Asteroide maior que o Empire State Building dirige-se para a Terra, diz a NASA
O Empire State Building tem perto de 500 metros de altura e é um dos edifícios mais imponentes do mundo. A medida serve-nos de comparação para percebermos o tamanho do asteroide 2008 TZ3, uma rocha que passa rotineiramente pela Terra enquanto orbita o Sol a cada 732 dias. Segundo a NASA, este asteroide gigante ficará próximo do nosso planeta já neste domingo.
Esta rocha, classificada como potencialmente perigosa, poderia causar danos massivos no nosso planeta.
Um asteroide gigante passa na vizinhança da Terra este domingo
A rocha espacial, 388945 (2008 TZ3), tem cerca de 490m de largura - maior do que o Empire State Building de Nova Iorque, que tem cerca de 440m de altura - e foi classificada como um "asteroide potencialmente perigoso" devido às suas previsões de passagens próximas.
Para comparação, os investigadores estimaram que o meteoro, que provavelmente causou o evento Tunguska de 1908 na Sibéria Oriental, aplanando florestas inteiras, pode ter medido cerca de 100m a 200m de diâmetro, enquanto que o que exterminou os dinossauros tinha cerca de 10km a 15km de largura.
Os peritos espaciais dizem que 388945 (2008 TZ3) tem cerca de 0,219 a 0,490 km de diâmetro.
Enquanto um asteroide daquele tamanho pode causar danos devastadores se atingir a Terra, os cientistas da NASA estimam que apenas fará uma "passagem próxima" pelo planeta a uma distância de cerca de 4 milhões de km no domingo. A distância entre a Terra e a Lua, para comparação, é de cerca de 385.000 km.
Esta não é a primeira vez que este asteroide em particular faz zoom sobre a Terra. Em maio de 2020, a gigantesca rocha espacial passou pelo planeta a uma distância de cerca de 2,75 milhões de km. Não se espera que volte a passar tão perto da Terra até maio de 2163.
Um visitante regular, mas temos de estar atentos
O asteroide passa rotineiramente pela Terra enquanto orbita o Sol a cada 732 dias, chegando tão perto como 1 unidade astronómica (UA), ou cerca de 150 milhões de km, e atingindo até 2,21 UA da estrela. Contudo, não é raro este tipo de gigantes passarem perto da Terra.
Os especialistas calculam que os asteroides de cerca de 100m de diâmetro se colidissem com a Terra poderiam gerar uma força explosiva 10 vezes superior à da erupção vulcânica de 14 de janeiro em Tonga.
Qualquer asteroide com um determinado tamanho que se aproxime dos 7,5 milhões de km da Terra é provavelmente considerado "potencialmente perigoso", dependendo da sua trajetória.
Este artigo tem mais de um ano
Deixem terminar a guerra, ou melhor, a “intervenção militar especial”, primeiro…
Conheço um sítio que começa por K e termina em remlin onde o asteroide poderia cair.
Creio que isso iria acabar com a “intervenção militar especial”
Estamos todos perdidos
Se colidir com a terra
Vamos ir pros Bunkers
a chance de um asteroide cair na terra e mesma que eu tenho de ganhar o euromilhoes
Assim sendo não sei se deva sentir triste ou feliz por ti.
Hehehehe
Que jornalismo é este, ao fazer referência a um prédio de NY o Empire State Building, com 440 metros de altura quando o mesmo tem na realidade 381m.
A foto que aparece é da Freedom Tower, essa sim terá cerca de 417m se lhe tirarmos a antena, pois com a mesma soma até os 541m
Até nisto temos de dar uma ajuda? Com o Google não ias lá? Óh valha-nos Deus.
Aprende: O Empire State Building é um arranha-céu de 102 andares no centro de Manhattan, Nova York, na Quinta Avenida, entre as ruas 33ª e 34ª Oeste. Ele tem uma altura do telhado de 381 metros, mas com a sua torre de antena incluída, o edifício chega a 443 m de altura.
inicialmente a noticia dizia que o Empire State tinha 500 metros, parece que o google também não chega a todos….
cumps
Não estava nada. Não digas mentiras. Dizia e diz o que é correto. Se não sabem, basta googlar ou perguntar, não nos importamos de ajudar 😉
Mau era acontecerem ambas as situações no mesmo dia.
Há 65 milhões de anos os dinossauros diziam o mesmo….
Se passa assim tanto ao lado, então deviam mudar o titulo…
Assim tão ao lado? Ele passa perto, face às distâncias do Universo.
Dizer que se dirige para a Terra quando passa ao lado é enganador por si só, visto que não se dirige de forma alguma para a terra…
Por exemplo, se você tiver num passeio, e um carro passar a 10cm de você, vai dizer que ele se dirigiu a você? Não faz sentido o título
Interpretação e, acima de tudo, noção. Se a órbita traz o asteroide numa viagem entre a terra e o sol, claramente ele vem agora a dirigir-se para a Terra. O título faz todo o sentido. Algumas pessoas é que têm um pobre sentido de compreensão. Imaginam o que não está lá.
Você sabe que o título é subjetivo a várias interpretações, o facto de ter uma razão dubiamente plausível da justificação que dá para o título não impede de que fosse do seu interesse o titulo ser o mais claro possível, sem ser mal interpretado…
E dizer que as pessoas têm um pobre sentido de compreensão dito por um jornalista… me deixa perplexo.
Mais claro ainda? Ora bem, hoje em dia por mais simples e direto que seja um assunto, título ou frase, há sempre quem complique, critique e teime em não querer perceber. Inventando cenários mentais, as pessoas extrapolam o que na realidade acontece. Alguns até ficam perplexos quando são chamados a por os pés na terra. O que pensaste é uma coisa, a realidade apresentada é outra e está muito bem explicada. E sim, por vezes é pobreza de compreensão que limita a opinião das pessoas. Nada contra, mas está em contra-ciclo.
passa tão perto quanto o sol…
Ele passa também perto do sol sim. Muito bem, leste o artigo.
As vezes nem sei porque me dou ao trabalho…
Para desenvolver o intelecto. Fazes muito bem.
Alguém me pode explicar como é que um asteróide de “apenas” 10 a 15 kms de largura conseguiu extinguir os dinossauros (ou a sua maioria)?
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cratera_de_Chicxulub
O Dr. Google ajuda.
Neste artigo ( https://www.scientificamerican.com/article/what-would-be-the-environ/ )menciona que o impacto de um asteroide de 10Km corresponde a uma força de “100 milhões de megatoneladas”.
Não foi só o impacto no local e os tsunamis que se sucederam, foi também o “Inverno” que se seguiu devido à ejeção de partículas para a atmosfera e do fumo dos incêndios que se seguiram que obstruíram a passagem dos raios solares.
A falta de alimento originou a extinção da maioria dos animais de grande porte e deixou a “porta aberta” para os mamíferos menores.
Ou algo assim, pois é a suposição feita pelos cientistas para tentar explicar a brusca mudança no tipo de fósseis encontrados.
Nesse caso, 10 ou 15km não é “apenas”, é mesmo muito a embater no planeta. O resto é a energia que esse impacto liberta, provoca esses estragos todos, e outros mais, por muitos e muitos milhares de anos.
Foi um asteróide selectivo 😀
Isso é só uma hipótese, não uma verdade aceite.
Não. Vai ler, que seria o que farias na mesma se alguém aqui o explicasse.
O Planeta Terra precisa de um RESET asap!
2163 já será tarde.
O grande reset está para breve, antes de 2163 já devem poder começar a sair das grutas.
A que se deve essa passagem rotineira do Asteróide?
É a lei da natureza que ele sempre deve visitar a terra?