PplWare Mobile

Deepin 15.7 consome menos RAM que o Ubuntu ou o Windows


Pedro Pinto

Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Spoky says:

    Daqui a uns instantes aparecem os fanboys do Windows, que não aceitam alternativas nem querem que o Pplware publique alternativas ou rubricas…

    Linux é bom para quem quer experimentar coisas novas, ou tiver PC’s velhos ou estiver farto do Windows, aconselho imenso a quem quer aprender comandos basicos de Linux. Alem de quem tem filhos em casa, não tem que se preocupar com virus nem malware.

    Já no Windows… Se não tiveres cuidado e tiveres filhos… é cracks, é clicks por todo o lado mesmo com antivirus ou UAC activado ou não. Não esquecer que há bypass para UAC antes que venham com esse argumento.

    • Amilcar Alho says:

      Aproveitando o teu comentário “Alem de quem tem filhos em casa”, poderia dar um excelente artigo aqui no PPL, software de controlo parental para Linux, já que me parece algo escasso…
      (o meu filho usa Linux Lubuntu num PC cá de casa).

    • RJCA says:

      Fanboy? Vê-se mesmo que é que tem complexos de inferioridade…

      Uso ambos os sistemas e não venho “infectar” a Net com idiotices pegadas.

      • Spoky says:

        Eu uso Windows, mas também já usei Linux. Onde é que o meu comentário deriva de um fanboy? Pelo contrário, incentivei o uso de outras alternativas. Ou leste mal, ou não sabes interpretar certamente.

        Amilcar Alho o pior é mesmo as instalações de fontes não seguras, isso já acabou com o Linux, é menos um perigo. Com o resto podes instalar uma Firewall e bloquear acesso a sites. Podes ainda utilizar um raspberrypi utilizando pfSense.

        • RJCA says:

          O meu problema não é ler mal, o meu problema é ler idiotices de pessoas que ganhavam mais se estivessem caladas…

          • Spoky says:

            Pois realmente, se o teu disco externo falasse a nivel de fotos e videos… Diria que tinhas uma biblia, vala puxa um pouco pela cabeça tu sabes do que falo, e não só.

            ganhavas mais se estivesses calado…

    • Pedro Pereira says:

      Sobre para o que o linux é bom, acrescento, para quem tiver PC’s com um problema raro no CPU que acontece apenas no Windows.
      Num PC que tenho, de vez em quando, todos os programas deixam de responder, e se for ao Gestor de Tarefas (se tiver aberto e nao deixar de responder), nota-se que a utilização do disco está a 100%, mas todos os programas, ou aparece em 0.1 MB/s ou até mesmo 0 MB/s (como nesta print: https://prnt.sc/klama2 ), e o led do HDD está desligado (na verdade o HDD não estava a ser usado mesmo porque eu reparei isso melhor), e isto apenas acontece no Sistema Operativo Windows, desde do Windows XP até ao Windows 10 (ultima compilação Insider Fast), e no Linux, funciona sem problemas.

      Nota: Para quem perguntar se substitui a peça x ou a peça y. Sim substitui sim e tenho outro PC com o mesma specs e qualquer hardware dá entre os 2 PC’s.

  2. fjoao012 says:

    Muito interessante esta distro. Quando a descobri, há uns anos, ainda era um bocado instável, com a store e alguns menus ainda em chinês.. Mas já na altura tinha uma interface out-of-the-box muito diferente de qualquer outra distro.
    Está claramente a dar passos fortes na direção certa.

    • Miguel says:

      Em relação à store, na minha opinião, funciona muito melhor do que a do Ubuntu

      Na store do Ubuntu apareciam-me frequentemente erros de ligação ao servidor. Na store do Deepin, até ao momento, consegui ligar-me sempre sem problemas.

      A oferta de aplicações é enorme e a navegação na store é bastante intuitiva

      Há muita oferta de aplicações Debian fora da store

      Recomendo que experimente o novo Deepin e veja as diferenças.

      Eu uso o 15.6 . Ainda não testei o 15.7

  3. Miguel says:

    Confirmo!

    Tenho um Acer V5-122P com processador AMD A4-1450 e 6Gb de memória RAM, que uso nos tempos livres.

    Como é um portátil para usar de vez em quando, já instalei de tudo um pouco para ver qual o melhor SO que se adapta ao mesmo… Em termos de Windows, tudo o que é superior ao Windows 7 é para arrastar… a partir do Windows 8, o CPU está sempre colado nos 100% e o computador é uma arrastadeira

    Em termos de Linux, já usei Ubuntu, Ubuntu Bugdie, Manjaro, Elementary OS, Zorin OS, mas depois de instalar o Deepin, Deepin ficou até hoje… CPU trabalha a menos de 20%, a RAM ronda os 15%, tenho a barra de tarefas em modo eficiente, que a torna muito parecida com a barra do Windows. Tenho o WPS Office que é muito parecido com o Microsoft Office. Em termos de email, uso o Evolution, que é muito parecido com o Microsoft Outlook. Vem com o browser Google Chrome de origem… há muitos temas disponíveis na internet, que permite personalizar cores, janelas, icons …

    Conheci o Deepin através do PPLware e agradeço a dica

    • Marco says:

      vai ver os processos do windows e vê se não é o anti malware.

      • Miguel says:

        Neste computador, deixei ficar apenas o Deepin

        Tudo o que fosse superior ao Windows 7 ficava a arrastar… e refiro-me apenas ao sistema operativo, sem programas adicionais

        Acabei de atualizar este computador com o novo Deepin 15.7 … o ponto de situação atual é o CPU a 13.8% e a memória RAM a 15.2% … Está fantástico!

  4. maria vieira a atriz says:

    serve para jogar JOGOS DA STEAM E PC?

    • George Orwell says:

      Cara Maria Vieira, a atriz.
      Antes de mais, serve para jogar todos os jogos do universo Linux, e são muitos.

      O universo Steam, também se encontra disponível no Deepin com a aplicação Steam da Valve.

      Quando aos jogos do universo Windows, saiba que esta distro vem com uma licença do aplicativo Crossover, disponível gratuitamente na Loja, o qul, insatalado, permite correr uma infinidade de aplicações / jogos do universo Windows, designadamente o próprio MS Office, e, paradoxalmente, algumas até correm melhor no Deepin / Crossover que no Windows. Outras não tanto.
      Para saber sobre aqueles que correm sem qualquer problema e os que correm com algumas limitações, pode usar o site :
      https://www.codeweavers.com/
      Neste site, pode pesquisar entrando o nome do jogo ou aplicação Windows e conhecer sobre a sua exequibilidade na Deepin / Crossover.

      Diga-se em abono da verdade que, quem é amante de jogos , deve privilegiar uma consola de jogos do tipo XBOX / PLAYSTATION / NINTENDO, o paraíso e residência de excelência dos jogos. Não é por acaso que a Microsoft, proprietária do Windows, não deixou de lançar a sua consola XBOX e com grande sucesso.

    • Miguel says:

      Tens a aplicação da Steam na store Deepion…

      O que faz, não sei, porque não instalei… não uso computadores para jogar…

    • Andrey says:

      Maria, tudo bom?

      Para jogos, recomendo a RegataOS, que já vem ajustada para placas de vídeo Intel, Nvidia e AMD… Alguns relatos, dizem que os FPS, aumentam em cerca de 20-30%, em relação a outras distros que não possuem foco nos jogos.

      Sugiro testar.

  5. Wilton Peter says:

    Uso está Distro desde 2014!!!

    Realmente a Deepin Stor do Deepin 15.7 melhorou muito e a velocidade de download (no

    acto de fazer o download e instalação de aplicativos ), já atingem os 2.5 MB/s

  6. João Matos says:

    Mas a RAM não foi feita para ser usada!!??

    • Ruy Acquaviva says:

      O objetivo do computador não é correr o sistema operacional e sim os programas aplicativos que efetivamente executam as tarefas desejadas. Nesse sentido quanto mais recursos o sistema operacional utilizar, menos irá restar para uso das aplicações.
      Existe a possibilidade de um sistema operacional alocar uma certa quantidade de RAM para acelerar o funcionamento de alguns serviços e liberar essa RAM conforme as aplicações necessitem. Por isso mesmo é necessário um certo cuidado na hora de comparar a alocação inicial de RAM pelo sistema. Pode ser que se esteja vendo uma alocação de RAM que não represente no seu total uma limitação de memória para as aplicações.
      Porém, considerando-se devidamente apenas a memória que efetivamente é ocupada pelo sistema operacional, reduzindo a memória livre para as aplicações, pode-se dizer de forma geral que quanto menor o uso de memória para o sistema operacional, melhor, porque essa memória poderá ser utilizada pelo que interessa, as aplicações.

  7. Carlos Silva says:

    Outra vez arroz?

    • Miguel says:

      Este arroz é de muito boa qualidade!

      Foi graças à recomendação deste arroz, que consegui meter um portátil mais fraquinho a trabalhar normalmente e sem arrastar-se.

      Quem não gosta de arroz, come outra coisa qualquer

  8. Ruy Acquaviva says:

    Estou impressionado com essa redução da ocupação inicial de memória, quase um quarto do consumo. Excelente!
    Claro que esse não é o único parâmetro para se avaliar a eficiência na ocupação de memória, mesmo assim impressiona.
    Aos poucos o Deepin está ocupando espaço entre a principais distribuições Linux de uso geral . E com todo o mérito.

  9. Cleomar Silva says:

    Atualmente uso o Mint e o W10 em dual boot, já usei esta distro que por sua vez é muito bonita, mas por razão de alguns bugs com minha impressora, voltei para o Mint.

  10. Asafe Batista de Lima says:

    Gostaria de saber se o linux com tema parecido do windows se não seria plagio , ilegal ?

    • NVale says:

      A caminho tomado pela Microsoft no design e grafismo dos seus sistemas operativos, foi há muitos anos inspirado no KDE (na verdade penso que ainda hoje tomam de lá alguma inspiração), portanto segundo essa lógica, o windows também é plágio.

  11. Nilsonlimux says:

    Deixem disso. A questão aqui é Linux, deepin. Windows é outra história. Sou usuário de Linux e Windows. Ambos são bons pra meu uso.

  12. pxK says:

    Boas, criei uma partição e instalei o Deepin lá, mas ao iniciar o PC vai direto para o W10 em vez de me pedir para escolher qual quero usar… alguém que me consiga dar uma ajudinha?

  13. Teo says:

    Onde posso sacar isto? No site não estou a conseguir

  14. OSVANDER says:

    Gente como fazer download desta distro, pois, sempre da erro aqui no Brasil. Se for fazer pelo sit eoficial da china tudo bem mas, demora dias KKKKKKKK. Pelo outros sites informado pela comunidade dá erro do QT código. Tá difícil !

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.