Milhares de aves mortas nas centrais fotovoltaicas dos EUA
Não é um assunto com muito destaque, mas é um problema real. Todos os anos são mortos dezenas de milhares de pássaros em centrais fotovoltaicas, sem que haja uma razão aparente ou completamente aceite.
Assim, um observador alimentado por Inteligência Artificial já está em campo, para ajudar a perceber e, quem sabe, resolver a situação.
Motivo da morte de aves nas centrais fotovoltaicas é (ainda) uma incógnita
As centrais fotovoltaicas americanas têm problemas com aves. Isto, porque há vários anos que as empresas têm vindo a encontrar cadáveres de pássaros pelas instalações, tornando-se uma mancha no cadastro de uma energia, à partida, limpa e amiga do ambiente.
Para mitigar este padrão preocupante, em 2013, um grupo de empresas públicas, académicos e organizações ambientais juntou-se e formou o Avian Solar Working Group. Aliás, foi uma colaboração importante, sendo que as centrais fotovoltaicas cresceram a olhos vistos nos Estados Unidos.
Houve muito pouca investigação sobre os impactos do [aproveitamento] solar nas aves.
Disse Misti Sporer, a principal cientista ambiental da Duke Energy, uma companhia elétrica na Carolina do Norte, e membro de uma organização inserida na colaboração.
Um estudo realizado em 2016 estimou que as centenas de centrais fotovoltaicas em redor do EUA poderiam matar cerca de 140 mil aves, por ano.
Apesar de ser um número muito baixo quando comparado com a quantidade de aves mortas por centrais elétricas alimentadas por combustíveis fósseis, não deixa de ser preocupante. Aliás, a ligação entre a morte das aves e as centrais ainda não é efetivamente clara. Contudo, uma das teorias sugere que as aves confundem os painéis solares com a superfície de um lago e tentam aterrar, culminando na sua morte.
Mas essa hipótese é de uma perspetiva humana. Será que os pássaros veem sequer da mesma forma que as pessoas? Temos de reunir mais dados para formar uma ideia mais completa.
Admitiu Sporer.
Inteligência Artificial no combate à morte aviária em centrais
No início deste ano, o Departamento de Energia disponibilizou 1,3 milhões de dólares a uma equipa de investigadores do Argonne National Laboratory, em Illinois. Isto, para desenvolverem uma plataforma de AI dedicada ao estudo do comportamento das aves em centrais fotovoltaicas de grande escala, ao redor dos EUA.
Através desta verba e da investigação, os responsáveis esperam ajudar os ornitologistas a perceber por que razão morrem tantas aves nas centrais.
Estas questões aviárias são uma preocupação e algo que a indústria das energias renováveis quer compreender e mitigar.
Disse Yuki Hamada, cientista biofísico no Argonne e líder do projeto.
Infelizmente, apenas algumas regiões dos EUA têm regulamentação que exige que os operadores das centrais comuniquem a morte das aves nas suas instalações. Ainda assim, só são enviados técnicos uma vez por mês, para contar aves, o que limita a recolha de dados. Ou seja, o facto de enviarem especialistas para fazerem a contagem das mortes só dá informação sobre a quantidade de aves que ali morreu e não sobre a causa da sua morte. Para isto serão precisas observações em tempo real.
Um bom sistema de Inteligência Artificial poderá ser a resposta
De acordo com a equipa, o mais complicado será configurar o algoritmo para que reconheça, de forma fiável, todas as aves num ambiente complexo. Isto, porque existem aves com tamanhos, formas e cores muito distintas.
O hardware do sistema vai, contudo, enfrentar alguns obstáculos. Por exemplo, as centrais fotovoltaicas tendem a ser instaladas no meio do nada e não existem centros de dados próximos. Além de que o acesso a Internet é limitado e pode até ser complicado obter eletricidade.
Assim sendo, a equipa de Argonne está a utilizar um hardware comercial desenvolvido pela empresa Boulder AI. O sistema de câmaras foi concebido para que o processamento de dados seja feito no local e não num centro de dados distante. Ademais, irá funcionar com pequenos painéis solares.
Através do sistema de AI, os investigadores serão capazes de perceber de que forma o ambiente local, o clima ou a hora do dia pode afetar o comportamento das aves e provocar a sua morte.
Para já, a equipa está a recolher dados em duas centrais fotovoltaicas nos arredores de Illinois. Se for um sucesso, o objetivo é expandir para outras áreas e melhorar o desempenho do sistema.
Este artigo tem mais de um ano
Culpa do aquecimento global. E do 5G.
e do Covid e das vacinas /s
Hm… tens razão!
#CHEGA
O grande problema é que o 5G está desenhado para a terra oval, quando na verdade a terra é plana!
#credo
Achas? Aves Mortas desde quando? Aquilo são bonecos que cairam do céu, deixem de teorias de conspiração.
Não existe Aves mortas, nem isso é possível mediante radiações ou frequencias!
Concordo
Este problema já tinha lido em 2014, só não sei a veracidade da noticia quando a li na altura, mas no meu ponto de vista é provável ser um dos motivos da morte das aves.
Li esta noticia aqui:
https://tinyurl.com/y23txxht
Recomendo este vídeo sobre as desvantagens das energias renováveis
https://www.youtube.com/watch?v=Rc5AlFo3zTk
É tudo teorias da conspiração faz tudo bem, adoro dormir ao lado de antenas 5G, adoro radiação é do melhor que há. A minha saúde não poderia estar melhor do que agora.
E a das Aves também, tenham la calma que isso é impossível.
painéis solares refletem 480ºC?
pois, vou rever isso, mas não me cheira…
Se leres o comentário de Connor Compton ao video ficas mais elucidado do que com o vídeo… realmente cada vez mais os YouTubes Reddit’s instas e afins são Aterros de lixo a céu aberto
Vídeo interessante na medida em que mostra que não há soluções perfeitas para um problema tão grande e complexo como as alterações climáticas. No entanto a PragerU (empresa que criou o vídeo) é uma organização sem fins lucrativos que recebeu grandes donativos de empresas ligadas aos combustíveis fósseis.
isso nao vi, mas vi que o speaker é defensor de energia nuclear, menos mal.
Consegues enumerar 1 fonte de energia sem desvantagens?
Pois sendo da pragerU eu n recomendava. É uma entidade conservadora americana que nega factos científicos em beneficio do capital. Já foi por várias vezes apontada como produtora de desinformação, incluindo sobre clima.
@Tiago Brito
Yap, eles não são 100% confiaveis mas o objetivo do video (no meu ponto de vista) era mostrar que as energias renováveis não são perfeitas e que ainda têm muito para melhorar. Utilizar IA para reduzir esses impactos é uma boa solução.
É tudo teorias da conspiração pessoal, não se indignem estas coisas não existem! Desde quando as redes 5G não provocam danos ao nosso corpo? Não provocam! Esta 100% comprovado cientificamente.
Aves mortas? É pedaços de plasticina, não se deixem enganar. É tudo mentira, e teorias da conspiração. Coronavirus foi criado por laboratório cá nada! Não é possível pessoal, não existe.
Então esta das Aves é para rir, quando usam estes termos “sem que haja uma razão aparente ou completamente aceite” as Aves foram só criar os seus ninhos, estão todas bem.
As frequencias, a radiação etc não matam, muito menos criam problemas no corpo humano! Isso é peta pessoal, completamente mentira.
Poderás muito bem ser a prova viva de que as radiações causam danos inreservísveis, nomeadamente no cérebro humano.. mas ainda assim, não é certo, isto é, o real motivo poderá ser mesmo o rácio de tabaco ser demasiado baixo naquilo que fumas, ou mesmo os cereais que tomas ao pequeno almoço ou ainda o ar poluído que respiras todos os dias.. mas venham daí os estudos 😀
@Spoky
Redes 5G são redes estão entre os 700 MHz e 3,6 GHz isso não é nada. Para por em perspetiva, o espetro visível tem uma frequência muito maior, a luz vermelha está nos 400 Thz e a luz violeta 750 THz, por isso, recebes mais radiação eletromagnética da luz do teu quarto e do sol do que as antenas 5G.
Fontes:
https://www.deco.proteste.pt/tecnologia/telemoveis/noticias/tecnologia-5g-tem-riscos-para-a-saude
https://pt.wikipedia.org/wiki/Espectro_vis%C3%ADvel
Ainda no tempo dos Discman, a minha avó utilizava os meus CD’s de música pendurados numa cana com um cordel para espantar tudo o que fosse aves das plantações dela, mostrou ser mais eficaz que espantalhos, secalhar deviam-lhes mandar esta sugestão.
A ideia de que as aves confundem com um lago parece-me certa, tenho um pequeno painel semi-transparente a servir de telhado numa parte da casa, e todas as manhãs os pardais se vão lá tentar “lavar” como se fosse agua, ao fim de escassos segundos percebem o engano e vão-se embora.
Tenho problema semelhante numa marquise. O vidro é algo reflexivo para cortar radiação IV e evitar o sobreaquecimento do espaço interior, de vez em quando aparece um pardal, um melro ou verdelhão morto no quintal por choque com o vidro… há milhares de marquises em Portugal, portanto deve haver muitos milhares de pássaros mortos… vamos remover as marquises? Vamos ao YouTube lançar mais uma teoria do 5G, das vacinas e culpar o Bill Gates? Se calhar era mais fácil mas não resolvia a questão… se calhar com um pouco de trabalho e raciocínio lógico entra-se uma solução! Chama-se a isso fazer ciência!
Sim, sou a favor de remover todas as marquises!..
Se desejar “fazer ciência” e evitar que os pássaros choquem no vidro, e a sua consequente morte, pode tentar o seguinte:
Colar no vidro da marquise uma silhueta de uma pássaro (em dimensões maiores que o tamanho dos pássaros vitimas) por ex: https://www.publicdomainpictures.net/pictures/220000/velka/bird-flying-silhouette.jpg
Assim os pássaros vão pensar que pode existir um predador e não se aproximam.
Essa é uma técnica utilizada por ex em algumas das vedações das auto estradas que têm painéis de vidro/acrílico.
Desconhecia esse problema, é estranho de facto e tens de ser esclarecido e resolvido.
Nunca viram uma perdiz a voar e ir bater com a cabeça numa parede branca a brilhar com o sol? Vai direitinha e cai redonda. Pode ser um fenómeno parecido. Tenho dito.
O que eu não compreendo é a necessidade de inteligência artificial para resolver a questão…
o AI é para fazer intelligence gathering automático
Pá acho que a necessidade é dos milhões que vão ser injectados no estudo… Naturalmente que o estudo através de inteligência artificial vai ser inclocusivo e vai precisar de mais um milhões para aprimorar a inteligência artificial.
Numa central fotovoltaica, o maior problema é obter eletricidade 🙂
Petrodollars!!!
Já me aconteceu aqui no quintal, varias vezes até.. não sei o porque do espanto enfim mentes pequenas só pode
Então tinha uns cacos de um espelho antigo da minha bisavó lá em cima das figueiras não faço ideia como aquilo lá foi parar, então as vezes, isto vi eu!! Nomeadamente os rabos ruivos e os biclaques vinham em queda livre, asas encolhidas pimbas! Mergulho de cabeça um espectáculo digno de ver visto, isto mais frequentemente em dias de céu aberto claro que é quando eles tem mais sede. Pena que depois derivado da pancada ficam lá todos no chão, o meu bolinhas não dispensa de nenhum até dá jeito porque o cão como não come a fruta chama aos passaros um figo!
Eu acho que se calhar se repete mais ou menos o mesmo eles confundem os painéis solares com barragens ou praias fluviais devido a sua grande quantidade e morrem da pancada. Não vejo outra forma possível deles morrerem nem acredito em conspirações parvas
os pombos de competição confundem muitas vezes o asfalto com 1 lago e “mergulham” a pique…
isto em provas de longa distância e com altas temperaturas
“e pode até ser complicado obter eletricidade”.
Não existe electricidade num parque fotovoltaico??? Watt a f****
A energia captada pelos painéis não entre na rede de consumo “logo ali”, uma coisa é a rede de consumo, outra é a rede de captação que encaminha essa energia para a subestação. No local pode não haver efetivamente corrente elétrica para consumo convencional.