Desenvolvida tecnologia para reciclar baterias de veículos elétricos de forma limpa
Durante anos, a reciclagem de baterias de iões de lítio tem sido um processo complexo, dispendioso e fortemente poluente, muitas vezes baseado em métodos intensivos em energia que geram resíduos e emissões nocivas. Contudo, um grupo de investigadores desenvolveu uma tecnologia inovadora que permite reciclar baterias de iões de lítio de forma ecológica, eficiente e com desempenho comparável ao de materiais novos.
Reciclagem hidrometalúrgica traz benefícios ambientais
Num avanço significativo para a tecnologia de energia sustentável, uma equipa do Worcester Polytechnic Institute (WPI), liderada pelo Professor Yan Wang, desenvolveu um novo método escalável para reciclar baterias de iões de lítio, combinando eficiência com respeito pelo ambiente.
O estudo, intitulado “Upcycling Mixed Spent Ni-Lean Cathodes into Ni-Rich Polycrystalline Cathodes”, foi publicado na revista Energy Storage Materials e descreve uma abordagem inovadora de reciclagem hidrometalúrgica com benefícios ambientais e de desempenho face aos métodos tradicionais.
Menos um problema ambiental para os carros elétricos
O processo incide sobre materiais catódicos mistos com baixo teor de níquel (Ni-lean), comuns em baterias usadas, que os métodos convencionais têm dificuldade em recuperar eficazmente e que geralmente dependem de técnicas intensivas em energia, gerando produtos de menor valor.
Ao contrário disso, a abordagem desenvolvida por Wang recupera mais de 92% dos metais críticos, níquel, cobalto e manganês, transformando-os em pós-catódicos de alto desempenho.

Yan Wang, criador de um processo versátil para reciclar baterias de iões de lítio, num laboratório onde podem ser produzidos novos pós de cátodo a partir de materiais recuperados de baterias recicladas.
Os testes demonstraram que as baterias produzidas com estes materiais reciclados mantêm um desempenho equivalente ao de materiais virgens, conservando 88% da sua capacidade após 500 ciclos de carga e mais de 85% após 900 ciclos, em células tipo “pouch” à escala comercial.
Além disso, o novo processo consome menos 8,6% de energia do que os métodos hidrometalúrgicos convencionais e reduz as emissões de carbono em 13,9%, ultrapassando ligeiramente os benefícios da reciclagem direta.
Este trabalho não só responde aos desafios ambientais associados aos resíduos de baterias, como também contribui para reduzir a dependência da mineração de materiais crítico.
Mostrámos que é possível produzir baterias de alto desempenho a partir de materiais reciclados em larga escala, algo essencial para um sistema de fornecimento de baterias mais sustentável e resiliente.
Afirmou o investigador Yan Wang.
Na reciclagem é que está o ganho
Esta inovação enfrenta diretamente dois grandes desafios globais: o aumento dos resíduos de baterias e a crescente procura de materiais essenciais usados em veículos elétricos e outras tecnologias de energia limpa.
Com a indústria e os decisores políticos centrados em soluções sustentáveis, este avanço poderá ter um papel crucial na construção de uma economia de baterias mais circular e consciente do clima.





















vai ser como tudo na vida, vai ser mais cara a reciclagem que a troca por novo por isso nunca se vai reciclar
O zé é que sabe. Mais vale não fazer nada e poluir tudo. Porque poluir é que é bom.
Tiram a carcaça de alumínio e já não é nada mau. Dá para fazer perfis para portas e janelas.
Tiram a carcaça, cobre, ferro, e da massa cinzenta tiram o carbonato de lítio e todos os outros elementos.
JL eu acho uma piada quando a malta quando se fala de carro elétrico fica tão preocupada com o ambiente, se são assim tão preocupados com o ambiente que passem a andar de bicicleta em vez de carro e passem também a viver um estilo de vida hippie porque é o que está em causa quando se fala em ambiente quando não tem moral para falar 🙂
Isso vai tudo para o lixo, aterros ou para os contentores que todos os anos caem acidentalmente ao mar.
Onde está esse lixo ? a DST anda à procura de matéria prima.
96% de uma bateria não é o aluminio de certeza
Ninguém recicla 96%. Isso é história(95%) q já dura há mais de 2anos. A realidade é que só retiram o alumínio.
Aliás, a última promessa seria vinha da Hidrovolt que tratava alumínio e guardará a massa negra para enviar para uma futura fábrica tratar:
-A Northvolt
Entretanto a Northvolt faliu, nunca fabricou nada e muito menos reciclou e tudo o que vendeu comprou já feito aos chinos.
A Northvolt faliu mas uma parte continua a trabalhar:
https://www.electrive.com/2025/05/23/after-production-halt-in-sweden-work-at-northvolt-plant-in-germany-continues/
Não vejo aí nada a trabalhar nem com potencial para o trabalho. Só vejo uma maquete e mais uma tentativa velada de sacar mais umas centenas de milhar aos contribuintes.
Então está a ver, aquilo é uma foto das instalações.
Não estou nada. Até a IA gera imagens mais convincentes em 5s.
A foto do artigo é ia sim, mas as obras continuam:
https://earth.google.com/web/search/northvolt+germany/@54.19583522,9.04904099,1.03422778a,4110.50979145d,35y,0h,0t,0r/data=CjQiJgokCX2DvPZwDUtAET3VFXIIxEZAGQDOWEfxYjBAIZANfPHmiAvAKgYIARIAGAFCAggBOgMKATBCAggASg0I____________ARAA
LOL, venha mais guita.
Olha para os painéis solares e para as turbinas eólicas, pode tudo ser reciclado, mas como fica mais barato trocar por algo novo e mais eficiente vão parar a aterros e ficam a libertar químicos para os solos e atmosferas.. o renovável é o verde poluem muito mais do que na simples extração e fabrico
Onde estão esses aterros ?
AU e NZ, por enquanto são os primeiros países com esses problemas, já há legislação e tudo
Os painéis do telhado do CC Colombo arderam, não ouviu? E agora ainda quer ir ao lixo buscar painéis em fim de vida?
Ganhe juízo!
Vidro e silício não ardem, o material está lá todo.
Diz me lá onde andam esses aterros que eu vou lá buscar alguns e já agora tens de me dizer que químicos é que um painel solar e uma eólica têm
Os painéis solares contêm metais pesados e substâncias tóxicas, que podem ser prejudiciais ao solo, à água e à vida selvagem se forem deixados a degradar-se em aterros que é o que acontece na maioria dos casos. Fora os que se partem e são arrancados pelo vento e partidos pelo granizo ao longo da sua suposta vida útil e são deitados fora onde calha.
Entre os principais poluentes está o chumbo, o cádmio selénio gálio plásticos e muitos microplásticos e vidro e alumínio contaminados.
Já as turbinas eólicas (ver o lado negro das energias verdes) não são facilmente recicláveis e, após o desmantelamento, ocupam grandes volumes em aterros. Durante esse tempo libertam microplásticos, partículas finas PM’s que matam as pessoas e fibras sintéticas no solo e na água, COVs derivados das resinas, óleos e lubrificantes, metais pesados e betão.
Sim, metais pesados como prata e ouro.
Onde estão eles “onde calha ” ?
Os painéis já não usam chumbo há muitos anos.
Cádmio também não.
Gálio é um metal pesado ? Loooool
As coisas que este homem inventa.
O alumínio contaminado ? Então o motor do seu carro está contaminado com o quê? Óleo e mais quantas coisas ?
Ele não vai responder porque sabe que está a dizer mentiras. Deve ter ido às compras ou coçar a perna. Não vai ter tempo para responder mais aqui. Tem que ir espalhar outra mentira mais abaixo.
Então quanto pagou pela reciclagem da ultima bateria de 12v do seu carro ?
Nunca tive de trocar nenhuma, marcas boas protegem as baterias dos elementos, duram a vida toda de um carro
Acredito que durem a vida toda do carro, se for da stellantis com motor pure tech. Esses carros são descartáveis.
Não diga disparates, nunca trocou uma bateria de 12 v num carro ? Trocar trocou, ou seja, pagou a alguém para o fazer.
E não viu as parcelas na fatura ?
Já ninguém liga ao que ele diz, dev ser um puto de 18 anos para ter uma afirmação destas.
Todas as pessoas que tem carro sabem que as baterias 12v duram em média de 3 a 5 anos.
nunca troquei uma bateria de 12v, nem nunca paguei para me trocarem.. também nunca vi baterias de 12v morrerem em carros com menos de 15 anos, talvez em zonas frias e carros baratos, alemães têm bateria na bagageira, bem protegida e isolada dos elementos
15 anos ? se chegarem a 7 – 8 já é demais.
Diga antes que nunca trocou mas pagou para trocar.
Lol que comentário mais sem noção, todos os carros levam varias baterias 12v durante a sua vida útil.
Então também comes comida fora do prazo.
Vai reciclar depois de a bateria fazer meio milhão de kms no carro e depois uma dúzia de anos numa instalação doméstica. Só não recicla se ficar mais barato extrair novo que recuperar os materiais usados. Tenho muitas dúvidas que fique. Agora, o petróleo queimado que sai pelos escapes, esse é que não dá para reciclar, nem com um milagre bíblico.
Ainda assim dos escapes + de 90% é vapor de água que volta ao ciclo da água.
Onde é que foi buscar tanta água ? Tem alguma nascente ?
Vc é meio esquecido. Isso ja está mais q explicado.
Mais de 93% da mistura que entra no motor é ar. Só cerca de 6-7% é combustível. Portanto, o motor respira essencialmente ar.
Exemplo de gasolina resultado é por cada 2 moléculas de gasolina, saem 18 de água!
O restante é basicamente CO2 (cerca de 8%)
O diesel ate dá resultados melhores pq a mistura é mais pobre.
Estes (H2O e CO2) são os produtos resultantes da combustão por força do oxigénio presente no ar e do carbono e hidrogénio presente no combustível.
O Nitrogénio presente no ar a mais de 70% não entra na equação porque não reage. O que entra no motor é exactamente igual áquele que sai.
Acresce que os motores a combustão têm ainda a particularidade de limpar partículas nocivas presentes no ar.
Ele agora anda a afirmar que os escapes ajudam a reduzir a poluicao 😀
Portanto não sabe como explicar e começa a inventar ? é isso ?
Ui, os motores a combustão até limpam o ar, ena, que tecnologia.
LOOOL
É só ver o filtro de ar de admissão ao motor ao fim de 15000 kms.
Mas vcs vivem em q mundo?
Sim, tem lá muito pó, que é toxico para os humanos. LOOOOOOOOOL
Então o segredo para acabar com a seca é ter mais carrosna rua.
Por isso é que temos o deserto do Sahara, são km de perder de vista sem carros
As tantas…
Afinal os meninos em África precisam é de um v12, estava eu a dizer para te fechares num quarto com um motor ligado afinal o quarto só fica mesmo é com humidade ahahah
Dá-me uma árvore.
Já acontece com painéis solares e turbinas eólicas, não será diferente com as baterias
Mais um milagreiro. Os milagreiros das reciclagens ainda são piores que os milagreiros do estado sólido!
São tipo a malta milagreira que gasta 2.9 litros num diesel.
A fazer 3600km por dia convém ser bem poupado. Só tem que abastecer 3x por dia
Exactamente. 3x’s bate certo desde que o consumo ronde os 5.8 aos 100
5.8 a andar sempre acima dos 180km/h é bem economico
5.8 ? então mas não era 2.9 ?
Nem são 180 nem se trata de bater o record de 2010
Mas não é num Diesel qualquer!
É um Audi A4 1.9 tdi num carro que pesa 1500kg.
Que segundo o Yamahia um Audi TDI faz na boa 5.500km por dia convem ser poupado
*2,0 realista. Os 1.9 ainda eram melhores. Motores de guerra.
P.s não chega a,1500 kgs, apesar de ser Avant.
Mas existem versões do A4 a pesarem +1700kg…
Aliás a versão 2.0 do A4 de 2025 pesa 1650kg o que significa que existem versões a combustão mais pesadas que carros elétricos dentro do mesmo segmento, já que um Tesla Model 3 2025 pode pesar 1600kg.
Eu cá começava a repensar em querer taxar os carros pelo peso.
https://www.capilanoaudi.com/showroom/2025/Audi/A4/Sedan.htm
2025 é a B10 mHEV e não pesa só 1700 kgs, a Avant vai para 1900 kgs, Consome mais 1.5lts aos 100 mas já pode entrar em Madrid. Ao contrário da B9 de 2015 que não entra.
O futuro é usar gasóleo reciclado, isso sim
Sempre quando penso em reciclagem, imagino o alumínio das latinhas de Coca-Cola. Sempre vem alguém pegar e tem algum valor, mas quando levo essa ideia para outras coisas, como a das baterrias (essa ideia aí), não vejo a “reciclagem” e sim um retrabalho.
Falta saber se é rentável.
Pelo que li, uma fábrica custará 8000 milhões, para reciclar 300 baterias, por dia. E irá gastar 100000 biliões de metros cúbicos, de água, potável, por ano. O que necessitará de uma ETAR, de 1400 milhões.
Portanto, 10000 milhões, de euros, o que é um valor gigantesco. Talvez, lá para 2300, possa ser rentável.
Ena já sabe o custo da fabrica e tudo, isto é eficiência.
Pode mostrar a planta aqui a malta ?
Já existem varia e nenhuma custou esse preço, 300 por dia isso é um absurdo ahah e ainda tens de me dizer onde é que se gasta a agua numa reciclagem de uma bateria.
Oh manelinho pára de inventar números que assim ninguém te leva a sério
A única forma comprovada de reciclar e poupar o meio ambiente é gastar menos. Os carros em geral (electricos e convencionais) têm engordado de ano para ano. Muitos, de tão grandes e tão feios, fazem lembrar cachalotes. E no entanto as famílias são cada vez mais pequenas, para que é necessário transportarem-se em tais monstros?
Da mesma forma que se fazem casas enormes para morarem 3 ou 4 no máximo.
Mas afinal e preciso reciclar as baterias? então isto não era mega saudável e zero poluente? não era só atirar para o lixo orgânico? xD
Onde disseram isso ?
A reciclagem permite aproveitar recursos.
ganha algum sentido de humor JL, não vês que e ironia
No meio de tanta informação e contra-informação, por vezes passa. 😀
É tudo limpo no papel mas depois na realidade não é bem assim. Mais areia para os olhos do consumidor.