PplWare Mobile

Adeus, óculos bifocais! Estes óculos alternam entre a visão ao perto e ao longe com um toque

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Max says:

    Pode-se ter problemas a ver ao ao longe e ao perto – é para isso que servem os bifocais. Mas isso não resolve os problemas com a visão intermédia, isso só com óculos progressivos.

    • Jose says:

      Eu uso progressivos. Não estou a imaginar usar algo qye dependa de energia, para funcionar! Gosto imenso de explorar territórios afastados e algo inóspitos, seria um problema ter problemas de bateria para ver melhor. Além disso, o preço deve ser avultado, visto que cada lente da karl zeiss que uso neste momento, custou mais de 400€! Imagino com cristais líquidos e tecnologia associada.

    • r41m31 says:

      Não me parece que estejas certo. Tenho miopia, vejo mal em todas as distancias e corrijo com óculos sem bifocais. Ao perto (e tem de ser em situações que é a idade que me deixa mal) preciso de outros óculos. Parece-me que alternar entre correção miopia, como habitual, e perto deve funcionar. Até te posso dizer que ando em teste com lentes de contacto bifocais e aí sim é muito difícil de cumprir.

      • PTO says:

        Miopia é ver mal apenas ao longe. Se dizes que vês mal a todas as distâncias tens é astigmatismo.

        • Max says:

          Não. “O astigmatismo é um erro refrativo comum que resulta de uma córnea ou cristalino de formato irregular, fazendo com que a luz seja focada em mais de um ponto na retina, em vez de um único ponto focal. Isso provoca visão distorcida ou embaçada tanto para longe quanto para perto, além de poder causar dores de cabeça, cansaço visual e sensibilidade à luz. A condição pode ser corrigida com óculos, lentes de contato ou cirurgia refrativa”

      • Blackbit says:

        Testei essas “lentes de contacto bifocais” e não me dei com elas, via mal nas distancias intermédias, prefiro de longe continuar com os óculos.

  2. Técnico Meo says:

    Progressivos- São caros mas dá para longe , perto e intermédio. Defeitos- angulo de correção mais apertado

  3. Peixeiro says:

    Bom, mas só para algumas situações! Para o dia a dia não é solução.
    Uso progressivos e seria inconcebível andar com uns óculos que para modificar o que foca, ter que tocar neles!

    Descer escadas e ter que ir tocando nos óculos conforme olhamos para o horizonte ou para o degrau.
    Estar a conduzir e querer ver algo mais pequeno no display do GPS.
    São só alguns exemplos…

    No entanto, assumo que já houve situações em que me apeteceu ter óculos mono-focais para ver ao perto e aí sim, estes são bons.

  4. Max says:

    Como tenho dito, uso cada vez mais a “Vista geral de IA”:
    P: “A que distâncias se chama visão ao perto, visão intermedia e visão ao longe? Quais são os óculos recomendados para quem vê mal a todas as distâncias?”
    R: “Visão ao longe é a de objetos a mais de 6 metros, visão intermediária abrange de 51 cm a 2 metros (como o ecrã do computador) e visão ao perto é para objetos a cerca de 30-40 cm (como a leitura). Para quem tem dificuldade em todas as distâncias, os óculos recomendados são as lentes progressivas (ou multifocais), que corrigem as diferentes distâncias com uma única lente.”
    “Lentes Progressivas (ou Multifocais): São a solução mais indicada para pessoas com presbiopia (perda da visão de perto devido à idade) e outras condições visuais que afetam diferentes distâncias. Elas possuem áreas distintas na lente que permitem focar a visão de longe, intermediária e de perto, eliminando a necessidade de ter óculos separados.”
    Acrescento eu da minha lavra: as lentes progressivas boas – são caras ou muito caras. Mas não há lentes progressivas baratas? Há – mas a parte da lente para visão intermédia é um risco a meio da lente, vão ter que andar a inclinar a cabeça para cima e para baixo, a fazer pontaria, para ler o que está escrito no ecrã do computar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.