Um valor milionário! Já se sabe quanto a Google paga à Apple para ser o seu motor de pesquisa
O julgamento que coloca a Google no banco dos réus tem revelado muita informação que se julgava privada. Alguns segredos associados à gigante das pesquisas foram revelados, bem como muitos dos seus negócios com a concorrência. Agora, e baseado no que está a ser dito, foi revelado quanto a Google paga à Apple para ser o seu motor de pesquisa. E é um valor milionário.
Apesar de serem concorrentes diretas em muitas áreas de mercado, a Google e a Apple partilham alguns pontos comuns. Em especial, o motor de pesquisa da Google é o padrão em todos os sistemas operativos da Apple, tendo assim uma expressão ainda maior neste mercado.
Claro que a Google tem de pagar para conseguir esta posição e o que o New York Times revelou mostra o patamar de valores atingido. Segundo o que é revelado, em 2021 a gigante das pesquisas terá pago 18 mil milhões de dólares à Apple para manter esta posição. O valor está acima do que os analistas previram.
Importa notar que este valor não garante apenas a posição de motor de pesquisa padrão no iOS e no macOS, mas tem outros efeitos no universo da Apple. É uma forma de conseguir indiretamente que a gigante de Cupertino crie o seu próprio motor de pesquisa para os seus produtos ou comprar outros, como se sabe ter estado perto de fazer com o Bing.
Neste mesmo julgamento, o CEO da Microsoft já tinha revelado mais informações. Segundo Satya Nadella, se a Google ficasse sem este negócio, poderia usar os seus produtos para se promover, o que acabaria por afastar os utilizadores do Safari e de outras das suas aplicações mesmo dentro do iOS ou do macOS.
Na verdade, esse passo esteve já quase a ser dado por várias vezes. A Google terá procurado encontrar uma alternativa ao Spotlight da Apple, com algumas propostas que foram desenvolvidas para estarem presentes no Chrome e para darem aos utilizadores acesso a informações diretas e relevantes.
É curiosa a relação entre estas duas empresas, que se defrontam de forma tão direta em muitas áreas. Na verdade, e fora do que se vê diretamente, dependem uma da outra e procuram controlar-se com ações como o pagamento de 18 mil milhões de dólares para serem algo importante como o motor de pesquisa padrão do iOS e o macOS.
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Eles fazem isso porque o utilizador Apple garante um retorno maior na questão da publicidade.
Quem faz campanhas de ADS sabe o que estou a falar, num universo de 100 compras 80% são utilizadores Apple isto em marcados com produtos/serviços acima de 200€.
Isto é sensivelmente 19% dos earnings da Apple, isto significa que se a Google fecha esta torneira, o Stock da Apple pode crashar
“Apple: A História por trás das suas novas ofertas de anúncios baseados na localização para lojas, restaurantes, hotéis, e outras empresas” (Forbes, 08/02/2013)
“A ferramenta (API para apps) que a Apple lançou silenciosamente no mês passado, o Apple Business Connect, redefine o tabuleiro de xadrez de publicidade digital, mesmo que não seja o topo em anúncios digitais. Em 2021, a Apple gerou US$ 3,7 mil milhões com o seu negócio global de publicidade. A Apple parece estar a crescer o seu negócio de anúncios podendo atingir US$ 30 mil milhões até 2026. (Sim, ainda é menor do que os US$ 30 mil milhões da receita de publicidade que a Amazon gera agora e muito abaixo dos US$ 200 mil milhões recebidos pela Google, mas está a andar rápida e silenciosamente.)”.
Não te “preocupes” que não colapsa se o Google Search tiver que ser substituído 🙂
https://www.forbes.com/sites/daviddoty/2023/02/08/apple-the-story-behind-its-new-ad-offerings-to-retailers-restaurants-hotels-other-location-based-businesses/?sh=595594524701
Lê-se por aí: “A Google deve o sucesso do Google Search ao seu desempenho ou a práticas ilegais? Esta é a questão que o sistema judicial dos Estados Unidos tentará resolver a partir 12/09/2023.
De acordo com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos, a Google consolidou sua posição dominante na internet por meio de contratos ilegais com empresas como a Samsung, a Apple e a Firefox, para que elas tenham O Google Search, como pré-definido nos seus smartphones e serviços.
Desta forma, a gigante da tecnologia conseguiria dominar o mercado de publicidade online, sufocando a concorrência.”
O que diz a Google: “O nosso sucesso é merecido. As pessoas não usam o Google Search porque não têm outra opção, mas porque querem. É fácil alterar o mecanismo de busca pré-definido, não estamos mais na era dos modems e dos CDs-ROM”.
O que disse o CEO da Microsoft: Não senhor, o Google Search é o melhor porque é o maior, monopólio alimenta monopólio – como se vê pelo acordo que a Google em com a Apple! Oferecemos 15 mil milhões de dólares à Apple para o Bing substituir o Google Search no Safari e não aceitou! Até parece que tinha receio da retaliação da Google! Assim não se pode competir! Cortem-lhe as vazas!
Tenho impressão que igual, igual não fica. Tem-se falado noutras soluções como seja dividir a área da publicidade online da Google em várias empresas, mas é complicado. Como a fonte do negócio publicitário é o Google Search são capazes de ir por aí. A Samsung agradece porque há anos que quer criar o seu próprio negócio (ou receber uma compensação da Google pelo uso do Google Search, obrigatório no Android GMS).
Não tem nada de ilegal, é o mercado a funcionar
Desculpem mas este valor já é público há alguns anitos. O último valor divulgado era na ordem dos 13 mil milhoes de dólares.
Sim, falava-se sim. Antes existia uma ideia, alguns indícios. Mas agora há documentos.