Um ano mau? Apple perdeu um bilião de dólares de valorização em bolsa durante 2022
A Apple tem sido uma das empresas tecnológicas que melhor prestação em bolsa tem tido. Estes resultados vêm da confiança nos seus produtos e nos números elevados de vendas que tem apresentado ao longo dos vários trimestres do ano.
É de tal forma importante a sua presença em bolsa, que foi uma das primeiras empresas a conseguir uma valorização de 3 biliões de dólares. Esse movimento foi contrariado em 2022 e a Apple acabou por entrar o ano no vermelho. Perdeu um bilião de dólares de valorização em bolsa durante 2022.
Apple entrou no ano a perder em bolsa
Foi nos primeiros dias de 2022 que a Apple estabeleceu um recorde no que toca à sua valorização em bolsa. Ainda que apenas por algumas horas, a gigante de Cupertino conseguiu na altura ultrapassar a barreira dos 3 biliões de dólares.
Este momento previa um desempenho acima do normal no ano que estava eventualmente a ser iniciado, o que levaria a um crescimento ainda maior em bolsa, como se tinha visto. A verdade é que foi precisamente o contrário a acontecer e a Apple passou parte do ano a desvalorizar.
Um ano depois de ter atingido o seu máximo, a empresa acabou por atingir um novo mínimo. A Apple acabou por perder um bilião de dólares de valorização em bolsa, algo que ninguém estaria à espera.
Criadora do iPhone seguiu a concorrência
Do que é avançado, esta perda continua resultou sobretudo de problemas na produção do iPhone e de outros dispositivos, que estiveram paradas em muitas das fábricas na Ásia. Houve ainda uma perda de confiança dos investidores no que toca às compras que os consumidores poderiam deixar de fazer.
Embora o valor de mercado da Apple tenha caído consideravelmente, outras grandes empresas de tecnologia sofreram quedas percentuais mais acentuadas. As ações da Amazon e da Meta caíram cerca de 50% e 63%, respetivamente, no ano passado. A Apple, contudo, caiu cerca de 31% no mesmo período.
Ainda assim, a Apple agora junta-se à Amazon num clube exclusivo do qual nenhuma empresa quer naturalmente fazer parte. Falamos da lista das empresas que perderam um bilião de dólares em valor de mercado na bolsa.
Este artigo tem mais de um ano
1 Bilion não é 1 bilião, são mil milhões ♂️
Certo. Mas um trillion são biliões. 😉 agora imagina a perda.
Estou confuso. Sempre me disseram que no Brasil dizem “1 Bilhão”, e em Portugal é “Mil Milhões”.
Seja como for, não quero imaginar a perda, é demasiado dinheiro para a minha cabecita conseguir processar…
Correto.
1 bilhão (BR) = 1 bilion (EUA, UK) = 1000 milhões (Portugal e Europa exceto UK)
errado, em finance 1 Bilião é sempre 1000 milhões, em stocks nunca são comunicadas valorizações à escala longa, isso não passa de uma escala matemática que nenhum valor tem no mundo financeiro.
Billion
Para quem investe nas empresas com o único objetivo de lucrar com a compra e venda de ações isto pode ser um problema grave. Para quem investe para ter lucro baseado no negocio das empresas este é um problema menor.
Quer se goste ou não da Apple os números são sempre grandes agora até nas perdas, é um número fantástico pode ser que se concentrem novamente a inovar tecnologicamente e não apenas au nível dos preços
Em 2022 trouxeram muita tecnologia. Aliás, olhando para o mercado, foram quem mais novidades colocou no mercado.
Alguns exemplos: SoCs M2, Comunicações SOS por Satélite, e um smartphone com o mais avançado conjunto de funcionalidades (onde se inclui a Deteção de Acidentes e o SOS Emergência por Satélite).
Além disso, lançou novos iPads, auscultadores, Apple Watch e o poderosíssimo Mac Studio 😉
Achas que foi pouco?
@Vitor
Quantidade não é solução! Factos
Samsung entre outras!
Melhor poucos modelos! E garantir melhor assistência nesses modelos!
Apple deveria ter máximo 4!
Todos iguais a nível de especificações, diferenciaria apenas pelo tamanho e o quarto apenas com materiais premium num tamanho do modelo pro!
E focar em fazer algo único e diferenciado de todos!
Apostar mais na bateria! Não tão preocupado se carregam a 100/h ou a 30! Maioria carrega a noite!
Troquei o pro Max porque reclamava do peso do Max! Hoje ando com um pro e uso uma bateria externa!
Coisas que não fazem sentido…
Por isso sim, podiam fazer muito melhor!
Como assim David? Estás a dar logo o dito pelo não dito: Quantidade não é solução! Factos – > Samsung entre outras lançam 3 ou 4 vezes mais modelos que a Apple.
A Apple lança menos por ano para ter uma oferta mais otimizada e controlada. Por isso tem muito menos fragmentação, por exemplo. Quantos iPhones lança por ano? duas séries no máximo (estamos a falar em 5, se for ano do SE)?
Em termos de assist~encia, os iPhones duram muito, os Macs idem aspas, os iPads duram muito. Mas o seu conjunto prefaz uma oferta transversal. Repara, a Apple está no mercado dos smartphones. É a que mais vende no seu segmento, o Premium.
A Apple está no segmento dos smartwatches, é a que mais vende nesse segmento com o Apple Watch. A Apple está no segmento dos auscultadores sem fio. É a que mais vende nesse segmento. Nos portáteis é das marcas que mais vende no mundo. Em termos de colunas inteligentes está a crescer, e já conquistou ano passado um lugar cimeiro. Foram outros segmentos que não tem concorrência, como nos iPads.
Claro, não pode ser a melhor em todos os segmentos, mas domina os mais lucrativos e com mais mercado.
Falas da bateria, atenta que, dos smartphones premium os iPhones são os que têm das melhores autonomias. Desde o iPhone 12. O Pro Max então é o melhor equipamento do mercado. Claro, pesa mais, mas isso é normal. Agora, não pode ser a melhor em tudo, as outras marcas são igualmente produtivas.
Só mais um apontamento. Deixo a indicação de um mercado novo que a Apple é líder, nas etiquetas localizadoras, com os AirTags 😉 com um “mercado da aviação” a crescer muito.
@Vítor M, aproveito para pedir a sua ajuda, tenho um Imac final de 2015, e desde a última atualização do Monterey 12.6.2, que deixei de conseguir arrancar com disco externo “SSD”, mesmo quando vou ao gestor de disco de arranque também não aparece, mas o disco está montado, e está a funcionar, alguma sugestão?
Em relação ao tema, para mim continua tudo igual, a Apple ainda não resolveu eu se estiver a receber uma chamada e não tiver o número guardado e quiser enviar um SMS durante a ligação não consigo e para mim complica-me e de que maneira a “vida” isto é um exemplo pratico
@Vitor
O Apple Watch Ultra só vende exactamente pela bateria, pq no restante o Apple Watch 8 é muito mais bonito e elegante… tenho o ultra, e acho que esteticamente está mal conseguido… falo em acabamentos, ou o facto de colocar braceletes de 45″ num relógio de 49″ o Apple Watch 8 tem tudo o que o Apple Watch Ultra tem, excepto bateria e mergulho e menos um sinal de GPS… então porque não se fez um 8 à imagem do ultra, excepto bateria? porque se quer forçar uma mudança… e é a imagem de desistência do modelo que durante tantos anos vendeu e que durou até então…
em relação aos modelos, hoje tens quantidade mas perdes pelas características… ou seja se queers algo mais completo és obrigado a ir pelo ultra ou o pro, todos os restantes são inferiores…
O que propus, foi 3 modelos, diferentes tamanhos mas com iguais características… e se desse tb igual bateria! dando ao cliente a escolha mais implicada recaindo por querer maior medio ou menos tamanho! e um quarto modelo, talvez um pro ou um pro max mas onde muda apenas a estética… usando materiais mais premium, como ação inox, ou titanium, ou carbono, sei lá… qualquer coisa que seja premium….
Hoje os modelos de baixa gama não estão a vender o que era esperado, porque as pessoas com iPhones querem o melhor, então escolhe entre o pro ou pro max maioritariamente… aqueles que não podem ou tem menores capacidades financeiras compram um modelo com características inferiores… dai haver uma procura menos pelos modelos de gama baixa…
concerto contigo, a Apple com apenas poucos equipamentos vende tanto quanto as restantes com milhares deles… iOS vs Android, iOS é apenas uma empresa uma marca poucos modelos, e android são milhares de marcas modelos, etc e que passado pouco tempo actualizações etc etc e já eram… hoje poucas dão garantias de updates por mais de 3 ou até 5 anos…
Não procuro discutir quem vende mais, ou onde vende ou lucra mais… falamos em inovações propriamente ditas, como em tempos a primeira com o ecrã retina… ou o sensor de desbloqueio facial, mas falhou na implementação do desbloqueio por impressão digital, que as vezes daria jeito… melhora ano após ano o processador mais o iOS não acompanha… gestor de ficheiros mais completo, maior facilidade em manusear os ficheiros que temos no iOS, daria jeito a muitos, ou a possibilidade de um stylus para iOS, usando a sua canela… nem peço para a colocar dentro do equipamento… mas que posse possível acolopar magneticamente como com o iPad, por exemplo…. algo que poderia não ser para todos mas de certo veríamos a apple a fazer algo mais com os seus iPhones… onde actualizam apenas o HW, camera, e dão mais umas funções no seu sistema…mas algo que se veja a olho nu… nada ou quase nada…
aguardo o retirar da porta Lightning, e passar a completamente wireless… era o melhor que fariam, contudo muitas pessoas com HW antigo Apple teria de criar algo para que fosse possível ligar o seu dispositivo ao Lightning… dai ser a única coisa que fará com que não retirem a porta completamente… contudo, com a massificação do Bluetooth… era o que esperaria…
Baterias, sim, PRO Max é bom equipamento, mas é pesadíssimo… para estar a escrever ou mandar e-mails é preciso ter um suporte… ao fim de um tempo ficas com o pulso dorido… tornando-se impraticável fazer longas tarefas com o equipamento sem estar pousado… se é excelente equipamento? sim é! eu passei do 13 pro max para o 14 pro, e sim, sinto falta do tamanho, mas não tanto do peso… embora o pro ainda seja um pouco pesado…
Eu tive problemas a nível de bateria, com pouco uso diário, chego ao final do dia com alguma sorte de o ter ligado… penso que a culpa será do 5G,
não estou a dizer que a marca não faz coisas interessantes, faz… mas falamos em inovar o iPhone, fazer algo único e diferente… e não falo de fazer algo como fez a samsung com os fold…
ainda há espaço para fazer algo mais no iPhone… mas teimosias…
Então sobre o que dizes, comento o seguinte:
@Vitor
O Apple Watch Ultra só vende exactamente pela bateria, pq no restante o Apple Watch 8 é muito mais bonito e elegante… tenho o ultra, e acho que esteticamente está mal conseguido… falo em acabamentos, ou o facto de colocar braceletes de 45″ num relógio de 49″ o Apple Watch 8 tem tudo o que o Apple Watch Ultra tem, excepto bateria e mergulho e menos um sinal de GPS… então porque não se fez um 8 à imagem do ultra, excepto bateria? porque se quer forçar uma mudança… e é a imagem de desistência do modelo que durante tantos anos vendeu e que durou até então…
Eu tenho todos e não o acho nada nada mal conseguido. Bonito, acabamento muito bom, com um ecrã fantástico e com muita bateria face ao que oferece. Se fosse um ecrã como os Garmin, durava meses.
Mas quem o compra não é só pela bateria. É muito pela novidade tecnológica. As atualizações que também estão no Series 8 e o que traz de novo. Se vale a pena? Para o utilizador comum não, mas a verdade é que muitos também estão cansados do design que já começa a enjoar.
O Ultra é um super computador de pulso, uma peça fantástica da tecnologia. Não duvides disso (os gostos são sempre elativos, o que tu não gostas, pode ser o que os outros gostam, normal).
em relação aos modelos, hoje tens quantidade mas perdes pelas características… ou seja se queers algo mais completo és obrigado a ir pelo ultra ou o pro, todos os restantes são inferiores…
O que propus, foi 3 modelos, diferentes tamanhos mas com iguais características… e se desse tb igual bateria! dando ao cliente a escolha mais implicada recaindo por querer maior medio ou menos tamanho! e um quarto modelo, talvez um pro ou um pro max mas onde muda apenas a estética… usando materiais mais premium, como ação inox, ou titanium, ou carbono, sei lá… qualquer coisa que seja premium….
Ultra ou o Pro são para quem quer algo mais. Normal, tens carros com vários segmentos. Isso é o normal. Se queres mais pagas mais, se queres menos, pagas menos.
Hoje os modelos de baixa gama não estão a vender o que era esperado, porque as pessoas com iPhones querem o melhor, então escolhe entre o pro ou pro max maioritariamente… aqueles que não podem ou tem menores capacidades financeiras compram um modelo com características inferiores… dai haver uma procura menos pelos modelos de gama baixa…
Sim, esse é um reflexo que as pessoas hoje compram mais o topo de gama. E é normal, é melhor, traz mais tecnologia e dura mais tempo. Mas é normal.
concerto contigo, a Apple com apenas poucos equipamentos vende tanto quanto as restantes com milhares deles… iOS vs Android, iOS é apenas uma empresa uma marca poucos modelos, e android são milhares de marcas modelos, etc e que passado pouco tempo actualizações etc etc e já eram… hoje poucas dão garantias de updates por mais de 3 ou até 5 anos…
Não procuro discutir quem vende mais, ou onde vende ou lucra mais… falamos em inovações propriamente ditas, como em tempos a primeira com o ecrã retina… ou o sensor de desbloqueio facial, mas falhou na implementação do desbloqueio por impressão digital, que as vezes daria jeito… melhora ano após ano o processador mais o iOS não acompanha… gestor de ficheiros mais completo, maior facilidade em manusear os ficheiros que temos no iOS, daria jeito a muitos, ou a possibilidade de um stylus para iOS, usando a sua canela… nem peço para a colocar dentro do equipamento… mas que posse possível acolopar magneticamente como com o iPad, por exemplo…. algo que poderia não ser para todos mas de certo veríamos a apple a fazer algo mais com os seus iPhones… onde actualizam apenas o HW, camera, e dão mais umas funções no seu sistema…mas algo que se veja a olho nu… nada ou quase nada…
aguardo o retirar da porta Lightning, e passar a completamente wireless… era o melhor que fariam, contudo muitas pessoas com HW antigo Apple teria de criar algo para que fosse possível ligar o seu dispositivo ao Lightning… dai ser a única coisa que fará com que não retirem a porta completamente… contudo, com a massificação do Bluetooth… era o que esperaria…
Vamos ver o que traz de novo a linha iPhone 15… poderá ser ou não com a porta USB-C. E vamos ver o que isso traz de melhoria ao utilizador Apple.
Baterias, sim, PRO Max é bom equipamento, mas é pesadíssimo… para estar a escrever ou mandar e-mails é preciso ter um suporte… ao fim de um tempo ficas com o pulso dorido… tornando-se impraticável fazer longas tarefas com o equipamento sem estar pousado… se é excelente equipamento? sim é! eu passei do 13 pro max para o 14 pro, e sim, sinto falta do tamanho, mas não tanto do peso… embora o pro ainda seja um pouco pesado…
O meu iPhone 14 Pro Max tem as versões beta e mesmo assim… mesmo assim não se portam nada mal. Com a versão estável o iphone Pro Max é hoje o premium de melhor bateria. Não gosto muito de vídeos, mas deixo.-te deste fulano que faz muita coisa e há quem goste destes comparativos: https://www.youtube.com/watch?v=Yok_WszgNmA
Eu tive problemas a nível de bateria, com pouco uso diário, chego ao final do dia com alguma sorte de o ter ligado… penso que a culpa será do 5G,
Pode ser isso sim. Mas isso faz parte dos defeitos de implementação da rede GSM.
não estou a dizer que a marca não faz coisas interessantes, faz… mas falamos em inovar o iPhone, fazer algo único e diferente… e não falo de fazer algo como fez a samsung com os fold…
Ainda não está madura a tecnologia. Ficas com um telefone dobrado, com um vinco a meio, abre e fica do tamanho de um tablet e é grosso, pouco elegante e frágil. Tem de evoluir. Um ecrã daqueles da Samsung não tem grande qualidade, danifica-se rápido, mas há mercado para ele, apresar de que é residual e não trará lucro à Samsung (digo eu).
ainda há espaço para fazer algo mais no iPhone… mas teimosias…
Claro que há. Mas ano após ano a marca tem de trazer novidades, se não o povo não compra. Este ano, que todos dizem que é mais do mesmo, o iPhone 14 traz sensor de deteção de acidentes, um novo GPU, novo SoC nos Pro, novas câmaras no Pro, o SOS Emergência por satélite e melhorias nos sensores em geral. Além de uma evolução estética no notch. Que potenciou a Dynamic Island…
O problema está no que disse… atualizar o portefolio de produtos nao é inovar. Trazer uma atualizacao do iPhone, watch, ipods, etc é o normal nestas empresas. A unica inovação na Apple foi a comunicacao por satelite, algo que não é de todo um produto ou funcionalidade que faça atrair mais clientes ou subir as vendas por isso. Teve mais impacto os 48MP nas cameras e o punch hole que alteraram o design do iphone do que a comunicacao por satelite em 10% do planeta.
Se formos a ver, na verdade inovou pouco e nao trouxe nada de exclusivo e unico ao mundo este ano dado que nem a satcom foi pioneira nisso.
E quem o diz sao os investidores e o seu menor interesse em investir na apple, por muito que se diga o contrario. O cliente gosta e compra, o investidor achou a marca menos apleativa que antes
Mas lançar novas tecnologias não é inovar :O lançar um novo modelo do Watch não é inovar? Ter o melhor é mais poderoso SoC do mercado não é inovar? Trazer novos chips ao mundo não é inovar?
Fogo… que mundo vives? Então nenhum carro traz inovação, visto que desde há umas décadas trazem todos 4 rodas.
Porra, dizem cada cena!!!
@Vitor, por favor…. O Apple Watch Ultra não foi inovar… acrescentaram o sensor de temperatura, o Sinal SOS, ligação satélite e mergulho…. e tu WOW?
8 continua a ser esteticamente mais apelativo, e colocassem o 8 coma mesma bateria, e verias que as vendas do Ultra não tinham nem chegado a dois dígitos… comparativamente ao 8!
e se lançam algo novo, façam braceletes para todos os gostos para o lançamento inicial… pq todas as que lançaram é apenas para desportistas, mas uma pessoa que trabalha num escritório não tem o mesmo direito? não pode ter uma bracelete de 49 em couro da marca se assim pretender? esteticamente as braceletes de 45 no ultra… ficam assim meio estranhas… demasiado estreitas… é tipo um AUDI RS6 com pneus de bicicleta…
Enfim, apple perdeu muito no departamento de design… Ive saiu, e mesmo antes de sair algo lhe subiu a cabeça… e quem está à frente parece não ver ou ouvir as pessoas…
Mas continuam a vender que nem pãezinhos quentes…
Então…
@Vitor, por favor…. O Apple Watch Ultra não foi inovar… acrescentaram o sensor de temperatura, o Sinal SOS, ligação satélite e mergulho…. e tu WOW?
Não não. O Ultra não tem ligação aos satélites, precisa do iPhone 14. Trouxe sim um computador de mergulho, mais bateria, termómetro de pele e de água, novas colunas de som, um ecrã inovador, uma caixa em titânio e outras novidades como o sensor de deteção de acidentes. Não é inovador o conjunto?
Eu acho que é fantástico, acrescentando o oxímetro, o ECG, etc etc etc…
@Vitor, estamos habituados a ter o melhor processador, mas quase não fazemos nada com ele, a não ser alguns jogos, telefonemas, fotos, e mensagens… e navegar…
O que se pede nesse sentido, é real segurança do sistema para podermos estar mais tranquilos…
O que se pede é melhor optimização dos sistema para sentir maior fluidez no uso do equipamento…
O que se pede é melhor uso da gestão de bateria…
chip não se vê… no iPhone veio o que de novo, não se nota muito diferença entre as fotos do ano passado para este ano… não se nota real diferença entre um modelo e outro mesmo passado dois anos…
Carro trás inovações… trazem sistemas de luzes led antes eram de xenon, ou ampolas, trazem controlos de estabilidade, maior segurança, motores mais refinados, melhores consumos para carros mais potentes, pinturas com melhor qualidade, melhor tratamento do metal contra a a ferrugem, melhores tecidos e acabamentos, etc etc etc e trazem tb as 4 rodas, umas maiores outras mais pequenas, mais largas ou mais estreitas…
E alguns ainda oferecem mais anos de garantias, etc etc etc…
E então, o que é que o iPhone 14 oferece de realmente muito melhor , util e realmente visível, que o 13 e o 12 não oferecem?
4G ou 5G com a velocidade que as operadoras nos oferecem até o 3G+ é high speed…
Isso é outra… ai o 5G quando nem o 4g se estava a usar em pleno… e com real velocidade ou qualidade de sinal… mas ninguém liga a isso…
48MP que para serem usados precisa de seguir determinados parâmetros, caso contrário usa apenas 12 salvo erro…
Mas sim, a marca está menos apelativa… pegamos num samsung note ou um ultra que são maiores que os iPhones e sentes ser um equipamento premium, ligeiro e muito mais fino que o iPhone… eu uso iPhone porque gosto do iOS e devido aos inúmeros equipamentos interligados … o dito ecossistema… que a meu ver é o que mantém a legião de fãs… ainda agarradas a marca…
Até o iCloud já deveria ser gratuitamente de 50 ou mesmo 200gb para todos os utilizadores Apple… de base…
Apenas saudades dos tempos em que a Apple arriscava e fazia coisas realmente interessantes… até as MWC já se tornam idênticas ano após ano….
O melhor iPhone de sempre, o melhor Mac de sempre, mais rápido, mais ram, mais MP, punch hole, etc… mas apenas adversos à mudar…
Mas podiam começar por desenharem um mouse como deve ser e com carregamento wireless… era o mínimo…
vejo o mesmo nos telefones… como nos carros…
As marcas de carros nao lancam novos modelos todos os anos, e nao tazem inovacoes todos os anos, na maior parte das vezes sao actualizacoes esteticas e melhoramentos na tecnologia existente…
querer que as marcas de telefones inovem (inventem novas coisas e tecnologias) todos os anos… é completamente descabido.
Sao, e teem de ser melhorias incrementais, e nao despejar ao desbarato.
Do lado da Apple (iphones), o que vejo é que a nivel de bateria , sao das melhores autonomias, a nivel de design sao dos mais apelativos, a nivel de hardware sao dos mais poderosos, e a nivel de material para mim sao os melhores.
a cereja no topo do bolo, para mim, é toda a integracao no ecossistema apple que funciona as mil maravilhas. Diga-me outro ecossistema que se possa equiparar ao da Apple.
Acho os precos dos iphones, elevedaos, mas nao descabidos.
acho muito mais gritante os precos de telefones de marcas diferentes que nao teem 1 decimo da utilidade/integracao que os iPhones oferecem. E isso vale muito.
Essa treta do SOS por satélite funciona em que paises?
Se não sabes onde funciona, ao dizeres que é treta, mostra logo que não percebes do que se está a falar.
Mas já funciona em vários continentes 😉
Sr. expert já funciona em Portugal? Como me interessa os continentes… Quero que funcione onde o compro e onde o vou utilizar.
Sr. distraído 😉 isso é público, está já em vários países da Europa e, como sempre, haverá de chegar a Portugal. Mas é assim em todas as marcas. Ou será novidade?
Ok, não existe em Portugal ao fim de 6 meses se venderem um telefone a publicitar a funcionalidade.
Mas em Portugal essa funcionalidade não está a ser publicitada pela Apple como existente. Isso não acontece. Dou-te um exemplo, se fores à página Apple, a HomePod não existe na página portuguesa. Mas podes comprar a coluna e usar cá, eu tenho 3.
E mais, o facto de não ter no país na data de lançamento, não quer dizer que a empresa não faça publicidade onde vai levar esse produto. Aliás, todas as marcas fazem isso. Por exemplo, a Samsung lança ao mundo um equipamento, mas só o passa a comercializar nos mercados fora da Coreia do Sul de forma progressiva, nunca tudo de uma só vez. E não deixa de fazer uma apresentação mundial 😉
A Apple nunca fez publicidade do Apple Card em Portugal, sinal que tão cedo não sai cá. O que é uma pena. Mas fez do Apple Pay (via instituições bancárias) que introduziu uns tempos depois do serviço ser lançado na Europa. Quem comprou um iPhone 6 meses antes dessa funcionalidade estar disponível, perdeu alguma coisa? Não, recebeu tudo o resto e a promessa de receber ainda mais. Só ficou a ganhar.
Ok, então já percebi. A apple lançou em portugal o iphone 13 novamente.
Sim, lança todos os dias. Aliás, se fores à página da Apple, todos os dias lançam também outros dispositivos.
Isso todos fazem mais pixels mais rapidez mas na pratica é conversa para boi dormir, como dizem os Brasileiros, as baterias que são uma lastima os carregamentos que são lentos, ainda a poucos dia foi aqui noticiado os novos ecrãs da Samsung que dobram e esticam e a Apple que foi inovadora com os ecrãs táteis, ok, já havia mas não eram nada a ver com o que a Apple fez, na altura do 1º Iphone, eu tive um e na altura tinha o Nokia 7610, acho eu que era assim que se chamava foi o 1º com ecrã tátil, e ficava a anos luz do Iphone, nem há comparação possível.
Mentira. A bateria é das melhores no segmento premium (essa da bateria fraca é conversa até 2018, atualiza o argumentário).
Carregamento mais lento, não lento, aliás está no meio da tabela. Mas é fraco argumento, face ao mercado em geral que se muda para carregamento sem fios.
Ecrã? É o do iPhone é o melhor, segundo os teste.
Dobráveis? Ninguém os quer. E tudo o resto?
Soc? Desempenho? Durabilidade? Atualização? Mercado novos, usados e Recondicionados?
Serviços inovadores? Dispositivos conexos?
Falem mas com conhecimento de causa. Não inventem realidades paralelas.
Não querendo ser do contra, até porque sou utilizador Apple em smartphone e watch (e para mim são os melhores no segmento), no entanto tenho que concordar com a malta no que toca a bateria, tenho o 12 Pro e em comparação com os diversos Androids que já tive é de longe o que tem pior autonomia. De notar que se “carregar” nela durante o dia não me chega a noite. (87% de capacidade máxima a bateria e com a maior parte das aplicações em segundo plano inativas).
Mas seja como for, tirando a bateria o telemóvel compensa em tudo e é sem dúvida o melhor terminal que já tive.
Vê então os valores do iPhone 12 e dos outros Android desse mesmo ano 🙂 e diz-me qual dos premium é melhor.
@vitor, velocidades de carregamento? nunca entendi tamanha vontade nisso…. até porque a maioria carrega durante a noite de sono… por isso quanto mais lento melhor… eu faço com o primeiro carregador da apple, durante a noite… ou no pior dos casos o wireless… não mais do que isso… não é preciso…
Dispenso…
Apple é boa na bateria? sim, mas poderia ser muito muito muito melhor! tem tudo para ser, mas usa isso para lucrar… pois poderíamos colocar o iPhone 14 pro ou promax com baterias maiores e mudar o aço inox pesado para algo mais leve… podia… mas não o faz…
Ecrã é bom, verdade…. é o melhor driver desenvolvido para um ecrã da Samsung… mas não passa disso… podia ser melhor? podia! so falta o sensor de impressão digital debaixo do ecrã… dava jeito…
igual ano após ano… (Soc? Desempenho? Durabilidade? Atualização? Mercado novos, usados e Recondicionados? ) não tem concorrência a altura, porque se tivesse… mudaria algumas coisas…
Serviços inovadores? apenas não fazem coisas à louca… têm coisas boas sim, mas a que preços? o que é mais rentável aqui é mesmo a loja da Apple…
Podiam fazer mais e melhor pelo iOS…
Boas.
Deixa lá então comentar:
@vitor, velocidades de carregamento? nunca entendi tamanha vontade nisso…. até porque a maioria carrega durante a noite de sono… por isso quanto mais lento melhor… eu faço com o primeiro carregador da apple, durante a noite… ou no pior dos casos o wireless… não mais do que isso… não é preciso…
Dispenso…
Sim, tens razão, não é nada que seja determinante e a Apple sabe disso.
Apple é boa na bateria? sim, mas poderia ser muito muito muito melhor! tem tudo para ser, mas usa isso para lucrar… pois poderíamos colocar o iPhone 14 pro ou promax com baterias maiores e mudar o aço inox pesado para algo mais leve… podia… mas não o faz…
Ecrã é bom, verdade…. é o melhor driver desenvolvido para um ecrã da Samsung… mas não passa disso… podia ser melhor? podia! so falta o sensor de impressão digital debaixo do ecrã… dava jeito…
Podia ser melhor, como? Não pode porque com aquela limitação de tamanho, com tanta tecnologia ativa, com um ecrã soberbo, com o nível de sensores sempre ligados, é impossível dar mais. A Apple ano para ano otimiza o espaço, com SoC de menos nanómetros, com menor consumo de energia, mas acrescenta mais tecnologia. Atualmente, como já referi, comparando os premium, a Apple é a que mais bateria oferece.
igual ano após ano… (Soc? Desempenho? Durabilidade? Atualização? Mercado novos, usados e Recondicionados? ) não tem concorrência a altura, porque se tivesse… mudaria algumas coisas…
Não tem porque aposta mais alto. Repara, o facto de ter apostado nos Apple Silicon, veio dar uma maior liberdade à empresa. Tem um SoC desde há alguns anos deixa a concorrência longe. Por isso é um equipamento que recebe atualizações durante muitos anos.
Serviços inovadores? apenas não fazem coisas à louca… têm coisas boas sim, mas a que preços? o que é mais rentável aqui é mesmo a loja da Apple…
Não, a loja da Apple é rentável. O Apple Pay é muito rentável. O Apple Music é rentável, e tem cada vez mais equilíbrio no que oferece com a proximidade com os programadores. Por isso o iPhone tem a sua loja, o iPad tem a sua loja, o Apple Watch tem a sua loja, a Apple TV tem a sua loja, os Macs têm a sua loja e em breve até o HomePod deverá ter a sua loja.
Depois… podia fazer mais… bom, poder podia e faz, mas apresenta conforme os utilizadores precisam e valorizam. Dou-te um exemplo. A Samsung lançou a gama NOTE… para que serviu? Para a descontinuar. Porque não tinha massa crítica, consumidores. E a Samsung está muito preocupada com os dobráveis, que não estão a agarrar o mercado. Nenhuma empresa (a não ser as públicas) trabalham para dar prejuízo. A Apple tem crescido e isso prova que traz algo que os conumidores querem.
Podiam fazer mais e melhor pelo iOS…
@vitor…
um pouco a sorte da Apple, é o uso do java….base do Android… porque se fosse como a base do iOS… o snapdragon atingiria mais valores… não quero com isto dizer que iria ou não bater o Bionic da Apple… mas pronto…
Ok, mas a realidade é a falamos. A empresa tem uma visão de ecossistema muito concisa e isso da-lhe uma grande vantagem.
Vítor, antes do 12 Pro tive um P20 da Huawei, que é mais antigo que o iPhone 12 e na altura que saiu era considerado um topo de gama, e ainda hoje dura mais que o meu iPhone com a mesma utilização.
E esta tudo bem com isso, talvez tenhamos perfis de utilização diferentes, mas na minha (e de várias pessoas ) experiencia não corresponde a realidade e efetivamente as baterias duram menos do que os respetivos concorrentes. (Não sei como é o 13 ou o 14 uma vez que não tenho).
Mas fica aí a sugestão para o pplware, de fazerem este frente a frente com a principais marcas de topo e publicarem aqui os resultados, mas com videos, camara a filmar e ver quem se vai abaixo primeiro 😉
https://www.youtube.com/watch?v=ro5bR2A8gyo
Até fui pesquisar, e como podes ver, o 12 Pro foi o primeiro a morrer 😉
Vocês por vezes fazem comentários que são uma anedota, não sei se me riu ou choro.
Então vais trazer um comparativo com smartphones com baterias de 4500 mAh comparadas com a do iPhone 12 PRO? Porque não o Pro 12 Pro Max? Porque o iPhone ganhava. Aquele lado a lado desse vídeo é bom para quem come gelados coma testa. Meu Deus…que falta de noção.
Aponta uma coisa, o iPhone hoje é dos melhores do mercado em termos de bateria. Deixa de dizer disparates 😉
Queres vídeo? https://www.youtube.com/watch?v=Yok_WszgNmA então toma lá esse 😉
Anedota porque?
Achas a tua experiencia superior a minha ou mais valida?
Em nenhum ponto do meu comentário eu critiquei a Apple ou os seus produtos, alias fui o primeiro a dizer que para mim são os melhores de uma forma balanceada.
Agora na minha experiencia, no meu uso (e porque possuo um) o meu iPhone é de longe o pior telemóvel em termos de autonomia que já tive, com ou sem comparações com outros em vídeos.
E nem vou sequer falar no facto dos mAh porque já te ouvi dizer centenas de vezes aqui nos comentários que nos iPhones os mAh não importam porque o CPU está otimizado bla bla bla, ou esse argumento dos mAh é só quanto convém?
Volto a dizer, não sei como são o 13 e o 14, mas acredito que sejam os melhores, e ainda bem, significa que a Apple está no caminho certo, mas na minha experiencia não, a bateria é o ponto mais fraco do telemóvel.
Vamos lá ver uma coisa.
Se queres discordar e apresentar uma opinião contraditória, pelo menos faz isso com honestidade intelectual. Deixei-te o exemplo de estares todo contente com um vídeo onde o artolas misturou alhos com bugalhos. É desonesto, mas só come quem o segue 😉
Anedota porque?
Achas a tua experiencia superior a minha ou mais valida?
Que é superior não tenho dúvida, basta ver como falas da tecnologia para se perceber que te faltam bases. Já ando nisto há 30 anos. 😉 Além de poder usar todos os equipamentos que são o que o mercado tem mais interessantes.
Em nenhum ponto do meu comentário eu critiquei a Apple ou os seus produtos, alias fui o primeiro a dizer que para mim são os melhores de uma forma balanceada.
Não disse que os criticaste, disse que apresentaste um exemplo que não faz sentido para justificares que o iPhone tem um bateria fraca. Que não é verdade e isso acho errado, mais ainda com comparativos desonestos feitos para malta que não pensa. Eu sei se nem deste conta e foste apanhado despercebido, foste depois ver ao certo depois de leres o meu comentário. Mas, como te disse, convém termos argumentos bons, honestos e com substância.
Agora na minha experiencia, no meu uso (e porque possuo um) o meu iPhone é de longe o pior telemóvel em termos de autonomia que já tive, com ou sem comparações com outros em vídeos.
Cada um pode dizer oq ue lhe apetecer. Na minha experiência e possuo todos os iPhone e muitos Xiaomi, Samsung, OPPO (entre vários outros), discordo totalmente de ti. E deixei-te um desses vídeos que gostas (eu não aprecio, confesso) que mostram com esses comparativos que não tens razão. Agora, a tua experiência é apenas a tua e não a do utilizador em geral. Podes estar a utilizar com algumas dificiência (má rede, aquecimento excessivo, equipamento danificado, etc etc etc)
E nem vou sequer falar no facto dos mAh porque já te ouvi dizer centenas de vezes aqui nos comentários que nos iPhones os mAh não importam porque o CPU está otimizado bla bla bla, ou esse argumento dos mAh é só quanto convém?
A mim a dizer que os mAh não contam HAHAHAHAHAH essa é boa… muito boa. Então as outras baterias tinham quase o dobro do iPhone a não contam? HEHEH Então vá lá, considera o vídeo que te coloquei 😉 assim já vês se contam ou não 😀 Enfim… argumentos sem noção!
Volto a dizer, não sei como são o 13 e o 14, mas acredito que sejam os melhores, e ainda bem, significa que a Apple está no caminho certo, mas na minha experiencia não, a bateria é o ponto mais fraco do telemóvel.
Tal como o 12, são muito bons na bateria, ainda conseguiram destacar-se mais, mas é um mito antigo que os iphines têm pior bateria que os outros concorrentes do mercado premium. Não é verdade, ponto!
@Vitor
30 anos disto é muita fruta!
Pena não ter a mesma “sorte” que tu de poder brincar com vários modelos ano após ano!
A Samsung matou o Note sem razão! Forçosamente pq queriam colocar os Fold!
Os Fold estão a anos luz de serem decentes e livres de problemas menores…
Um telemóvel é um telemóvel, um iPad, um iPad e um portátil um portátil…
Testar os telemóveis sem uso de operadoras, em condições perfeitas é como os consumos dos automóveis anunciados pelas marcas… na realidade nunca correspondem!
Sim @Vitor, a Apple podia fazer melhor, dar mais capacidade… melhorar sensores etc etc mas essencialmente reduzir peso, o peso do aço …
A “sorte” de ter estes equipamentos é a necessidade de experimentar, usar para podermos escrever sobre os mesmos.
No caso do NOTE, bom, a contabilidade sobrepõe-se à razão. As empresas investem, seguram o investimento, esperam retorno para poder comercializar ano após ano. Se não der lucro, mais ano, menos ano, tiram de linha. E esse é o receio da Samsung face aos dobráveis. E por isso é que tem estado a “picar” a Apple.
O Fold tem ainda um caminho a percorrer. Pode vingar, mas não acredito que vá substituir o que atualmente chamamos de smartphone.
Aliás, nem irá substituir os tablets… podem é ter o seu próprio segmento, vamos ver.
Nos iPhones, acredita, a qualidade sente-se porque os materiais são bons. Alumínio e vidro. Não queres de certeza plástico.
Bem..passei de um “velhinho” iPhone X, que fez em novembro 5 anos, para um espetacular 14 Pro, nem é o Max mas sim o Pro de 6,1”, e se já achava a bateria do X aceitável é certo que havia dias que carregava antes de um dia acabar, mas a diferença para este é abismal. A utilização é a mesma ou até mais intensa por ser novidade, e chego muitas vezes ao fim do dia com 30%.
O ecrã é fabuloso, especialmente o brilho, as câmaras são muito boas e o Dynamic Island está muito bem pensado.
Os andróides há muito que tem o “Punch hole “ como aqui foi chamado, e nunca ninguém se lembrou de fazer uma coisa diferente e útil com eles, como a Apple fez.
iOS realmente é o mesmo, um iPhone X com mais de 5 anos também já tinha IOS 16, coisa única neste mundo mobile, e honestamente funcionava muito bem pouco mais lento era que este 14 Pro.
Outra coisa que se gosta de dizer é que os iPhones actualizam mas ficam lentos, e isso só acontece a quem não os usa certamente.
São caros? São é verdade mas estou servido para mais 5 anos seguramente.
O ecossistema continua a ser um grande trunfo, tenho um iPad e um Apple Watch, e tudo funciona na perfeição. Quando se compra um iPhone não se adquire apenas um dispositivo mas sim um conjunto de serviços que fazem a diferença, já para não falar da facilidade com que se transfere tudo de um iPhone antigo para um novo.
Bom ano para todos.
Ficavam a anos luz, tal como tu que estás a anos luz. Tens de ter calma com essa dor de cotovelo, não consigo perceber cromos como tu que não gostam da marca, aliás até detestam com um ódio de morte, mas no entanto em todas as notícias estão lá a debitar baboseiras (como dizem os brasileiros). Não gosta não come, segue em frente, claramente não é para ti.
Isto é normal, as empresas tem altos e baixos como as pessoas na vida, e nada dura para sempre.
Tadinhos dos meninos…
Podia ser pior, a Tesla já vai com perdas de 71%.
É natural, os produtos da Apple deram muitos problemas em 2022!
cenouras e lampadas… tem tudo a ver uma coisa com a outra.
Devem ter dado na tua cabecinha.
Nao percebi. Perdeu mil milhões ou um trilião ?
pensa
A descussão é interessante mas o motivo pelo qual a Apple perdeu o que perdeu, é que o indice Nasdak perdeu 33% em 2022, pelo que estas perdas são normais. Claro que se a Apple tivesse inovado mais, as perdas podiam ser menores, mas perder igual ao mercado não pode ser considerado um mau resultado.
foi um ano mau para 90% das commodities, 2023 será pior. apple está no mesmo barco que o resto, mais inovação não teria valido de muito.
estás a ver ao contrario…
O Nasdaq perdeu 33% porque as empresas que fazem parte da lista perderam valor.
Nasdaq é um indice, não uma empresa.
China, estão encalacrados igual a Tesla. Outra coisa, após os desenvolvimentos das câmaras, que foram a última grande evolução, parece que o smartphone atingiu uma barreira de avanço igual ao celular. As atualizações dos sistemas é uma forma de gerar obsolescência programada. Estamos num patamar que não exige mais a necessidade de substituição periódica do smartphone por hardware, mas somos obrigados pelo software.
Em relação ao meu pedido de ajuda em relação aos discos externos no Imac, ninguém?
Como podem ver a minha experiência com a Apple está longe de ser o mar de rosas que todos falam, e tenho Imac, Ipad, Ipod, Apple TV e Iphone 8 de serviço, e desde a última atualização do Montrey deixou de arrancar por disco externo SSD
Tendo vários usuários da maçã aqui. Existe alguma forma tranquila de instalar um navegador no ios 9? Tentei o método de atualizar as api do Safari, mas trava com frequência. Tenho um ipad que não posso usar porque não tem software.
Nao foi a Apple que perdeu, mas sim os investidores…
não perderam nada, são perdas não realizadas, só perdem se venderem.
Os iphones este ano so deram problemas, comprei um 14 pro ha 2 meses e posso afirmar que apos a compra me desapareceram 1400 euros da conta. Sem duvida a maior falha da Apple. De resto e a melhor camera e ecra do mercado, melhor ecossistema , fluidez incrivel, mas devido aquele bug da conta não sei se volto a comprar