A Google já conseguiu colocar o Chrome a consumir menos RAM no Windows 10
A Google tem lucrado muito no Chrome com a abordagem da Microsoft para o novo Edge. Esta proximidade leva a que o sistema da Microsoft possa adaptar-se para dar ainda mais a este browser, algo que todo os outro scom a mesma base aproveitam.
Assim, esperava-se que o Chrome aproveitasse em breve uma novidade da Microsoft para o Windows 10. O resultado esperado era uma diminuição da memória RAM consumida, algo que agora já está a acontecer, ainda só no Chrome Canary.
Menos RAM consumida neste browser
Os consumos de RAM do Chrome são normalmente muito elevados. Esta situação não se limita ao Windows 10, mas espalha-se em muitas outras plataformas onde este browser pode ser usado. A Google tem feito esforços para o contrariar, mas quase sempre sem sucesso.
Para ajudar neste ponto, a Microsoft deu ao Windows 10 uma nova ferramenta importante. Chama-se "SegmentHeap" e vai reduzir os consumos de memória RAM, com o Chrome a ser um dos mais beneficiados.
Melhoria importante no Chrome
A Google tinha já dado indicações de que queria explorar esta novidade e sobretudo melhorar o seu browser. Não avançou com datas ou com outra informação, mas aparentemente tomou de imediato em mãos a tarefas de incorporar as melhorias no seu browser.
Uma publicação feita por Bruce Dawson, um programador da Google, revela que a mais recente versão Canary deste browser traz uma novidade importante. Esta deverá consumir já menos memória RAM, por explorar o "SegmentHeap".
Google aproveita mudanças no Windows 10
Tal como em muitas outras situações, a Google vai agora avaliar a utilização desta novidade no Chrome. Irá também fazê-la evoluir e crescer, passando depois para as restantes versões, até chegar posteriormente aos utilizadores finais. A data para este momento ainda não existe.
Este será um passo importante e muito esperado pelos utilizadores. Os consumos de memória RAM no Chrome têm crescido nos últimos anos, sem que a Google consiga, contudo, meter um travão nesta situação.
Este artigo tem mais de um ano
Bom dia e obrigado
Mas quem é que precisa disto, visto que a maioria tem tudo dados ilimitados e no sistema móvel o Windows é insignificante.
Mas és só parvo ou não percebes mesmo nadinha de nada? O que é que a RAM (Random Access Memory) tem a ver com dados ilimitados e o Windows Mobile?
É com cada um que aparece…
Perdeste toda a razão ao vires com esse discurso. Nem toda a gente tem o mesmo nível de conhecimento, ninguém nasce ensinado.
E costumas criticar publicamente assuntos de que não percebes patavina?
Não vou falar de naves espaciais se não percebo nada do assunto.
Acho que te enganas-te. Deves te estar a referir ao outro artigo que fala.sobre o Windows 10 andar a gastar muita internet…
Pedro, devem estar aí muitos separadores abertos para consumir 2GB de memória no Chrome…!!!. Ou então é um pc com muito mais ram que o meu…4GB!!…. Eu que acho que 400 Mb já é muito!!! Mas e certamente uma boa notícia para todos nós, para quem tenha muita ou pouca memória ram.
Usem o Vivaldi. Mesmo baseado em Chromium, tenho cerca de 50 tabs abertas, já usando a funcionalidade de poder agrupar as tabs numa única tab à mais de 2 anos e mesmo assim com 50 separadores abertos consome menos que o Chrome com 10 separadores abertos. 10 dos mesmos separadores que tenho aberto no Vivaldi.
Uso o Edge Chromium e não me queixo. Para além de achar completamente estúpido ter 50 tabs abertas…
Não se queixa porque ainda não lhe aconteceu dar erro ao abrir uma página
Rodrigo
isso é obvio. O vivaldi (e o opera) têm uma funcionalidade que é a de suspender os consumos da tab. ou seja, podes ter 50 tabs abertas, 49 delas estão suspensas, só a que estás a ver é que está a consumir ram e processador.
Gasta muto na RAM CPU e Bateria quer do PC Telemovel ou tablet mas é um bom navegaor
Então não foi a Google que conseguiu melhorar o Chrome, foi a própria Microsoft, o título é enganador!
Atenção que o título não diz que a Google conseguiu melhorar o Chrome, isso foste tu que disseste, o que diz é que a Google conseguiu colocar o Chrome a consumir menos RAM. O trabalho para isso nunca é só de um lado, nunca te esqueças que nenhum browser trabalha num sistema operativo sem um esforço lado a lado.
A cada actualização dizem sempre que está mais rápido e que consome menos memória. A ser assim, a esta altura o Chrome já deveria abrir antes mesmo de se clicar no ícone, com tanta promessa acumulada de velocidade, e estar a consumir menos RAM que o Notepad. Só que, na realidade, continua pesado e a crashar por falta de memória.
no mundo dos browsers, ganhar 1 centésimo de milisegundo em velocidade e consumir menos 1KB de ram já é motivo para a empresa dizer que o browser está mais rápido e leve.
No meu firefox esta a consumir 361Mb. E muito ou pouco ?
Dependes de quantas abas estás a fazer uso. Eu, por exemplo, por agora tenho 9 abas em aberto (YouTube e Pplware com diversas abas para leitura) com o consumo de 829mb. Considero o consumo um tanto exagerado.