Vendas do iPhone 15 continuam a perder força em comparação ao iPhone 14
Parte do sucesso do iPhone é medido numa comparação de vendas com os modelos do ano anterior. A Apple espera sempre que o modelo do ano bata as vendas dos anteriores e que assim os números cresçam. Uma análise recente veio mostrar que no caso do iPhone 15, este está abaixo do esperado, com vendas abaixo do iPhone 14.
Vendas do iPhone 15 continuam a perder força
Já no final do primeiro trimestre de 2024 ficara claro que as vendas do iPhone 15 estavam abaixo do esperado. Esta ideia veio da comparação das vendas com o modelo do ano anterior e no mesmo período. Nessa altura iPhone 15 representaram 68% das vendas totais, uma queda de 7% relativamente aos 75% do iPhone 14 primeiro trimestre de 2023.
Os dados mais recentes, agora associados ao segundo trimestre de 2024, mostram que esta diferença está ainda maior. Entre abril e junho de 2024, o iPhone 15 representou 67% das vendas totais deste smartphone da Apple. Isto representa um declínio de 1% relativamente ao primeiro trimestre.
Em comparação, no segundo trimestre de 2023, a linha do iPhone 14 representou 79% das vendas, um aumento de 4% relativamente ao primeiro trimestre de 2023. Isto marca uma adoção 12% menor do iPhone 15 do que do iPhone 14 nos seus respetivos anos de lançamento.
Apple tem números abaixo do que fez no iPhone 14
Como mostra o gráfico, o único modelo de iPhone de 2024 que correspondeu à adoção de 2023 foi o 15 Pro Max com 22%, tal como o 14 Pro Max do ano anterior. No entanto, o iPhone 15, Plus e Pro tiveram uma menor adoção em comparação com os seus equivalentes do iPhone 14.
As ofertas de dois anos mal foram registadas no ano passado, com o iPhone 12 a representar apenas 4% das vendas. No trimestre de junho de 2024, o iPhone 13, com dois anos, obteve uma quota de 10%. Embora alguns clientes ainda optem pelo maior e mais caro iPhone 15 Pro Max, o resto dos modelos mais recentes estão todos atrás das prestações dos antecessores.
O relatório sublinha que a perda nas vendas do iPhone 15 foi absorvida principalmente pelos modelos iPhone 14/Plus com um ano. Este último relatório surge como outro dado que sinaliza um declínio nos consumidores que gastam muito dinheiro nos melhores e mais recentes iPhones, à medida que as atualizações de hardware tornam-se mais iterativas.
Fonte: CIRP
Neste artigo: Apple, iPhone 14, iPhone 15, iPhone/iPod, vendas
É normal. Não há diferenças que justifiquem a mudança. Chegou a um ponto em que as marcas não inovam muito entre gerações. A meu ver os topos de gama deveriam ser lançados de 2 em dois anos.
Normal, quem precisa de comprar espera pelo 16
O 14 para o 15 houve uma grande evolucao. Camera de 48 megapixels, muito melhor bateria com o dobro da longevidade, mais ram, muito melhor processador para IA, ecra com o dobro do brilho, 5g com muito melhor captacao e velocidade
Boring….
Quando não há um claro upgrade entre versões, é normal acontecer isto. Saudades de ver a Apple a lançar algo inovador para o mercado, agora têm medo de falhar e usam tecnologias que outras marcas lançaram no mercado há anos
Isto é culpa da Apple:
Quando o iOS está a ficar igual ao Android e quando Androids são melhores e mais baratos, então porquê comprar um iPhone?
Se o os sistemas operativos são ambos excelentes (e bem parecidos) sobram outras coisas como Fotografia e Bateria.
Por exemplo a fotografia o Pixel tem sido rei. E isso viu-se no “The Blind Smartphone Camera Test ” do MKBHD com um milhão e tal de votantes que o Pixel ganhou dois anos seguidos.
Nesse caso, começa a ser difícil justificar o preço do logótipo da maça só porque sim.
São melhores? Só se for no Burkina Faso
Dificilmente isso se torna verdade. O conjunto de opções torna o iPhone imbatível. E vemos isso a cada ano que passa. A Apple está a ficar cada vez mais isolada no segmento premium, estando já no segmento médio preço com os usados e recondicionados. O que só por si diz muito da qualidade do produto e das suas 3 vidas.
Não é que os outros não sejam bons, porque são, mas o conjunto, com o Apple Watch, AirPods, AirTags, CarPlay, Apple Music, app Encontrar, o Face ID, a interação com o iPad, os Macs, a qualidade dos materiais, os serviços, a fotografia, o vídeo, a qualidade das aplicações… tudo somado dão ao utilizador uma qualidade que as outras não conseguem.
Depois há outra coisa. Quem tem um iPhone tem o melhor que a Apple fornece, o melhor que a Google fornece, tem o melhor que a Microsoft fornece… e até na área gaming casual o iPhone é hoje a plataforma que mais cresce.
Vale para apple como para todas as marcas.
Lançar telemóveis anualmente só tem dois propósitos, lucro e manter o nome da marca na CS.
Lançarem telemóveis todos os anos limita a inovação, ou pelo menos dá essa ideia o que faz com que as pessoas não troquem, com excepção de nerds e fanáticos que querem estar sempre no “último grito”.
As principais marcas deviam fazer um acordo e lançarem topos de gama só de dois em dois anos.
Opah..nao é nada disso! Quem precisa de comprar espera pelo 16, obviamente!