COVID-19: Há 3 novas variantes do vírus a circular em Portugal
São já muitos os meses que o mundo se encontra em pandemia. O vírus SARS-COV-2 já foi descodificado, mas, como é normal, os vírus sofrem muitas mutações.
Em Portugal o Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge revelou que há 3 novas variantes a circular.
Três variantes do vírus com alteração diferente na proteína Spike
Uma das três variantes do vírus representa cerca de 70% dos genomas virais analisados no estudo. "É normal que isso aconteça", afirma o Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge.
Paulo Gomes, responsável pela unidade de bioinformática do Departamento de Doenças Infecciosas do INSA, referiu que...
Verificámos agora neste estudo que fizemos em colaboração com o Instituto Gulbenkian de Ciência [IGC] que as variantes que estão a caracterizar esta segunda vaga em Portugal têm mutações que não estavam descritas durante toda a primeira vaga
Segundo a comunicação da Lusa, as três variantes mais frequentes do vírus, cada uma delas reconhecida por uma alteração diferente na proteína Spike (A222V, S477N ou S98F), foram detetadas em todas as regiões de Portugal continental, sugerindo que terão sido as principais corresponsáveis pela segunda vaga epidémica de SARS-CoV-2.
Segundo os responsáveis pelo estudo, estas são situações completamente normais, pois existe uma adaptação do vírus ao ser humano.
Relativamente às mutações observadas no país, o investigador afirmou que algumas “são bem interessantes”, mas não são exclusivas de Portugal, sublinhando que “uma das mutações do vírus caracteriza uma variante que apareceu em Espanha há alguns meses e que se disseminou pelo resto da Europa a uma velocidade espantosa” e que foi observada agora em Portugal em 70% das amostras analisadas no estudo.
Relativamente à taxa de letalidade, o investigador afirmou que “em termos clínicos não há nenhuma evidência de que exista uma maior severidade em termos de doença”.
Segundo o relatório do estudo divulgado foram analisadas, até à data, 2.234 sequências do genoma do SARS-CoV-2, que provoca a doença COVID-19. Estas sequências foram obtidas de amostras colhidas em 68 laboratórios, hospitais, instituições, representando 199 concelhos de Portugal.
Nesta atualização do estudo foram inseridas mais 449 sequências do genoma de SARS-CoV-2, colhidas desde o início de novembro em 19 laboratórios/hospitais colaboradores de todo o país, estando representados 16 distritos do Continente e dos Açores, num total de 113 concelhos.
Não há registo da nova estirpe que circula no Reino Unido. Curiosamente, também não foi detetada a variante genética do vírus que marcou a primeira vaga da epidemia de COVID-19 em Portugal (com a mutação na Spike D839Y) nos genomas analisados da segunda vaga. Isto sugere que medidas de saúde pública implementadas terão mitigado a continuação da sua transmissão do vírus.
Este artigo tem mais de um ano
Estamoson debaixo de fogo hacks
Fake News!
Como é que isto é possível se o virus é um embuste? (hoax)
:trollface:
Fake???… A serio?!… Só espero que tu nem ninguem da tua familia o apanhe e a coisa de para o torto.
Ouviste “alguem” por ai nas intemetes a dizer que uma hoax, pronto.
Se o apanhares é como o Fernando Mendes diz…. já foste
Nada de anormal… Não há motivos para dar mais tempo de antena aos teóricos que vêm para aqui regurgitar pseudo ciência.
E qual foi a ciência que o caro @sujeito regurgitou?A sua teoria é motivo para tempo de antena,o que é normal!
Cumprimentos.
A culpa é a UE e da Inglaterra que não aceita a moeda.
Estao a ficar sem criatividade. Que mais falta falar sobre esta farsa de virus que nao foi falada ? So falta dizer que este virus agora evoluiu para um solta raios e faiscas e cria choques electricos. Continuam a usar os cartuchos vazios, nao acertam em ninguiem (bem so alguns) so as cabecas ocas que se veem algumas por aqui. Para esses eu aconselhava a usar 2 pares de mascaras na cara, se nao chegar coloca-se mais um nao vao apanhar o virus mais forte.
Muitos ficam como sardinhas em lata a 7 palmos debaixo de terra de terem pensado que este vírus era uma gripezinha ⚡
Deixa de ser parvo jovem. O virus nao mata pessoas saudaveis. Ainda nao entrou nessas cabecinhas ?
Pois não jovem o problema é que tu podes ter outros problemas e nem saber. Um dos casos que mais abalou quando isto tudo começou foi o caso de um jovem espanhol de 20 anos. Quando foram a ver tinha leucemia em estado precoce e ainda nem sabia. Não te estou a dizer que vai ser o caso geral ou que se sequer vai ser comum mas pode acontecer e já aconteceu antes.
E em Portugal 25% da população tem 60 anos ou mais o que os coloca imediamente num grupo de risco. Se fores a ver a quantidade de pessoas com outro tipo de problemas então chegas a uns números engraçados.
E como ponto final digo só que é por esse pensamento egoísta e irresponsável que tens as restrições que tens agora. Não és só que conta. Muito menos quando os teus pais ou avós, o vizinho do terceiro esquerdo, o sr do talho, etc já passaram da adolescência há muito e neles sim pode causar alguns danos engraçados (fora a morte).
Nao sei que parte nao entendeste que o virus nao mata pessoas saudaveis. Melhor deixar o virus de parte e ir festejar o natal. Preocupem-se menos e vivam mais.
Vou só repetir esta parte, “como ponto final digo só que é por esse pensamento egoísta e irresponsável que tens as restrições que tens agora.”
Cada comentário que vejo teu faz-me lembrar o velho dito bem português, “pimenta no traseiro dos outros é refresco para mim”. Que é exactamente o que tu estás a fazer, como deves ter uns 20 aninhos e sem problemas de maior e não deves morar com pessoas com grupos de risco é muito fácil dizer isso.
E hei-de perceber essa obsessão com a morte. Andas a meses a batalhar com o número de mortos (não o fiz até agora e podes ter a certeza que também não o farei, até porque esse argumento é no mínimo muito inocente), agora é com a morte e as pessoas saudáveis.
Pah podes ter razão nesse ponto mas é uma forma muito limitada de olhar para o assunto. Há pessoas de 30,40, 50 anos que sobreviveram mas ainda hoje não estão a 100%.
Mas enfim concordo com o teu argumento final, até porque pelo que vou vendo tu és daqueles que seleciona os argumentos que lhe dão jeito, por isso nunca vai haver forma de te contradizer. Por isso mais vale realmente atacar as rabanadas.
Boas festas e protege-te, por ti e pelos outros!
nao digas asneiras ok? deves pensar ke isto so acontece aos outros ne? parolo a ser parolo. tenho um colega meu nos 40 ke tem e nao nota diferença nenhuma a mulher dele mais nova, esta cheia de dores em todo lado e diz ke comparar isto com gripe é so para parolos. um primo meu que é atleta e super fit, ja espirrou sangue de tanto tossir. mas é claro, os parolos acham que so acontece aos outros. tens 9 anos? pelo menos cerebro dessa idade tens.
Tanta agressividade para que jovem ? Pareces um funcionario da televendas. Eu tambem posso vir para aqui debitar mentiras e nao e por isso que se tornam verdades. Fica a dica.
“Eu tambem posso vir para aqui debitar mentiras e nao e por isso que se tornam verdades”. Podes, não. É que não fazes outra coisa a não ser debitar mentiras, quem sabe com origem nesses tais “Chalupas pela verdade”.
Ouve, isto é simples: não acreditas? Ótimo, estás no teu direito. Queres que os outros acreditem à força na tua “verdade”? Pois, os que não acreditam na tua verdade estão no seu pleno direito de não o fazer. Portanto, vai lá procurar números que minimizem os óbitos de COVID19 (atenção, os da gripe já ficaram para trás, e na Suécia, parece que afinal a coisa não vai assim tão brilhante). E, de caminho, festeja o natal 3 ano novo, mas junto de muita gente, sem máscara, e sem distanciamento, óbvio. E não te preocupes: és saudável (?), portanto não tens nada a temer.
“bem so alguns”
Acredita mesmo que a maioria concorda contigo?? Isso é quase delirante deixe que lhe diga.
E em segundo ponto o virus já apareceu há mais de um ano é normal começar a sofrer mutações, acontece até com “a simples” gripe por isso nada fora do comum se pensar bem.
Caros amigos. Nao nos deixemos levar pela sistematica filosofia barata que esta a imperar na midia atual. Se tirarmos o termo corona e colocarmos como centro a gripe suina e as noticias fossem as mesmas, estariamos a discutir a pandemia da gripe suina e o texto seria o mesmo do acima. Acontece que enquanto estamos com tendinite de tanto defender / atacar os pontos de vista. os chineses estao comprando nossas fabricas, nossa agricultura, os nossos governos estao vendo os paises para eles, e quando verificarmos que o corona eh ou nao pandemia/gripezinha, sera tarde demais. Nao caiamos no engodo da midia chinquilim….