma coisa ao bom senso? Tem noção do caminhar de uma homem? Some lá as vezes que os norte-americanos lá estiveram e veja quanto poderia ter percorrido? O senor tem noção do tamanho da Lua – mesmo sendo 1/4 do toda Terra – em comparação comum Ser Humano? Sabe-se muito bem como é composta onde alunaram e investigaram mas não percorreram a Lua toda! Pergunte-se antes porque razão os soviéticos, entre outros, nunca colocaram em causa as alunagens, mas os palermas no Ocidente sim!

    • Miguel Pato Bingre says:

      Há gente sempre pronta a dizer que não, não importa o quê ou porquê…

    • Nuno says:

      O que disseste é uma total mentira, o três elementos químicos mais comuns são oxigénio, silício e ferro, e estes três representam aproximadamente 75% do solo lunar.

    • Miguel says:

      Aposto que ainda acredita que a terra é plana, lol!

    • Xiba says:

      Aqui mesmo na terra há diferentes tipos de solos, na lua não seria diferente.
      Andas a jogar muito No Man’s Sky, acorda pra realidade!

  2. Carlos1 says:

    Fantástico

  3. Mota says:

    “Descobrem” água em planetas a milhares de anos luz, e agora a lua aqui tão perto descobrem agora hahahahah

    • Ruy Acquaviva says:

      E qual é esse planeta a milhares de anos luz onde foi descoberto água?

      • censo says:

        51 Pegasi b, conheces ? Pois, fica a 51 anos-luz daqui.

        • Sérgio J says:

          E estas a comparar uma coisa com a outra? Uma coisa é analisar o espectro da luz de um planeta e dizer este pode ser composto por água, outra é encontrar água no fundo de uma cratera. São duas coisas completamente distintas.

          É muito menos importante, 53 anos luz, não são milhares de anos luz. Mas aqui perdoa-se pois podes ter usado como força de expressão.

          • Ruy Acquaviva says:

            Foi isso que me confundiu. Já é um feito bastante notável conseguir aplicar a técnica de espectroscopia na luz que atravessou a atmosfera de um exoplaneta a dezenas de anos luz, mas ao que eu saiba não se conseguiu ainda obter essa resolução para distâncias maiores, uma ordem de grandeza acima. Mas como os avanços nessa área são muito rápidos quem sabe não fosse uma informação nova. Mas se foi só uma força de expressão então tá ok.

    • Nuno says:

      A água descoberta nos exoplanetas faz parte da atmosfera, não se encontra no solo.

    • M. Mota says:

      Nem mais…
      Se pensarmos um pouco percebemos. Como conseguem descobrir tantos novos planetas a distâncias que nem lembram a ninguém, mas não conseguem encontrar o Submarino Russo que desapareceu no mar mesmo aqui no nosso “Planeta”!!!
      Peço a todos que façam um pequeno exercício de lógica.
      Porque tenho de acreditar que a gravidade existe? Apenas porque caiu uma maçã na cabeça do Newton e ele entente que se as coisas caiem, então é devido à força da gravidade que puxa tudo o que é matéria para o centro da terra?
      Já ouviram falar da Massa x Densidade = Peso do Objeto?
      As coisas caiem devido ao seu peso e nada mais. Mas, nem tudo cai… Há matérias que não caiem, apenas sobem. Nesses casos a TEORIA da Lei da Gravidade já não se aplica?
      “Viagens Espaciais” apenas uma excelente forma de enganar o “gado” para que os Srs. do Mundo (São 13 famílias) fiquem, de forma gratuita, com o dinheiro dos contribuintes.

      • rub3n says:

        Epá com essa do submarino é que foi! loooool
        Amigo, eu até compreendo que não sejas um expert em fisica, mas não saberes o que supostamente devias ter aprendido na escola já me deixa um pouco perplexo!
        “Há matérias que não caiem, apenas sobem”…. ui
        estas a referir-te ao Helio?
        estas a referir-te a bolhas de ar debaixo de agua?
        Sabes que os elementos não têm todos a mesma massa, e é isso que faz com que o Hélio, que também sofre os efeitos da gravidade terrestre e que tem um “peso” inferior face aos que o rodeiam, que permite que “suba”.
        Já agora a Lei da gravidade não é uma teoria!

  4. Amilcar Alho says:

    Basta levar o uísque!!!!! 😀

  5. omemvivo says:

    o segredo mais bem guardado so vai ser revelado quando receber ordens da plataforma flutuante universo

  6. terry says:

    fake news
    Isto é tudo por causa disto “China Inicia Missão que irá Explorar Lado Oculto da Lua | AstroPocket News”
    com medo a perder alguma coisa a nasa emite esta noticia para o povo e poder americano os autorizar de voltar à lua antes da chegada dos cheneses….

  7. jose ribeiro says:

    se lá foram porque é que não têm maquina para lá voltar, dizem que só daqui a alguns anos é que conseguem lá ir outra vês. se nos -mos como eram os aviões em 1970 e como evoluíram até hoje só a maquina que foi á lua é que não evoluiu, eu tenho 60 anos e aínda me lembro do espetaculo que foi na altura paracia que um cesto de vindima com pernas pousou na lua e como é que aquilo regressou quando sabemos que para reentrar na atmosfera é complicadíssimo arde quase tudo se não estiver bem protegido vejam o que aconteceu a um vaivem porque uma placa se perdeu ele desintegrou-se na reentrada, podemos por em causa tudo isso ter sido um embuste combinado com outras potencias tipo armas quimicas no Iraque toda a gente acreditou.

    • Ruy Acquaviva says:

      Os astronautas não reentraram na atmosfera com o módulo lunar, entraram com o módulo de comando, que não pousou na Lua e tinha um escudo térmico. Hoje há muito mais tecnologia que nos anos 70, mas não há mais a motivação política que levou ao dispêndio monumental de dinheiro para realizar essa tarefa. A limitação é de recursos, não é técnica.

      • Wishmaster says:

        Também acreditas nessa do dinheiro?
        Os EUA gastam 600 biliões do seu orçamento em Defesa, em armas….

        Sabes qual é o valor previsto para uma missão a Marte com instalação de base? Entre 150 biliões a 300 biliões…..

        Ora, a Lua é bem mais perto do que Marte….Não têm 20 a 50 biliões para gastar…? Deixa-me rir….

        • Nuno says:

          Ninguém disse que não existe dinheiro ou meios para visitarmos novamente a lua. Não existe, sim, motivação política para dispender esse dinheiro para o fazermos.

          • Ruy Acquaviva says:

            Exatamente.
            Ir à Lua não é novidade e não existe uma corrida espacial valendo o prestígio de ser a superpotência mais avançada.
            Infelizmente as motivações referentes à produção de armas e promoção de guerras parecem ser muito maiores.
            Ou seja, para os EUA (que hoje são a prinicipal superpotência) dá mais resultado em termos de propaganda inventar um inimigo externo e promover uma guerra do que apresentar resultados tecnológicos no espaço. E também dá mais dinheiro, o conjunto de empresas de alta tecnologia que atende à NASA é o mesmo que atende o complexo industrial-militar americano e parece quproduzir novas armas rende muito mais que produzir tecnologia espacial para uso pacífico.
            Infelizmente o mundo é assim, nossa civilização é insana. Muita gente queria que fosse DIFERENTE, mas infelizmente as coisas são como são porque tem muito mais gente INDIFERENTE a essas questões.

    • Sérgio J says:

      O Ruy já explicou,mas sabias que um dos 3 primeiros astronautas a ir à lua ficou apenas a orbitar esperando pelo módulo lunar?

    • Nuno says:

      Tanta asneira junta. Achas que existe muita motivação para ir até à lua, tal como havia no pico da guerra fria? Os foguetes evoluíram bastante. Agora a tecnologia que nos permitiu ir à lua pouco evolui, porque, tal como disse existe pouca motivação e pouco financiamento para a visitarmos novamente. Pior ainda, a tecnologia que utilizamos agora não é compatível com a usada nos equipamentos que nos levaram até à lua no passado.

      Não sei onde é que foste buscar a ideia que foi o módulo lunar a reentrar na atmosfera, na realidade foi o módulo de comando, e este possuía um escudo térmico.

      • Nuno says:

        Onde se lê: ” Os foguetes evoluíram bastante”, deveria ser os foguetes e a restante engenharia aeroespacial. Escrever num telemóvel dá nisto.

  8. Sandro says:

    Pronto está o assunto resolvido, não precisam ir para tão longe “Marte” Fazem umas casinhas de férias, e aí vão eles todos saraiveiros, passar uns dias à Lua.
    Jamais pensei, que a raça humana, era assim tão doida. Se querem emigrar, tem que ser para outra Galáxia, bem longe desta nossa. porque quando o Sol. engolir a Terra, engole também toda esta Galáxia.

    • Nuno says:

      O sol engolir toda a galáxia? Por acaso tens noção do tamanho da nossa galáxia?

      • Duarte Pato says:

        eu acho que ele deve pensar que a galaxia circula a volta do sistema solar

        • Sandro says:

          Bem realmente dou a mão à palmatória. Não percebo patavina deste assunto, mas penso que quando o sol engolir a Terra, ninguém fica para ver, ” porque acredito, que vida inteligente como nós Humanos, não existe mesmo” e entra tudo de novo na escuridão total, até que Deus resolva, se valerá a pena criar de novo vida inteligente.
          Aos entendidos, neste assunto, me desculpem.

          • Nuno says:

            Mesmo que o ser humano seja a única forma de vida neste momento no universo, isso não significa que será sempre assim. Neste preciso momento existem vários sistemas solares em formação e cada um deles tem uma possibilidade de um dia albergar vida. A ajuda de Deus não é precisa.

            E muito, mas mesmo muito antes de o sol engulir a terra, o planeta Terra deixará de ser habitável com o aumento da temperatura do sol.

          • pedro says:

            Nuno…
            Depende do conceito de “Deus”.
            Faz este pequeno exercício…
            Começa por exemplo no ponto em que dizes que existem vários sistemas solares em formaçao. Como a ciëncia é um conjunto de causas e consequëncias factuais que interagem, pergunta-te desde esse ponto “Porquê?”. Quando responderes ao porquê disso acontecer encontraste a ou as causas que o provocam. Entao, agora para essa causa que encontraste, volta a perguntar porque e assim sucessivamente, pelo menos umas sete vezes. Quando chegares à ultima causa, a causa das causas, é a causa raiz ou profunda que nao precisa de mais porquês. Depois diz qual foi. Näo vale dizer que foi um G Arquiteto ou que tudo vem de um compasso…

          • Nuno says:

            Não a ciência não é um conjunto de causas e consequências. A ciência é uma ferramenta que nos permite entender a realidade. Estás a confundir ciência com teoria cientifica.

            O problema é que a tua lógica necessita de uma regressão infinita, tu é que decides que queres parar em Deus. Qual é a causa de Deus? Qual é a causa da causa de Deus?… Pois, estes não interessam, porque Deus, é Deus e não precisa de causa. Estás a recorrer à falácia do Deus das lacunas. Ora não sabes algo, logo, Deus.

  9. censo says:

    Certo é que haverá água em muitos mais planetas e satélites por esse universo fora. A água da Terra veio do espaço. E é a que há. Não se “fabrica” mais !

  10. Bmv says:

    Só um atrasado mental é que acredita que os americanos foram á lua

  11. Jose Lapao says:

    Realmente não ha motivos politicos nem financeiros para ir a lua, e descobrir coisas novas, mas ha-os para continuar a produzir armas para nos matar-mos uns aos outros, assim como não ha vontade politica nem financeira para se passar dos combustíveis fosseis para os limpos, em fim como a nossa passagem pelo planeta é tao curta (media de 80 anos) estamo-nos a “cagar” para quem cá fica seja ele nosso familiar ou não. Mas como dizem aí a culpa é dos chineses, isto tudo é uma invenção chinesas para mandar a economia dos Estados Unidos abaixo.

  12. Pradela says:

    KD A FOTO OU VIDEO DA BANDEIRA DOS EUA Q FOI COLOCADA LA? Sera q o vento derrubou ela? Humm dizem q nao tem vento na lua ou no espaço, hummm nao tem oxigenio no espaço e como os foguetes da espaçonave foram ativados? Com td essa tecnologia os telescopios com certeza dariam pra ver a bandeira q foi deixada la pelo EUA.

    • rub3n says:

      fonix, que há pessoal burro mesmo!
      Faz umas pesquisas pela Internet e perceberás porque motivo não é possível com o melhor telescópio existente hoje em dia ver a bandeira na lua!
      Em relação aos foguetes sabias que é possível colocar todos os elementos necessários ao seu funcionamento dentro de tanques?? é extraordinário não é? lol

    • Nuno says:

      Achas que é possível ver uma bandeira a aproximadamente 400000km de distância com um telescópio? Recomendo a voltares para a escola que não a deverias ter abandonado.

      Mas ficarias surpreso se te disser que existem fotos tiradas pelo LRO dos locais onde as missões lunares aterraram, e surpresa das surpresas está lá a bandeira, o LEM, bem como o LRV.

      Como é que os foguetes funcionaram na lua sem oxigénio? Porque um foguete não precisa de estar numa atmosfera com oxigénio. Os foguetes não levam apenas combustível, mas também levam o comburente. Por isso é que os foguetes funcionam no espaço, na atmosfera, na água,…

      • Wishmaster says:

        Certo…O Hubble consegue tirar fotografias nítidas de galáxias a milhões de anos-luz de distância, mas não consegue tirar uma foto nítida do material (incluíndo o veículo lunar…) que está na Lua….certo….certo…o máximo que temos é uma fotografia toda pixelizada….poupem-me 😀

    • pedro says:

      Nao tem O2 no espaço? Claro que nao. Como foi ativado? Olha com oxigénio do tanque. Porque é que os automóveis nao têm um tanque de oxigénio? Porque ele está no ar. Quando nao há, tem de se levar…
      Acorda para a vida. A vida é mais que redes sociais básicas onde se destila veneno, inseguranças, cuscovilheiros e afins.

  13. Filipe says:

    Caros amigos , garantidamente que o homem nunca meteu os pés na Lua , expliquem porque nunca encontram evidências nas fotos de reatores ou propulsores com sinais de queima de combustível e no interior das cápsulas sequer evidência de ausência de gravidade ou gravidade tangencial onde deveriam ser vistos objetos no interior da *nave* a flutuarem , porque razão nas recentes fotos de fotografia de precisão em volta da lua onde é possível hoje aproximar e reconhecer objetos num metro quadrado , aparecem desfocadas as alegadas alunagens sem ser possível o reconhecimento algum , apenas manchas . E , porque motivo após a tal permanência de alguns dias no espaço os alegados astronautas saiam da cápsula e pareciam que estavam prontos para dançarem na discoteca , quando mais que sabido a ausência de gravidade ou quase ausência porque nunca é nula , provoca fadiga muscular . basta Vossas Exas estarem meio dia dentro de água e quando de lá saírem sentem-se muito pesados e sem movimento … Stanley Kubrick , parabéns porque hoje ainda enganou o Mundo inteiro com as filmagens de precisão em terras Inglesas , está lá ainda o estúdio https://superstarfloraluk.com/3531386-Moon-Landing-Hoax-Studio.html ———- https://www.flickr.com/photos/projectapolloarchive/albums/with/72157659522448155 ———– boa sorte aquém pensa que homens vestidos daquela maneira pisaram a lua a temperaturas elevadíssimas , sem proteção de atmosfera onde a radiação solar espalha eletrões radioativos tal como nas centrais nucleares e sem que os astronautas apresente sequer uma pinga de suor e vontade de beber líquidos , excelentes fotógrafos onde até conseguiam alegadamente com máquinas fotográficas sem visor enquadrar perfeitamente o objeto sem distorção alguma , coisa que na Terra quem mexeu nesse tipo de máquina tinha dificuldade em obter essas imagens … uma dia será revelada a farsa , esperem sentados não vai demorar muito mais tempo .

    • Wishmaster says:

      Não….Alegadamente, eles aproveitaram para pousar numa parte da Lua em que as temperaturas são amenas….Diz a NASA……Ameno, no espaço….LOL Concordo contigo, é tudo uma farsa.
      A radiação fora da baixa e média órbita é fatal, nada dos níveis que a NASA aponta….

      Descobriu-se recentemente quais os níveis de radiação ao certo, agora é que fomos capazes de medir isso com precisão. Tiveram azar os mentirosos da NASA, veio-se a descobrir que é realmente fatal e não temos ainda fatos que suportem isso. Como eles próprios dizem “ainda estamos a desenvolver a tecnologia que nos permita suportar tais níveis de radiação”
      Grande LOL….
      Mas a verdade é como azeite. E o facto de ainda não irmos a lado nenhum passados 50 anos só vem demonstrar que não foram lá.
      Tal como não vão a Marte sequer. Até há movimentos de entusiastas que estão fartos de serem enganados, porque lhes disseram que Marte seria em 2020…..
      Então estão a tentar angariar fundos para em 2027 fazerem missões tripuladas, viagem só de ida. Precisamente porque as Agências Espaciais não fazem nada….
      E não fazem nada porquê? Porque sabem bem que o Espaço é simplesmente e mortalmente…..fatal. É suicídio.

      • Nuno says:

        E a asneira continua. Posso perguntar qual é a tua área de formação para fazeres as afirmações que fazes?

        • Wishmaster says:

          Nuno, não sou cientista nem astronauta, se é isso que queres saber.

          Mas também, se reparares, apenas reproduzi o que os próprios cientistas e astronautas da NASA dizem. Eles próprios admitem que ainda estão a trabalhar na tecnologia que permita suportar a radiação.

          Mais, tens as próprias declarações do Obama em que disse que ainda estamos a utilizar tecnologia das Apollo, que precisamos de nova tecnologia que nos permita passar além da órbita baixa (esta órbita compreende 2 mil km desde a terra). vai ver isso tudo está no youtube, dito pelos próprios…
          Agora pensa: a Lua fica a 348 mil km….por que razão andamos a discutir que precisamos de tecnologia que nos permita ir além da órbita baixa…?
          Isto, conjugado com os restantes indícios (fotos duvidosas, não voltarem lá, etc..) é que faz com que cada vez mais as pessoas desconfiem.

          Como disse no outro comentário, há movimentos de entusiastas que acham que as agências não estão a fazer nada..nem para a Lua nem Marte. Eles, tal como eu, esperavam ver algo em 2020….e nada….
          (Marte foi adiada de 2020 para 2033 – Mas Marte até se admite, nunca lá fomos…é um desafio novo; agora, a Lua..? Se já lá fomos, ainda têm entraves tecnológicos?? E o dinheiro não é problema. Hoje, uma missão Apollo custaria poucos biliões…dinheiro que, como sabes, os EUA só têm que imprimir)

          • Nuno says:

            “Nuno, não sou cientista nem astronauta, se é isso que queres saber.”
            É bastante obvio que não és cientista, nem um astronauta. Também è obvio que nem sequer tens um entendimento elementar de física pelo teu discurso. No entanto afirmas idiotices com confiança absoluta.

            E estás a misturar tudo o que o Obama disse. Obama nunca disse que precisávamos de nova tecnologia para sairmos da órbita terrestre baixa. Disse sim que precisávamos de nova tecnologia para irmos até marte. Mais uma vez estás a inventar.

            Diz-me uma coisa, quem é que dita quais as missões a NASA persegue? Quais são os seus objetivos? Qual é o seu orçamento? Ora é o senado, mas claro que a culpa é da NASA pela culpa do jogo político. E os poucos biliões que tu falas é ridículo. Sabes que ajustada à inflação o programa Apollo custou mais de 100 biliões de dólares. Mais uma vez, achas que existe motivação para gastar tal dinheiro numa missão até à lua? Ou achas que o governo americano está preocupada com os iletrados que negam que fomos à lua, que vai montar uma nova missão apenas para vos calar? Acho que vocês estão a sobrestimar vocês próprios.

    • rub3n says:

      Não vás ao medico não!

  14. manito says:

    Então como ficamos: fomos á lua ou não? já começo a duvidar de tudo… será que deus existe?…será que vou pagar mais impostos para o proximo ano?… ok agora estava a brincar!!!

  15. Xiba says:

    Existe água em todos os planetas do sistema solar. Isso não é algo de outro mundo, quem vos disse que a água é apenas da Terra?
    Devem ser terraplanistas mesmo.

  16. TugAzeiteiro says:

    Há tanta mas tanta coisa que já se fez e que não é do conhecimento geral… É um pouco estranho em 69 termos ido à Lua, estarmos no auge da exploração espacial e de um momento para o outro…… nunca mais se faz nada!?
    A tecnologia militar/secreta está anos e anos à frente do que temos conhecimento hoje em dia, e isto não é teorias da conspiração, basta o exemplo do Blackbird que apesar de ter tido aparição pública no início da década de 60, há quantos anos já não estaria ao serviço? E os planos de construção datam de que década?
    Portanto não percam tempo.. a informação só nos irá chegar a pouco e pouco…

  17. Wishmaster says:

    Oh Deus…. Isto é ridículo… Agora é que descobrem que a Lua tem gelo…lol Quem diria???!!! Impressionante que o tenha….Porque lá as temperaturas até são bastante altas!! (Ironia…)

    “A comunidade científica mostra-se muito entusiasmada com esta descoberta e quer começar a tirar partido dela rapidamente. ”
    Mais uma “descoberta” que só serve para justificar o ordenado…..”tirar partido dela rapidamente”?? LOL Sim, como tiraram da suposta ida à Lua? Coisa que nunca aconteceu nem vai acontecer nos próximos 10 anos…ou mais.

    Mas ainda alguém acredita nas agências espaciais? Estão ali para ganhar dinheiro. Se fomos à Lua em 1969, então o que se passa para em 50 anos não ter havido desenvolvimentos…?
    Marte 2020. Adiado.
    Lua 2020. Adiado indefinidamente.

    Só um tolinho é que acredita no que eles dizem. Já repararam que estamos parados na exploração espacial??
    Robôs não contam…Se é que os enviam mesmo com sucesso……

    Musk limita-se a atirar um carro para o espaço. Missões tripuladas, ninguém faz e nas próximas décadas não irão fazer. sabeis porquê?
    Resposta dos próprios cientistas e astronautas: Não temos conhecimento e tecnologia para isso.

    Acordem. Analisem a cronologia dos factos. O que fizemos desde 1950 e verão que estamos estagnados. Pesquisem até onde realmente fomos (baixa órbita terrestre: 2 mil km acima da terra).

    Há alguns anos descobriram que Marte poderia ter água porque tem leitos que deveriam ser de rios. Ora, já Schiaparelli tinha descoberto isso no século XIX!!!! lol Que Marte tinha leitos, com uma simples observação com telescópio. O homem morreu em 1910…

    Enfim, uma paródia interessante de assistir. Melhor só a do BdC.

    • rub3n says:

      epá volta não volta lá aparece um teórico da conspiração…
      Isto é com cada um!
      Amigo, vai-te informar melhor porque o único tolinho aqui és tu!
      É só atrasados mentais fonix….

      • Wishmaster says:

        Não é teóricos da conspiração. Cada vez mais pessoas começam a duvidar realmente.
        Aliás, em sondagens que já efectuaram, a percentagem de pessoas que não acredita é cada vez maior. Isto deve-se precisamente ao facto de não lá voltarem (a Lua não é assim tão longe e impossível, se já foram lá várias vezes), dando desculpas como o dinheiro…quando se sabe que há dinheiro…motivação também existe porque a exploração com humanos é mil vezes melhor do que com robôs.

        • Nuno says:

          E que interessa as sondagens? A opinião do público não tem qualquer tipo de influência na realidade. Noto também que a quase totalidade das pessoas que afirmam que nunca fomos à lua não tem qualquer tipo de formação em física ou astronomia, mas afirmam idiotices como sendo verdadeiras, quando não possuem conhecimentos para fazer tal determinação. Tal como tu fizeste aqui várias vezes.

          • Wishmaster says:

            Nuno, que não tenhamos formação técnica para contestar, nem equipamento que nos permita investigar, até aí tudo bem, estamos de acordo.
            Mas há coisas que à luz da lógica não fazem qualquer sentido.
            As fotos? Fazem sentido? Estive a ver as fotos dos chineses e vê – se claramente o rasto deixado pelas rodas do rover. Não vês isso nas americanas..
            As declarações de Obama, fazem sentido? Não, não fazem.
            Os conspiracionistas têm apoiado as suas afirmações em indícios lógicos, fazem sentido e concordo que se levantem as questões, independentemente de terem formação, porque há coisas que são básicas.
            Por exemplo, queres uma parte técnica de quem sabe? A Kodak foi questionada sobre a temperatura das fotografias da altura e deu informação sobre as temperaturas admissíveis, caso contrário a fita fica danificada…

            Lembra-te, quando a ciência se junta com a política, deixa de ser ciência…. Vê a questão do aquecimento global, passa-se o mesmo.
            Mas deixemos os anos passar. Vais ver que não vamos a lado nenhum (só por curiosidade, há um cientista que diz que não vamos deixar a terra por ser um sistema fechado. Vou procurar o link e deixar aqui)

          • Nuno says:

            “Mas há coisas que à luz da lógica não fazem qualquer sentido.”
            E tu percebes de lógica para fazeres tal afirmação? É que eu já te vi a recorrer a várias falácias lógicas nesta conversa.

            Sim, as declarações de Obama fazem sentido, tu é que estás a atribuir a este algo que nunca disse.

            “Por exemplo, queres uma parte técnica de quem sabe? A Kodak foi questionada sobre a temperatura das fotografias da altura e deu informação sobre as temperaturas admissíveis, caso contrário a fita fica danificada…”
            Por favor lê o que eu disse abaixo sobre o que é a temperatura. A tua incredulidade é uma falácia lógica e não constitui prova seja do que for para além de que não percebes nada do assunto.

            Os cientistas até podem fazer uso do jogo político, não a ciência. A ciência é, nada mais, nada menos, que uma ferramenta ao nosso dispor para percebermos a realidade. E adoraria saber que cientista de renome é esse que afirma que a terra é um sistema fechado, principalmente quando este recebe energia vinda do sol. Deve perceber bastante da matéria em questão. Na realidade, apenas existe um único sistema fechado que nós temos conhecimento neste momento, e esse é o Universo.

      • Rafael Silva says:

        Dizes para se informar mas só vieste aqui insultá-lo e nem foste capaz de refutar as coisas que ele disse, vejo aqui um tolinho e atrasado mental, mas não é ele.

        • rub3n says:

          Pois não, enganei-me, és tu!
          Refutar o quê?
          Quando as pessoas querem muito ver uma coisa, é deixa-las ver!
          Não vou conseguir mudar a maneira como ele vê as coisas, posso apenas rir-me com isso!
          Ele não está a colocar questões pertinentes, está a afirmar! Achas mesmo que vale a pena contrapor?
          Basta olhar para a historia para perceber porque motivo o homem não voltou à Lua. Naquela altura havia uma corrida ao espaço, e os EUA necessitavam de provar que estavam na frente. Conseguiram, e nos anos seguintes continuaram as missões Apollo, até que por motivos económicos e políticos decidiram acabar com o programa.
          Talvez não saibas mas levar o homem para lá do cinturão de Van Allen, sem um escudo 100% eficiente, deixa qualquer ser exposto à radiação.
          Muitos deram a vida em nome da exploração espacial, e actualmente deixou de fazer sentido colocar a vida de seres humanos em risco.
          Para se levar a cabo as missões Lunares, foi necessário aproveitar janelas de pouca actividade solar de modo a minimizar o risco para os astronautas!
          Já pensaste porque motivo os principais rivais dos EUA (China e Rússia), nunca contestaram as missões Apollo?
          Se nunca tivessem ido, já tinham tirado partido desse facto!
          A agência espacial chinesa, recentemente colocou na lua um modulo autónomo de exploração lunar, e recolheu inúmeras imagens, sendo que todas têm as mesmas características que os teóricos da conspiração sempre usaram para dizer que as fotos das missões Apollo eram falsas, nomeadamente, a falta de estrelas, o reflexo da luz no solo lunar que ilumina mesmo o que está na sobra em contra luz, etc etc…
          Ver as coisas à luz da ciência, tem outro encanto!

        • pedro says:

          Há pessoas que fazem perer a paciencia a outras, sei lá. NO entanto falta aqui o outro lado da teoria da conspiraçao, que é nao duvidar que foram à Lua, mas porque é que lá nao voltaram. O que encontrram lá que eliminiu esse objetivo. Esses adeptos é que tem de fazer o contraditorio.
          Para mim, fotos nao provam que foram à Lua e muito menos provam que näo foram. Eu posso tirar fotos no areal da Caparica e dizer que foram no areal de Espinho quando lá estive. E estive lá, mas o telemovel avsriou. Resumindo, há testemunhos referindo que estiveram na Lua. E esses dizem que estiveram lá. Por outro lado, näo há testemunhos e provas de que lá NÄO estiveram. Nem os adeptos da conspirsçäo conseguem demonstear isso se lá näo forem procurar a bandeira. Mas espera, se forem à Lua entäo a primeira paete torna-se verdadeira para eles sem dúvida.
          Resumindo uma questao à Schrodinger e o seu gato ou do Bruno de Carv dizer que ainda é o presidente do SCP.

    • Nuno says:

      O teu primeiro parágrafo de abertura quantifica logo o teu conhecimento cientifico, que é nulo.

      Primeiro, embora as temperaturas possam atingir mais que 100º C durante o dia, durante a noite a coisa muda de figura, onde esta desce facilmente abaixo dos -100º C. Pior ainda, existem zonas (foi nestas onde o gelo foi descoberto) nos polos que se encontra em constante sombra devido à inclinação da lua, a temperatura nessas zonas são tão baixas que são precisamente as temperaturas mais baixas alguma vez medidas no sistema sola, atingindo quase -250º C. Depois também existe a tua confusão sobre o que é temperatura. Como por exemplo, na termosfera a temperatura pode atingir os 2500º C, no entanto se colocares um termómetro lá ele indica-te que se encontra bem abaixo dos 0º C. A temperatura é a energia cinética média possuída pelos átomos e moléculas de um sistema, não a energia total de um sistema como tu pensas.

      O resto da tua retórica é incoerente e desligada da realidade. Mas eu tenho umas perguntas:
      Qual era o estado político na altura quando fomos à lua?
      Porque razão os robôs não contam?
      Estamos estagnados na engenharia aero-espacial? Em que planeta vives?

      “Resposta dos próprios cientistas e astronautas: Não temos conhecimento e tecnologia para isso.” Por favor direciona-me para um cientista que tenha dito tal barbaridade.

      E não, Schiaparelli não descobriu água em Marte. Os canais de Marte não foram só observados Schiaparelli, mas por outros astrónomos, o problema é que o mapeamento que fizeram dos canais na superfície não coincidiam entre si, nem com os de Schiaparelli. O que Schiaparelli viu foi uma ilusão ótica causada pela baixa resolução dos telescópios da altura e sem recurso a uma máquina fotográfica. Com o evoluir da tecnologia observou-se que afinal os canais não existem. Se não acreditas em mim, pega num telescópio decente e aponta-o para Marte, vais ver que também não vez canal algum.

      Ler o teu comentário não foi uma comédia, mas sim uma tortura. Nunca tinha visto tanta idiotice junta.

      • Wishmaster says:

        Procura no Youtube, encontras um cientista da NASA a dizer que ainda têm que desenvolver tecnologia que lhes permita suportar a radiação de Van Allen. Depois vem a NASA dizer que afinal a radiação do cinturão não é assim tão perigosa… Só contradições.

        Tens também as declarações do Obama (procura no Youtube) em que admite que estamos a utilizar tecnologia das missões Apollo e que precisamos tecnologia que permita ir além da órbita baixa.

        “estado político na altura quando fomos à lua?” – A corrida ao espaço pelas duas maiores potências mundiais. Precisamente o cenário perfeito para os EUA falsificarem a ida. Os russos estavam mais adiantados do que os americanos.
        Sabes que os russos perderam vários astronautas no espaço antes de Gagarin lá ter chegado e voltado são e salvo?

        Sabias que um dos primeiros astronautas da NASA destacado para ir na primeira missão à Lua, morreu estranhamente, por não concordar com a ida naquela altura, porque tinham imensos problemas por resolver…?

        Sabias que as imagens só foram reveladas muitos anos depois, sob grande pressão política de outros países e muitas delas desapareceram?

        Sabias que ainda muito recentemente, em 2015, a Rússia quis abrir uma investigação e pediu aos EUA que mostrasse provas da aterragem na Lua, pois eles dizem que não há provas científicas?

        Sabias que a própria NASA diz que perderam a tecnologia das missões Apollo e que não a conseguem replicar…? (astronauta da NASA que disse em documentário; já não me lembro do nome porque vejo vários…). Como explicas isto?

        Para não falar das fotos, que foram tiradas na Terra. São falsas porque é só erros…Um dos mais notórios é o facto de não existirem sulcos dos pneus do veículo lunar, por exemplo.

        Quanto à exploração espacial, sim, estamos estagnados. Meio século de vazio. Mandamos sondas e rovers e é isso…

        E para terminar, os americanos são tão desenvolvidos e estão tão à frente que até utilizam foguetões desenvolvidos pelos russos..vê lá.. 🙂
        São um flop.
        Restantes missões de outros países, está tudo agendado para lá de 2030….Para a Lua, atenção…Mas os EUA querem ir a Marte em 2030…Estão sempre a falhar as deadlines.
        Tanta coisa e não queres que as pessoas não comecem a duvidar de tudo?

        • Nuno says:

          Não me mandes pesquisar no youtube seja o que for. Foste tu que fizestes as afirmações extraordinárias, logo o ónus da prova recai sobre ti, e não sobre mim.

          Por favor indica-me onde é que a NASA disse que não temos tecnologia para atravessar o cinturão de Van Allen. Por favor também indica-me onde é que a NASA disse que o cinturão não coloca qualquer tipo de perigo às viagens espaciais? Se fosse esse o caso, porque razão todas as viagens à lua tripuladas, tomaram uma rota de forma a não passar pelo cinturão interior, e que minimizou o tempo de exposição dos astronautas no cinturão exterior?

          Ou seja estás a implicar que os russos eram uma cambada de idiotas que não tinham capacidade de seguir a nave até à lua, de ouvir as transmissões desta, de analisar as imagens,… A verdade é que os russos tinha tal capacidade e tinham todos os motivos para negar o evento, no entanto estes confirmaram que fomos até à lua.

          Por favor coloca aqui as provas que mostram que um astronauta sofreu uma morte estranha a mando da NASA por causa do que disse. Vou achar extrema piada à tua tentativa de o fazeres.

          “Sabias que as imagens só foram reveladas muitos anos depois, sob grande pressão política de outros países e muitas delas desapareceram?”
          Lamento, mas o que estás a dizer é uma mentira. O que desapareceu foi as gravações originais da missão Apollo 11 (embora a NASA tenha consigo reconstruir-las na sua maioria), e não de todas as outras missões.

          “Sabias que ainda muito recentemente, em 2015, a Rússia quis abrir uma investigação e pediu aos EUA que mostrasse provas da aterragem na Lua, pois eles dizem que não há provas científicas?”
          Fonte, por favor.

          Estás a ser desonesto quando atribuis uma citação que Don Pettit nunca disse. O que este disse é que já não possuímos a tecnologia que nos permite nos permitiu ir outrora até à lua, pois foi destruída, e que reconstruir esta é um processo moroso, não que não a conseguem replicar.

          “Quanto à exploração espacial, sim, estamos estagnados. Meio século de vazio. Mandamos sondas e rovers e é isso…”
          Sim, porque os avanços são apenas feitos quando as missões são tripuladas.

          E os russos nunca fizeram uso de foguetes americanos para levar mantimentos para a ISS? A falácia da apanha da cereja é forte contigo.

          • Wishmaster says:

            Ónus da prova? É já.
            E achas que não teria prova para o que disse?Vê como o Obama classifica como “extraordinary accomplishment” os voos do shuttle em órbita baixa. Isso parece-te extraordinário quando tu já foste à Lua? Que vai muito além da baixa e média órbita?

            https://www.youtube.com/watch?v=tawzPj9qntk

            Ele fala também de ir mais longe e mais duração? (“last longer”) Não tem tecnologia para isso. A não ser que crie já uma nave que simule a gravidade terrestre. Porque se não tens isso, vais ter complicações no corpo (vê a explicação de Stephen Hawking sobre isso, coração a falhar, músculos a falhar, etc..).

            Cinturão de Van Allen? Vê aqui:
            https://www.youtube.com/watch?v=4O5dPsu66Kw
            minuto 3:39, se não quiseres ver o vídeo todo.

            Se já lá passaram meia dúzia de vezes, não estou a ver qual é o problema de passarem lá agora, a caminho de Marte. Got it?
            Engoliste a desculpa que deram para explicar como (não) passaram no cinturão….”Ah e tal fomos pela parte com menos radiação”.
            Mas como vês ele diz “we must this challenge before send people to space…”

            “os russos eram uma cambada de idiotas” – Não eram uma cambada de idiotas. Como deves saber, o clima de guerra fria era extremamente volátil e nenhuma das partes queria provocar a outra em demasia. Tal como hoje, a Rússia só pega no assunto da Lua quando os EUA começam a pisar o risco de forma muito abusiva. A última vez foi em 2015. Mas os RUssos não querem saber disso. Deixam os EUA gozar a sua vitória, mas por outro lado, os EUA estão a ser comidos pela Rússia e pela China, em termos económicos.

            Astronautas mortos de forma estranha? Foram dez, só. Entre 1964 e 1967.
            “How are we going to get to the moon when we can’t communicate between two buildings?”
            Palavras do Grissom. Supostamente, estava designado para ser o primeiro homem a andar na Lua, caso não tivesse morrido…..estranhamente…..
            Este foi só um dos problemas que ele levantou.
            “Grissom told his wife that if somebody died in an “accident,” it would likely be him, and not because he was accident prone. ”

            Sobre a Rússia querer investigar a ida à Lua e sobre os ficheiros e material misteriosamente desaparecido, tens aqui o link:
            https://www.express.co.uk/news/weird/587569/NASA-really-land-Moon-Russia-probes-missing-video-lunar-rock-faked-hoax-astronaut
            Como irás perceber nos próximos tempos, a Rússia só se chateia com a Lua como forma de atacar os EUA, como espécie de ameaça “se nos chateiam demasiado, para além dos limites, expomos a vossa falsidade”. A China também se mantém à parte devido a questões comerciais e económicas. Por outro lado, estes dois países estão a fazer a folha aos EUA. Caso não saibas, criaram um mercado próprio de transacção de petróleo que não utiliza o dólar, o que é péssimo para os EUA. Desde então que os EUA impõem sanções ainda mais graves à Rússia. Se os EUA chateiam muito a Rússia, sabem que não é só a questão da Lua, são outras que vêm logo à tona e descridibilizam os EUA de vez….Por outro lado, os EUA percebem que estes dois países ganharam demasiado poder e tentam, com moderação, limitá-los.

            Bill Nye, the earth is a closed system.
            https://www.youtube.com/watch?v=VRhgdVrj6kY
            Não é dos conceituados, mas a afirmação dele não está muito longe da verdade. O espaço é um “espaço” demasiado hostil para nós…Até a ISS ou MIR orbitam a 340 e 390 km de altitude…..

            “reconstruir esta é um processo moroso, não que não a conseguem replicar.” – Processo moroso? Que eu saiba, a segunda, terceira, décima vez que se faz algo, costuma ser mais rápido e até mais barato…Não se entende…

            A exploração com humanos é muito melhor do que com robôs. Não é preciso ser cientista para entender isso, por razões óbvias.

            Os russos utilizarem foguetes americanos? Até podem ter utilizado, mas parece que os EUA dependem dos foguetes russos.
            Além disso, foram os russos que bateram o recorde de transporte de carga para a ISS…..
            Vou dizer-te uma coisa sobre os americanos. São burros que nem portas. São o país que mais “matéria cinzenta” importa…. porque o americano é burro ao quadrado.
            Até a bomba atómica, nem foram eles que a inventaram. Foi um alemão importado….Sabes bem quem.
            Outras invenções, do Tesla, por exemplo…sérvio…etc….e a lista continua.

            100 biliões do programa Apollo? dizes tu?
            Estás a falar do programa todo, não estás a falar de uma ida e volta apenas…. Estás a aprender a controlar a informação como eles, será?
            “As reported above, the Apollo program costs $20.4 billion if we simply added yearly spending of its 15 year-lifespan (1959–1973), or $109 billion in today’s money. Since 11 Apollo piloted missions were flown, that amounts to $9.9 billion per flight. ”

            “Por favor lê o que eu disse abaixo sobre o que é a temperatura.”
            Vai ver o que a Kodak diz sobre as fitas da altura….Não resistiam a certas temperaturas.

            “E adoraria saber que cientista de renome é esse que afirma que a terra é um sistema fechado,”
            É Bill Nye.
            Mas se não te bastar, vê o que Stephen Hawking diz sobre os efeitos do espaço no ser humano.
            Por outro lado, podes investigar a escala de Kardashev. Ele classifica as civilizações em três tipos. I, II e III.
            Carl Sagan classificou-nos segundo esta escala e disse que nós nem na civilização do tipo I estamos. Somos uma civilização de quase tipo I, ou seja, não deixas o teu sistema.

            Por último, lê filosofia….pode parecer descabido nesta conversa, mas a filosofia ajuda a pensar além do objectivismo da ciência e muitas respostas já as tinha muito antes da Ciência. Mas lê vários anos e perceberás a dimensão dos problemas e a dimensão da existência humana e a sua significância no Universo, principalmente, a questão dos limites do conhecimento humano.
            (atenção que não sou da área de filosofia, mas há 21 anos que me interesso; só tive três anos de Filosofia).

          • Nuno says:

            Santa ignorância.

            O que Obama disse foi: “The shuttle did some extraordinary work in low orbit, experiments, the International Space Station, moving cargo. It was an extraordinary accomplishment.”. No teu entendimento Obama disse que o feito extraordinário do Space Shuttle foi ter chegado ao LEO, no entanto, tal como a transcrição em cima prova, não foi isso que disse. Estás a minar o que ele disse, bem como a retirar parte do seu conteudo, ou seja estás a ser um valente desonesto e mentiroso. Quanto à gravidade artificial, Obama está a referir-se a uma viagem até a Marte, não até à Lua. Apenas a viagem de ida até Marte demora mais do dobro do tempo de todas as nossas missões até à lua combinadas.

            Ou seja, por terem passado várias vezes pelo cinturão de Van Allen, significa que este não representa uma ameaça que pode comprometer o voo. É esta a tua lógica? Percebes tanto de lógica como eu percebo de tricô, que é nada. Claro que é preciso desenhar proteção para os equipamentos e astronautas, tal como foi desenhado nas missões do Apollo, e continua a ser um desafio, independentemente de já ter sido feito no passado. Principalmente porque os equipamentos eletrónicos do presente são substancialmente mais sensíveis à radiação que recebem do que os presentes nas missões até à lua.

            Ou seja, estás a dizer que os russos sabiam que as missões até à lua foram uma farsa, mas baixaram as calças para os americanos, para não o provocar e confirmaram a ida destes até à lua. Isso enquanto na terra passavam a vida a provocar uns aos outros com testes nucleares, bem como era do interesse dos russos de provar que a ida à lua era uma farsa. A tua lógica tresanda a *****. E por favor coloca aqui a fonte que mostra os oficiais governamentais e cientistas russos que põe em questão os eventos das missões lunares.

            E estás a tirar do contexto as palavras de Grissom. Ele disse essa frase durante o primeiro teste do programa Apollo. Nesse teste estavam a ter dificuldades com as comunicações, e depois de estarem mais de quatro horas e meia dentro da nave, Grissom demonstrou a sua frustração dizendo essa frase. E ele não morreu de forma estranha. Morreu durante esse mesmo teste devido a um incêndio na cabine nem uma hora depois de ele ter dito tal frase. E não foi só Grissom que perdeu a vida nesse teste, mas também White e Chaffee. Mas claro que os outros não interessam. O que interessa é o que as pessoas dizem em momentos de tensão e frustração.

            Mais uma vez distorces a realidade. A Russia quer que haja um inquérito para determinar o que aconteceu às gravações originais da missão Apollo 11. Em parte alguma a Rússia pôs em questão a missão em si. Markin disse: “We are not contending that they did not fly, and simply made a film about it. But all of these scientific, or perhaps cultural, artefacts are part of the legacy of humanity, and their disappearance without a trace is our common loss. An investigation will reveal what happened.”

            O Bill Nye, estava a fazer uso de uma metáfora para dizer que precisamos de tratar melhor o nosso planeta, que deitamos ao lixo muita matéria-prima,… Porque razão não colocas o vídeo inteiro? Porque destruiria o teu argumento. Mais uma vez estás a minar uma citação e a tirar-la do contexto.

            Costuma ser mais barato se a inflação for a mesma, que não é. Por alguma razão os conspiratórios quando mencionam os custos das missões Apolo, nunca a ajustam à inflação. Depois também não podes replicar a tecnologia que utilizamos para ir à lua, porque esta não é compatível com a que utilizamos agora. Vais ter que redesenhar tudo novamente. Bom os as regulações de segurança de agora no que toca a viagens espaciais, nem sequer são próximas do que eram na altura.

            Oppenheimer não era alemão, era americano, era sim filho de um imigrante alemão. Nasceu nos EUA e estudou nos EUA.

            Como é que se pode ser tão ignorante. Se pegarmos no custo total do programa Apollo e dividirmos pelo número total de missões obtemos os quse 10 billiões, mas este não era esse o preço de cada missão meu ignorante. O maior custo foi o desenvolvimentos. As viagens foram o aspeto mais barato das missões.

            E lá estás tu mais uma vez a não queres perceber o que é a temperatura. Faz-me um favor, explica-me como é que os astronautas conseguem tirar fotografia na quando fora da ISS, quando a temperatura na zona onde esta se encontra é mais de 10 vezes superior à temperatura no solo lunar? Mais uma vez a tua incredulidade não constitui prova.

            Gostas muito de filosofia e nem sequer consegues constituir um argumento racional. Parabéns. Pois eu cá estudei 8 anos para me formar em astronomia e trabalhei durante 10 anos a fazer investigação cientifica no estrangeiro. Por essa razão é que eu acho insultuoso as tuas afirmações.

      • Xiba says:

        Na verdade a transferência de calor no vácuo dá-se apenas por irradiação, logo a maior preocupação é fazer uma bota resistente ao calor do solo lunar durante o dia.

  18. rub3n says:

    Muita gente que gosta de pensar que o homem nunca pisou a Lua, gostam de alimentar teorias macacas, e vão transformando factos que nada têm de estranho em justificações obtusas para as teorias que defendem, vão-se perpetuando no tempo as mentiras e vão-se apurando para se parecerem mais verdadeiras, há quem chegue a manipular fotos originais da NASA para justificar essas teorias da conspiração!
    Inventa-se de tudo, acham que dominam os temas só porque leram aqui ou viram uns vídeos no youtube!
    Tiram ilações sem um mínimo de bases, acreditam em toda a verborreia que lhes é direccionada!
    Algumas pessoas têm uma predisposição inata para querer acreditar e criar um mundo de conspirações, tudo o que se passa à sua volta é manipulado, tudo o que acontece tem um objectivo claro de nos manipular, etc.
    Enfim, claro que há muita coisa que nos passa ao lado, mas há realidades que não podem ser alteradas nem manipuladas!
    Para tristeza de muitos, o Homem foi de facto à Lua e foi um grande feito, ponto!
    Já li aqui comentários que me fizeram rir muito, mas ao mesmo tempo dão que pensar! Como é possível haver gente tão crédula dessas pseudo teorias!?!?! E de facto existem, na maioria das vezes, por desconhecimento. A maior parte das duvidas que colocam como justificação para as suas teorias, são facilmente respondidas através da ciência, mas como nem sempre conseguem compreender as justificações, acabam por ficar na mesma!
    Não há um único cientista, físico, académico que acompanhe estas teorias, porque será?
    Os teóricos da conspiração são sempre entusiastas, com algum interesse, mas pouco, até porque aprofundar os conhecimentos é “chato” perde-se muito tempo… Ler conceitos e tal… Nahhhh
    Depois vem a eterna obsessão do Homem em querer ter justificação para tudo o que acontece à sua volta, que diga-se de passagem partilho da mesma obsessão! No entanto, muitas vezes, quando não se encontra justificação não quer dizer que seja Deus o responsável ou então uma conspiração maluca!
    Um professor meu de uma das cadeiras da faculdade uma vez perguntou-nos se sabíamos porque motivo os carrinhos de supermercado desviavam sempre para um dos lados, nunca iam a direito!
    E quase todos respondemos que era manipulação dos Hipermercados que assim nos obrigavam a direccionar para as estantes! Ai e como nós adoramos uma boa conspiração para justificar comportamentos!
    Bem, o meu professor respondeu, não! Os carrinhos de facto na maior parte das vezes direccionam-se para um dos lados porque são 4 rodas direccionais, com muita utilização, apanham chuva e sol, andam no exterior em pavimentos mais acidentados, sobem e descem os passeios exteriores, etc etc! E tudo isso degrada os rolamentos das rodas que deixam de rolar de igual forma, criando desequilíbrios na direcção.
    Enfim, mas a teoria da conspiração era bem mais engraçada, sem duvida! 🙂
    Se acham que o Homem não foi à Lua apenas porque não aceitam as provas factuais, porque motivo aceitam as provas da teoria da conspiração? Porque motivo não as põem em causa também? Porque motivo não as tentam desmontar também?
    Não tinha a mesma piada não é?
    Se somos exigentes para uma coisa, devíamos ser para a outra! A questão é que por trás existe muitas vezes motivações pessoais e até politicas por vezes! Do género, como não gosto dos Americanos prefiro acreditar e apoiar uma teoria que os descredibiliza! Claro!
    Tudo o que vem da America é para ser posto em causa, já dos Russo ou dos Chineses é Lei…
    Já encontrei este padrão N vezes!
    Enfim, tábua rasa de ideologias e um conhecimento cientifico mais aprofundado ajudaria sem duvida muita gente a ver com mais clareza.

    • Wishmaster says:

      “Do género, como não gosto dos Americanos prefiro acreditar e apoiar uma teoria que os descredibiliza! Claro!
      Tudo o que vem da America é para ser posto em causa, já dos Russo ou dos Chineses é Lei…”

      Rub3n, os americanos são os peritos da mentira…

      Mas atenção que eu não acredito piamente nos russos e chineses. Repara por exemplo no anúncio que o Putin fez a 1 de Março de 2018, viste? Das novas armas da Rússia? Ultra-poderosas.
      Bom, será que são exequíveis…? Será que já as têm desenvolvidas? Não sei…..
      Putin só nos mostrou um vídeo em 3D com uma simulação…Nem mostrou vídeos de testes..Ninguém confirmou os testes reais.

      Dizem que começam a produzi-las em massa em 2019…Vamos ver…até ver, pode ser muito bem fachada do Putin…
      Acredito que as tenham? Pode ser bluff. Porque não mostraram um vídeo real, em vez de um vídeo em 3D…?

  19. Wishmaster says:

    @ Nuno
    “continua a ser um desafio, independentemente de já ter sido feito no passado.”
    Poupa-me…lol Com a tecnologia de 50 anos de desenvolvimento após as missões Apollo, deveriam replicá-la facilmente. Tens formação científica e dizes uma babaridade dessas… Lá no fundo não acreditas nesse argumento.

    “A Russia quer que haja um inquérito para determinar o que aconteceu às gravações originais da missão Apollo 11.” – Claro…então as gravações de algo tão importante desaparecem assim…sem mais nem menos…? E não falaste das fotografias… Acrescento que foram reveladas ao mundo muito depois das idas à Lua…

    “Se pegarmos no custo total do programa Apollo e dividirmos pelo número total de missões obtemos os quse 10 billiões, mas este não era esse o preço de cada missão meu ignorante. O maior custo foi o desenvolvimentos. ”
    Sim, foi o desenvolvimento, que já está feito para agora e mesmo assim…nada….lol Desenvolvimento técnico que serviria para a actualidade, todo o know-how adaptado às tecnologias actuais, que só melhorariam a segurança etc.

    ” por terem passado várias vezes pelo cinturão de Van Allen, significa que este não representa uma ameaça que pode comprometer o voo.” – Viste o que disse o cientista da NASA?

    “Oppenheimer não era alemão, era americano, era sim filho de um imigrante alemão.” eu estava a referir-me a Einstein.

    Sabes que nunca questionei a ida à Lua até mais ou menos há cinco anos… Apesar de ter visto documentários que mostram fotografias completamente aldrabadas, não refutava completamente a ida deles. Ok, as fotos estão aldrabadas, mas até podem ter lá ido. Poderiam ter melhorado as fotos ou então replicar na Terra o feito por não terem fotos e queriam mostrar ao mundo.

    Acontece que estamos em 2018. Tudo adiado, inclusive uma nova ida à Lua (G.W.Bush é que lançou o programa) foi cancelada pelo Obama que dizia que estava a pressionar a NASA para ir mais além….Mas não aumenta o orçamento… Se de facto pudessem ir, iriam, acredita. Sempre que são descobertos novos mundos, dá-se um salto civilizacional e os primeiros são quem beneficia mais.

    Por último, serem os americanos, é meio caminho andado para a mentira. Se fosse aqui a meter as mentiras deles já comprovadas….o comentário não tinha fim.

    Mas tu lá terás a tua opinião e os teus argumentos. Só acho engraçado que com tanta ciência e segurança na ida à Lua, as pessoas que defendem isso tenham que recorrer a ataques pessoais de quem critica e questiona a ida à Lua… Devem estar a ficar nervosos por não sairmos desta enorme rocha…lol

    Mas vamos deixar o tempo passar e veremos.

    • rub3n says:

      Ouve, mas o Homem tem de voltar à lua apenas porque tu queres? para te provar a ti e aos restantes conspiradores que já lá foram?
      A Lua já foi mais explorada que aquilo que possas pensar, por variadíssimos países, só de solo lunar trazido para a Terra no total são quase 400Kg,
      Talvez não saibas mas, missões lunares de vários países são cerca de duzentas, sendo que com sucesso tens cerca de 80 de onde constam as Apollo!
      A NASA em 1967(antes da Apollo 11) enviou a Surveyor 3(já era a terceira), sendo que em 1969 durante a missão Apollo 12 os astronautas encontraram a Surveyor 3 e removeram algum material que trouxeram para a Terra.
      De tantos Países envolvidos como India, China, Russia, Israel, UE, e até de empresas privadas, há milhares de estudos sobre a Lua, analises ao solo, magnetismo entre outros, achas mesmo que não tinham já percebido se não existissem vestígios das referidas missões Apollo?
      Eu acho piada é tu seres o iluminado que sabe que o Homem não foi à Lua. Nenhum país questiona, mas os teóricos da conspiração acham sabem mais!
      A Lua irá continuar a ser explorada, como foi até então, muitas mais missões estão planeadas para os próximos tempos, mas não há a necessidade de levar tripulação, pelo menos para já!
      Com os planos para uma estação permanente na Lua, acredito que já esteja em estudo e em desenvolvimento mecanismos de proteger os astronautas por longos períodos de tempo na Lua.
      Nessa altura talvez tenhas o teu sonho realizado, até lá vai-te entretendo com lixo do youtube!

    • Nuno says:

      “Poupa-me…lol Com a tecnologia de 50 anos de desenvolvimento após as missões Apollo, deveriam replicá-la facilmente. Tens formação científica e dizes uma babaridade dessas… Lá no fundo não acreditas nesse argumento.”
      Construir um foguete para ir à lua não é a mesma coisa que construir um carrinho de rolamentos. Quantas sondas é que nós já mandamos para o espaço? Mais de uma centena, no entanto sempre que lançamos uma nova é sempre um trabalho moroso que requer bastante planeamento, e mesmo com a nossa experiência ainda acontecem problemas. O mesmo se diz em colocar satélites em órbita. Apenas é simples para os ignorantes.

      “– Claro…então as gravações de algo tão importante desaparecem assim…sem mais nem menos…? E não falaste das fotografias… Acrescento que foram reveladas ao mundo muito depois das idas à Lua…”
      Não foi isso que tu disseste. Tu afirmaste que a Rússia queria investigar as idas à Lua, pondo em causa estes acontecimentos. Na realidade não é isso que se quer, nem nunca esteve em causa tal. Tu distorceste a realidade. Não sei se é do teu conhecimento, mas não se sabe o paradeiro apenas das gravações da primeira ida à lua. As restantes não desapareceram. Que conclusões tiras? Falsificaram a primeira missão, mas foram nas seguinte? E o que consideras muito tempo depois das idas à lua? Em que data foram as fotografias reveladas?

      “Sim, foi o desenvolvimento, que já está feito para agora e mesmo assim…nada….lol Desenvolvimento técnico que serviria para a actualidade, todo o know-how adaptado às tecnologias actuais, que só melhorariam a segurança etc.”
      Não, o desenvolvimento não está totalmente feito. Tal como já disse e tu continuas a ignorar é preciso adaptar este às novas tecnologias que se encontram em uso. É preciso ter em conta as novas regulações de segurança. É preciso treinar pessoal para a missão… E mais uma vez, pergunto eu, qual é o motivo que um país vai usar para gastar uma boa nota para irmos novamente à lua?

      “Viste o que disse o cientista da NASA?”
      Sim, vi, tu é que não vistes o que eu escrevi para além disso.

      “eu estava a referir-me a Einstein.”
      Einstein não esteve envolvido no desenvolvimento da bomba atómica, embora a publicação da teoria especial da relatividade deu o conhecimento necessário para esta ser uma realidade. Se não daqui a pouco também digo que foram os ingleses que inventaram a bomba atómica porque foi John Dalton que descobriu o átomo.

      O resto da tua retórica é um non sequitur.

      Dou-te alguns exemplos em que foste desonesto e mentiroso. Mentiste quando disseste que Don Pettit afirmou que não conseguíamos replicar a tecnologia das missões Apollo. Mentiste quando disseste que a Rússia pôs em causa as missões lunares e que estes afirmavam que não havia provas cientificas de tal feito. Mentiste também sobre as declarações de Obama que este afirmou que considerava um feito o SS ter estado em LEO, que não possuímos tecnologia para ir além LEO (embora tenhamos satélites que se encontram em MEO e GEO). Colocaste várias vezes a tua ignorância aqui nos comentários. Aliás eu tenho sérias dúvidas que, mesmo depois de te ter explicado, saibas o que é temperatura. Portanto não é um ataque pessoal, chamar-te desonesto, mentiroso e ignorante é a constatação de um facto.

      • Wishmaster says:

        Como referi, veremos…
        O tempo vai encarregar-se de demonstrar a verdade.
        E cada dia, cada mês, cada ano que passa é uma vitória dos chamados conspiracionistas.

        • Nuno says:

          Não, o tempo não vai demonstrar a verdade pois está já foi demonstrada por todos os especialistas na área, fomos à lua, ponto final.

          Se vocês celebram ignorância, falta de raciocio crítico, desconhecimento académico,… sim cada dia é uma vitória para vocês. Por alguma razão existe uma falta abismal de pessoal com formação académica na área que acredite nesta conspiração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.