A Mozilla está preocupada com a sua privacidade e mostra-o agora no Firefox
A nova versão do Firefox chegou de forma quase silenciosa e com várias novidades. A Mozilla voltou a melhorar o seu browser e quer mostrá-lo aos utilizadores.
Uma novidade que poucos notaram nesta versão 70 está associada à privacidade. A Mozilla passou a mostrar um relatório de todas as ameaças à privacidade que foram bloqueadas. Há muito mais informação presente, sempre associada ao utilizador.
Mais privacidade no Firefox
A acompanhar todas as mudanças que a Mozilla tem trazido ao Firefox estão outras associadas sobretudo à privacidade e segurança. Este browser revela assim que pretende forma como usamos a Internet e como as grandes empresas monitorizam e perseguem os utilizadores.
Para isso tem mecanismos ativos que impedem que os utilizadores sejam monitorizados e que os seus dados sejam recolhidos. Até agora estavam prontos a ser usados, mas esta mais recente versão tornou-os ativos para todos.
A Mozilla quer proteger os seus dados
Sendo esta proteção feita de forma invisível, os utilizadores acabam por não ter noção do seu impacto. Para dar forma a estas medidas, passou a existir no Firefox uma nova área. Junto do endereço existe agora um menu que dá acesso a informação útil.
Aí dentro temos informação semanal sobre os cookies bloqueados, que estão associados a identificação, redes sociais ou mineração de moedas virtuais. Há também informação sobre dados recolhidos para criar perfis dos utilizadores deste browser.
O browser ainda vai crescer mais
A Mozilla vai mais longe e nesse mesmo relatório de proteção agrega mais dados. Podem ver informação sobre fugas de dados associados ao email e passwords do utilizador. Similarmente, todos os dados do Lockwise estão também presentes.
Esta nova informação vem, todavia, materializar e tornar visível uma parte cada vez mais importante dos browsers. A privacidade é cada vez mais uma preocupação e o Firefox quer mostrar a sua parte ativa neste processo.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Mozilla
Neste artigo: browser, dados, firefox, mozilla, privacidade
Tem algo errado nisso! Como pode a Mozilla querer impedir a recolha de dados se ela mesma faz um relatório dos dados que foram impedidos de serem recolhidos? E para ter análises sobre a segurança do email e password do utilizador esses devem ser analisados por alguem, portanto foram recolhidos do computador e enviados para algum server! Tenho certeza que isso é apenas uma forma de dar motivo e justificar a recolha de dados que é e sempre foi feita pela Mozilla. Alias, ando desconfiado desse navegador desde a versão 66 que já exigia cadastro e email do usuário para fins de sincronizar, mas na verdade somente identifica e rastreia o usuário pela própria Mozilla para certamente lucrar com a informação!
Falta ao Firefox uma password mestra, como já tem, mas apenas para aceder às “credenciais guardadas” e que seja independente do preenchimento automático dessas passwords nos respectivos sites, porque tal como está, em cada site que visitamos pede constantemente a password mestra, e isso é terrivelmente chato!
Até onde sei, o foco da mozilla FF é o browser… logo, se um software é gratuito, normalmente os dados do cliente é que pagam a fatura. E até onde sei também, a Google injeta alguns bons dólares lá. Todos sabemos que a Google e dados também andam de mãos dadas. Portanto, o cliente da mozilla é a Google e como tal, o cliente tem sempre razão. 1+1 = 2. Com pena minha, porque acho que o FF é o melhor browser do mercado atual. Mas só o uso, assim como o Chrome, para o trabalho. Navegação passa por outros browsers mais interessantes nesse aspeto.
“Navegação passa por outros browsers mais interessantes nesse aspeto.”, e quais são eles, segundo o teu ponto de vista?
Eu também fiquei curioso sobre esses browsers.
Não há… É imaginação dele. Há praticamente 3 motores, o do chromium, o da Mozilla e o da Apple. Até a Microsoft vai usar o chromium… O resto não tem expressão nenhuma e são coisas de testes/amadoras/hobbies.
Portanto, todos os browsers por aí usam um dos 3 motores. Ele usa, como toda a gente, um dos 3. Depois cada browser veste uma camisa, um é a camisa chamada Chrome, outro é a camisa Opera, outro é a camisa Firefox, e por aí fora…
Ele pode usar um browser alternative que não usa nenhum dos 3 motores
https://en.m.wikipedia.org/wiki/List_of_web_browsers
Estão aí listados os browsers e os motores…
Se reparares bem, exitem estes e motores… O resto é tudo feito em cima destes… Já sei, há um tal de goanna que é um fork do Firefox, portanto, é um Firefox ripado de código em Rust, e depois há algo como o konkeror, que é super instável e para navegar na NET é impraticável, e já experimentei.
Quanto a browsers baseados em texto, só para ver documentação, fora isso ninguém usa aquilo para mais nada. Portanto, quais alternativos?
Dizes serem 3 mas enumeras 5 (o da Apple, o da Microsoft que vai passar a usar significando que ainda não usa, opera, ff e chrome). Motor é uma coisa, o restante browser em si é outra. E nunca disse que não usava nenhum dos ‘grandes’. Agora se quiseste mostrar conhecimento atirando pedras e sendo o ‘sabichao’ da zona, congrats my friend xD
Eu sei o que te disse. Os motores que 99,9% dos utilizadores usam são os 3 que te referi. O usado pelo conqueror do projecto KDE não é usável, podes tentar usar, e chegas á mesma conclusão que eu cheguei. O motor goanna é o mesmo do Firefox expurgado de algum código Rust. A Microsoft, no browser que Edge usa o chromium.
E sim, tu usas um dos 3 motores. E sim, o browser no seu todo não é apenas o motor, tens razão. Mas praticamente tudo o resto são coisas á volta do motor. Daí parecer que o Vivaldi ou o Opera são muito diferentes, quando na realidade, são muito parecidos.
E como te referes ao Firefox como o que achas ser o melhor browser do mercado, mas desconfias da intenção da empresa, tens a versão da GNU, o IceCat. Continua a ser um browser com um motor da Mozilla, mas expurgado.e com uns plugins E mais umas alterações. É mais seguro que o Firefox? Eles dizem que sim e eu acredito.
Continua a ser um Firefox? Sim, continua.
É usável? Sim é, mais ou menos, já que a maioria dos sites hoje em dia tem JavaScript e O browser é um bocado restritivo nisso. Por experiência própria, há sites que não se consegue navegar.
Portanto, eu conheço o panorama dos browsers, o que tbm não é difícil, e mais uma vez, tu usas o que toda a gente usa, um dos 3 motores com uns pozinhos para ser diferente.
“Navegação passa por outros browsers mais interessantes nesse aspeto.”, e quais são eles, segundo o teu ponto de vista?
Estou a usar a 68.2 ESR, essas opções também já podem ser usadas?
Esta é a mesma Mozilla que para se criar uma conta online lá… pede dados pessoais: o e-mail.
Poderiam simplesmente atribuir dados de acesso aleatórios para não terem de guardar dados privados, e uma senha mestre GRANDE (tipo: “YHD7P-YHEUK-67SZ5-RZMW9-T45N4-UFTJV-KVD42-L7RCT-D5JYH-KN5KQ” segurança de ~258 bit) para manter os dados sempre BEM encriptados online mas não… era pedir de mais.
Não é necessário utilizar esta ferramenta de «protecção» de dados desenvolvida pelo navegador Firefox, sendo que essa opção deve ser totalmente desactivada.
Posto isto, basta instalar as seguintes extensões:
– AdGuard
– HTTPS Everywhere
A extensão AdGuard, é extremamente completa no bloqueio de rastreios, phishing, malware, anúncios, cookies, aborrecimentos, etc, sendo o mais completo sistema de segurança e privacidade para se instalar no navegador, com um claro destaque para o chamado «Modo Stealth».
Recomenda-se a todos os usuários(as) que conheçam e explorem a extensão AdGuard.
Gostava que não se preocupasse tanto pois há sites em que tenho interesse em deixar passar algo e não tenho meio de contornar isso.
FF primava por deixar o user fazer o que bem entender…
À esquerda da barra de endereços há um escudinho editável.
* configurável, digo.
se funcionasse…
“A ligação segura falhou
Ocorreu um erro durante a ligação a http://www.dolce-gusto.pt. PR_END_OF_FILE_ERROR
A página que está a tentar ver não pode ser mostrada porque não foi possível verificar a autenticidade dos dados recebidos.”
este é um dos sites e não há maneira de ultrapassar. os certificados deles estão validos (já contactei o webmaster) e nem desligando AV, firewall e tudo o que diga respeito a segurança :'(
estou na mesma. frustrante. e não está acontecendo só com o Firefox, é com o Chrome também. o único site que está funcionando é o Edge Beta. to achando que isso é coisa do Windows.