Quantcast
PplWare Mobile

Hoje é dia de Super Lua! Qual a melhor hora para ver em Portugal?

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Fabio Dias says:

    Mais 1 vez o Algarve não conta, só no Verão é que faz parte de Portugal haha

  2. Abreu says:

    No sábado na madeira depois do sismo estava um halo lunar… Nunca tinha visto as nuvens faziam um círculo perfeito a volta da lua

  3. Nuno V says:

    Não percebo o porquê do recente fascínio por esta sizígia de apogeu, até parece que não acontece múltiplas vezes por ano ainda antes de existirem seres humanos no planeta. Até porque se ninguém avisar sobre tal, a maioria das pessoas nem sequer se apercebem deste. Percebo menos ainda, porque razão se usa um termo astrológico e não astronómico.

    • Vítor M. says:

      é como tudo importante nesta vida. Se aos mais desatentos ou desinformados ninguém avisar, eles nem sabem das coisas. Isso é normal. Por isso gostamos de dar a conhecer estas novidades e são sempre importantes, fazem parte da cultura humana. Sobre o termo astrológico e não astronómico, ambos são usados nas comunicações à imprensa dos observatórios e pela literatura dos astrónomos. No caso em apreço, o Observatório de Lisboa aplica essa terminologia. Porquê? Tens de lhes perguntar.

      • Nuno V says:

        O observatório de Lisboa até pode usar o termo as vezes que quiser que não vai tornar este mais cientifico. E o OAL costuma colocar o termo super lua entre aspas, ou em itálico para distinguir que é precisamente um termo popular. Este termo nem sequer têm definição clara, porque muda de pessoa para pessoa. Isto porque, como por exemplo, quando aconteceu esta lua cheia, a lua não se encontra precisamente em perigeu, mas sim a quase 7º de atingir o perigeu. E, de acordo com certas definições a lua pode estar a mais de 10º da sua posição e ainda ser considerado super lua, é à vontade do freguês. Por isso é que o termo não é cientifico. Depois de mais de uma década a ler literatura cientifica (publicações revistas pelos pares) astronómica, e nunca me lembro de ter encontrado uma única vez o termo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.