Captada imagem de uma impressionante tempestade em Júpiter (vídeo)
A sonda da NASA, Juno, capturou esta imagem incrivelmente detalha de uma tempestade ciclónica na atmosfera de Júpiter. Este gigante gasoso é rico em eventos ciclónicos e a sonda, na sua 23.ª passagem pelo planeta, registou um vórtice massivo.
As imagens foram captadas no passado dia 3 de novembro. Posteriormente, o cientista Kevin M. Gill criou este vídeo da tempestade.
Juno capta tempestade em Júpiter
Segundo a publicação da NASA, a sonda Juno observou um vórtice numa região de Júpiter chamada “faixa temperada norte norte norte norte norte”, ou NNNNTB. Esta é uma das muitas bandas persistentes de nuvens do gigante planeta gasoso.
Conforme é sabido, estas bandas são formadas pelos ventos predominantes em diferentes latitudes. O vórtice visto aqui tem aproximadamente 2.000 quilómetros de largura.
NASA’s Juno captured this stunningly detailed look at a cyclonic storm in Jupiter’s atmosphere during its 23rd close flyby of the planet (also referred to as “perijove 23”). https://t.co/o3gHHYoDU7 pic.twitter.com/ZC9fXvfW7a
— Domenico Calia (@CaliaDomenico) November 9, 2019
De acordo com a agência espacial, as imagens foram conseguidas com a sonda a cerca de 8.500 quilómetros do topo das nuvens do planeta. Dessa forma é possível perceber que as cores das nuvens revelam a presença de gases que contêm enxofre e fósforo.
Estes gases vêm desde o interior do planeta, composto em grande parte por hidrogénio e hélio.
O gigante gasoso que tem uma vida incrível
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: NASA
Fonte: NASA
Considerando que o vórtice tem 2 mil km, para as nuvens se moverem à velocidade que se vê no vídeo, têm que viajar a uma velocidade alucinante…Ou o vídeo está acelerado?
O vídeo em questão é um time-lapse construído usando as imagens tiradas pela JunoCam.
Ok, obrigado, bem me parecia… Nunca teria aquela velocidade.