Chrome 100 poderá bloquear milhares de sites na Internet, mas Google prepara solução
Apresentado em 2008, o Chrome tem crescido nas mãos da Google e é hoje o principal browser da Internet. Esta proposta da Google terá em breve um problema que poderá bloquear milhares de sites na Internet, tudo por culpa do número da versão.
A Google está ciente do que poderá acontecer e já está a preparar uma solução. Este é um problema similar ao que aconteceu há mais de 20 anos, o bug do milénio (Y2K), e que, na verdade, foi resolvido antes de ser um problema real.
Há um novo problema no Chrome
Usamos o browser para navegar na Internet, mas, na verdade, há muito que não conseguimos ver e que é essencial para este processo. Propostas como o Chrome comunicam com as principais plataformas web, apresentando informação que estes necessitam para poder oferecer os sites.
É precisamente aqui que existe o novo problema do Chrome que a Google terá de resolver muito em breve. Este vai colocar milhares de sites inacessíveis e sem conseguir comunicar com o Chrome, bloqueando assim a utilização normal da Internet.
Bloquear milhares de sites na Internet
Em concreto, o problema está no User Agent do Chrome, que serve para identificar este browser perante o servidor. Com um formato bem conhecido, vai passar a ter 3 dígitos e muitas plataformas optaram por ler apenas os 2 primeiros valores. Assim, em vez do Chrome 100, a comunicação será feita com o 10.
Mozilla/5.0 (Windows NT 10.0; WOW64) AppleWebKit/537.36 (KHTML, like Gecko) Chrome/96.0.4664.110 Safari/537.36
A primeira solução da Google parece ser o mover da versão principal para a posição seguinte (Chrome/99.100), mas será ainda pouco eficiente. A gigante das pesquisas está já a contactar as principais plataformas para corrigirem esta situação.
Google prepara solução para o seu browser
Os esforços da criadora do Chrome vão mais longe e há já formas de testar este novo browser. Existe uma flag dedicada a testar esta mudança e também o site Is Chrome 100 yet? onde tudo pode ser testado.
O Chrome 100 deverá chegar na primeira metade de 2022, altura em que este problema se poderá manifestar. Espera-se que até lá a Google consiga encontrar uma solução e que este browser não deixe de funcionar da forma como conhecemos hoje.
Este artigo tem mais de um ano
chrome sempre a arranjar problemas, é por isso que não uso
Nunca tive problema nenhum numa versão final do Chrome…
Enquanto necessitarmos de aceder a conteúdos que estejam alojados em servidores sobre o dominio destas plataformas que são pertença de empresas com um capital enorme e com uma tendência de dominio e control sobre as coisas…… a Amazom criou e continua a desenvolver uma serie de equipamentos que nos rouba largura de banda de internet e se comunicão entre os equipamentos de forma independente…… existem milhões de equipamentos deste tipo na casa das pessoas a nível global e não temos noção ou conhecimento do que nos rodeia.
O Firefor tb já vai na versão 95, daqui a 5 versões estará na 100 e terá o mesmo problema.
https://beakerbrowser.com/
A Internet como a conhecemos existe inalterada (mais ou menos) nos últimos 50 anos. Pessoas em todo o mundo usam seus dispositivos para recuperar dados de enormes servidores espalhados pelo mundo.
Um grupo de tecnólogos dedicados querem mudar isso para fazer da Internet um lugar onde as pessoas possam se conectar e compartilhar informações diretamente, em vez de depender de um servidor central (descentralização).
O que é ‘Web ponto a ponto’?
De acordo com um dos desenvolvedores do navegador Beaker, “A Web P2P é um conjunto experimental de tecnologias … para dar aos usuários mais controle sobre a Web”.
Além disso, eles dizem que a Web ponto a ponto tem três princípios principais: qualquer pessoa pode ser um servidor; vários computadores podem servir ao mesmo site; não há back-end.
Internet há 50 anos? O copy/paste (em português do Brasil e sem sentido) é excelente, para alguém que diz que há 50 anos havia Internet.
Chama-se torrent… já é usado há mais de 20 anos, começou no IRC e ainda hoje é uma das principais formas de pirataria e forma de partilhar dados por várias pessoas, sem estar a enviar para um serviço (quase todos pagos) para o distribuir.
Esta é boa!!!! Onde havia Internet há 50 anos? O amigo delira.
Vasco Mata e Lurdes Sousa: a internet foi criada nos anos 60 nos EUA. Agora se se querem referir a internet como a temos hoje pelo mundo todo, foi nos anos 90. Entre ~40 anos e 50, o alt.menino não anda longe mas parece-me que vocês andam 🙂
Da 96 á 100 ainda faltam 4 versões…e as possiveis actualizações a elas mesmo… porreiro mesmo era saber o que vinha na 97 e 98 e 99…
Em resposta ao Vasco Mata https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_Internet quando diz sem sentido, aceito…… é uma opinião.
O seu conceito de Internet é diferente do nosso. O que havia há 50 anos era uma infraestrutura que permitiu o desenvolvimento da Internet tal qual a conhecemos hoje. Vá à Wikipedia (mas em inglês, porque em português é anedótica) e verifique a biografia do fundados, Sir Tim Berners-Lee. Em 1991, não havia ainda nada que se pudesse chamar Internet, esta e a nossa. «In 1989, CERN was the largest Internet node in Europe and Berners-Lee saw an opportunity to join hypertext with the Internet». A nossa net é a do hipertexto.
*fundador
A Internet como a conhecemos existe praticamente inalterada desde o seu inicio. Mais ou menos isto, acrecentando um periodo de 50 anos, talvez em memória dos tempos em que quando se compra-va um computador tinha que o fazer arrancar através do terminal no escuro, eu passo explicar porque não deve ser do tempo de todos os presentes, tinha que se ter uma cabula ou boa memória dos passos todos a executar. Uma boa parte dos que se diziam cránios do assunto iam as lojas fazer a develução dos PCs reclamando que estavam avariados, por default os monitores carregavam imagem no arranque, quem é desse tempo talvez se recorde, foi á 35 anos atrás, sem wikipedias. Depois fica muito feio arrranjar-mos um cabelinho encaraculado quando se fala de uma juba “Exemplo: os 50 Anos” eu já comentei aqui, que procuro aprendizado e não medalhas ou bicicletas, sozinho já aprendi, jardinagem, pintura, calçada portuguesa, lavar louça, lavar roupa, estender roupa, etc, etc, e outras coisas mais, que não fazem de mim mais do que ninguém. Partilhem conhecimento e não frustrações, peço desculpa por alguns erros ortográficos que cometo, o meu teclado está com um atraso/delay e por vezes não dou conta e outras vezes é falta de calo. Um Bom Ano, para todos nós.
Esqueci-me, de comentar que estar a mexer com um sistema operativo “Kodachi Linux” todo em Inglês e a escrever em Português de Portugal, não é bem o meu forte á quem diga que só as senhoras tem a capacidade de executarem multitarefas e acredito que seja bem verdade.