Wozniak: Wearables como o iWatch serão difíceis de vender
Depois de estar quase certo que a Apple irá apresentar o seu relógio inteligente, e depois de muitos mais terem já sido apresentados, o polémico Steve Wozniak, co-fundador da Apple, admite que os wearables como o iWatch vão ser difíceis de vender! Já no mês passado, Woz afirmava que "O Galaxy Gear é completamente inútil". A verdade é que ainda há muita reticencia quanto a estes equipamentos... poderá o co-fundador da Apple ter razão?
Steve Wozniak, o co-fundador da gigante Apple que recentemente fez 64 anos, volta a estar na 'baila' devido a mais uma das suas intervenções polémicas.
Desta vez o alvo são os wearables que, segundo Woz, não vão ser nada fáceis de vender!
Foi numa troca de emails com a CNET, que Wozniak afirmou que:
"I feel that wearables are a hard sell. [...] They are go-betweens for your smartphone but are an extra piece and need special advantages that the smartphone doesn't have, in my opinion. If they are just a Bluetooth go-between then it could wind up in the category of Bluetooth headsets: Fun to wear and show off for a day."
Woz adianta que está a conter a sua respiração enquanto espera por aquilo que a Apple poderá vir a lançar, no seu evento, a 9 de Setembro, e revela que os grandes problemas de alguns smartwatches já lançados, são as poucas vendas e as miseráveis análises feitas.
Possível iWatch da Apple
Woz adianta ainda que seria interessante ecrãs maiores que os existentes:
"I personally want a larger screen that can do more of what my iPhone does. [...] The small 1.5-inch by 1.5-inch screens don't hack it for me. If it serves as a speakerphone, the speaker had better be good. My Martian watch is usable for phone calls but not my Galaxy Gear, for this reason."
Contudo, Woz reconhece que é possível que a Apple incorpore algo ligado à saúde e bem estar nos seus relógios e isso seria atraente e um ponto a favor, bem como algo que se iria diferenciar.
“I would be turned off slightly, but I’m sure millions would be astounded, if [Apple] become another to build in an EKG display. [...] I would not be surprised to find some personal health aids built in, Fitbit style.”
O iWatch é um produto muito esperado, uma vez que a Apple já não lança nada de 'diferente' desde o iPad, em 2010. Contudo ainda parece haver muitas reservas quanto aos smartwatches!
Concordam com a opinião de Steve Wozniak?
Este artigo tem mais de um ano
Acho que pela primeira vez concordo com o que ele diz. Penso que os smartwatches são um pouco inúteis, pelo menos os que já foram apresentados, mas estes novos como o iWatch deveram ter algo de novo mas nada que justifique a compra, acho eu. Mas por outro lado, acho que o iWatch poderá vir a ter uma boa venda, não digo como foi o lançamento do iPad, mas vão-se vender bem, pois é um produto novo da Apple e todos lhe querem deitar a mão, nem que seja para ser “Cool”
Também estou um bocado reticente… vamos esperar para ver se ‘pega’
lol, saiu o Android wear mas este pessoal pensa sempre que a Apple e que vai revolucionar tudo. vejam o Android wear a funcionar e vão ver que e uma grande experiencia usar em conjunto com o nosso telemóvel. O grande problema dos smartwatches atuais e o preço enorme que eles têm .
Tens cá um nick,deixa-me dizer-te….Que péssimo gosto,devias ter era vergonha!!
Estás a falar para mim? Se estás deixa-me já avisar-te que o que estás a fazer é cyberbullying, pois o meu nick É O MEU NOME VERDADEIRO!
🙂
Desde que vi num autocarro um rapaz a receber um alerta no relógio e depois tira o telemóvel do bolso para ver o que era, acho que o Woz tem razão quanto a utilidade destes relógios.
No entanto, tenho quase a certeza que a Apple quando/se lançar o tal relógio, não deverá ser mais uma tralha sem lógica que os outros já vendem.
Normalmente quando se vê a Apple lançar algo, é porque vai lançar algo útil. Eles para demorarem tanto a lançar este relógio é porque lhe devem estar a dar alguma utilidade.
Gostava de ver uma parceria com empresas como a Fitbit para lançarem algo em conjunto com a Apple e aí sim será algo útil e ligado a saúde (visto a Apple está a apostar na saúde no iOS 8).
O que tem o iWatch de novo?
Tens que pensar em saúde e adivinhar para que quis a Apple contratar esse tipo de peritos.
Cá por mim vai tentar convencer o pessoal que com o iWatch se morre saudável.
A lista das últimas grandes contratações:
http://articles.economictimes.indiatimes.com/2014-08-27/news/53284715_1_yves-saint-laurent-ceo-paul-deneve-angela-ahrendts
Mas isso é só porque tu pensas que a Apple tem a alguma coisa a ver com o resto.
A Apple não tem nada a ver com o resto, é outra liga.
lol tu ficaste apanhadinho de todo
não ficou, sempre foi, é extremista, é tipo aqueles fanáticos em que o clube deles é o maior do mundo e ponto final, mesmo que a montra de troféus esteja sem nada, não é o caso da apple, mas nem 8 nem 80, mas o que se há-de fazer.
Eu aposto que ele já tem um iphone 6 e um iwatch 🙂 e mesmo assim vai para a fila de um apple store no dia de lançamento!
Concordo! 😀
Ahh afinal consegues comentar eheh 😉
mas não podes alienar o povo ali na casa ao lado 😉
eheh não foi alienar, mas aqui há mais opiniões. 🙂
Não tem! Ele não tem acesso aos produtos antes do anúncio, já que ele não tem qualquer papel na Apple – apenas mantém uma espécie de lugar honorário, mas não trabalha lá. Poderá saber mais algumas informações por contactos que tem, mas…
O que pode é conseguir os produtos sem ter que ir a uma loja.
Por acaso a apple não partilha nada com ele há anos. Ele soube do iphone e afins quando todos nós soubemos. Hoje em dia a unica coisa que ele deve conseguir da apple é um lugar priviligiado nas apresentações da apple.
Por acaso a uns tempos a traz ele “confirmou” que lhe dão os idevices antes de eles estarem nas lojas, ele só vai para as filas por “gozo”.
Mas possivelmente só os conhece no dia em que são apresentados.
Outra vez arrwoz…
Basta a apple colocar estes dispositivos com preço bem puxadinho, que o ppl compra. Não é para todos, mas quem tem, passa por rei.
O comentário mais inteligente que vi sobre este artigo!!Concordo com tudo o que disse,Daniel.Nem mais. 🙂
Eu se fosse a comprar um smartwatch com Android wear dava-me muito jeito. É uma otima extensão do nosso telemóvel. Imagina-te a conduzires e recebes uma mensagem ou uma chamada, podes atender com o relógio, para não falar do que eles têm de muito mais. Vejam reviews do Android L, vale a pena 🙂
+1
não vejo grande utilidade na minha opinião nos smartwatches mas pode ser que me provem do contrário
As opiniões do Woz costumam ser muito viradas para aquilo que ele gosta, para aquilo que ele quer, o que na maior parte das vezes não se verifica para o resto do mundo. As expectativas são lixadas, mas espero grandes coisas de um iWatch. E sim, que seja virado para a saúde e tudo o mais, para trazer grandes melhorias para o nosso estilo de vida. 🙂
Estava a ver que era o único que não via utilidade num smartwatch…
Um smartwatch não traz nada de novo em relação a um smartphone, e ainda precisa de um smartphone para funcionar. Será que custa assim tanto tirar o smartphone do bolso?
Digamos que se o Steve Jobs tivesse ido nas conversas do Woz a Apple nunca tinha chegado a lado nenhum.
O Woz é um geek. A Apple faz produtos para um mercado que está disposto a pagar por uma experiência que pode ser até mais reduzida a nível de possíbilidades, mas com uma facilidade utilização superior… ao contrário dos geeks e pseudo geeks
Nem mais.
Este é o típico resabiado que perdeu o comboio da Apple que o podia ter deixado rico e agora vive de mandar bujardas sem grande nexo.
Neste momento em que os dispositivos como a nike band e afins vendem cada vez mais vem este “génio” dizer que não se vai vender porque ele quer é um ecrã maior para o iphone… haja alguém que lhe ofereça um ipad porque aparentemente ele não sabe que isso já foi inventado.
tens noção que ele é rico, não lhe falta dinheiro!? Ele até continua a receber salário da Apple, embora não trabalhe lá.
Receber salário? LOL!
salário poderá não ser a melhor tradução, mas recebe todos os meses da Apple, já que continua com um lugar, mesmo sem trabalhar. É o próprio que diz!
Sim, segundo o Guardian é um “estipêndio” de 125 000 dolares anuais.
Ainda me lembro quando diziam que 5″ era mto grande e mais não digo.
Para mim maior que 4′ é uma anormalidade de telemovel.
Sim ele podia ser muito mais rico mas ele continua a ser bem rico. Ele ainda detem ações da apple mas para a apple apenas significa que é um dos fundadores e nada mais. Nem sequer tem acesso aos segredos da apple.
Acesso aos segredos não, porque era bem capaz de “pôr a boca no trombone” 🙂
Mas certamente é ouvido com atenção, mesmo quando é incómodo para a Apple.
Há duas visões erradas do que diz Wosniak, uma é que ataca a Apple, outra é que diz disparates
Não ataca a Apple, diz o que pensa e às vezes é vítima de “ter razão antes de tempo é não ter razão”. Mas nunca, nunca, diz disparates. Muito pelo contrário.
“Steve Wozniak is an American inventor, electronics engineer, and computer programmer with an estimated net worth of $100 million.”
Quem me dera ser pobrezinho como ele. Apenas 100 milhões, pfft.
É isto.
Mas isso das possibilidades reduzidas é no iOS, no OSX é só contrário vs o Windows.
Fora isso, ele tem razão, é difícil de vender uma coisa que não está ainda nas lojas nem sequer foi apresentada… quando for, vamos ver se vai ter sucesso ou não… Eu duvido que não vá ter.
Da mesma maneira que tu dizes que vais comprar mesmo sem saber exactamente como e ou o que faz.
Mas eu não estou a fazer previsões para o futuro…
Eu vou comprar, agora as outras pessoas, é outro assunto…
Acho piada porque já estas a dizer que vais comprar uma coisa que nem foi apresentada e nem se sabe como vai ser ou o que vai fazer. Mas la esta cada um sabe de si.
Sim, vou comprar um, e depois vejo se gosto ou não, não pode ser?
E como eu disse.. Cada um sabe de si… Fanatismo e assim
Os smartwatchs a meu ver ainda tem de ser mto estimulados, para terem o tamanho, autonomia e utilidade que justifique as massas comprar isso.
Espero que o Iwatch traga novidades interessantes, contudo não acredito que seja algo assim expulsivo, visto que a fasquia já esta mto alta. Espero esta enganado.
Está aí algo que nunca vou entender… não vejo razão alguma para ter ou sequer para existir esses “smart” watches.
Espero que consigam criar algo que seja, de fato, útil.
Não basta criar uma tela extra e pronto…
Aliás, acredito que haja muita possibilidades nesse setor… mas com medo da concorrência eles quiseram dominar o mercado com lançamentos prematuros (e inúteis)… portanto agora, com a apple, pode ser que vejamos algo novo
(e não sou fan boy…apenas constato o fato que ela entra depois de vários outros, teve mais tempo pra explorar o mercado e ler as críticas etc.)
———————-
off topic:
Também não acho nem um pouco interessante a idéia do google glasses e me surpreende que ela tenha sido desenvolvida e, de certo modo, adotada por alguns.
Não tenho medo de tecnologia etc. Mas acho que há um certo limite… caso contrário teremos alguns atropelamentos em massa logo logo. (se é que me entendem)
Quanto aos smartphones… nossa, são fenomenais…demorei pra entrar nessa onda, mas são muito bons… mas quanto à ficar conectado 24 e em redes sociais… bem …esta aí outra coisa que jamais vou entender ou adotar… Gosto de praticidade e objetividade. Ir pro parque e ficar no wi fi ou ir para a academia e ficar no whatsapp como vejo muitos fazendo é, desculpem a sinceridade, bem estúpido.
Prefiro ser dono do meu smart, não escravo deste.
correções:
*que ela entra (nesse jogo/mercado)
*24h
Não consigo ler este post na app android. O texto aparece da cor do fundo
Discordo da opinião. Acho que pessoas vão aos poucos começar a usar smarwatches, talvez nao necessariamente com as funções atuais, mas como transição, assim como a transcrição de relogio analógico para digital
Um relógio é um símbolo de estatuto, por isso os smartwatches NUNCA vão dominar o mercado.
Ou pensas que usam relógios Patek Philippe de 30 000 euros porque são mais precisos ou têm mais funções que um… eco-drive?
Tu usas um relogio de 30000€ porque te dá um enorme prazer saber que aquele bocadinho de coisa que levas na mão tem faz coisas prodigiosas mecanicamente. São o supra sumo de construções mecanicas.
Acho que podem usar um relógio com ecrã led com gráficos que simulam mostrador, e adicionalmente ter algumas funções que o hardware atual não permite. Assim como os atuais têm funções como cronometro, etc.
Depende da construção. Existem muitos smartphones(/telefones), mas iPhone por ex. tem-se tornado para alguns um simbolo de estatuto.
Vão dominar o mercado, porque nem toda a gente quer saber de gastar mais de 5000€ num relógio, nem 1/10 disso…
Vão dominar pelo número que vão ser vendidos…
Mas pronto, é isso. É um símbolo de estatuto, um objecto de vaidade, é joalharia para homens.
Sim, também são excelentes obras, com muitas horas de mão-de-obra altamente especializada… mas não para custarem 30k€…
Pois eu não acredito, acho que o iWatch vai vender, porque basta dar uma vista de olhos por este e por outros foruns, para perceber que independentemente do que o iWatch faça, independentemente da estética e independentemente do preço, o iWatch vai concerteza ser um sucesso.
Ainda aqui há dias num tópico abaixo li qualquer coisa do género: “estou ansioso por ter o meu iWatch” isto sem se saber para que serve e quanto custa… portanto, vai vender 😉
Enquanto a bateria durar, aposto que diz as horas, depois já não sei.
Não sabes … vês as horas no telemóvel 🙂 Foi assim que eu deixei de usar relógio. Aproveito e vejo se não anda por lá um alerta/ mensagem/ SMS.
Aposto que se tivesse um smartwatch continuava a fazer o mesmo. A minha dificuldade é perceber para que se quer um smartwach que faz, mal, o que um smartwach faz bem. Não tenho nenhum problema em, modestamente, juntar as minhas duvidas às de Steve Wozniak.
…um smartwach que faz, mal, o que um smartphone faz bem
Essa foto do Wozniak faz me lembrar um javali, já vi um muito parecido.
acredito que vai demorar um pouco pra pegar, vai depender muito dos app que vão surgir depois do lançamento.
O da Apple vai ser dificil de vender porque não existe sequer, nem vai existir tão cedo… ainda não foi criado nenhum suficientemente bom para que a Apple possa pegar, “enbonecar” e vender como uma revolução… continuam a esperar pelo trabalho dos outros, eles depois só têm de “por a cereja por cima” e vender como o melhor “bolo” sem rival.
A diferença da Apple para as outras marcas é que esta incute nos seus seguidores, isso mesmo seguidores, uma vontade imensa de usar os seus produtos. Os produtos da Apple são antes de tudo produtos da moda e só depois produtos tecnológicos, por isso é irrelevante se o iWatch vai ser útil ou não para ser um sucesso de vendas.
As outras marcas, ao contrário da Apple, vendem produtos tecnológicos onde o foco está nas funcionalidades e no hardware.
Que aconteceu aos teus nicks com nomes compridos? A preguiça é tanta que para mudar de nick já só escreves duas letras. Já a originalidade continua a habitual 🙂
Resumindo e concluindo: Apple não é uma empresa que vende bens electrónicos de consumidor porque os seus produtos são bonitos.
LOOOOOL!
Olha, porque é que a Apple criou o OS X, o iOS, cria linguagens de programação, SDK’s complexas inteiras, compiladores, serviços online, protocolos de Internet, processadores, etc?
Mais nenhuma empresa que (também) vende telemóveis ou smartwatches faz isto! Excepto, é claro, a Microsoft-Nokia, e excepto os processadores…
É que isso não é moda, não se vê rapaz, o consumidor que procura estilo não quer saber se é um SO completamente diferente, e a sua plataforma, ou se é o SO do vizinho com uma skin diferente…
Explica-me lá isso…