NASA alerta que “Asteroide do Apocalipse” surgirá no Dia de São Valentim
As rotas dos asteroides são calculadas tendo em vista possíveis colisões com o nosso planeta nos anos futuros. No caso do chamado "asteroide do Apocalipse" há a probabilidade de que entre em colisão com a Terra daqui a 100 anos, segundo a NASA.
Este ano iremos ver a passagem deste objeto no próximo dia 14 de fevereiro e surgirá então a partir do lado direito de Marte.
Chama-se tecnicamente Bennu ou, como foi já apelidado, o "asteroide do Apocalipse". Este viajante do espaço poderá ser visto a olho nu no céu durante a noite do Dia de São Valentim. Virá assim brindar o Dia dos Namorados, já no próximo dia 14 deste mês.
A NASA tem este asteroide debaixo de olho. Em 2016, a agência espacial norte-americana iniciou uma missão com a nave OSIRIS-REx para estudar e recolher amostras deste asteroide.
Mas haverá probabilidade deste asteroide colidir com a Terra?
Segundo alguns cálculos, essa possibilidade existe. Aliás, o asteroide possui um grande potencial de atingir a Terra e está listado na Tabela de Risco Sentry.
Em caso de colisão com a Terra, o asteroide lançaria 80 000 vezes mais energia do que a bomba atómica de Hiroshima, sendo assim, é um dos asteroides mais perigosos nas proximidades da Terra.
Conforme podemos ler via jornal Express.
Formação desta rocha espacial
Segundo as informações derivadas do estudo deste objeto, provavelmente foi formado no principal cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter. Contudo, situa-se agora mais perto do que nunca da Terra.
101955 Bennu pode conter moléculas orgânicas similares àquelas que deram origem à vida na Terra, pois, a sua matéria não sofreu mudanças durante milhões de anos.
Missão revolucionária para chegar a Bennu
A Osiris-Rex é a primeira nave espacial lançada a partir da Terra a conseguir circular nas proximidades de um objeto celeste tão pequeno com gravidade suficiente apenas para manter o veículo numa órbita estável.
Curiosamente, o acrónimo OSIRIS foi escolhido em referência ao antigo e mitológico deus egípcio Osíris, o senhor da morte no submundo. Além disso, o seu nome foi escolhido para essa missão, pois o asteroide Bennu pode, possivelmente, atingir a Terra causando destruição e morte.
O asteroide do fim do mundo
O corpo celeste, denominado "asteroide do Apocalipse", está localizado entre a Terra e Marte, pesa 87 milhões de toneladas e orbita o Sol.
A NASA ainda acredita que haja a presença de água ou moléculas similares à água que podem ajudar a revelar como o Sistema Solar foi formado e a história dos seus planetas.
Atualmente, a Osiris-REx está na órbita de Bennu, avaliando possíveis locais de pouso a fim de recolher amostras, devendo voltar à Terra em 2023.
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: Express
Fonte: Nasa
The effect of a Bennu impact on Earth would be insignificant on a planetary scale. The Earth is not strongly disturbed by such an impact and loses negligible mass. The impact does not make a noticeable change in the tilt of Earth’s axis and it does not shift the Earth’s orbit noticeably. Local effects, however, would be much more noticeable.
Ao contrário do que está escrito, o asteróide não será visível a olho nu.
Isto é mais uma historia….
Faz me lembrar aquelas piadas da escola
12/12/12
11/11/11 e por ai fora…
O que vc acha.talvez de algum país com visão e posição privilegiada…eu queria poder identifica- lo no espaço. Mas preciso da hora certa que pode acontecer de ver na minha região..kk
Kkkkkkk
Esses cientistas que estuda essas coisas, tão de brincadeira…
É minha vó que está chegando no Brasil esses dias para pular carnaval,essa rocha que sobrevoa as alturas e a máquina mortífera da minha vó
Copiaram tudo o que estava na notícia… não notando que o Express corrigiu a notícia, 4 horas depois de apresentada, pois a original dizia que o objecto estaria “abaixo da altitude da ISS” que se seria visível como “uma grande lua a movimentar-se a alta velocidade pelo céu, podendo provocar auroras boreais até ao equador”.
Depois da notícia “chocante”, foi corrigida para esta que foi traduzida… deixaram foi ficar o título que não dava para mudar. 😀
Basicamente a notícia fonte foi mesmo a da NASA, mas a ilustração foi no Express. Até porque a da NASA está mais completa. Ainda completamos mais com dados importante sobre a nave. Portanto, a fonte de facto, tal como está no artigo, é a própria NASA, as restantes têm a ver com grafismo.
E porque não fazem referências às vossas fontes de informação aquando da criação dos artigos? Parece-me mais justo e equilibrado.
Mas tem e desde sempre.
Em 2007 já sabia que viria,
https://www.youtube.com/watch?v=1WDfAL9bizU
mas ninguém me soube confirmar
sendo assim
alguém me poderia elucidar
do horário ao passar
o visível rasto ou cauda do Asteroide Bennu ?
Um bom dia em alegria de aqui da Covilhã, Portugal
A nasa poderia esclarecer como esse asteróide passará pelo domo ( = firmamento ), tendo em vista que NEM 100 BOMBAS ATÔMICAS CONSEGUIRAM NA OPERAÇÃO BLUE FISH ….
Não acertas-te uma ….
Estás-te a referir a operação fishbowl ?
Se sim , nem foram 100 nem o objetivo era passar em lado nenhum,
Em todo o caso podes sempre questionar a nasa como raio é que caiu um na russia à poucos anos.
Abc
O asteroide que caiu na russia era de dimensões pequenas. A NASA dá prioridade a objectos maiores, até porque esses sao mais faceis de identificar. Asteroides como os que cairam na russia ha aos montes, e quase impossível identificar e rastrear as orbitas de todos. Todos os anos, muitos deles chegam a colidir com a terra, mas dado que a maior parte da superfície terrestre está coberta por oceanos, é lá que a maior parte cai.
Oh estrela, queres cometa? aahahah
Asteróides e crateras com tamanhos “à pescador” e a gente continua a acreditar …