Google prepara alteração no Chrome para o browser conseguir poupar ainda mais bateria
A Google tem realizado um esforço grande para conseguir tornar o Chrome um browser mais comedido no que toca aos consumos de recursos. Um dos focos maiores tem sido a parte associada aos consumos de bateria, onde tem havido algumas novidades.
A gigante das pesquisas está agora a testar uma novidade, para dar ao utilizador o controlo total nesta área. Quer assim alterar o Chrome para que este browser e os seus utilizadores possam conseguir poupar ainda mais bateria.
De forma muito discreta, a Google tem conseguido melhorar o Chrome e tornar este browser mais eficiente para os seus utilizadores. São pequenas alterações e mudanças que, na prática, o tornam mais eficiente e ainda mais apelativo de usar para os seus muitos utilizadores.
A empresa avalia estas mudanças nas versões de testes, preparadas para acompanhar a sua evolução e assim alargar as suas capacidades. Uma novidade está agora a ser experimentada e testada, para depois ser alargada a todos. Desta vez quer dar aos utilizadores o controlo dos consumos de bateria.
Por agora esta novidade está apenas na versão Canary do Chrome, devendo ser ativada com duas flags (High-Efficiency Mode e Battery Saver Mode). Após este passo passa a estar disponível uma nova opção quer permite aos utilizadores ativar a poupança de bateria, em momentos que estes entendam ser necessários.
Para o conseguir, o Chrome vai colocar em pausa os separadores que não estejam a ser usados. Há ainda a ajuda direta que vai gerir as páginas visitadas para ver quais mais consomem recursos. Para controlar tudo, existirá um novo ícone na zona superior, para assim dar o controlo total da bateria ao utilizador.
Como referido, esta novidade está ainda numa fase inicial de desenvolvimentos e deverá em breve ter uma visibilidade maior. Por agora está em testes e tem de ser ativada manualmente, para assim dar ao utilizador o controlo total sobre os consumos e a poupança de bateria.
Em breve, espera-se, esta novidade será alargada a todos os utilizadores do Chrome pela Google. Desta forma simples e direta, os utilizadores vão poder gerir o seu browser e decidir quando este vai poupar bateria.
Este artigo tem mais de um ano
Bem,de momento esta alteração penso que se cinge apenas ao Google Chrome Canary para desktop porque para Android não está disponível.Já tentei activar as flags no Google Chrome Canary no meu smartphone e elas não estão disponíveis.
Usa o do Windows. É muito mais provável que as consigas ativar e usar.
Oi? Usar a do Windows num Android? 🙂
Usar o Chrome do Windows no Windows… pff não sejam tão literais que com estes comentários até passam por estúpidos
Ora bem no artigo o foco é a baixa de consumo de baterias (principalmente em telemóveis, deduzo) e depois sugerir usar a versão desktop é caricato.
Eu não chamei o Pedro de estúpido apenas achei engraçada a resposta que ele deu. Entendi perfeitamente o que ele quis dizer: que essas opções estão disponíveis no Windows. Mas não deixou de ser um lapso…
O artigo é vago efetivamente, mas se analisares as imagens do artigo veras que é chrome para windows
@Fusion eu sei disso.
O lapso foi ter indicado testar a versão do Windows no Android.
Só achei piada a isso, mais nada. E acredito que o Pedro não levou isso a mal…
Eu não uso mais Google Chrome desde há alguns anos. Não faz mais sentido para mim ter ele e o Edge, que suporta as extensões dele e é tão rápido quanto. Ter 2 navegadores consome muita RAM e como não quero desativar o Edge, prefiro usar o Chrome.