Lua de neve: Esteja de olho no céu este fim de semana
Já ouviu falar em Lua de neve? Já olhou para o céu? Notou algo de diferente? No final do dia desta sexta-feia até segunda-feira de manhã vai conseguir ver uma lua cheia bem maior que o habitual.
O fenómeno foi batizado de "Lua de neve" e será a primeira super lua deste novo ano de 2020.
Lua de Neve, o que é?
De acordo com a NASA, é uma lua cheia maior, mais branca e mais brilhante. Apesar de o nome sugerir que o fenómeno está relacionado com uma condição atmosférica adversa, a designação apenas coincide com o período dos nevões no nordeste dos Estados Unidos e foi atribuída pelas tribos nativas americanas.
Este fenómeno astronómico, denominado de perigeu lunar, acontece quando a Lua se encontra próxima da Terra. Nesse momento, a Lua vai parecer 14% maior que o normal, e até 30% mais brilhante dependendo das condições atmosféricas apresentadas no local de observação.
No dia 8 de fevereiro, a Lua vai estar a cerca de 362.479 quilómetros da Terra.
De acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa, em declarações ao jornal Observador, em Portugal, o melhor período para ver este fenómeno será no final da madrugada de sábado para domingo. A melhor hora será às 7:30 horas de domingo. A próxima “Super Lua” acontecerá no próximo dia 9 de março.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
E grande, pequena, eclipse, azul, vermelho, de neve…
cansado de andar com nariz para o ar
Perde-se tanto tempo a olhar para a quantidade de fezes à nossa volta que, de vez em quando, olhar para algo praticamente intocado pelo homem, até ajuda a limpar a visão. 😀
Lamento mas ja foi tocado pelo Homem ( pelo menos acredita-se que sim )
“praticamente intocado” não é o mesmo que intocado.
Até a minha filha quando nasceu chegou-me aos braços “praticamente intocada”. 😉
@Zem
i guess?
mas se formos pela física, ninguém tocou ou alguma vez ira tocar desde a divisão celular.
@rjSampaio
A primeira pessoa a tocar nela foi a médica que fez a cesariana e a puxou para fora da barriga. Fora os enfermeiros que lhe deram o banho e vestiram-na antes de ma porem no colo. 😉
se vais descartar a parte da fisica, então esqueceste da mãe 🙂
Hoje domingo 10 de Fevereiro, entre a 1h e as 3h da manhã, a Lua via-se, não maior do que Lua cheia normal, um pouco mais pequena, mas de uma brancura como nunca se viu, parece uma lâmpada muito grande, com um brilho fenomenal que eu nunca tinha visto antes; já tinha aprendido na escola acerca deste fenómeno do ‘Perigeu’, mas nunca tinha visto! tenho 72 anos, presto muita atenção a estes fenómenos, fico fascinada! O Céu ficou todo clareado e as estrelas estão mais visíveis, aquela que fica mais perto da Lua movimenta-se (nós, se estivermos completamente parados, com a cabeça encostada no alumínio da janela, notamos que se movimenta, olhando por olhar, não se nota).
Agora são 4,35h e fui espreitar, a Lua mudou de posição, a claridade que havia nos quintais desapareceu está completamente escuro, nota-se que a Lua está (mais ou menos ) no sítio onde estava a estrela que eu referi que se movimentava; outra estrela maior, muito cintilante, que se via do outro lado do Céu (lado do Poente) também já não se vê, deve estar mais visível noutro sítio; entretanto o Céu está a ficar nublado para sul, vê-se por cima das serras, talvez chova no sul do país nos dias que se seguem… e pronto! Tudo se movimenta à nossa volta, conforme vontade de Deus! E “quem não deve, não teme”.