Asteroide aproximou-se da Terra de surpresa e deixa astrónomos “preocupados”
No dia 25 de julho, um asteroide do tamanho de um campo de futebol voou pela Terra. De forma inesperada, chegou a estar a 65.000 km da superfície do nosso planeta, durante a sua passagem mais próxima. Esta distância é cerca de um quinto da distância da Terra até à Lua. O asteroide de 100 m de largura apelidado de '2019 OK' foi detetado poucos dias antes de passar pela Terra.
Esta visita surpresa ilustra a necessidade de ser necessário ainda mais olhos no céu.
Asteroide chegou de surpresa sem que os astrónomos soubessem da sua chegada
O asteroide de 100 m de largura, apelidado de "2019 OK", foi detetado poucos dias antes de passar pela Terra. Contudo, os registos de arquivos do céu mostram que ele foi observado anteriormente, mas não foi reconhecido como um asteroide próximo da Terra.
Assim, a chegada "silenciosa" do 2019 OK ilustra a necessidade de haver ainda mais olhos no céu. Além disso, o astro fornece também uma oportunidade para melhorar as capacidades de reconhecimento de asteroides dos telescópios atuais e futuros, incluindo o próximo 'Flyeye' da ESA.
A ESA observou o asteroide pouco antes deste sobrevoo, solicitando a dois telescópios separados na Rede Científica Internacional Ótica (ISON) para captar imagens da rocha espacial. Um deles é mostrado em baixo, revelando o asteroide - a mancha escura no centro da imagem - movendo-se através de um fundo de estrelas que aparecem como listas fracas.
Com estas observações, os especialistas em asteroides da ESA conseguiram extrair medições precisas da posição e movimento do corpo rochoso.
Com as observações da ISON, conseguimos determinar a distância da aproximação de forma incrivelmente precisa.
Explicou Marco Micheli, do Near-Earth Object Coordination Centre da ESA.
Astrónomos só deram conta do asteroide um dia antes dele chegar
O asteroide foi descoberto pela primeira vez pelo Observatório do Sul para a Investigação de Asteroides Próximos à Terra (SONEAR) apenas um dia antes da sua aproximação. Posteriormente, as observações de 2019 OK foram confirmadas por outros observatórios independentes, incluindo o radar de Arecibo em Porto Rico e um terceiro telescópio na rede ISON.
Desde a descoberta, com conhecimento de onde teria vindo o asteroide e procurando-o a olho nu, foram encontradas imagens existentes nos ficheiros Pan-STARRS e ATLAS do sky survey.
Ambas as investigações haviam, de facto, captado o asteroide nas semanas anteriores à sua passagem. Contudo, essa rocha espacial parecia mover-se muito lentamente entre as muitas imagens, portanto, não foi reconhecida.
Este é um 'não reconhecimento' de um asteroide, apesar de ser fotografado. No entanto, será usado para testar o software que vai estar disponível no próximo telescópio de caça de asteroides da ESA, o Flyeye.
Referiu Rüdiger Jehn, responsável de defesa planetária da ESA.
Existem milhões de rochas que podem passar pela Terra
As agências espaciais conhecem e vigiam milhões de asteroides no Sistema Solar. Mas então, porque que razão esse foi descoberto tão tarde?
Segundo as informações, além da velocidade lenta com que foi visto no céu, antes de se aproximar, o 2019 OK também viaja numa órbita altamente elíptica. Assim, este comportamento leva-o de dentro da órbita de Vénus até bem além de Marte. Isto significa que o tempo gasto perto da Terra, e detetável com as capacidades atuais do telescópio, é relativamente curto.
Por outro lado, a ESA, a NASA e outras agências e organizações de todo o mundo - profissionais e amadores - descobrem novos asteroides todos os dias. Este trabalho aumenta constantemente a compreensão cientifica sobre o número, distribuição e movimento de corpos rochosos em órbita.
Asteroides do tamanho do 2019 OK são relativamente comuns no Sistema Solar. Contudo, atingem a Terra em média a cada 100 mil anos.
Poderá em breve voltar a ameaçar o planeta?
Tanto quanto pode ser calculado, a viajar numa órbita altamente elíptica, que o leva dentro da órbita de Vénus, este asteroide não chegará perto da Terra novamente durante pelo menos 200 anos.
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: Metro
Fonte: ESA
O mundo já tem armamento suficiente para abater asteroides no céu no caso de verem que eles irão se despenhar no nosso planeta Terra
pois só que, ao tentar destruir um asteróide desta envergadura, vai fazer-lo multiplicar-se em milhões de asteróides… essa já foi estudada e dada como fora de questão!
Este asteroide era “pequeno” o suficiente para ser destruído por um engenho explosivo -se fosse possível atingi-lo a tempo, pois tendo +-80 metros os destroços seriam pequenos o suficiente para se desfazerem na atmosfera.
É, mas pra isso é preciso detectalo com muita antecedência ,coisa que não vem acontecendo. Tem como exemplo o asteróide que caiu na Rússia, muito menor do que esse e liberou energia 60 vezes mais do que a bomba de Hiroshima. E o pior de tudo que os astrônomos, Nasa com toda tecnologia só ficaram sabendo do asteroide muito depois do impácto
Milhoes de asteroides muito menores, o que e’ positivo. Essa estrategia ja’ devia estar a ser testada, mas nem isso.
Nunca será testada…não existe isso!
Seria dado os destroços como asteróides muito menores que iriam se desfazer na entrada da atmosfera
Kkkkkk é vdd ,manda uns tiro de lazer verde e tá tudo certo xD
Cê esse asteróide era pequeno ele têm chance de destruir um bairro ou até uma cidade não??
Caso tivesse despenhado no planeta terra quando chegasse à superfície vinha em fanicos, os 2 maiores pedaço e do tamanho de uma abobora iam por desejos de muitos bater na tola do Mr Tramp e a a outra na mona do Mr Boris, e eram bem assentes, mas infelizmente passou ao lado
O pior é se ele cai-se no parque Yellowstone no sitio do vulcão ia tudo para a quinta das tabuletas.
E um dia levamos com um em cima e nem sabemos de onde ele veio … !
Bem verdade.
Realmente é preocupante um asteroide que passou muito perto da terra e não foi avistado mais cedo.
A humanidade devia de investir mais nestas áreas mas a ganância é mais forte.
Parece tudo preocupado com a porcaria de asteróide que tem uma fraca probabilidade de cair aqui e ninguém liga às alterações do clima que são tão ou mais graves….e já as sentimos.
Estão a criar consenso, para se justificar o envio de armas para o espaço. Depois, é que as bruxas se vão ver negras para se esconder…
O problema é que por este andar nem tempo vão ter para isso…. isto acaba antes.
1 milhão de espécies extintas em meia dúzia de anos?
A tendência é acabar tudo, o ser humano é que faz com que aconteça a destruição, Mundial.
Já contou as vezes em que a Terra sofreu alterações climáticas?
Quando um perigoso asteroide. de grande proporçao chegar atingir a terra eu já fui a muito tempo.
Mesmo assim me apavora em imaginar que nossos ossinhos poderão ir pro espaço com o impacto!….rsrs…
Este planeta está a precisar que um grande asteróide colida com o planeta Terra para exterminar uma raça criminosa que se especializou a exterminar a vida na Terra e a poluir o planeta .
Pode ser que venha um é extinga os nossos dinossauros políticos.
Iae vc é meu primo?
Olá galera do site, queria que vcs mostrassem um conteúdo sobre Fake News, não sei se já fizeram isso. Encontrei esse vídeo bacana no YouTube sobre o assunto. Link: https://youtu.be/H6tY5Ee7H1E
Vamos todos morrer.
É nós mano
É mais do que óbvio que vamos todos morrer, quando nascemos vamos a caminho da morte, ninguém cá fica!
Infelizmente toda ameaça que vem das alturas, não barradas, somente a lei da natureza vai decidir se vivemos ou perecemos. Não temos tecnologia para nós defender de algo que não se ver.
Não existem asteroides, caso contrário essa massa de satélites que rodeiam a terra já teriam sido atingidos, pelo menos alguns deles. Vc já ouviu dizer de satélite atingido por algum corpo celeste? Muita sorte não?
Senão existem asteroides também não existem satélites.
Os asteroides não existem!
É tudo uma fachada!
Os dinossauros não existem!
O Bing bang não existe!
Não viemos do macaco!
E a ciência está a destruir terra!
Esta é a realidade!!!
Boa!!!
https://youtu.be/yj4nIrwM9ek
A terra também não existe. Essa é a realidade
Verdade concordo com você.
A.terra.é.plana! Verdade concordo com você!
Temos algo em comum 😉
Hj em dia é difícil.
Não existem? Então e aquele que caiu na Rússia era o que? Um avião. Não me diga que criaram os ossos dos Dinossauros em fábricas e os levaram para os museus. E a Terra é redondaaaaaaaaaaaa
Muito bom esse aplicativo do TopBuzz ele trás todas as notícias pra gente
Quem dera que fosse verdade!
Eu continuo cá com a minha…desde que a NASA disse ao mundo que o avisava da colisão de um asteróide 5 dias antes do mesmo embater no planeta… nunca mais pararam de chover avistamentos (perigosos) e muitos deles a serem detectados já em “cima de nós” … é de ficarmos a pensar se realmente não está mesmo aí a vir bater cá, não agora, mas daqui a uns aninhos…
Cada doido que aparece kkk
Estes asteróides são comuns tem muita pouco chance de cair na terra onde a civilização 99,1 de chance de cair sobre a área abitavel e 20% de cair sobre o mar.
99,1% de chance de não cair sobre a terra. essa é a chance real e se pararmos pra pensar a chance de cair um asteróide desse sobre nós cai lá pra 00000000,000091%
Uma pena que não era um asteróide gigante, e que tivesse caído e extinguido os humanos, para salvar este belo planeta desta triste espécie.
Eu só lamentaria pelas outras espécies.
Se destruise um asteróide os fragmentos deveria cair na cabeça de políticos corruptos. ( O Brasil iria ficar sem comando)
KKKKKKKKKKKKKKKKK
NÃO VAI CAIR NADA NA TERRA!!!
A DÉCADAS A CIÊNCIA HELIOCÊNTRICA VEM FALANDO ESSA BESTEIRA, E NADA DE CAIR PEDRINHAS!!!
A TERRA É PLANA!!!
A TERRA É O NOSSO REINO CRIADO POR DEUS E NELE TEM UM DOMO QUE NOS PROTEGE, NADA SAI OU ENTRA!!!
NUNCA FOMOS A LUA!!!
POR QUE A NASArenta GRAVOU OUTRO VÍDEO POR SOBRE O ORIGINAL FEITO NA LUA??
SÓ CRIANÇA ACREDITA NESSA CONVERSINHA!!!
A terra não pode ser plana porque a terra não existe
Rodrigo Tavares, você tem razão tudo mentira inventada pela NASA, para iludir as pessoas fracas!
E antes da NASA como era?
É uma ilusão metida nas nossas cabeças na questão de termos condições de abater corpos celestes com velocidades muitas e muitas vezes maior do que nossos melhores e mais potentes mísseis já fabricados até hoje.
E comum meteoros com velocidades superior a 30 mil km/h.
O Bruce já estava de prevenção.
cada comentário querem destruir um asteróide que está viajando a uma velocidade de no mínimo 20,30mil Km/h , com bomba ou míssel hahahahahahahaha
E tudo complicado
Então comentar que a terra é fechada e com isso nenhum meteoro (fenômeno meteorológico), (pedrinha) vai cair, o comentário não é aceito??
A Terra é Plana!!!
A terra não existe.
Cada comentário idiota! Gente o negócio é muito sério,eu estudo sobre o assunto!
Muito bom! Por aqui fico mais atualizado
A terra esteve preste a ser atingida por um asteróide e …..nossa…..mas vcs tbm sabiam que o PALMEIRAS NÃO TEM MUNDIAL KKK?
Tudo o que começa, acaba… Por isso, seja através e asteróides, poluição, guerra, doença, seja pelo que for, tudo tem um fim…
O melhor é viver, como se pode, ou como se quer… Com o mínimo de arrependimentos, e o máximo de proveito…
A questão é que temos que aprender a fazer com que uma bomba termonuclear chegue ao interior de um asteroide que nos esteja ameaçando e a detonemos, pulverizando-o por completo. O que ainda somos incapazes de realizar.
Dependendo do tamanho chocando com a terra poderá provoc uma explosão d algumas bombas A ou se desfazer n atmosfera. ..
Fico triste mas, mesmo muito triste, por uma coisa destas não cair em S. Bento, em dia de votação!
Acontece que, são imagens significantes e relativamente levada a sério, podemos nos preocupar sim com asteróides e levar em conta investimentos de mais equipamentos para assim com antecedência evitar uma catástrofe.
Confio na NASA e sei que eles tem a tecnologia suficiente pra evitar uma catastrofe na terra
Que venha
Que venha o fim do mundo !!!
Bad! Ainda não foi dessa vez !
No Rio de Janeiro que nunca vai cair, pq lá derrubam até helicóptero… Estão mais bem preparados do que a NASA.
Bem, é com cada comentário que nem sei de são ‘bots’ a “gozar” com o pessoal ou se são os próprios asteroides a fazer ‘mind games’ com a raça humana.
O problema em atingir com explosivos a partir da terra, não é o destroços entrarem na atmosfera. O problema é os destroços ficarem na órbita da terra atingindo os satélites que hoje estão em funcionamento.
Não sei. se estas noticias. serão um bem para a humanidade. Porque. quando isso acontecer, “vir a público. que algo muito grave vai chocar com a Terra.” Irá deixar toda a População, de tal maneira, aterradas, que até mesmo antes de acontecer, será o caus total. Enfim, não há nada nem ninguém, que possa fazer alguma coisa para evitar tal catástrofe. Será a fúria da natureza. Então DEUS nos guarde, e nos ajude
Eles tem q cuidar do clima e também fora tem muita gente q diz ah não vai cair aqui meu TD e possível ainda mas cm fenômenos da natureza e do espaço homem não tem poder de mudar o tempo a chuva ou asteroide daí tem uns abóbados q diz q não cai aqui no sul caiu pequenos daí vai esperar vai uma maior pra depois eles começam tomar providências .
o que????
Mete mais tabaco nisso, tá muito forte.
Por um lado temos os criacionistas e por outro temos os evolucionistas (Big Bang), mas a verdade é que você pode acreditar na ciência e na evolução e em Deus também, é a mesma forma de pensar não tem conflitos, e também evolucionistas são para mim os que acreditam na evolução, não somente no Big Bang, podem ser mostrados com evolucionista (Big Bang) e criacionistas que também acredita na evolução, o que é mais correto, ser extremadamente conservador não funciona. Rogue ao céus para que nossa realidade não seja o Big Bang ao todo, se é que me entende caro leitor, existe muita gente defendendo dinossauros e restos de fósseis de macacos extintos dizendo que essa é a solução, verdade não dá pra fechar os olhos, mas como sempre falei um dinossauro não vai voltar do futuro com uma arma laser e óculos para te salvar.