Baleia espiã da Rússia é detetada nos mares da Suécia
Foi em 2019, que foi avistada uma baleia-branca com um arnês preso ao corpo, com identificação russa, indicado para, por exemplo, ser acoplada uma câmara tipo GoPro. Agora, junto à costa da Suécia, reaparece aquela que é considerada a "baleia espiã russa".
A Rússia hoje está sob o olhar do mundo, com uma atenção redobrada devido à invasão à Ucrânia e, por isso, o "aparecimento" de uma baleia espiã pode suscitar ainda mais alertas. Contudo, esta beluga já não é uma desconhecida. Em 2019, foi avistada pela primeira vez na região norte da Noruega, em Finnmark e terá passado os últimos anos a deslocar-se ao longo da metade superior da costa norueguesa, tendo agora chegado à Suécia, onde foi recentemente detetada.
Segundo Sebastian Strand, biólogo marinho da organização OneWhale, a baleia terá acelerado a sua viagem nos últimos meses e não há aparentemente uma explicação para tal. "Não sabemos porque é que acelerou tanto agora", referiu, afirmando que a baleia se terá afastado "muito rapidamente do seu ambiente natural".
As belugas são uma espécie muito social e esse facto pode ter levado este animal a mudar a sua rota de fora repentina, mas também podem ser as hormonas a levá-la a procurar um parceiro.
Desde 2019 que a OneWhale se tem dedicado a garantir a sobrevivência e segurança deste animal, que apelidaram de Hvaldimir (um trocadilho entre a palavra Hval, baleia em norueguês, e a suposta ligação ao Kremlin). Estarão também em marcha planos para levar a baleia para águas do Ártico, bem mais a norte, segundo a organização.
O treino de animais marinhos para servirem de espiões
A marinha russa é conhecida por treinar belugas para operações militares, para proteger bases navais, procurar equipamento perdido ou para ajudar mergulhadores. Também os golfinhos serão usados para fins militares, tendo sido notícia no início da guerra contra a Ucrânia.
Mas a Rússia não é a única nação que aposta nos animais marinhos para tais fins. É público que também os EUA, por exemplo, treinam (ou pelo menos treinaram) vários mamíferos marinhos para fins militares. O programa de Mamíferos Marinhos da Marinha, com sede em San Diego, criado em 1959, foi criado depois de se perceberem as capacidades dos golfinhos-nariz-de-garrafa na entrega de mensagens e na identificação de ameaças navais.
Acredita-se que esta baleia-branca espiã, monitorizada desde que apareceu em 2019, tenha partido da base naval russa de Murmansk, na costa do mar de Barents, uma zona considerada estratégica em termos geopolíticos, onde são monitorizados submarinos ocidentais e russos. Mas as autoridades russas, nomeadamente o Kremlin, nunca reagiram a esta notícia.
Este artigo tem mais de um ano
Ao menos se os tratarem bem, menos mal.
Para a Rússia e China tudo é estratégico para a soberania deles, que tal arranharem dois planetas um para cada um e irem para lá, não sabem viver em comunhão com as outras nações vão de vela para longe e bem longe
+1
Como sabem que a baleia e russa? Sinceramente não vejo nenhuma parecenca entre o cetaceo e putin
Não viste o nome? Hvaldimir. É certo que os russos nunca confirmaram que era deles.
Se espiava, em 2019, deixou de espiar, porque na altura lhe retiraram a câmara.
Dizem que tem andado sozinha desde então e que anda à procura de outras belugas, que só há mais perto do Círculo Polar Ártico.
Mas alguém no seu perfeito juízo vai espiar com uma baleia???
Quem é o anormal que ia rever as filmagens da baleia???
Parece já propagandas a mais, provavelmente era um estudo que estavam a fazer sobre animais marinhos.
Documentários etc…
Parece os balões de ar dos chineses, ohhh sorte.
Com tanta tecnologia por satélite que existe, não vamos por uma baleia com uma go pro….
Até em África em países menos desenvolvidos usam equipamentos presos a animais para estudar, na Rússia não!!!
Isto de países usarem animais treinados para observarem/expiarem existe mesmo, não é novo e não é muito complexo. Colocam uma câmara tipo GoPro como disseram no artigo e tbm varios sensores, GPS, etc. Quando virem que o animal está no sítio que querem, via GPS na maior parte dos casos, metem a gravar. E param quando não lhes interessa. Depois o animal volta “à base” e retiram a informação.
Pesquisem na NET, vão encontrar muita coisa sobre isso.
To cancelas,
Isso era nos anos 60, que não havia termologia para tal.
Nem telemóvel havia nem câmeras só boa resolução etc etc etc etc.
Hoje em dia é o mesmo que ir andar a fazer sinais de fumo para as pessoas se comunicarem
E para os EUA, não?
pq nao vais tu e levasa LGBRandon admin e suas marionetes europeias contigo.
deixa de ver cnn+++
Os EUA o quê? Só invadem, roubam, matam, criam guerras e conflitos?
Tens razão… Não há duvida nenhuma!
nos temos o nosso lobo iberico se os russos precisarem e so pedir