UE quer aprovar porta de carregamento única dentro de dias. A Apple terá de ceder?
Há muito que se fala de uma mudança importante que a EU está a preparar para o mundo dos smartphones e até tablets. Quer uniformizar as portas de carregamento e irá certamente usar padrões abertos e massificados no mercado.
Isso leva a que a escolha seja a porta USB, com a aprovação final a dever chegar dentro de dias. Esta era uma realidade esperada e que deixa uma pergunta no ar. A Apple terá mesmo de ceder ou vão haver exceções?
O tema não é novo e há muito tempo que anda a ser discutido em várias frentes. A UE quer assumir um papel mais interventivo no mercado dos smartphones e, por isso, está a preparar-se para aprovar uma medida que definirá a porta de carga que estes equipamentos devem ter.
A grande novidade agora é que esse momento deverá estar mesmo prestes a chegar, com tudo o que isso vai acarretar. As informações mais recentes apontam para que seja já no próximo dia 7 de junho que será discutida e aprovada uma norma para este tipo de interfaces de carregamento.
Fontes próximas deste tema revelaram que na próxima 3ª feira, dia 7 de junho, deverá acontecer uma reunião dos vários grupos parlamentares e que este deverá ser um tema a ser discutido. Espera-se também que nesse dia surja uma decisão definitiva.
A proposta de uma única porta de carregamento móvel foi abordada pela Comissão Europeia há mais de uma década, depois dos utilizadores do iPhone e Android reclamarem de terem que usar carregadores diferentes para os seus smartphones.
Para além do resultado final da UE, há uma grande expetativa em torno deste tema por uma razão simples. Caso avance esta proposta, a Apple terá de mudar a sua interface de carregamento e comunicação do iPhone. No caso do iPad a mudança foi realizada há já alguns anos.
A gigante de Cupertino sempre se mostrou contra esta mudança, alegando que assim será impedido o desenvolvimento de novas tecnologias. Naturalmente que terá também um impacto grande na mudança que obrigará nos seus equipamentos.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Reuters
Neste artigo: Apple, carregamento, interfaces, porta, UE
Concordo com esta standarização europeia.
A política da UE é sempre uma porcaria, aquando da estandardização das baterias dos telemóveis só a porta foi mudada. A estandardização era o meio para acabar com a poluição. Só que as mentalidades… maiorias… um termo muito difícil de digerir…
como assim estandardização das baterias? Todas as baterias terem a mesma capacidade?
“A política da UE é sempre uma porcaria”
Em quê exatamente?
Repitam … PADRONIZAR, UNIFORMIZAR PADRONIZAR, UNIFORMIZAR PADRONIZAR, UNIFORMIZAR PADRONIZAR, UNIFORMIZAR PADRONIZAR, UNIFORMIZAR PADRONIZAR, UNIFORMIZAR. Ja chega da me%&€ do brasileirismo na língua Portuguesa (estandardização) e a seus estrangeirismos
por favor não devem levar a mal, mas o título carece de revisão.
Sim, penso que agora está mais fácil “UE quer aprovar porta de carregamento única dentro de dias. A Apple terá de ceder?” que te parece?
” Naturalmente que terá também um impacto grande na mudança que obrigará nos seus equipamentos.”
Tão mas Apple não é amiga do ambiente e cenas?! Há ser louco e há ser fã. Eles já deveriam ter mudado a porta à muito tempo. Isto é só birra. Ainda para mais agora que tiram os carregadores das caixas, era a altura ideal para implementar de vez o type-c.
#greenwashing
Mas se foi a primeira empresa a ter uma porta moderna, que deu ao USB-C muitas das suas características, e investiu milhões para colocar nos seus equipamentos, e a Apple é que teria de mudar? Deitar fora milhões de dólares investidos? Fez contratos de milhões de portas aos seus parceiros fabricantes e ia agora deitar tudo fora?
Porque não aceitou o consórcio as sugestões da Apple 3 ou 4 anos antes?
Sabem que a Apple é uma das várias empresas que fazem parte do consórcio, não sabem?
Não falem do que não sabem 😉
Se a Apple é inovadora, reclamam que não deveria ter tirado esta e aquela porta. Se investe para si e para o seu ecossistema, queixam-se que deveria ir na corrente lenta do mercado. Enfim, falam por falar…
E desde quando é que investir milhões é argumento para não fazer o que está certo ?
Este tipo de standards é o caminho a seguir. E hoje o usb-c tem espectro para dar resposta a tudo…
Embirrar e insistir num formato ao lado, só por pura segregação é só ridículo
Quem disse que a Apple embirrou? Que mentira. A Apple faz parte do consórcio que criou o USB-C 🙂 não digam disparates. O que eu digo é que a Apple quando desenvolveu o Lightning deu um fortíssimo impulso ao mercado. E com a chegada do USB-C a Apple não pode simplesmente deitar fora milhões em contratos para ir atrás dos outros. Já mostrou que tem interesse, já usa há uns anos no iPad Pro, nos Macs e poderá vir a introduzir no iPhone (assim como noutros dos seus dispositivos). Mas nunca foi uma comissão de um organismo que ditou as regras de investimento tecnológico da Apple, nem faz sentido.
Por exemplo, se a Apple decidir que não quer os iPhones com porta de dados, está no seu direito e comercializa a tecnologia de comunicação como entender. Assim como se entender que não quer porta de carregamento, faz o que entender. A UE não tem de se meter nas estratégias das empresas, era o que mais faltava. E, como tal, a Apple entendeu que não queria uma porta jack 3.5 mm para áudio e removeu. Não me digas que a UE tinha alguma coisa a ver com isso, queres ver?
O USB-C não dá resposta a tudo coisa nenhuma. Se o futuro é wireless, para que raio se vai insistir no USB-C? 😉 pensa nisso.
Abraço.
Sinceramente não estou muito dentro do assunto, mas, carregamento wireless para mim ainda não existe.
O que existe é um carregamento lento com fio sem ligar o fio diretamente ao aparelho. Carregamento wireless é o investimento atual da xiaomi de criar um aparelho que carregue os dispositivos apenas por estarem dentro da mesma divisão desse grande emissor de corrente.
Atualmente wireless é um carregamento sem fio que precisa de fio
Não existe? Eu há n de tempo que só carrego o iPhone via wireless, quer no escritório, em casa ou no carro. Até os powerbanks, neste caso a bateria MagSafe, é sem fios.
Depois, a ligação de dados é muito simples. Logo que se liga o Mac, o iPhone está de imediato no Find, ligação por WiFi.
Mas porque estás a trazer o Jack 3.5, e o wireless à baila… Quando estamos a falar de uma ligação física, do Lightning.
Diz me um requisito que faça justificar os iPhones usarem lightning ao invés de USB c…só um…
Wireless pode ser o futuro, posso concordar, mas até lá acho muito bem que todas as marcas se alinhem na transição
Estamos a falar em deixar portas físicas e usar ligações wireless. Eu expliquei isto. Lê o meu comentário todo que entenderás o meu ponto de vista.
Os modelos que terão que obedecer são os futuros, como os iPhone 14 e iPad que irão ser lançados já terão todos USB-C, não há problemas.
Engraçado é eu no meu Samsung copiar a quase 400 MBps para um SSD externo (sata, logo o máximo do ssd) e o iPhone 13 pro estar a velocidades de USB 2.0 mesmo tendo suporte ProRES …
Se eu quiser copiar um ficheiro grande do meu iPhone para o MacBook utilizo airdrop que ‘e bastante rápido e nao faz falta ligar cabo nenhum.
Tb tenho a opção de ir ‘a minha conta iCloud online e descarregar o ficheiro de la diretamente para o portátil sem precisar do telemóvel por perto.
Pessoalmente nao me lembro da ultima vez que tive de ligar o iPhone ao portátil para transferir coisas.
E se tiveres um windows ou linux.
faz o download do ficheiro a partir d iCloud.com.
Querias… bacalhau com enguias…
O iPhone só vai ter USBc no próximo ano…com o iPhone 15…a UE devia era obrigar a que o iPhone 14 já tivesse USBc e se porventura chegasse com porta lithgning nem sequer entrava na Europa…era barrado
Políticos com as suas leis da treta, a porta usb-c vai ficar estagnada anos e anos, vai acontecer o mesmo que acontece com as tomadas da rede doméstica, que coisinha mais anticuada.
És contra as normas standard?
Aa tomadas de rede antiquadas… dao 20 a 0 a qualquer ligação sem fios… nao estou a perceber.
Resposta do dicionário Priberam:
anticuada
Palavra não encontrada.
A UE a resolver os verdadeiros problemas dos europeus. Boa UE, agora é fazer um standard para os ordenados…
Não gostas do que ganhas cá…Podes sempre mudar.
Para isso também era preciso fazer um standard para a fiscalidade, corrupção, etc.
“A gigante de Cupertino sempre se mostrou contra esta mudança, alegando que assim será impedido o desenvolvimento de novas tecnologias.” Não tema mínima hipótese,se não cumprir a directiva da União Europeia sobre o alterar da porta de carregamento único não vende os seus iPhones na Europa,dito e feito.
Hehehe Não é bem assim 😉 Tens ideia de quantos milhões de utilizadores na UE usam iPhone?
A Apple ao longo dos anos sempre foi uma empresa inovadora no que toca à evolução das portas (relembro a porta FireWire, a porta de 30 pinos ou mesmo a Lightning).
A Lightning apareceu e ainda o mundo andava pelo microUSB. A Apple só vai mudar a sua estratégia quando achar que é altura. Aliás, nos Mac e iPads já o fez. No entanto ainda perdura no iPhone, AirPods, Apple TV (comando), Magic Mouse e Bateria MagSafe.
Mas acabará por colocar tudo USB-C… até aparecer algo melhor… como tudo por wireless 😉
Na minha opinião já vai tarde esta medida porque o futuro é o carregamento sem fios que se tem vindo a desenvolver nestes últimos tempos.
Neste assunto a apple ganhou este caso porque conseguiu arrastar este tema por muito tempo e agora ja tem uma solução viável e madura para seguir em frente.
Ou seja telemóvel sem entradas de carregamento.
Que estranho ver a maioria dos comentadores reclamando. Não gostam da ideia de padronizar um conector de carregamento e dados? Preferem aumentar o desperdício e ficar na confusão de precisar de adaptadores?
Eu cá no Brasil invejo muito essas decisões da UE. Quem me dera se a nossa política fosse uma “porcaria” como a de vocês.
Mas compreendo, pois dizem que a gente só dá valor ao que tem quando sente sua falta.
Definir um conector única para uma função implica parar a evolução.
A minha resposta vem para aqui….
Qual evolução? É apenas para carregar o aparelho!! Lol. Transferência de dados já temos sem fio e a grandes velocidades. Há pessoal aqui a defender a Apple como se nunca tivessem visto outra empresa na vida e acham que esta empresa é a única a inovar. Falamos apenas de um standard na entrada para (mais uma vez) apenas carregar o aparelho. E este até poderia ser o standard para outros aparelhos o que facilitava imenso a população em geral.
É perfeitamente possível ter evolução com retrocompatibilidade e os conectores USB tipo A são a prova disso.
O problema aqui nem é do carregador, mas sim do cabo. O carregador Apple ou tem porta UB-A ou USB-C, nenhum tem porta Lightning. Qualquer pessoa pode carregar outro smartphone, desde que tenha um cabo USB-A->USB-C ou USB-C>USB-C. Além de que a Apple já não inclui carregadores nos smartphones, apenas um cabo USB-C>Ligthning, ou seja, qualquer pessoa compra um carregador USB-C e usa em múltiplos smartphones…
Qual evolução? É apenas para carregar o aparelho!! Lol. Transferência de dados já temos sem fio e a grandes velocidades. Há pessoal aqui a defender a Apple como se nunca tivessem visto outra empresa na vida e acham que esta empresa é a única a inovar. Falamos apenas de um standard na entrada para (mais uma vez) apenas carregar o aparelho. E este até poderia ser o standard para outros aparelhos o que facilitava imenso a população em geral.
A apple esta a desenvolver a transferencia de dados via magsafe. Vejo a marca largar a lightning port por completo. Em vez de porem USB C nos telemovies para depois remover essa porta no futuro proximo.
Certo, mas imaginem que uma empresa desenvolve um cabo mais rápido e melhor que o USB-C. Pode usar ou não?