Já está! Foguetão da SpaceX consegue aterrar sem explodir
Foram várias as tentativas para conseguir aterrar com sucesso o foguetão da SpaceX. É verdade que tal já tinha acontecido no passado, mais concretamente em março, mas a nave acabou por explodir passados alguns minutos.
Após quatro explosões, o foguetão da SpaceX conseguiu finalmente realizar uma aterragem em segurança. Elon Musk já se pronunciou no twitter.
O objetivo principal dos protótipos do foguete Starship da SpaceX é a realização de testes dos movimentos controlados para colocar o foguete em posição vertical e pousar. Ou seja, a manobra de bellyflop na qual o foguete vai da posição horizontal para a vertical.
A Starship consiste em dois elementos: uma nave espacial de 165 pés de altura (50 metros) chamada Starship e um foguete gigante conhecido como Super Heavy, ambos projetados para serem total e rapidamente reutilizáveis. Ambos serão movidos pelos motores Raptor de próxima geração da SpaceX – seis para a Starship e cerca de 30 para Super Heavy, revelou Elon Musk.
Finalmente, foguetão da SpaceX não explodiu
No Twitter, Elon Musk escreveu "Aterragem da Starship nominal!" o que significa, em vocabulário espacial, que a manobra correu sem qualquer tipo de problemas.
Starship landing nominal!
— Elon Musk (@elonmusk) May 5, 2021
Apesar do foguetão ter libertado algumas chamas, estas foram extintas por canhões de água de imediato. John Insprucker da SpaceX, considera que esse fogo que "não é invulgar", considerando a quantidade de combustível usada por esta enorme nave de 50 metros de altura.
De referir que este protótipo, que foi batizado com o nome SN15 - "Número de série 15" - descolou verticalmente usando os três motores colocando-se depois numa posição horizontal.
O objetivo da SpaceX era que o foguetão conseguisse atingir os 10 quilómetros de altitude, algo que ainda não foi confirmado. O foguetão desceu e pousou numa pista muito próxima do local da descolagem, em Bocca Chica, no Texas.
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Este artigo tem mais de um ano
Incrivel, apenas à 5º tentativa
Realmente foram mesmo muitas!!
Depende do ponto de vista, tens de ter em consideracao que isto é uma “nave espacial”, quantas caravelas se afundaram até terem um modelo que fosse estavel?
Muitas? LOOL. Quantas empresas têm protótipos que levantam e aterram? Zero, rien! Só a SpaceX o conseguiu fazer.
Nos Falcon9 já nem as pessoas vêm, de tão corriqueiro que se tornou levantar e aterrar um foguetão deles…
Não vêm pessoas? não percebi… mas é para vir com pessoas?!?!?!?
😀
Blue Origin?!?! Ainda recentemente fizeram mais um teste flight bem sucedido
Falcon 9. É um fogetão que aterra na vertical, como a blue origin.
Na verdade o que queres dizer é quantas empresas fazem ou tentam fazer o belly flop, aí dou-te toda a razão. Zero
É preciso saber distinguir as coisas e perceber o que está por detrás destes testes de lançamento, em específico o método de aterragem. E perceber o porquê desta opção pela spacex.
A Blue Origin faz, embora não sejam voos orbitais. Mas a Starship também não é por agora.
Porque não compram as patentes?
Isto era para ser resposta ao artigo
Ao outro artigo*
-_-
Não estas mesmo dentro da area primeiro ninguem faz algo parecido a nao ser a propria spacex com o falcon9, fazer uma manobra destas com um prototipo um foguetao completamente novo motores novos em apenas 5 tentativas é algo que não seve em mais lado nenhum . Isto é como a historia do falcon9 ao inicio nunca iam conseguir aterrar e reutilizar muitos rebentaram a tentar aterrar hj em dia já é algo normal aterram no meio no oceano voltam e sao reutilizados vezes e vezes sem conta enquanto outras empresas fazem novos a cada voo ahah hj em dia estão muitas dessas empresas a tentar copiar o falcon9 já a spacex está 10 passos à frente com a starship
Muitas? lol haters gonna hate
5ª tentativa de fazer levantar e aterrar um foguetão daquelas dimensões na posição vertical é o mesmo que dizer que conseguiram muito rapidamente.
Apenas? Santo senhor! Sem que fossem 100 e alguma vez conseguissem seria sempre um marco.
Os humanos são esquisitos, o que falta para vermos mérito aonde há? Sabe que para errar é preciso tentar e isso não é para muitos. Aposto que tudo que usa e o rodeia conseguiu-se com sucesso logo a primeira. Sinceramente!
Um bem haja a SpaceX, como consequência da “capacidade disruptiva” desta empresa há alguns projectos na Rússia e China bem avançados para a reutilização de motores ou módulos específicos. Um bem haja ao engenho humano.
No entanto, Europa “ocidental” “quo vadis”? Para não falar do “pequeno” Portugal que, pelo que parece, entre tantas coisas boas, também consegue criar pessoas mesquinhas.
Santa paciência!
Nem que fossem… quis eu dizer
peço desculpa a frase não foi bem formulada eu não estava a ser ironico apesar de parecer ahah é realmente incrivel conseguirem isto à 5º tentativa.
Bom, parece que o aterrar em condições foi a excepção, o normal é o foguetão explodir. Não parece muito curial, em pleno Séc, XXI deixar que isto se verifique. E não, não é como alguém diz acima, isto é um marco….No tempo das caravelas não precisámos de afundar meia dúzia para por uma a flutuar. Há qualquer coisa meio disparatada nesta forma de abordar a aterragem dos foguetões.
Realmente a civilizaçãoe engenharia retrocedeu bastante, no tempo das caravelas conseguiam meter um pedaço de madeira a flutuar, e hoje em dia não conseguem algo tão simples como meter um pedaço de metal a voar.
powered by … Linux 🙂
… uma vez perante outra!
…. aquelas chamas todas depois de pousar , trazem-me uma bocado de desconfiança….Com o dinheiro que o Costa gasta no novo Banco e na Tap dava para Portugal participar nestes programas ….
Faz melhor .
A SpaceX conseguiu um feito que até hoje ninguem conseguiu. para além disso se tivessem por dentro do assunto existem muitas coisas a considerar. A riqueza de Elon Musk permite este tipo de método dispendioso mas rápido. Jefff Whooo??
Já resolveram a situação de o foguetão explodir um tempo após aterrar. Boa!