Astronautas da Polaris Dawn efetuam com sucesso o primeiro passeio espacial comercial
A Polaris Dawn é já uma das missões mais emblemáticas da exploração espacial comercial. A SpaceX completou hoje uma atividade extraveicular pela primeira vez na história - quatro pessoas foram expostas ao vácuo do espaço. Duas espreitaram-no através de uma escada. E foi tudo transmitido em direto!
Polaris Dawn proporciona imagens impressionantes
Pela primeira vez, a nave Crew Dragon da SpaceX abriu-se para o nada. A 700 quilómetros acima da Terra, o comandante da missão, Jared Isaacman, esperou até que a cabine estivesse totalmente despressurizada para subir a Skywalker até ao espaço exterior.
O que se seguiu foram algumas das imagens mais inspiradoras que a SpaceX nos deu desde que Elon Musk lançou o seu Tesla Roadster vermelho para o espaço em 2018. A câmara do capacete de Isaacman, na primeira pessoa, mostrou-nos enquanto ele subia a escada e espreitava para o azul chocante da Terra e o negro aterrador do vazio (de 02:01:45 até 02:02:23).
Em casa, todos temos muito trabalho para fazer, mas daqui parece um mundo perfeito.
Disse Jared Isaacman quando se tornou a primeira pessoa a espreitar para fora de uma nave espacial comercial em órbita do planeta Terra.
Depois, uma câmara na terceira pessoa a partir da própria nave espacial mostrou-nos como estava a verificar todas as articulações do fato espacial da SpaceX. Esta tarefa foi repetida minutos mais tarde por Anna Menon, outro membro da tripulação da nave espacial e funcionária da SpaceX.
Watch Dragon’s first spacewalk with the @PolarisProgram’s Polaris Dawn crew https://t.co/svdJRkGN7K
— SpaceX (@SpaceX) September 12, 2024
A Polaris Dawn é a primeira de três missões financiadas pelo multimilionário Jared Isaacman e pela SpaceX para "acelerar" o desenvolvimento dos voos espaciais tripulados. A bordo estão o próprio Isaacman (comandante), Kidd Poteet (piloto), Anna Menon (oficial médica) e Sarah Gillis (especialista da missão).
SpaceX bate recordes atrás de recordes
Em pouco mais de 24 horas após o lançamento, a Polaris Dawn bateu vários recordes de altitude:
- Atingiu uma altitude de apogeu de 1400 km, a maior distância que alguém já esteve da Terra desde a missão Apollo 17, há mais 50 anos.
- Ultrapassou a missão Gemini 11 de 1966, na qual dois astronautas da NASA sobrevoaram a Terra a uma altitude de 1373 quilómetros.
- É a maior distância jamais alcançada por uma nave espacial comercial tripulada.
- É o mais longe que duas mulheres alguma vez estiveram da Terra, uma vez que nenhuma missão Apollo tinha uma tripulação feminina.
E no seu terceiro dia de voo, a Polaris Dawn fez história com o primeiro passeio espacial comercial - e bateu mais recordes:
- Primeira atividade extraveicular por uma nave espacial privada e realizada por pessoas que não são astronautas de carreira.
- Maior caminhada espacial em órbita terrestre, ultrapassando as das missões Space Shuttle e Gemini.
- Primeira vez que uma nave espacial com uma atmosfera de oxigénio e nitrogénio foi totalmente despressurizada.
Leia também:
Inspirador….
+1
Medo. Se os Teslas perdem peças na via pública imagino a qualidade de construção desta cápsula. É um desastre em contagem decrescente.
Essa é da boeing que teve de vir vazia por estar cheia de problemas, vão ter de enviar uma destas para resgatar os astronauta que lá deixaram. Tendo em conta que a spacex recebeu metade do dinheiro da boeing e as vezes que ja voou com sucesso parece-me um sucesso
O desastre está aí para tu veres e chorares.
Tudo material bom e concebido por mentes brilhantes.
Se a Space X é assim nem quero imaginar as outras empresas e agências
Fantastico SpaceX & Musk estao de parabens!!!
Assim a olho, parece-me um hino à insustentabilidade ambiental.
Faltou um recorde na notícia: primeira vez que 4 astronautas foram simultaneamente expostos ao vácuo do espaço.
Mas o carro fumarento do coitado do Zé das Iscas é que está a matar o ambiente e o planeta
Jared Isaacman, se lascou, porque no momento dessa exposição, estava ocorrendo uma erupção no DEAT = DISTRIBUIDOR ENERGÉTICO ATÔMICO TEMONUCLEAR, que como os antigos faraós, ainda chamam primitivamente de SOL.
Eu sempre alertei sobre o perigo da RADIÇÃO TERMONUCLEAR emitida pelo DEAT, ainda mais agora, bem próximo de ocorrer a 3° MACRO (DES)PROJEÇÃO E RÉ-PROJEÇÃO ELEMENTAR ORBITAL ATÔMICA, em que as atividades: estão maiores.