COVID-19: Acabaram-se as restrições da pandemia na Finlândia
A pandemia ainda não acabou e não há indicadores de quando poderá acontecer. No entanto, alguns países estão a acabar com as restrições e um desses exemplos é a Finlândia.
De acordo com a primeira-ministra, Sanna Marin, a Finlândia vai levantar todas as restrições a partir desta terça-feira.
Finlândia, medidas entram em vigor hoje
Sanna Marin, chefe do Governo da Finlândia, fez o anúncio do fim das restrições durante uma reunião com a Associação de Editores, informou a emissora estatal Yleisradio Oy (Yle).
Segundo a Yle, algumas das medidas acordadas pelo Conselho de Ministros na quinta-feira passada deverão entrar em vigor esta terça-feira.
A partir de hoje as restrições a que os viajantes do Espaço Schengen foram sujeitos, até agora, desaparecerão e deixará de ser obrigatória a apresentação de um certificado de vacinação ou de recuperação ou um teste PCR negativo, como acontecia desde dezembro. No entanto, os viajantes que chegam de países terceiros terão de cumprir ambos os requisitos, embora estas condições - que não afetam os cidadãos ou residentes finlandeses - devam ser levantadas a 14 de fevereiro.
Também a partir de hoje os estabelecimentos que servem refeições poderão permanecer abertos até às 21:00, em vez de terem de fechar às 18:00, como atualmente, e poderão vender álcool até às 20:00.
A regra de que os bares e outros estabelecimentos que servem principalmente bebidas alcoólicas têm de fechar as suas portas às 18.00 horas será mantida.
Por outro lado, os estabelecimentos hoteleiros conservarão o direito de solicitar um passaporte COVID, como condição de admissão nas instalações, e é possível que a partir de meados de fevereiro, ao fazê-lo, os isente de restrições aos horários de abertura, de acordo com Yle.
Outras medidas relativas a locais de "baixo risco", tais como museus e cinemas, são da competência das autoridades regionais e locais, que deverão aliviar as restrições, de acordo com a proposta do gabinete.
Assim, nas regiões de Uusima e Kymenlaakso (sul da Finlândia), as piscinas, ginásios e outras instalações desportivas abrirão as suas portas esta semana e o limite de pessoas para eventos indoor será revisto para cima.
Este artigo tem mais de um ano
Paises desenvolvidos é outra coisa
Desenvolvidos e com baixa densidade populacional. Essa é a outra coisa …. XD
Vivo na Finlândia e estou a escrever este comentário de lá. Baixa densidade populacional só se for mesmo fora de helsinki e fora de tampere.
Densidade populacional de Helsinquia: 3,007/km², Lisboa: 5,093/km², Porto: 5,232/km².
o tuga é tão engraçado … mesmo quando somos exemplo (bom) lá fora sobre como tratamos esta pandemia, alguns insistem em martirizarem-se com complexos de inferioridade. Típico XD
Carlos, não te preocupes. Tb vai acabar aqui, ao nosso ritmo. E aos olhos de outros tb vamos parecer muito desenvolvidos porque vamos acabar com isto antes do que eles.
Somos um exemplo bom? Não é da 3ª dose de certeza, nem do inicio da task force em que até agora estou a espera das condenações e das falhas que houve no nosso SNS.. a mim pareces mais um jotazito socialista que anda por aqui todo o dia a propagandear.. não tens muito que fazer é?
A vitória do Costa ainda dói HAHAHAHAHAHAAH aguenta e não bufa
ahahahahaha
Não sou nada disso. Sou cientista, apolítico e crio modelos abstractos para usos computacionais. A minha vida é a lógica booleana e resolução de problemas matemáticos. De certeza que já usaste parte do meu trabalho no teu dia a dia mas nem dás por isso. Vives as tuas idiossincrasias sem pensar na quantidade de ciência que te permite viver uma vida moderna. No entanto, ao mesmo tempo, és capaz de contestar todo o meu trabalho mas sem querer voltar a viver na idade da pedra – seu mal agradecido sem razão e sem sentido – que é para onde nos queres levar de volta.
Houve muita falha. Isso é verdade, mas não foste a vergonha dos EUA ou do Brasil ou de muito outros “à frente” que fizeram como tu, que ignoraram, e deu para o torto. Porque a maior falha é essa: a ignorância Humana.
Quem fala assim, não é gago. +1
És cientista e eu sou astronauta 😀 :D.. cada abelha que por aqui anda.. sabes que Portugal teve alturas que era o pior do MUNDO ou isso também não bateu nos teus super cálculos? :D..
Você anda a ver o mundo de pernas para o ar ….Portugal falhou em tudo , nunca protegeu quem devia , e finalmente entrou pelo caminho da demagogia e da ignorância que é onde nos encontramos agora….
O bidé é pior que o trampas
ridículo..o típico tuga que é muito exigente com os outros e aponta sempre as falhas…falta saber se consigo próprio assim é.
o titulo diz, “acabaram-.se”, mas vai-se a ver e não podem comprar uma jola depois das 20h00, mas por cá já não temos essa restrição…
Vê-se mesmo que só leste o título
Claro, por isso é que devemos por enquanto manter as cautelas.
Acho muito bem.
Aliás é a diferença entre países evoluídos e países onde as Dgs lá do sitio são politizadas.
As medidas de segurança são necessárias até um certo ponto. Qual é a dúvida ou a questão ? E esse ponto não é o mesmo em diferentes países. Qual é a dúvida ou a questão ?
Ya “os outros são sempre melhores”. Só quando fizermos como tu dizes é que vamos ser muito bons XD XD XD
não acabam, são aliviadas
Epá … mas afinal estas medidas não eram para o governo nos controlar ? Agora que acabaram, como vai ser ? O que virá a seguir na mente dos conspiracionsitas ? O meteoro de 2kms de diámetro que vai embater na Terra para o mês que vem mas que os cientistas não nos dizem nada ? Ouvi dizer que há uma base na Lua para todos eles fugirem para lá daqui a um par de semanas. Milhões deles, que nos andam a enganar vão de foguetão para lá. Mas como é um foguetão experimental, a malta “especial” hipocondríaca extremista certamente não põe lá os pés. Preferem levar com o calhao “não olhes para cima” XD XD
Isso é porque já conseguiram implementar a Nova Ordem Mundial… Que se concretizou com a maioria absoluta do Costa 😀
+1
Não estou a entender o título desta notícia…
“Acabaram-se as restrições da pandemia na Finlândia”
e depois no texto tem coisas deste género?
“A regra de que os bares e outros estabelecimentos que servem principalmente bebidas alcoólicas têm de fechar as suas portas às 18.00 horas será mantida.”
“[…].as piscinas, ginásios e outras instalações desportivas abrirão as suas portas esta semana e o limite de pessoas para eventos indoor será revisto para cima.”
Afinal acabaram só que não. Há, mas estas são verdes.
Mas funcionou… eu cliquei na notícia. 😉
+1
+1
+1
+1
“Covidismo (substantivo masculino)
Doença psiquiátrica que surgiu no ano de 2020, e que contaminou massivamente as sociedades a nível global, e que se caracteriza por uma perda total do pensamento lógico, do bom-senso, do espírito crítico, do livre-arbítrio e da virtude da coragem — assim como se caracteriza por uma crença absoluta, ingénua, infundada e irracional no discurso político oficial e me®diático, por um lado, e por outro lado em uma dogmatização pseudo-científica que se traduz em uma aceitação acrítica da propaganda comercial das grandes multinacionais farmacêuticas.” 🙂
“Antonio (comentador no pplware)
Pessoa com complexo de superioridade que acha que ele é que está certo e o resto do mundo errado, e que 2 anos de pandemia depois continua a achar que é só uma gripe, cagando completamente nas mais de 5M de mortes e sabe-se lá quantas pessoas que estiveram mal nas camas dos Cuidados Intensivos – parte do seu complexo fá-lo acreditar que a maioria das pessoas quer saber das suas teorias da conspiração quando, de facto, está completamente errado.”
Quando se mete entre aspas parece mesmo credível!
Tal e qual, e aposto que votou no Chega lol é claro como água
+1
Muito bom !
+1
+1
+1
O drama das 5 milhões de mortes, é cada um pior que o outro
Epah, larga o Facebook e lê artigos fidedignos, é por causa de gentinha como tu que isto ainda vai demorar seu hin hón
Falas muito mas não dizes nada
Crítica típica de quem não entende o pensamento científico. Se este texto fosse uma teoria a ser provada, falhava miseravelmente. Diz ao Maximino que vá ao psiquiatra.
Obscurantismo.
1 – Encontrei esta “definição” e achei engraçado.
2 -Nunca tive, não tenho e não pretendo ter “Foicetreta”.
3 – O pensamento científico faz-se discutindo. Não criticando ou censurando outra maneira de ver as coisa.
Por último, se os moderadores deixarem, posso colocar aqui centenas de artigos científicos para quem pretender cultivar-se.
Contudo, caso ainda pensarem como a ideia dominante, exorto-vos a colocarem uma gota da v….. num microscópico electrónico de varrimento, depois venham aqui comentar.
Então diz lá o que viste na vacina ao microscópio ? Seres tentaculares ?
XD XD XD
Sim, quer dizer, dizer para olhar por um microscópio mas, ao mesmo tempo, não perceber patavina do que lá está, deve ser uma experiência fora do normal, XD.
Mas o António sabe… claro ! São o quê, oh Antonio ? Nanobots, chips, seres tentaculares com a cara do Costa ? XD XD XD
“3 – O pensamento científico faz-se discutindo. Não criticando ou censurando outra maneira de ver as coisa.”
“dicto simpliciter, conhecida como falácia do acidente
é a falácia causada por uma generalização indevida, ou seja, é o uso de uma regra geral quando as evidências sugerem que o objeto em análise é uma exceção.
É uma das treze falácias listadas por Aristóteles.
”
De facto, o método cientifico implica uma dialéctica que questiona os vários argumentos de uma teoria. Isso é verdade. As várias evidências são confrontadas com a sua validade e organizadas objectivamente.
Para quem ainda não percebeu, isto quer dizer que algumas irão ser postas de lado pois não são válidas dentro da constatação dos factos. Nesse processo, é necessário, de facto, criticar tudo e validar só aquelas que sejam provadas como verdadeiras. As falsas, são, de facto, censuradas porque simplesmente foram provadas como inválidas. Mesmo que isso seja “outra maneira de ver as coisa”.
“Por último, se os moderadores deixarem, posso colocar aqui centenas de artigos científicos para quem pretender cultivar-se.”
Isto está perto de uma falácia de causa complexa em que, a razão das premissas é diluída na quantidade de informação disponível, em vez de se concentrar da qualidade dos factos apurados. É só mais uma …
“Contudo, caso ainda pensarem como a ideia dominante, exorto-vos a colocarem uma gota da v….. num microscópico electrónico de varrimento, depois venham aqui comentar.”
Como experiência cientifica é engraçado olhar ao microscópio mas é ainda mais interessante perceber que nem sempre vemos o que estamos à espera. Achei engraçado…
Não acredites naquilo que digo, nem és obrigado a acreditar. Faz a tua própria observação, não acredites em mim, ou também és daqueles que só acreditam no que passa na televisão?
Só demonstra ignorância.
Aprende a responder ao essencial das ideias que te são apresentadas, em vez de “espernear” com argumentos avulsos. Não acredito porque indivíduos como tu, insistem em não fazer sentido. Não se sabem exprimir e as suas ideias não fazem sentido. Não têm principio, meio e fim. É uma amalgama de nada que quer explicar tudo. E enquanto for assim, nada a fazer.
Isto para dizer que está à vista de todos quem mostra ignorância. O monte de nada está à vista de todos. Aprendesse mais em segundos no big brother do que a ler horas da tua treta sem sentido. E eu não vejo televisão XD
Está cheia de microchips 5G e 6G
Hah, muito bom António.
Por alguns comentários parece que querem continuar a não ser capazes de distinguir falsidades quando vindas de cientistas . Isto do respeitinho é muito bom…
Para mim a quando dos protestos a quando da morte do Gorge Floyd passaram a ser coisa boa no meio de uma pandemia a vigarice ficou exposta…
Titulo enganador, as restrições não acabaram, foram sim aliviadas, mas ainda têm restrições.
O Titulo devia ser “Fim do certificado digital na Finlândia”, esse sim foi abolido na Finlândia.