Afinal não vai ser obrigado a instalar o novo Edge Chromium no Windows 10
É certo e sabido que a Microsoft vai lançar o seu novo browser. Este chegará já no início do próximo ano e estará disponível para todos. Acabam assim os testes e os desenvolvimentos, tornando esta versão pública e acessível.
Mas como nem todos querem ou podem ter esta nova versão instalada, a Microsoft tem uma novidade. Afinal não vai ser obrigado instalar o novo Edge Chromium no Windows 10. Basta ter a ferramenta certa.
É já no dia 15 de janeiro que será lançada a primeira versão estável do Edge Chromium. Primeiro para o Windows 10, esperando-se mais tarde que chegue a muitos mais sistemas, incluindo aí o Linux e outras versões do Windows.
Novo Edge Chromium no Windows 10 não será obrigatório
Mesmo sendo uma mudança radical no universo do sistema operativo da Microsoft, esta pode não ser bem recebida por todos. Esperava-se que a instalação do Edge Chromium no Windows 10 fosse obrigatória, algo que afinal a Microsoft veio agora negar.
A gigante do software tem preparada uma pequena ferramenta, o Blocker Toolkit, que irá fazer este controlo. O seu objetivo é apenas o impedir a instalação deste novo browser. Destina-se a cenários onde a instalação do Edge Chromium no Windows 10 seja problemática ou até impossível.
Claro que esta pode ser aproveitada por qualquer utilizador, impedindo assim a instalação da atualização que trará este browser. A sua chegada será automática e sem controlo por parte dos utilizadores. Tratará ainda da remoção da versão anterior do Edge.
Este browser poderá ser uma vitória da Microsoft
Para poder usar o Blocker Toolkit os utilizadores precisam de ter instalada a atualização de abril do Windows 10. Esta ferramenta não pode ser usada para impedir a instalação manual do Edge Chromium no Windows 10. Só a instalação automática será bloqueada.
Preparado para as muitas versões do Windows e para o macOS, este browser tem vindo a ser testado ao longo dos últimos meses. Chegará no princípio de 2020 e poderá rapidamente ser um caso de sucesso. A aposta da Microsoft é decerto elevada e poderá compensar se conseguir ombrear com o Chrome da Google.
Este artigo tem mais de um ano
Gosto muito do browser, deixei de usar o Chrome,
Apenas uso este edge e o Firefox, claro também o edge original só porque preciso de um 3° browser.
Até pode não ser obrigatório numa fase inicial enquanto avaliam os resultados, mas em determinado momento devem descontinuar o Edge original pelo novo, até porque não faz sentido as pessoas continuarem a usar um browser descontinuado. Estando a Microsoft a tentar ainda que os users deixem de usar o IE11 não faria sentido ter agora os seus users fragmentados em 3 browsers internos.
Tecnicamente já é possível evitar a instalação. A ferramenta que vão disponibilizar faz isso, sem necessidade de ir alterar as definições de actualizações de “outros produtos microsoft”. O próprio Edge já era possível evitar que fosse actualizado ou mesmo remover… para quem não o usa.
Lá vêm as notícias do afinal…
Estou usando e estou gostando.. parece ter um gerenciamento de memória superior ao Chrome. A vantagem do chrome é a sincronização de dados entre vários dispositivos, vamos ver se terá um Edge “mobile”.
O nove Edge tem um menor consumo de memória que o Chrome porque a primeira coisa que a Microsoft fez foi remover todos os serviços específicos da Google, só isso teve um impacto significativo.
O Edge Android sempre usou o Blink engine e já permite sync com o novo Edge. Apenas não há suporte de momento com o Edge iOS que usa WebKit como render engine.
aka.ms/DownloadEdge
Recomendo! Estou usando no Windows 7 faz 2 meses a é perfeito, me fez deixar de usar o Chrome. E no celular já uso o EDGE original para android ha 6 meses e foi o único que funcionou bem sem travar.
Microsoft Edge Chromium, é já um êxito, estou usando e estou muito satisfeito, só estou esperando é mesmo que tudo fique em Português Portugal.
já não está? tem lá essa opção e está realmente em pt-pt
Acho engraçado falar-se de deixar a versão A e B. Esquecem-se que muita vezes no meio empresarial as empresa não têm dinheiro para equipamentos novos, e como tal muitas vezes usam o IE11 e versões do Chrome ou outros obsoletas. Mas sim penso que é positivo a Microsoft evoluir como todos queremos mas não podemos esquecer de onde viemos.
Deviam melhorar no atalho dele, porque este esta muito feio