O Chrome vai passar a gastar mais RAM e a culpa é do Spectre
O Chrome nunca foi conhecido por ser um browser que consumisse poucos recursos. A fama de guloso persegue-o há muitos anos e a Google parece não conseguir contrariar este comportamento.
A nova versão agora lançada parece que vem trazer um agudizar desta situação e o Chrome irá consumir ainda mais memória. Desta vez a culpa não é da Google mas sim da conhecida falha Spectre, que afeta a maioria dos processadores.
A mais recente versão do Chrome, a 67, foi lançada ontem e traz uma novidade para os utilizadores. Finalmente a Google conseguiu proteger os utilizadores contra a bem conhecida falha dos processadores e que permite o roubo de dados entre aplicações.
Com o Site Isolation, a grande novidade apresentada, o Chrome irá separar e proteger os seus processos, impedindo que estes sejam monitorizados. O problema é mesmo o impacto que este vai ter nos consumos de memória.
Segundo a Google, a implementação do Site Isolation vai acarretar um aumento dos consumos de memória que vão ficar entre os 10 e os 13%, quando comparado com as versões anteriores do Chrome.
Como confirmar que o Site Isolation está ativo
O primeiro passo é mesmo a instalação Chrome 67. Após isso, podem confirmar a sua presença através doGestor de tarefas do Chrome. Podem encontrar esta opção nos menus do browser da Google.
Aí, e nos processos apresentados, vão ver surgir entradas referentes a subestruturas e com sites associados. Cada uma delas está a correr de forma isolada e tem recursos próprios associados.
Como ativar o Site Isolation no Chrome
Caso não tenham o Site Isolation presente, podem ativá-lo nas flags do Chrome. No endereço chrome://flags só precisam de procurar a opção Site isolation trial opt-out e garantir que está com a definição Default.
É também possível desativar esta opção, mas é de todo desaconselhado, uma vez que desta forma o Chrome fica exposto ao Spectre e a todos os problemas associados.
Apesar de ser uma melhoria importante, a novidade da Google vai pesar nos sistemas com menos recursos e em que a RAM é tendencialmente mais baixa. Mais uma vez tem de ser o software a corrigir os problemas do hardware e a consumir recursos úteis aos os utilizadores.
Este artigo tem mais de um ano
“O chrome nunca foi um browser conhecido por consumir poucos recursos”? A serio? O chrome passou a ser usado exactamente por ser leve e fluido, depois mais tarde e que se tornou pesado…
No início começou a ser usado porque era leve e funcionava muito bem com determinadas tecnologias, mas ainda não era conhecido, nessa altura era o Firefox o desejado. Quando começa a ser conhecido, já não é leve, já tem extensões, muitas ferramentas e aí já é pesado. Na verdade nunca foi conhecido por ser leve e poupado, mas porque era bom.
Victor M, relativamente ao chrome://flags, se e quando for possível,era “necessário” um paper sobre as “profundezas” das flags mais importantes existentes no Chrome, como forma de acelerar ainda mais este web browser.
Existem muitos tweaks que devem ser dados a conhecer, sobre isso mesmo.
Precisamente a Versão 67.0.3396.99, vem por Default com Site isolation trial opt-out, pelo menos aqui.
se era no início, então não é nunca. o Português só parece difícil, mas não é
@rrb O português também não parece ser o teu forte: as frases começam por uma maiúscula e terminam num ponto final.
ver etiiqueta
o Leo disse a verdade Vitor, não é dificil reconhecer que voces erraram quando escrevem nunca foi. No entanto é verdade que só se tornou mais popular depois mas ainda assim bem mais leve do que é neste momento.
Não está errado, podemos pensar que no início, despido de quase tudo, era leve, sim era, mas depois de começar a ter as ferramentas, tornou-se no melhor, no mais produtivo mas deixou de ser leve e poupado em recursos consumidor. Nessa altura é que se fala no Chrome como ele hoje se apresenta. Mas a interpretação é livre, nós temos a nossa e vocês são livres de ter a vossa. Lembro-me de um dia eu ter dito que o Chrome iria derrubar o Firefox e nessa altura caiu o Carmo e a Trindade, com pessoas a insurgirem-se contra o que escrevi… mas a verdade estava ali bem presente no que eu na altura referi: http://bit.ly/2BFCmEM
Abr.
vou ter que começar a usar o edge?
Eu já comecei e não penso mudar até que apareça um melhor…os “enfeites” e os apps do Chrome não me fazem falta nenhuma! O Edge tem as essenciais e quanto mais “carga” colocar no browser mais “pesado” e lento ele fica!
Sim o Edge é para mim a escolha e não preciso do Chrome.
Continuem todos a comprar Intel, depois dá nisto…
Continua sem estar informado e depois dá nisso.
https://www.extremetech.com/computing/269711-new-spectre-variant-discovered-that-affects-amd-arm-and-intel
fanboy numero 1 apareceu
Todos têm algum tipo de problema, normalmente vários, infelizmente não é só a Intel.
Os processadores são incrivelmente complicados, e tentaram espremer todo o potencial possível.
Já para não falar nos famosos backdoors que têm de ser incluídos seja com conhecimento oficial do fabricante (através de decisão da gerência) ou não (empregado bem colocado faz as alterações necessárias sem prestar contas à gerência).
O problema não é só em CPU’s Intel.
Pesquisar bem as noticias, antes de assumir algumas coisas.
O Spectre, afecta Intel, AMD, ARM, etc… ninguém se safou destes ultimos.
Ver, por exemplo, CVE-2017-5753 e CVE-2017-5715. O Meltdown CVE-2017-5754.
Também tens a CVE-2018-3639.
E, a novidade de ontem, Spectre 1.1, CVE-2018-369.
Pois é mesmo eu que nunca tinha tido AMD no desktop á um ano atrás comprei um Ryzen e wow muito dificilmente volto para a Intel.
Tretas da google, o slimjet (por exemplo, existem outros) usam bem menos memória, têm a mesma base e até bem mais funcionalidades e não aumentam a memória, bem pelo contrário.
Ver o changelog (https://www.slimjet.com/pt/whatisnew.php), desde a versão 18.0.1 que têm esse patch, já agora vejam a pegada dele versus o chrome e vejam quem realmente é melhor (até no desempenho é melhor, a google joga com o nome tipo “Apple”)….
O browser que menos recursos consome e é leve é o Opera, mas pouco se fala aqui no Pplware!!! Eu utiliso o opera
Lá por não seguires o tema Opera não quer dizer que não seja aqui abordado, que é e bastante. Nunca dês como sendo uma falha dos outros quando a falha é tua 😉 E fazes bem utilizar que é um browser fantástico.
Não é verdade.
O Opera é a mesa coisa que o Chrome, só com uma pintura diferente!
explica-me essa tua afirmação?
E para o pessoal que não tem processadores com esse problema? o chrome vai continuar a consumir RAM sem necessidade?
Os únicos processadores sem este problema são: processadores futuros e processadores pré Intel Core Duo.