Cápsula CST-100 Starliner da Boeing não percorreu a rota estipulada e não chega à ISS
O lançamento da CST-100 Starliner da Boeing decorreu ontem mas o desfecho não foi o melhor. A rota percorrida não correspondeu ao inicialmente planeado e por isso a cápsula não irá chegar à ISS.
Para colmatar o insucesso, a empresa concorrente da SpaceX está a preparar o regresso da cápsula... Para além disso, os motivos que levaram à mudança na órbita já são conhecidos!
O lançamento da cápsula CST-100 Starliner foi feito ontem ao final da manhã. O acompanhamento foi feito em direto no Pplware, sendo que nos primeiros minutos tudo correu bem.
No entanto, passada cerca de meia hora após o levantamento, os primeiros sinais negativos começaram a aparecer. A cápsula da Boeing não alcançou a órbita pretendida. O problema, explicado agora pelo administrador da NASA Jim Bridenstin, esteve no consumo de combustível.
Because #Starliner believed it was in an orbital insertion burn (or that the burn was complete), the dead bands were reduced and the spacecraft burned more fuel than anticipated to maintain precise control. This precluded @Space_Station rendezvous.
— Jim Bridenstine (@JimBridenstine) December 20, 2019
Mais especificamente, o problema pode ter residido no software. Durante a separação do foguete Atlas V, por razões que ainda não estão claras, a CST-100 Starliner mudou para o relógio errado. Por não ter o horário correto, a cápsula passou a realizar uma queima de inserção orbital.
Estas mudanças levaram a um consumo de combustível superior que, consequentemente, resultaram na incapacidade de cumprir a órbita correta.
A Boeing, perante o sucedido, está já a preparar um próximo lançamento. Os planos passam por ter a cápsula pronta o quanto antes para que, em 2020, sejam realizados os primeiros testes com astronautas a bordo. Tal vai ao encontro do programa Commercial Crew Development da NASA, no qual a SpaceX também participa.
Para além disso, é esperado que a CST-100 Starliner reentre na atmosfera nas próximas quarenta e oito horas. Concluído esse passo, a cápsula deve pousar no Porto Espacial White Sands, no Novo México.
A somar à cápsula CST-100 Starline, a Boeing tem um projeto com a Porsche...
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Twitter
E dizem que já foram à Lua várias vezes, mas não conseguem enviar uma simples cápsula para a ISS.
a Boeing nunca foi a lua.
Todos os eventos espaciais são monitorados e controlados pela Nasa.
É uma missão de testes, e o cliente é a NASA. A Boeing nunca foi à lua.
Nasa, dezenas de outras agências Espaciais, e inúmeras outras pessoas no conforto do seu lar.
Claro que não… Se a Terra é plana e o Sol e a Lua estão pintados na doma, como é que podem ter lá ido ?
Boa pergunta.. Por que terraplanistas não respondem?
Tecnologia nova, outro tipo de combustível, muito, mas muito mais exigências de segurança que na década de 60. Toda inovação precisa de ajustes.
No desenvolvimento pós segunda guerra, os pilotos dos programas X da NASA, que precederam os vôos orbitais eram heróis, saim de casa com a lápide pronta.
Teoricamente o Concorde demorava 2h a atravessar o Atlântico.
Como é que ainda a semana passada fui a NY e demorou mais de 6h?
Tambem deram mais dinheiro a Boing do que a SpaceX, o destino escreve-se com linhas tortas.
A ULA tem um grande lobby, não é por acaso que tem quase todos os lançamentos governamentais. Sim, é fiável, mas com custos tremendos.
O trump e os “amigos” da Boeing ….. (serviço publico $$$$$).
+ despedir o chefe da NSA é outra politica de Burro, mas…..
aqui fica o aviso,( NSA put in Bomber. ) <—— tag.
Não tem nada a ver com o Trump, este programa já se iniciou bem antes do Trump.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Commercial_Crew_Development
A Boeing última, ultimamente está em grande, e tem uma parceria com a Porsche para fazer um carro voador, da vontade de dizer ainda bem que não tenho dinheiro para comprar um Porsche
Boeing.
Todas as aeronaves 737 Max estão proibidas de voar !
https://www.bbc.com/portuguese/geral-50820052
O que têm um acontecimento a ver com o outro? São coisas diferentes não percebo o teu raciocino. São ambos da Boeing mas não tem nada a ver um com o outro.
quando se diz “ultimamente está em grande”, é para incluir tudo não?
Palha para incautos. Mais uma dose de photoshop e CGI
Lol
Boa… E como faziam antes do Photoshop e do CGI?
Como é que o CGI funciona nos telescópios para quem assiste a um lançamento ao vivo?
Se me armar em advogado do diabo eu contestava que o lançamento não implica que esta algo em orbita.
Anyway, com um telescópio ou uma p900 sacas imagens da ISS em orbita, e por vezes até dos modulos “extra” lá atracados.
É evidente que não tem CGI nos lançamentos. Além de ser um evento terrestre é a única forma de enganar os incautos. Pega a teu telescópio e aponta pra Lua, e veja lá a bandeira dos Estados Unidos. São só 380 mil km. de distância. Ou então aponta pra ISS, que está mais perto (400 km.) e você certamente vai ver algum astronauta fazendo reparos, como eles mostram nos vídeos.
Mas agora a lua, planetas e espaço já existem? Vai para aí uma confusão.
Sabes que muito facil provar que não existem seres humanos. Basta estares dentro de um avião e olhares para baixo. Onde é que estão os 7 mil milhões de pessoas?
Afinal o avião só vai a 10 mil metros de altitude deveria ser possível ver