Microsoft Edge instala extensão da Google sem autorização do utilizador
A Microsoft trata o Edge como sendo um dos seus principais produtos, face à muita utilização que tem. Este browser tem crescido e ganho muito espaço, ajudando a empresa a ter muito mais visibilidade. Agora foi descoberto que está a instalar uma extensão da Google sem autorização do utilizador.
Os utilizadores do Windows estão já habituados a que a Microsoft assuma o controlo do seu sistema operativo em determinadas situações. São muitas as conhecidas e que mostram que a gigante do software toma controlo e executa vários passos de forma não visível e, principalmente, não autorizada.
Isso volta agora a ser visto, mas com o foco a estar no browser da Microsoft. O Edge está a receber uma nova extensão da Google, que surge sem que o utilizador seja consultado ou se quer tenha sido pedida autorização para que isso aconteça.
Em concreto, a nova extensão que surge no Edge é a Google Docs Offline, criada e dedicada ao Chrome. Esta permite que possam ser criados ou editados documentos na suite de produtividade da Google, mesmo sem acesso à Internet.
Do que foi testado, esta não surge em nenhuma versão específica do Edge. Foi encontrada tanto nas versões beta como nas Canary, bem como nas versões estáveis. Assim, não parece ser um teste limitado ou focado num grupo de utilizadores.
Curiosamente, apesar de estar instalada de forma silenciosa e não autorizada, esta extensão está desativada no Edge. Apenas se o utilizador carregar no botão para recuperar é que esta volta a ser ativada e fica pronta para ser usada no Edge.
Naturalmente que se o utilizador preferir pode simplesmente remover esta extensão do Edge e acabar com o problema. Ainda assim, volta a ser uma posição de controlo que a Microsoft assume, agora no Edge. Já antes o tinha feito em outras apps e outras situações, sempre sem a autorização do utilizador final.
Este artigo tem mais de um ano
Nada de novo no sistema operativo Mirasoft.
Quando é que vão parar com a “media bias” contra a microsoft e xbox?
A extensão além de estar desactivada, dá para remover. Quando é a google a tratar disso no chrome ou outra com o seu browser ninguém escreve artigos.
Não os leres é uma coisa, não existirem é outra. 😉 aqui informamos sempre de tudo. Tens é de ler.
E o android que vem instalado uma porrada de apps que eu não dei autorização quando comprei o telemovel ahahahah
E às vezes, tu desinstalas essas aplicações e já me aconteceu a Google voltar a instalar do nada…
É por isto que mudei para o sistema pinguim.
Chocado.
Ainda não apareceu aqui.
Não é sem permissão do utilizador. A partir do momento em que um pessoa utiliza um software e aceita os termos de utilização está a aceitar explicitamente que a empresa-mãe faça a manutenção do software da maneira que entender. E se o utilizador não concordar facilmente deixa de utilizar esse software e procura uma alternativa. É a democracia a funcionar. Em alternativa a mesma democracia permite que cada um crie o seu próprio pc e o seu próprio software desde que respeite as regras do país onde vive. Força nisso…
A Microsoft baseia o seu browser no chromium logo é normal que, por contrato, tinha de fornecer algumas ferramentas da Google. Se fosse algo prejudicial ao utilizador era compreensível que as pessoas se queixassem, mas neste caso até é algo bom!
Não vejo este tipo de comportamento quando a Apple impõe isto é aquilo, nem quando a próprio Google o faz, nem a Sony mas consolas. Só contra MS. E o vosso enviesamento começa a incomodar ao ponto de cada vez menos frequentar o vosso site.
A MS ganhou uma fama da qual não se livra. São sempre os maus da fita apesar de disponibilizarem o seu Software em quase todo o lado (Office, .NET Core, VS, etc). Pode haver uma falha pontual no suporte, mas sempre é bem maior que por exemplo o da Apple onde a sua suite de produtividade é exclusiva do macOS, o seu IDE idem, Air Drop, etc.
E essa mania que a MS espia tudo o que fazem, vão lá ver se não existe recolha de dados nas demais aplicações que usam no Android e/ou iOS. Google Analytics, conhecem? Isto para não falar dos SOs em si, ou acham que a inteligência das recomendações, auto-completes e afins funcionam por magia.
Ora aí está! Mas a fama foi ganha por que razão? Alguém a semeou… A MS durante anos “ofereceu” o seu software sem contrapartidas. Nunca bloqueou o acesso aos Win XP e 7 piratas. Agora oferecem uma boa opção e são criticados.
Há uns anos atrás quando tive um iPhone (melhor tlm que tive) foram-me impingidas apps e alterações em actualizões de software que não gostei. É a vida… aceitei as condições quando liguei o aparelho pela primeira vez. Reconheço que a empresa pensa no consumidor médio e que nem tudo me vai agradar, mas existe um esforço para melhorar e isso conta na confiança que é transmitida ao utilizador.
Tirando a parte das empresas e seus softwares especificos, nao entendo o que se faz no Windows que nao se consegue fazer no linux.
Penso que a questão não será tanto o que não se consegue fazer, mas sim a facilidade com que se faz. Nem toda a gente tem conhecimentos de informática suficientes para, sequer, mudar o sistema operativo dos aparelhos que compram, quanto mais adaptar-se e fazer frente aos “desafios” de usar linux.
Isso e um mito. As pessoas tanto fazem asneira no windows como no linux.