Após explosão do Falcon 9, autoridade americana suspende lançamentos da SpaceX
A Administração Federal de Aviação (em inglês, FAA) suspendeu os lançamentos da SpaceX, na sequência de uma falha na aterragem do foguetão Falcon 9 da empresa aeroespacial.
Após a explosão do foguetão da SpaceX, o Falcon 9, quando tentava aterrar no navio de apoio "A Shortfall of Gravitas", na quarta-feira, a FAA abriu uma investigação devido à "perda permanente do veículo". Inclusivamente, a FAA suspendeu os lançamentos da SpaceX na sequência de uma série de falhas recentes.
O incidente ocorreu depois de o foguetão Falcon 9 ter colocado, com sucesso, 21 satélites em órbita a partir do Cape Canaveral, na Flórida. Uma das pernas do propulsor falhou, com uma inspeção minuciosa posterior a revelar a quebra do pistão da perna em duas partes.
Veja a aterragem a partir de 01:18:00:
Conforme avançado pela imprensa americana citando declarações oficiais, o foguetão Falcon 9 está agora imobilizado e só será autorizado a ser relançado quando a autoridade concluir a sua investigação.
A metade inferior do propulsor do Falcon 9 foi colocada em segurança no navio de aterragem e levada de volta para o porto para uma investigação e possível recuperação de motores valiosos.
Os especialistas preveem que a suspensão durará provavelmente cerca de duas semanas, impactando outros lançamentos, como o da Polaris Dawn, da OneWeb e da ASTSpaceMobile.
Não percebo eles estão a fazer algo que mais ninguém faz estamos a falar num veiculo que ja tinha mais de 20 voos portanto nas outras empresas eles devem suspender os voos em cada lançamento visto que eles perdem sempre o 1º estagio
Quando há uma série acidente com uma aeronave é comum suspender os voos desse modelo. Neste caso não foi o único incidente.
Qual foi o outro? Isto foi um incidente com a aterragem coisa que os outros operadores nem fazer num veiculo já com mais de 20 reutilizações
Eles agora acertam 99% das vezes a aterragem mas ao inicio demoraram muito a acertar e cada vez que rebentava que era normal não havia uma suspensão de voos, no lançamento este veiculo só teve 1 única falha
Precisamente por serem reutilizáveis é que tem de ser investigado. Ou queres que um 1° estágio tenha uma falha qd tiver a ser usado na subida? O problema até só pode estar relacionado com a descida, mas é necessário fazer uma investigação detalhada.
Nem mais!
Um das pernas cedeu, e fez com que os motores, principalmente o único usado para aterragem entra-se em contacto com o chão, o que danificou e fez que a linha de combustível rompe-se. Teve de aterra com mais força pois foi um voo onde esticaram um pouco a corda no plano de voo. O foguete não tem problema algum. Esticar os limites faz parte para aumentar o conhecimento. Foi o que li num dos fóruns da spacex, onde um video foi feito para se ver fotograma a fotograma e realmente os motores entraram em contacto com o chão com força após a quebra de uma das pernas.
Difícil-se de ler-se…
Tem toda a razão. Infelizmente aqui não se pode correr os erros gramaticais
Corrigir 🙂 Detesto o teclado do android, no meu caso é pequeno e a função de correcção automática ainda faz pior por vezes. Os óculos também já devem anos de visita ao optometrista.
Concordo, Trem de aterragem não se encontrava totalmente estendido. Fazendo o motor bater diretamente com o solo.
A Humanidade ainda está muito em baixo na escala de Civilização… Ainda há muita evolução técnica a desenvolver e cimentar
Já a Boeing está tranquila, mesmo depois da cena com a ISS.