Google Maps para iPhone já consegue analisar capturas de ecrã
A Google introduziu recentemente uma funcionalidade discreta, mas bastante útil, na aplicação Google Maps para iPhone: a capacidade de analisar automaticamente as capturas de ecrã (screenshots) tiradas pelo utilizador, com o objetivo de facilitar a pesquisa de locais e pontos de interesse.
Capturas podem ser importantes no Google Maps
Ao tirar uma captura de ecrã de um mapa, rota ou localização, a aplicação pode agora detetar esta imagem e sugerir ações úteis, como abrir diretamente o local no mapa, mostrar direções, guardar o sítio ou partilhar com outros contactos.
Esta funcionalidade recorre à análise local das imagens, respeitando as definições de privacidade do utilizador.
Como guardar capturas de ecrã no Google Maps
Para já, apenas está disponível no Google Maps para iOS (inglês dos EUA) e será disponibilizada no futuro para Android.
Contudo, deixamos os passos necessários para usar esta nova ferramenta.
- Vá ao separador “Tu” na aplicação Google Maps.
- No topo, verá uma secção chamada “Capturas de ecrã” com um ícone a dizer “Experimenta!”. Toque nesse ícone. Isso abrirá um vídeo explicativo da funcionalidade — pode até testá-la enquanto o vídeo decorre.
- Aparecerá um pedido para permitir que o Google Maps aceda às suas fotografias. Escolha quando quer dar esse acesso. (Existe também uma opção manual, caso não queira permitir o acesso total. Falamos disso mais abaixo.)
- Da próxima vez que tirar uma captura de ecrã com informações de localização, abra o Google Maps.
- Se o Maps reconhecer o local da imagem, surgirá uma mensagem a indicar que há lugares prontos para rever.
- Toque em “Rever” e decida se quer guardar a imagem na sua lista de capturas ou não. (Pode, mais tarde, adicionar essas imagens a outras listas também.)
- Também pode carregar capturas manualmente: vá ao separador “Tu”, selecione a lista de capturas de ecrã e carregue manualmente as imagens. O resto do processo é igual.
- Os locais guardados aparecerão diretamente no mapa ou podem ser consultados através da lista no separador “Tu”, facilitando o acesso em movimento.
Utilidade prática
Esta novidade é especialmente útil para quem costuma guardar mapas ou locais como lembrete visual, sem querer copiar links ou escrever nomes.
Com esta ferramenta, o processo torna-se automático e mais inteligente, poupando tempo ao utilizador.