Histórico! Primeiro coração de porco transplantado para um humano
O University of Maryland Medical Center fez história ao transplantar um coração de porco geneticamente modificado para o corpo de um humano. Mais uma vez, a medicina prova que não há limites quando o objetivo é salvar vidas.
Para já, o corpo do paciente está a reagir bem ao novo órgão.
Há cerca de seis semanas, David Bennet, de 57 anos, foi admitido no University of Maryland Medical Center (UMMC) com uma arritmia que ameaçava tirar-lhe a vida. O estado em que foi recebido exigia que fosse colocado num bypass, juntando-se, posteriormente, a uma lista de mais de 100.000 americanos à espera de um dador para transplante.
Contudo, naquilo que foi uma cirurgia histórica, os médicos utilizaram um coração de porco geneticamente modificado, fazendo de David Bennet o primeiro humano a receber tal órgão.
O xenotransplante – nome dado ao transplante que utiliza um órgão de uma espécie diferente – foi tentado pela primeira vez nos anos 1980. Na altura, uma criança com uma condição cardíaca fatal recebeu um transplante de um babuíno. Embora o corpo tenha rejeitado órgão e a criança não tenha sobrevivido, os investigadores perceberam que teriam muito mais sucesso utilizando os porcos como dadores.
A par disso, a empresa Revivicor, sediada em Virgínia, tem realizado experiências com porcos geneticamente modificados, por forma a que os seus corpos não produzam um açúcar chamado galactose alfa. Isto, porque o corpo humano não produz esse elemento e poderia desencadear rejeições aquando dos transplantes.
Coração de porco está a aguentar-se no corpo de David
Conforme explica o comunicado de imprensa divulgado pelo UMMC, o coração que David Bennet recebeu veio de porcos que transportavam 10 genes modificados, para que a compatibilidade com o sistema imunitário humano fosse mais elevada.
Mais do que as investigações levadas a cabo pela universidade, o transplante requereu a aprovação da americana Food and Drug Administration. Esta foi concedida depois de David não ser considerado elegível para a lista de transplantes e de a sua arritmia o ter tornado inapto para receber uma bomba cardíaca artificial.
Antes de consentir receber um coração de porco, David foi informado sobre os riscos do procedimento, bem como sobre a sua natureza experimental. Para já, tendo passado três dias desde a cirurgia, o paciente encontra-se bem. Durante algumas semanas, estará sob monitorização, para serem avaliados os resultados do transplante.
Esta foi uma cirurgia revolucionária e aproxima-nos da resolução da crise de escassez de órgãos. Simplesmente não existem dadores de corações humanos suficientes para satisfazer a longa lista de potenciais recetores.
Disse Bartley P. Griffith, líder da equipa cirúrgica que realizou o transplante.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Penso que mesmo modificado, o corpo irá rejeitar, pois tem de haver sempre alguma coisa no órgão que irá perceber que não é Humano.
É médico ou cirurgião?
Temos um cientista no grupo
Ele está apenas a dar a opinião dele, penso que ainda é permitido, não?
+1
Penso que ainda se pode dar opiniões……
Eu acho que uma opinião como a sua se deve dar a pessoa tem o minimo de conhecimento na area, porque caso contrário é só tolice mesmo, não andam ali especialistas a estudar uma vida inteira, pra depois vir um Zé falar qualquer coisa!
“opinioes se fossem boas nao se davam vendiam-se”
@Samuel Reis, por esse ponto de vista então se não tens formação política não podes opinar sobre política. Se não tens formação em desporto não podes opinar sobre futebol, se não tens formação em pedagogia/educação, também não podes ensinar os teus filhos… simplesmente ridículo!
Em relação à opinião do Luís, se até orgãos humanos são rejeitados porque raino não pode ser este também? Aliás, se leres bem a notícia, até os médicos/cientistas não sabem se o orgão vai ser rejeitado ou não.
Cada um é livre de dar a opinião e tu é slivre de aceitar ou não, mas essas infantilidades de falar mal de todos é uma palermisse de todo o tamanho…
Quem não tem formação no assunto em questão, opinar pode, ter certeza/convicção não
Claro. Qualquer pessoa pode vomitar opiniões agora. Por isso é que hoje é mais difícil aprender algo de jeito.
Claro que é, tanto que o comentário não foi eliminado lol.. Qual o drama mesmo?
Não está a dar nenhuma opinião. Está a afirmar que pensa que o corpo o irá rejeitar. Ou é cirurgião ou ouviu dizer (tal como eu) que isso é possível.
Fds… Claro que é possível crl. Há pessoas que são alérgicas a nozes e etc… Não podia rejeitar um orgão…
A sabedoria popular não falha : “Se queres conhecer o teu corpo, abre um porco”.
não sei se ria ou se chore 😛
Existe muitas diferenças no DNA de um animal, neste caso um suíno, comparado com o ser-humano, logo, poderá haver sim rejeição.
Por outro lado, se a modificação foi feito anteriormente já a prever essa rejeição, pode ser claro que tudo corra bem, não iam estar para ali com experiencias.
Ele disse penso….ou seja partilhou um pensamento e ate de uma maneira tranquila.
Es desta geracao de malucos que protesta tudo? xD
E dizes isso porque percebes alguma coisa de medicina, és cientista ou é apenas a tua opinião sobre algo que não sabes absolutamente nada?
Não e bem assim a modificação poderá fazer com que não seja rejeitado pelo corpo humano e que seja também compatível a desenvolver o órgão noutro organismo neste caso num porco. mas isso depende das modificações feitas e também de individuo para individuo sendo que o cenário ideal seria uma criação a medida conforme as necessidades e genética de cada um porem seria um processo estupidamente caro e demorado…
E por acaso por serem os medicos a fazer tal obra isso torna-a segura ? Claro que nao, no mundo cientifico ha constantes experiencias, este pode muito bem ser o caso, e de facto nao e preciso ser medico para se perceber que o coracao de um animal e diferente de um humano. A mim me parece mais uma experiencia e nao uma certeza de que funcionara para os humanos. Nao sou medico mas voces tambem nao entao nao vale a pena refutar o comentario dos outros, apenas outra opiniao e siga.
“tem de haver sempre alguma coisa no órgão que irá perceber que não é Humano”, afirmação baseada em…?
Como o de humano é rejeitado. Vai ter de ficar tomando imunossupressores. Retiraram as principais proteínas que o corpo humano nem produz, para evitar a rejeição mais séria.
Sem duvida que o coracao se ajusta perfeitamente a mais de 90% das pessoas ja que o corpo e o mesmo
xD morri com esta hahaha
o pessoal do PAN já deve estar a arrancar o cabelo da cabeça
Pensei no mesmo…. Para esses progressistas astro-iluminados, é mais importante a vida de um porco que a de um humano… Embora eles até sejam Pessoas, Animais e Natureza… Curioso por saber qual a posição deles neste assunto
Quanto mais conheço as pessoas mais gosto dos “porcos”…..
Sinceramente não sei qual dos animais é pior…
O porco de 4 patas ou de 2 patas… 😉
Já se sabia que havia pessoas que tinham pés ou cabeça de porco, agora também há quem tenha coração…
“Mais uma vez, a medicina prova que não há limites quando o objetivo é salvar vidas” … o porco de certeza que não partilha dessa opinião. Ou não partilharia, se ainda fosse vivo 😀
😀
Como se costumava dizer: “Queres ver o teu corpo? Mata um porco!”.
Tendo em conta que algumas pessoas deste grupo (tirando eu) que até o cérebro têm do porco… nada me admira
“Nós somos o reflexo da quilo que pensamos dos outros”
Se isso foi dito para ofender nao resultou muito bem, pois no universo dos animais o porco é considerado inteligente
É um xenotransplante. É diferente porco o porquê deve ter sido criado especificamente para ser dador pelo que deve ter o seu DNA alterado para que não produza marcadores especificos da sua espécie, que permitiam a rejeição do coração pelo receptor…
Já se fala disto muito tempo, não vejo qual é o problema, o homem está vivo, pode fazer a sua vida sem estar á espera de pessoas que morram e ainda tem a vantagem de agora detetar trufas ….
Ahah
Eu fiquei com uma dúvida:
Um negro pode receber o transplante de qualquer porco ou tem de ser porco preto?
ps: é uma piada, achem graça ou não.
Ganhaste! hahaha
😀
😀
Dizem que as pessoas a quem são transplantados corações ficam com réstias de memórias da pessoa dadora. Será que este sr sonha com a pocilga? Será que quando come bifanas fica com ideias de canibalismo?
Se são memórias de pessoas, não é de porcos. Que observação tão triste..
E ainda há as memórias que se perdem ao trocar de coração!
Valha-nos o humor!
Agora o coração virou cerebro foi?
Vai-se inscrever nos próximos Jogos Olímpicos.
Espero eu que de certo e ajude tantas pessoas a espera de algo, se sim, poderia ter salvado a minha mãe que morreu aos 40 com um problema no coração.
e aquele gajo com 106? anos, da familia Rotschild que ja vai no 6º coração?
https://www.dn.pt/pessoas/multimilionario-david-rockefeller-morreu-aos-101-anos-5736873.html
Não sei mas está coisa de tirar corações a porcos vivos não me parece bem , porque seguir aos corações vêm outros órgãos e daqui a pouco temos um porco vivo a ser esventrado e cortado aos pedaços….se conseguirem fabricar um órgão artificial , mecânico ou não, será muito melhor
De certeza que não tiraram o coração a um porco morto?
É o futuro. E a abordagem genética na Medicina está ainda a começar.
Um dia talvez seja possível produzir um artificialmente mas ainda é demasiado complexo.
Já agora, mesmo nos transplantes entre humanos compatíveis é necessário medicação imunossupressora para o resto da vida para evitar rejeição.
Apesar de não estar mencionado no artigo, cá para mim esse David Bennett não deve ser de religião muçulmana…
Que a grande maioria dos portugueses são uns autênticos Párias da sociedade já há muito eu sabia.Um corpo que vá para um jazigo num caixão devidamente preparado para o mesmo, ao fim de x anos se o mesmo caixão for aberto o corpo do defunto está transformado em mais de metade ou todo em água…