Mercúrio poderá estar coberto de diamantes
O conhecimento que os cientistas reúnem acerca de Mercúrio é muito reduzido, quando comparado com a panóplia de informações que se recolhe constantemente de outros planetas. Agora, uma nova investigação concluiu que a crosta do planeta mais próximo do Sol poderá conter diamantes.
Os investigadores falam em 16 mil biliões de toneladas.
Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol e, por essa razão, é um dos planetas mais intrigantes. Afinal, aquilo que sabemos sobre ele é relativamente pouco, quando comparado com o conhecimento que já temos de Marte ou da Lua, por exemplo.
Para além do seu nível de gravidade ser extremamente elevado, assim como as temperaturas altíssimas, a distância a que Mercúrio fica da Terra é um obstáculo muito grande à sua exploração pelos humanos. Aliás, o planeta garante um ambiente demasiadamente hostil para que a sua exploração seja fisicamente possível.
A crosta de Mercúrio é constituída principalmente por grafite – uma forma pura de carbono que, depois de ser atingida por asteroides, pode converter-se em diamantes. Pelo que se sabe, o planeta está cheio de crateras devido ao impacto de meteoroides e cometas que o foram atingindo ao longo dos anos.
Contudo, agora, novas investigações apresentadas na Lunar and Planetary Science Conference sugerem que a crosta de Mercúrio poderá conter 16 mil biliões de toneladas de diamantes.
A pressão dos asteroides ou cometas a atingir a superfície a dezenas de quilómetros por segundo poderia transformar essa grafite em diamantes.
Poderia ter uma quantidade significativa de diamantes perto da superfície.
Disse Kevin Cannon, geólogo da Colorado School of Mines, que apresentou as suas descobertas na conferência.
De acordo com o geólogo, os diamantes encontrados em Mercúrio não serão parecidos com as “grandes pedras claras que cortamos e transformamos em joias”. Então, “uma melhor comparação são os pequenos diamantes opacos utilizados na indústria como abrasivos, provavelmente numa mistura com grafite e outras formas de carbono”.
Pelas características que lhe conhecemos, os seres humanos ainda não chegaram a Mercúrio. No entanto, as missões MESSENGER e Mariner 10 da NASA já fizeram observações do planeta e alargaram o conhecimento que havia até à data.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Agora o Elon musk acaba com a pobreza e fome no mundo.
Diamante é apenas uma forma cristalina do elemento carbono. Que é mais que abundante na terra.
Todos os diamantes com utilidade industrial são produzidos de forma artificial.
Por isso, a não ser que as pessoas possam comer diamantes, nada vai ser feito em relação à fome e pobreza. Era o equivalente a imprimir dinheiro sem controlo. As pessoas não ficam mais ricas, mas sim tudo o resto fica mais caro.
Agora metais como ouro, platina e muitos outros sim. Esses metais têm propriedades importantes, e são relativamente raros. Esses sim contribuíam para a sociedade, visto poder fazer algo com eles.
O ouro não é raro, apenas não é abundante na crosta terrestre. A maioria está no núcleo, só que para ir lá buscá-lo…
Esse não é e nunca será um objetivo dos capitalistas.
Acabar com a fome, a pobreza, a guerra, alterações climáticas, etc, já há dinheiro para tudo isso. Mas seria preciso partilhar… e não dá lucro. Portanto, enquanto vivermos em capitalismo, há 100% certeza que nenhuma dessas coisas desaparecerá.
Talvez só no sistema que vier a seguir, mas tal é preciso deixar de haver palermas adoradores de herdeiros que fogem ao fisco, como os Musks e os Trumps que para aí andam à solta.
Carlos Marques, é isso, o capitalismo é horrível.
Do que está à espera para ir para um país onde os amanhãs cantam?
Não tenha medo, siga o sonho.
Vai ver quando lá chegar como é belo o paraíso…
Mande postais depois, estamos todos curiosos.
Não dá para acabar com o problema atirando o dinheiro para cima.
Capitalismo, socialismo, socialismo tendente ao comunismo, liberalismo, e esses ‘ismos não resolvem os problemas todos em lado algum… podem ter algumas coisas boas mas também têm muitas más.
Terá de ser uma mudança completa na mentalidade e espiritualidade, por que muita coisa depende de as pessoas aceitarem (ou não) que existe muito mais do que a vista alcança, para compreendendo o todo, conseguirem decidir acertadamente no seu micro-mundo.
Isto não mudará antes de o mundo ser praticamente “terraplanado”, porque a quantidade de gente que mantém e apoia as coisas erradas é de tal ordem grande que de outra maneira, nunca será possível mudar o que está errado.
As mudanças climáticas, mudanças de geografia, doenças mortíferas graves, e guerras em larga escala é para garantir que a esmagadora maioria, incluindo aqueles que se acham seguros dentro dos seus bunkers algures, não entra na nova fase de desenvolvimento que se impõem. Mais década, menos década, isto finalmente acontecerá, para horror de nós que vivenciarmos isto. O trabalho que espera a nova construção da sociedade humana depois de todo este horror é inacreditável… e já é expectável que mesmo assim alguns queiram voltar aos hábitos antigos pensando que o regabofe continua… quão enganados eles estão!
Se diamante já não vale nada então ir buscar, a não ser que seja para outro utilização para além do dedo
Agora os Estados Unidos levarão Paz e Democracia para esse planeta oprimido.